[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Vou tentar mandar umas fotos de como uso diariamente para ver se vocês conseguem notar alguma coisa diferente que poderiam tentar, mas basicamente:

Instalei o driver, o que faço:

bOvFqIZ.png


Aplico meu OC, mas nunca toco em configurações da Fan, fica sempre desativado.

Depois, vou no MPT e faço os procedimentos conforme o tutorial; quais os parâmetros que uso:

0G7pRlM.png


Geralmente resolve só com essa, mas confere esse aba também:

* Mudar essa aba nunca influenciou em nada pra mim, mas eu coloco os valores mínimos em 0 apenas para garantir que não vai dá bug com o Zero RPM.

2wmn7o4.png


No final, nunca esquecer que não se pode usar o MSI Afterburner para controlar a Fan:

MQHqLAR.png


Eu sei que vocês já sabem de tudo nessas fotos, mas é apenas para tentar dá alguma informação a mais...

Toda vez que instalo um driver novo, faço esses procedimentos e depois reinicio o sistema.

Funciona perfeitamente pra mim assim que aplico o reinicio o sistema. Toda as vezes que eu ligar posteriormente, estará funcionado. Hoje, uso esses valores na minha Pulse.
Já usei valores diferentes e presenciava esse sintoma.

@Setroc - Te notificando porque pode ser do seu interesse.
Teria que rever os valores que setei da última vez, se eu não me engano está em 2200 / 75 °C, já tentei com temperaturas menores, e RPM mais baixos, mas apresentava o mesmo sintoma. Hoje 50% dos jogos do PC seguem fielmente a curva do MPT, outros seguem por um momento, se revoltam e voltam ao padrão. Acho que vou tentar mexer nisso na próxima atualização de driver.
 
Teria que rever os valores que setei da última vez, se eu não me engano está em 2200 / 75 °C, já tentei com temperaturas menores, e RPM mais baixos, mas apresentava o mesmo sintoma. Hoje 50% dos jogos do PC seguem fielmente a curva do MPT, outros seguem por um momento, se revoltam e voltam ao padrão. Acho que vou tentar mexer nisso na próxima atualização de driver.
Agora já começa a fica mais interessante de apurar.

Nesses 50% que não obedecem, eles tem carga e temperatura diferente dos outros 50% que obedece?

Provavelmente, falta algum valor estratégico para jogar no MPT que vai resolver a situação.
 
Agora já começa a fica mais interessante de apurar.

Nesses 50% que não obedecem, eles tem carga e temperatura diferente dos outros 50% que obedece?

Provavelmente, falta algum valor estratégico para jogar no MPT que vai resolver a situação.
Por exemplo Rainbow Six e Forza Horizon 4, são dois jogos que estressam a placa até o limite aqui. No R6, os fans funcionam perfeitamente, na faixa de 1000 RPM aos 55 °C, sobem até uns 1600-1700 aos 65- 70 °C, e geralmente estabiliza nisso não importa quanto tempo eu jogue. FH4 sobe até os 2000 RPM, e depois de alguns minutos o T-junction já está em 70-73 °C e as fans vão reduzindo até ficar em 950-1050 RPM. COD Warzone não respeitava também, Resident Evil 3 não respeitava. Já Monster Hunter, Overwatch, Minecraft com Shaders, esses respeitavam, todos eles basicamente puxam 100% da GPU, então é meio que incompreensível.

Ah esqueci de adicionar uma info importante, no Forza, funcionava perfeitamente também, de um dia para o outro que apresentou o comportamento.
 
Última edição:
DDU anda sendo inerente aos drivers AMD. Tinha instalado o 20.4.1, e fui atualizar direto pro de hoje. Travou no meio da instalação.

Passei o DDU e instalou normal.

tool da propria AMD > https://www.amd.com/en/support/kb/faq/gpu-601

é bem parecido com DDU, mas já agiliza abrindo o Modo Seguro do Win10 de forma automatizada. só precisa clica "OK" 2 ou 3x
DDU vc pode estar bebado ou sonolento, reiniciar no SHIFT e clicar em algum botao errado no Menu de recuperação do Windoows vira espiral de merda rs
 
Estou tentando utilizar o MTP e ele vem com as opções desabilitadas, alguém saberia o motivo ?
ukMqWju.png
 
Assim, a gente sabe que a voltagem afeta a variação do clock e das temperaturas, mas a sensibilidade nesse quesito é o PowerTarget...
Mudanças de voltagem quase não alteram esse aspecto na minha pulse, agora se aumento/diminuo 2,3% do PWL já vejo diferença...
Enfim não é uma forma ruim de começar a apurar.

Sobre o AC Odyssey, ele é um caso bem fora da curva; jogo muito ele em 1440p (Vc sabe).
Nessa resolução é 99% o tempo inteiro e clocks normais, mas ele é um jogo complexo quando se analisa.

Se eu fosse dá uma opinião sobre o que ocorre nele, eu faria essa observação:

A engine do AC Odyssey é muito exigente com processador Multi e Single Thread... o meu 3600 fica quase consegue lidar 100% com ele em 1080p, mas eu uso o processador em 4.2Ghz e Memórias em 3733mhz apertadas... é praticamente o máximo que dá pra tirar e um cenário que nem todos usuários usam.

Por outro lado, os drivers da AMD exigem mais do processador que da Nvidia. (Existe uma otimização melhor no lado verde).
Eu vi uma pesquisa há algum tempo, que em um sistema gargalando duas VGAs (AMD e Nvidia) a do lado verde fazia até 33% melhor o desempenho que a do lado vermelho em processador X. (Não me lembro a fonte agora, mas não deve ser difícil de achar)... Isso é o que os gringos chamam de "overhead" do Driver. (Sobrecarregando a API do DirectX)

Onde quero chegar: Acho que o único processador capaz de levar esse jogo 100% é o i9 9900K. (IPC forte demais)
O IPC dos Ryzen atual é muito bom, mas acho que só a próxima geração enterra de vez esse problema..

Mas hoje, você precisa mais dos processadores nas VGAs AMD do que na Nvidia, se bem que a diferença não é grande, longe disso.

Eu acho que essa queda de clock é como se fosse um gargalo, mas das duas coisas: Engine AC + Driver.

A queda de clock na realidade, não é do clock literalmente, mas do GPU causado pelo gargalo citado.
Naquela época, tinha o problema de queda de clock (Principalmente Vram) em função do driver, mas não tanto do GPU... Talvez eu sentia menos os efeitos por causa da largura de memória dos 3733Mhz.

Solução? Jogar em 1440p ou fazer uma escala como você, que é quase o equivalente.
O lado bom? é praticamente um jogo só.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você ainda tem o problema de aceleração de hardware?
Tela preta no caso?

Parece que a AMD continua resolvendo isso né? Aqui já encerrou, mas todo driver ela cita isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Quando tu usa o MPT, você não está controlando a Fan com o MPT e o driver ao mesmo tempo né? (Tem que deixar a fan automática no MSI Afterburner ou no Driver, ou em ambos se usa os dois).

Sobre resetar as configurações, todo driver que você instalar, vai resetar as informações do registro do Windows. (Tem que aplicar o MPT a cada driver novo; isso que comentou é normal).

O MSI Afterburner não tem uma compatibilidade total com as RX 5000, você consegue monitorar perfeitamente... mas os valores para as fans não funciona bem. (Falta Compatibilidade).

Esses tempos atrás, o @joaorosini me fez uma pergunta muito parecida com a sua sobre essa questão do driver não obedecer o MPT.
Comentei com ele que presenciei esse problema e que mudar os valores na configuração resolveu.

Talvez, como o MPT é um programa genérico, e não leva em consideração cada modelo de VGA e isso pode gerar algum conflito... mas isso é uma dedução apenas, não um fato comprovado.
Mas o que recomendo é testar valores diferentes, mas próximo do que você deseja, até ver se esses sintomas desaparecem.
Aqui fiz dessa forma, e eventualmente desapareceu esse problema.

No meu caso, era muito comum a VGA ir diminuindo a rotação até voltar ao limite acústico na medida que o tempo ia passando e jogando, mas depois, simplesmente resolvi o problema trocando valores no MPT. Como foi algo bem rápido e que resolvi "meio que sem querer", nem me preocupei mais.

Não, apenas uso o MPT para controlar, vou confrontar as suas conf nas fotos e alterar para ver se consigo algum resultado. Reinstalar ate mesmo o MPT.
 
Estou tentando utilizar o MTP e ele vem com as opções desabilitadas, alguém saberia o motivo ?
ukMqWju.png
Salve a BIOS pelo GPU-Z, clica em Load no MPT, carregue a cópia da BIOS, e aí sim poderá alterar, clique em Write SPPT, reinicie o PC, e já estará valendo.
 
acho que só eu não uso MPT com a 5700 não XT :mao:

não é mudança de Bios isso né? Funciona como um perfil temporario de over/undervolt no msi ab?

EDIT: ah ok... entendi o esquema com o Post ai emcima
 
tool da propria AMD > https://www.amd.com/en/support/kb/faq/gpu-601

é bem parecido com DDU, mas já agiliza abrindo o Modo Seguro do Win10 de forma automatizada. só precisa clica "OK" 2 ou 3x
DDU vc pode estar bebado ou sonolento, reiniciar no SHIFT e clicar em algum botao errado no Menu de recuperação do Windoows vira espiral de merda rs
Não gosto dessa ferramenta da AMD porque também remove os drivers do chipset. DDU é ideal por aqui.
 
acho que só eu não uso MPT com a 5700 não XT :mao:

não é mudança de Bios isso né? Funciona como um perfil temporario de over/undervolt no msi ab?

EDIT: ah ok... entendi o esquema com o Post ai emcima
Muda só o registro do Windows, faz o driver ler a placa da forma que está setada no MPT.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ontem testei o SEUS PTGI no Minecraft, consegui num site russo. Que é a melhor simulação de Ray Tracing que existe nesse jogo, roda na faixa de 35-50 FPS na 5600XT, realmente é absurdamente pesado e não vejo vantagem em usar. Se quiserem posso gravar para mostrar como uma placa sem Tensor Cores lida com Path Tracing, ao menos nessa carroça de jogo que roda em Java, e ainda esse shader é um "experimento".
 
Última edição:
Por enquanto não tenho cool pra usar esse MPT. Vai que eu erro em algo e ferro a placa.

Vou ficar só nos drivers + Afterburner por enquanto. :haha:
 
Por enquanto não tenho cool pra usar esse MPT. Vai que eu erro em algo e ferro a placa.

Vou ficar só nos drivers + Afterburner por enquanto. :haha:

Quando minha placa começar a sofrer demais com certeza vou colocar 2200Mhz pelo MPT pra ela virar um monstro de 300w lol. Refrigeração tem de sobra, só não vejo necessidade no momento de estuprar tanto a placa, mas os dias de luta dela irão chegar.
 
Por enquanto não tenho cool pra usar esse MPT. Vai que eu erro em algo e ferro a placa.

Vou ficar só nos drivers + Afterburner por enquanto. :haha:
Acho bem de boa o MPT. Sempre que instalo um driver novo acabo executando ele pelo menos uma vez pra deixar o valor mínimo da fan em 15%, abaixar o valor que a fan desliga (45c) e o valor que ela liga (55c). Sem contar umas cositas más... xD

Quando minha placa começar a sofrer demais com certeza vou colocar 2200Mhz pelo MPT pra ela virar um monstro de 300w lol. Refrigeração tem de sobra, só não vejo necessidade no momento de estuprar tanto a placa, mas os dias de luta dela irão chegar.
O que quebra a onda dos 2.2ghz (pelo menos aqui) é o hotspot. Sobe muito rápido e não responde muito ao aumento da rpm. Não fosse ele, daria pra ter um perfilzinhos mais apimentado pra rodar sossegado no inverno.
Falando nisso, acabei de rodar um teste no "tudo que dá" pra testar a estabilidade do novo driver:



2250 core, 1870 mem, 1210mv e PL solto. Rodou estável em 2200mhz durante todo o teste.
 
Salve a BIOS pelo GPU-Z, clica em Load no MPT, carregue a cópia da BIOS, e aí sim poderá alterar, clique em Write SPPT, reinicie o PC, e já estará valendo.
Deu certo, vlw
 
Por enquanto não tenho cool pra usar esse MPT. Vai que eu erro em algo e ferro a placa.

Vou ficar só nos drivers + Afterburner por enquanto. :haha:
É só você usar apenas a parte da fan, não tem problema algum; o resto faz pelo driver. (O tutorial tem a explicação certinha).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não, apenas uso o MPT para controlar, vou confrontar as suas conf nas fotos e alterar para ver se consigo algum resultado. Reinstalar ate mesmo o MPT.
O que indico para você e para o @joaorosini é testar valores, é bem provável que em algum momento; ambos conseguirão encontrar os valores que não trás problema algum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não gosto dessa ferramenta da AMD porque também remove os drivers do chipset. DDU é ideal por aqui.
O DDU apaga pasta do chipset também (Só não consigo confirmar registro no Windows, mas é bem provável que também), por isso que indiquei o CleanAMD e DDU juntos, e reinstalar Chipset + Driver de vídeo juntos, assim; o risco de apagar um registro do Chipset ou Driver de vídeo é quase 0% no momento de uso, fora que a instalação é quase 100% limpa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

acho que só eu não uso MPT com a 5700 não XT :mao:

não é mudança de Bios isso né? Funciona como um perfil temporario de over/undervolt no msi ab?

EDIT: ah ok... entendi o esquema com o Post ai emcima
Ele apenas modifica o registro do driver na Bios. (Ele não modifica a BIOS diretamente).

https://adrenaline.com.br/forum/thr...-resolver-tela-preta-e-ativar-zerorpm.663273/

Tudo explicadinho aí.
 
Última edição:
Alguém já teve esse tipo de erro?
Eu mudo a velocidade da fan e quando aplico a alteração volta a como estava antes.
Ja ate formatei o PC, sem instalar nada e voltou a acontecer.:feelbad:
9uveeWo.gif
 
Alguém já teve esse tipo de erro?
Eu mudo a velocidade da fan e quando aplico a alteração volta a como estava antes.
Ja ate formatei o PC, sem instalar nada e voltou a acontecer.:feelbad:
9uveeWo.gif
Tente ajustar pelo "Controles de Ajuste Fino", assim você consegue editar ponto a ponto. Mas de qualquer forma, o painel não salva a curva quando você reinicia o PC, e também desabilita o Zero RPM, ou seja, garbage.
 
Assim, a gente sabe que a voltagem afeta a variação do clock e das temperaturas, mas a sensibilidade nesse quesito é o PowerTarget...
Mudanças de voltagem quase não alteram esse aspecto na minha pulse, agora se aumento/diminuo 2,3% do PWL já vejo diferença...
Enfim não é uma forma ruim de começar a apurar.

Sobre o AC Odyssey, ele é um caso bem fora da curva; jogo muito ele em 1440p (Vc sabe).
Nessa resolução é 99% o tempo inteiro e clocks normais, mas ele é um jogo complexo quando se analisa.

Se eu fosse dá uma opinião sobre o que ocorre nele, eu faria essa observação:

A engine do AC Odyssey é muito exigente com processador Multi e Single Thread... o meu 3600 fica quase consegue lidar 100% com ele em 1080p, mas eu uso o processador em 4.2Ghz e Memórias em 3733mhz apertadas... é praticamente o máximo que dá pra tirar e um cenário que nem todos usuários usam.

Por outro lado, os drivers da AMD exigem mais do processador que da Nvidia. (Existe uma otimização melhor no lado verde).
Eu vi uma pesquisa há algum tempo, que em um sistema gargalando duas VGAs (AMD e Nvidia) a do lado verde fazia até 33% melhor o desempenho que a do lado vermelho em processador X. (Não me lembro a fonte agora, mas não deve ser difícil de achar)... Isso é o que os gringos chamam de "overhead" do Driver. (Sobrecarregando a API do DirectX)

Onde quero chegar: Acho que o único processador capaz de levar esse jogo 100% é o i9 9900K. (IPC forte demais)
O IPC dos Ryzen atual é muito bom, mas acho que só a próxima geração enterra de vez esse problema..

Mas hoje, você precisa mais dos processadores nas VGAs AMD do que na Nvidia, se bem que a diferença não é grande, longe disso.

Eu acho que essa queda de clock é como se fosse um gargalo, mas das duas coisas: Engine AC + Driver.

A queda de clock na realidade, não é do clock literalmente, mas do GPU causado pelo gargalo citado.
Naquela época, tinha o problema de queda de clock (Principalmente Vram) em função do driver, mas não tanto do GPU... Talvez eu sentia menos os efeitos por causa da largura de memória dos 3733Mhz.

Solução? Jogar em 1440p ou fazer uma escala como você, que é quase o equivalente.
O lado bom? é praticamente um jogo só.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você ainda tem o problema de aceleração de hardware?
Tela preta no caso?

Parece que a AMD continua resolvendo isso né? Aqui já encerrou, mas todo driver ela cita isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Quando tu usa o MPT, você não está controlando a Fan com o MPT e o driver ao mesmo tempo né? (Tem que deixar a fan automática no MSI Afterburner ou no Driver, ou em ambos se usa os dois).

Sobre resetar as configurações, todo driver que você instalar, vai resetar as informações do registro do Windows. (Tem que aplicar o MPT a cada driver novo; isso que comentou é normal).

O MSI Afterburner não tem uma compatibilidade total com as RX 5000, você consegue monitorar perfeitamente... mas os valores para as fans não funciona bem. (Falta Compatibilidade).

Esses tempos atrás, o @joaorosini me fez uma pergunta muito parecida com a sua sobre essa questão do driver não obedecer o MPT.
Comentei com ele que presenciei esse problema e que mudar os valores na configuração resolveu.

Talvez, como o MPT é um programa genérico, e não leva em consideração cada modelo de VGA e isso pode gerar algum conflito... mas isso é uma dedução apenas, não um fato comprovado.
Mas o que recomendo é testar valores diferentes, mas próximo do que você deseja, até ver se esses sintomas desaparecem.
Aqui fiz dessa forma, e eventualmente desapareceu esse problema.

No meu caso, era muito comum a VGA ir diminuindo a rotação até voltar ao limite acústico na medida que o tempo ia passando e jogando, mas depois, simplesmente resolvi o problema trocando valores no MPT. Como foi algo bem rápido e que resolvi "meio que sem querer", nem me preocupei mais.

Desde ontem quando instalei este novo driver não ocorreu mais este problema de tela preta. Eu passei o DDU, desinstalei o Ryzen Master e tudo o que tinha da AMD. Depois disso instalei o chipset AM4 e o novo driver, desde então os problemas no navegador não ocorrem. Estava com o driver 20.2.2 antes deste último.
 
O que quebra a onda dos 2.2ghz (pelo menos aqui) é o hotspot. Sobe muito rápido e não responde muito ao aumento da rpm. Não fosse ele, daria pra ter um perfilzinhos mais apimentado pra rodar sossegado no inverno.
Falando nisso, acabei de rodar um teste no "tudo que dá" pra testar a estabilidade do novo driver:



2250 core, 1870 mem, 1210mv e PL solto. Rodou estável em 2200mhz durante todo o teste.

O problema é que o MPT não tá rolando com os drivers novos né? Eu tô gostando do que tô usando, aí é foda ter que ir pra driver antigo. Eu vou esperar mais um tempo pra ver se algum driver novo desfaz isso, em último caso vou pra algum antigo relativamente estável. E não tenho coragem de fazer isso no setup atual também que é só um rad 240mm pro loop todo, quando eu colocar mais um aí posso trabalhar com uma margem boa de temperatura.
 
O problema é que o MPT não tá rolando com os drivers novos né? Eu tô gostando do que tô usando, aí é foda ter que ir pra driver antigo. Eu vou esperar mais um tempo pra ver se algum driver novo desfaz isso, em último caso vou pra algum antigo relativamente estável. E não tenho coragem de fazer isso no setup atual também que é só um rad 240mm pro loop todo, quando eu colocar mais um aí posso trabalhar com uma margem boa de temperatura
Aqui o MPT tá funcionando normal, inclusive to usando com esse último driver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Desde ontem quando instalei este novo driver não ocorreu mais este problema de tela preta. Eu passei o DDU, desinstalei o Ryzen Master e tudo o que tinha da AMD. Depois disso instalei o chipset AM4 e o novo driver, desde então os problemas no navegador não ocorrem. Estava com o driver 20.2.2 antes deste último.
A AMD comentou que corrigiu esse problema de tela preta né?
Talvez tinha corrigido para alguns, agora corrigiu para mais alguns e talvez só algumas pessoas ainda tenham o problema.

Eu recomendo fazer uma desinstalação minuciosa no caso da AMD justamente por vários programas compartilharem as mesmas pastas e classes de registro.
 
Última edição:
Pessoal, comprei uma 5700 e estou esperando chegar. Minha dúvida é: instalo os últimos drivers da AMD ou tem alguma versão mais estável?

Estou saindo da Nvidia e já sei que vou fazer o procedimento do DDU pra desinstalar tudo primeiro.
 
Aqui o MPT tá funcionando normal, inclusive to usando com esse último driver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A AMD comentou que corrigiu esse problema de tela preta né?
Talvez tinha corrigiu para alguns, agora corrigiu para mais alguns e talvez só algumas pessoas ainda tenham o problema.

Eu recomendo fazer uma desinstalação minuciosa no caso da AMD justamente por vários programas compartilharem as mesmas pastas e classes de registro.

e vcs usam alguma coisa no Painel Radeon? Antilag ou Super Resolução?

Porque aqui com o ultimo driver e fiz o esquema de descompactar o arquivo do Driver pelo 7zip e instalar driver Video/Audio HDMI pelo Gerenciador de dispositivos na 5700 não-XT e estou sem bug em nenhum jogo

ainda sem testar o MPT

---

Dentro da pasta descompactada tem a tool da AMD que funciona igual o DDU

QqAgtam.png
 
Aqui o MPT tá funcionando normal, inclusive to usando com esse último driver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A AMD comentou que corrigiu esse problema de tela preta né?
Talvez tinha corrigiu para alguns, agora corrigiu para mais alguns e talvez só algumas pessoas ainda tenham o problema.

Eu recomendo fazer uma desinstalação minuciosa no caso da AMD justamente por vários programas compartilharem as mesmas pastas e classes de registro.

Sim, eu quis dizer na parte de exceder o limite máximo de clock e voltagem que o driver permite, ouvi dizer que nos novos drivers o MPT anda tendo problema
 
Não gosto dessa ferramenta da AMD porque também remove os drivers do chipset. DDU é ideal por aqui.

Nope... não remove não

Nunca removeu os meus. Eu uso StoreMi no D:\ com SSD 256gb+1tb HDD se tivesse tirado algo a mais já nem carregava os programas mais
 
Nope... não remove não

Nunca removeu os meus. Eu uso StoreMi no D:\ com SSD 256gb+1tb HDD se tivesse tirado algo a mais já nem carregava os programas mais
Estranho. Aqui quando usei meses atrás limpou tudo da AMD, inclusive driver de chipset.

Enfim, como DDU funciona bem aqui, prefiro continuar com ele. Em time que está ganhando não se mexe.


Mais cedo tive um lance chatinho. Enquanto eu carregava o Metro Exodus, na tela de loading, o pc rebootou. Isso duas vezes.

No OSD do Afterbuner a vga estava consumindo pouco (menos de 50w acho), pois era apenas a tela de carregamento (que nem força o gráfico), de forma que descarto que seja a fonte.

Verifiquei os arquivos do jogo na Epic, e estava tudo normal. Depois disso, tentei de novo e carregou normalmente e joguei numa boa.

Vai entender. Sigo observando. :shrug:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo