É justamente esse tipo de relato que me deixa temeroso de comprar placa de vídeo AMD.
Não to dizendo que drivers Nvidia sejam perfeitos, mas posso contar nos dedos de uma mão a quantidade de vezes que tive problema com driver Nvidia (uso Nvidia desde meu primeiro PC em 2008). É literalmente instalar e usar.
Market share da AMD é baixo e mesmo assim encontramos muitos relatos de problemas, então o % de usuários com problema dever ser muito, mas muito maior.
Bem, já comentei bastante aqui, mas minhas VGAs dos últimos cinco anos foram uma GTX 970,GTX 1070 e agora com um pouco mais de um ano, uma RX 5700XT.
Não existe comparação entre Nvidia e AMD quando o assunto é driver.
Tive uma experiência "100X" mais problemática com a RX 5700XT do que com as outras VGAs citadas, mas hoje eu até consigo usar minha VGA em "paz"; apesar de alguns inconformismos.
Nvidia tem uns bugs de vez em quando, na AMD você tem Bug em praticamente todos os drivers, só que nem todos afetam o driver operacionalmente (Isso depende muito do usuário também).
No início, os drivers eram bem ruins na RX 5000, hoje é até operacional e funcionam bem, mas demanda um pouco de conhecimento do usuário para uma experiência agradável.
Posso jogar por horas meu jogos e fazer um OC e tá tudo bem, mas é um tipo de produto que não é "Plug and Play".
O usuário meio que precisa ficar estudando, testando, e criando métodos com os drivers até consegui ter um funcionamento ideal.
O grande problema são os por menores, então por exemplo; não posso editar uma curva de fan que tenho stutter. (Desenvolvi uma solução pra isso, mas tive que estudar bastante, e te falo; se eu não tivesse desenvolvido uma solução aqui; teria que ter devolvido o produto porque a AMD nunca foi capaz de resolver e isso prejudicava muito a gameplay).
Quem fala que o produto funciona bem e que teve mais problemas com a Nvidia, está mentindo ou "passando pano".
Claramente os produtos da AMD são mais problemático e a comunidade tem isso ciente.
E não sou eu que estou afirmando isso, é a própria AMD de uma forma indireta.
Indireta como?
Ex: Se você pegar as últimas 15 notas de drivers da AMD você pode encontrar duas coisas:
AMD recomendando desligar o Enhanced Sync porque tá com problemas. (Sendo que é uma tecnologia do produto).
Reconhecimento de que existe um Stutter intermitente nas RX 5000 do qual ela não resolve...
e isso são exemplos, sempre tem mais...
Hoje:
HDR não funciona... Enhanced Sync não funciona corretamente... E o Painel do driver tem Bugs quase sempre.
Alguns usuários tem tela preta, e por aí vai...
Eu ainda sou privilegiado, apesar de apontar os problemas de drivers, muita gente sofre mais problemas do que eu.
Minha experiência com a AMD hoje é ok porque consigo jogar e usufruir do desempenho; mas é só isso. Até sinto que dá para jogar e tal, mas não tenho a sensação de um produto bem acabado nesse sentido.
Bem, vou esperar lançar as RTX 3000 e as Navi RX 6000.
Como vai rolar toda uma extorsão no Brasil com os preços...
quero esperar ambos produtos está no mercado e preços estabilizados.
Se a AMD não oferecer um excelente CxB em relação a Nvidia, não pretendo continuar na marca. Volto para a Nvidia e terei o bom e o melhor.
Ah, fora isso, terá que fornecer tecnologias para competir com a rival também. Deixei passar na RX 5700XT, mas agora farei questão.
Se tivermos um excelente CxB e tecnologias para fazer frente a Nvidia, talvez eu esteja disposto a continuar resolvendo problema de driver para ela e jogar.
AMD tem boas VGAs, Navi é um bom projeto, e tenho certeza que as RDNA 2 também serão fantásticas, mas esse suporte mediano para ruim me tira um pouco a vontade de continuar aqui.
Vamos ver o que tem por aí.