Vamos ver o que a AMD vai trazer, sinceramente acho que vou manter minha placa me atende muito bem apesar da curiosidade de testar esse tal RT, ja testei um RT fake que e tipo um Reshade no The Witcher 3, achei um efeito interessante.
Eu uso em todos os jogos o AMD Fidelity FX com a RX 5700XT porque tenho uma tela 4K, mas jogo praticamente tudo em 1440p. o CAS ajuda muito a disfarçar o problema do downscaling da resolução, mas pra mim não existe nada extraordinário nele. Ele é apenas um filtro de Nitidez do qual poderia aplicar algo semelhante até através de um Reshade. ( a AMD apenas tornou isso mais prático, e tudo bem; é bem vindo).
Na Nvidia você pode aplicar um Filtro semelhante através do Geforce Experience.
A questão do DLSS, principalmente desse 2.0 em diante, é que ele realmente trás uma diferença absurda de desempenho e possui processamento via Hardware independente para tal.
Não acho que a Nvidia precisa manter isso em todos os jogos, mas se trás nos AAA; já é o bastante para tornar a placa mais atrativa. (Isso não é difícil de acontecer).
A RTX 3080 é uma placa com alvo principal em 4K, e o DLSS acaba se tornando um diferencial muito importante para o público desse alvo.
RayTracing provavelmente estará nas VGAs AMD, não tenho dúvidas... (Talvez venha algo com processamento inferior, mas se o preço do produto for menor, compensa).
Mas acho que a AMD precisa criar uma solução contra o DLSS também, isso já não devemos ver... (Também precisa ser inferior o preço para compensar ausência).
AMD precisa trazer uma VGA ao menos, com desempenho de RTX 3080, mas por preço inferior; assim deve ficar muito atrativo e compensar a ausência desses. (Vamos ver se consegue).
Uma VGA entre 3070 e 3080 com preço menor seria extremamente interessante.
Eu acho que você não leu o que eu escrevi. Recomendo tentar de novo.O jogo tem que ter suporte... não é ativar em qualquer jogo, DLSS x Fidelity no DS, o DLSS perdeu, ficou mais borrado que a tecnologia da AMD, precisa pesquisar mais sobre a tecnologia fera
Como a amd é novidade pra mim, eu não conhecia e nem sei como que funciona o Enhaced Sync, mas estou com 20.9.1 e quando ativo ele o meu jogo (testei no COD) fica uma bosta. Quanto ao Anti Lag não noto tanta diferença, mas ainda sim prefiro ativar o vsync, pois desse jeito o freesync funciona perfeitamente, acho até melhor do que setar 117 (Tv de 120hz Freesync) fps no RChill ou RTSS.Falando em drivers, o 20.9.1 está até razoável.
Sem crash, Enhanced Sync aparentemente normalizou... Anti Lag funcionando.
Meu OC funcionando tranquilo.
Problemático é o HDR que ainda tá quebrado e o problema de Fan que continua e uso o tutorial lá, mas tá ok de forma geral.
Posso esta enganado e o pessoal do topico me corrija, mas se eu lembro RT é uma biblioteca directX a nvidia tem apenas subprocessadores que podem lidar com essa biblioteca, por isso que você podia até rodar em placas como as 10xx mas com uma diferença gritante de performance. Pode haver melhora em software e RT ficar mais leve sem precisar de poder computacional pra isso, mas atualmente é feito na força bruta com auxilio de hardawre.Caras, xeu entender...
Se dá pra mandarem Ray Tracing via software em games, não é "melhor" do que ter que fazer GPU com RT?
Tipo, o cara acima aí disse de RT via software no The Witcher, o Crysis Remaster tem RT via software e tals. E ai?
O Enhanced Sync sincroniza a imagem com o monitor eliminando o Tearing ( Não é 100%), mas com uma latência mais baixa do que com o V-Sync ativado. ( É melhor que o V-Sync, mas inferior ao deixar desligado).Como a amd é novidade pra mim, eu não conhecia e nem sei como que funciona o Enhaced Sync, mas estou com 20.9.1 e quando ativo ele o meu jogo (testei no COD) fica uma bosta. Quanto ao Anti Lag não noto tanta diferença, mas ainda sim prefiro ativar o vsync, pois desse jeito o freesync funciona perfeitamente, acho até melhor do que setar 117 (Tv de 120hz Freesync) fps no RChill ou RTSS.
Mas queria ver esse Enhanced Sync funcionando.
Instalei o driver seguindo seu procedimento.
se raytracing de videogames forem foda mesmo eu compro um Xbox Series S e desencano dessa primeira geração de Radeon...
sem condições de montar outro setup Ryzen com SSD "pica" só p\ não gargalar RT sendo a RX 5700 não-XT uma placa bem boa pra jogos do fim de geração
Tentei ligar ambos e ligar somente o Enhanced Sync, mas notei muito stuttering. Valeu pela explicação.O Enhanced Sync sincroniza a imagem com o monitor eliminando o Tearing ( Não é 100%), mas com uma latência mais baixa do que com o V-Sync ativado. ( É melhor que o V-Sync, mas inferior ao deixar desligado).
É tipo um freesync mais limitado e menos perfeito.
Quanto mais fps, melhor... ( frametiming mais baixo com a imagem sincronizada).
Quanto menos fps, pior... ( frametiming mais alto com a imagem sincronizada).
Se você combina o AntiLag (Diminui o Imput Lag) + o Enhanced Sync ( Aumenta o Imput lag + imagem sincronizada) pode ser uma combinação muito boa.
Essa técnica também tem na Nvidia. ( Me esqueci o nome agora).
O problema do Enhanced Sybc... É que em alguns jogos ele causa stuttering ao ser ativado. (micro travadas).
Geralmente as notas de driver recomenda desligar ele por causa de tela preta, mas eu nunca tivesse esse problema em específico.
Raytracing pra mim não é tudo isso não , até agora nenhum game que eu vi me fez achar relevante , só vi perda de performance absurda pra qualidade geral de imagens meia boca , preferiria que eles focassem em melhorar ainda mais os graficos , paisagens etc estão muito bonitas , mas expressões e modelagens faciais dos personagens ainda tem muito oque melhorar.se raytracing de videogames forem foda mesmo eu compro um Xbox Series S e desencano dessa primeira geração de Radeon...
sem condições de montar outro setup Ryzen com SSD "pica" só p\ não gargalar RT sendo a RX 5700 não-XT uma placa bem boa pra jogos do fim de geração
Acho que o Cyberpunk 2077 vai ser o primeiro jogo que vai definir já que é open world com muitos elementos pra usar RT, é até o motivo de eu continuar na espera pra saber se pego uma placa até láRaytracing pra mim não é tudo isso não , até agora nenhum game que eu vi me fez achar relevante , só vi perda de performance absurda pra qualidade geral de imagens meia boca , preferiria que eles focassem em melhorar ainda mais os graficos , paisagens etc estão muito bonitas , mas expressões e modelagens faciais dos personagens ainda tem muito oque melhorar.
Não colocaria tantas expectativas em um game misto de gerações , mas vamos ver ,Acho que o Cyberpunk 2077 vai ser o primeiro jogo que vai definir já que é open world com muitos elementos pra usar RT, é até o motivo de eu continuar na espera pra saber se pego uma placa até lá
Os RT via software como o do Crysis é uma gambiarra. O DF analisou e eles usam apenas técnicas que já existiam de reflexo. Criam 2 "jogos" dentro de um, mas com o reflexo sendo mais feio, como com círculos parecendo pentágonos etc. Desde o PS2 isso era feito, como no GTA SA.Caras, xeu entender...
Se dá pra mandarem Ray Tracing via software em games, não é "melhor" do que ter que fazer GPU com RT?
Tipo, o cara acima aí disse de RT via software no The Witcher, o Crysis Remaster tem RT via software e tals. E ai?
Não colocaria tantas expectativas em um game misto de gerações , mas vamos ver ,
No caso, AMD superou apenas o DLSS 1.0.O jogo tem que ter suporte... não é ativar em qualquer jogo, DLSS x Fidelity no DS, o DLSS perdeu, ficou mais borrado que a tecnologia da AMD, precisa pesquisar mais sobre a tecnologia fera
se raytracing de videogames forem foda mesmo eu compro um Xbox Series S e desencano dessa primeira geração de Radeon...
sem condições de montar outro setup Ryzen com SSD "pica" só p\ não gargalar RT sendo a RX 5700 não-XT uma placa bem boa pra jogos do fim de geração
São técnicas totalmente diferentes , a vantagem da Nvidia é usar o hardware dedicado dos tensor cores para processar via deep learning a imagem , mesmo a Gpu renderizando em 1440p um jogo setado em 4k a imagem acaba ficando mais nítida que a nativa , o que a nvidia colocou no mercado é algo bem feito , a primeira gen tinha muitas falhas mas foi rapidamente corrigido, a AMD vai precisar trabalhar em algo parecido .No caso, AMD superou apenas o DLSS 1.0.
Já o 2.0 deixou o Sharpening da AMD muito para trás. A Kojima Productions poderia tê-lo atualizado, como a Remedy fez no Control.
Acho que o Cyberpunk 2077 vai ser o primeiro jogo que vai definir já que é open world com muitos elementos pra usar RT, é até o motivo de eu continuar na espera pra saber se pego uma placa até lá
DirectML da MS terá algo como o DLSS, aposto que no futuro terá em praticamente todo jogo, principalmente jogos que saírem no Xbox. Mas ainda está igual o DLSS 1.0, tem que melhorar.Prefiro uma placa com força pra rodar o jogo na resolução nativa do que depender de uma tecnologia que meia dúzia de jogo ruim suporta... se fosse algo que ia ter suporte por 100% dos jogos, ai é outra história, agora ter duas tecnologias de empresas diferentes que nem todos os jogos vão suportar, isso é demência, igual PhysX.
O grande problema do Enhanced Sync é esse, ele fica dando Stuttering e a AMD não corrige... mas nesse driver em específico, testei em alguns títulos e quase não notei nada.Tentei ligar ambos e ligar somente o Enhanced Sync, mas notei muito stuttering. Valeu pela explicação.
Vou aguardar drivers futuros![]()
Aqui eu estava rodando liso, atualizei, está estável, por mais que o problema de RAM (timing TRFC) que não era apontado no anterior, começou a dar BO no 20.9.1 novamente... Perdi uns 5% de performance em basicamente todos os jogos, vou continuar testando mas achei o 20.8.1 bem superior.20.9.1 tá legal aqui, AMD overlay tá funcionando sem dar stutter em vulkan e dx11 e to conseguindo botar 95%~99% de uso da GPU
espera a amd da suporte pra ver se nos jogos by nvdia vai ativarSó Nvidia tem suporte a Ray Tracing com hardware dedicado hoje, assim que lançar as placas AMD, não tem exclusividade alguma. Ray Tracing é uma tecnologia 'antiga', não tem nada de inovador, muito menos de exclusivo da Nvidia.
tem no directX e tem o proprietário da nvdia tambémPosso esta enganado e o pessoal do topico me corrija, mas se eu lembro RT é uma biblioteca directX a nvidia tem apenas subprocessadores que podem lidar com essa biblioteca, por isso que você podia até rodar em placas como as 10xx mas com uma diferença gritante de performance. Pode haver melhora em software e RT ficar mais leve sem precisar de poder computacional pra isso, mas atualmente é feito na força bruta com auxilio de hardawre.