Se não estou enganado, RDNA2 é a primeira arquitetura sem resquícios do GCN.
Feita para jogos, talvez essa história de ser melhor no fire strike e pior nos jogos tenha mudado.
Até onde estou sabendo, a RDNA2 deixou a GCN para trás a nível de hardware, será compatível apenas em WGP e ISA, diferente da RDNA1 que ainda tinha semelhanças.
O problema é que essa tomada pode levar a um problema (ficou redundante, sei disso): Se ela vai realmente fazer RTRT de forma híbrida, usando os TMUs e calculando no shader, então ela não será uma placa 100% gamer, pois é preciso ter poder em computação pesada para lidar com essa nova tendência. Ou seja, ainda acredito que o Firestrike se saia melhor que os jogos, mas que essa diferença diminua.
Creio que os modelos os modelos mais básicos venham com 6GB (6500 XT, 6600).mas qualquer um acima disso já seja 8GB para cima.
@dayllann
Você viu alguma informação referente a uma Navi 21 com 8GB?
Vi no youtube a possibilidade da AMD lançar uma versão Navi 21 só com 8GB, entendo que seria uma placa para a galera que quer o Full HD com a maior taxa de quadros possível, tipo a "placa do esports/competitivo".
Estão começando a surgir rumores de cantos que nem espero, lá no Chiphell estão falando de tudo um pouco, até de uma GiantNavi com 120CUs (nem li, ignorei :v)
Novamente, até onde sei, a AMD tem a intenção de vir com um lineup bem equilibrado e que concorra com a NVIDIA em todos os segmentos de desempenho, então se essa Navi21 de 8GB existir ela vai ocupar uma vaga de desempenho, a AMD não tem intenção de lançar "versões diferentes na mesma gama de desempenho". Sinceramente? Acho difícil, a redução na memória não faria o preço baixar o suficiente para justificar uma placa com esse chip caro.
Bem, historicamente a AMD só faz até quatro cut-downs de seus chips (XTX, XT, XL, XTL), além das versões mobile, então dá para chutar que o máximo que teremos é 4 variantes por chip (estão aparecendo duas variantes novas, as XTE e XE, faço a mínima ideia da posição delas).
Informações que sei sobre cut-downs:
- A Navi21 vai inicialmente dar vida às XTX, XT e XL. Está se falando de uma quarta variante mas nada reforçou isso (Navi21 XE);
- A Navi22 vai inicialmente dar vida às XT, XTL e XTM (versão mobile);
- A Navi23 só se tem informação do chip XT e a Navi24 só se tem o nome, não se sabe nem a contagem máxima de unidades dela.
Informações acerca de barramento:
- Todas as Navi21 virão com 256bits, mas nada impede de um quarto cut-down com menos (256 < x < 192);
- A Navi22 XT é 192bits, mas segundo o videocardz existem duas placas com esse barramento, além de uma versão com 160bits. Logo pode sim haver um cut-down ainda maior (192 < x < 128);
- A Navi23 só se sabe que terá um máximo de 24CUs e será 128bits, então não creio que haverá um barramento menor. Navi24 não se tem informações.
Informações acerca de quantidade de memória:
- Até o momento todas as Navi21 terão 16GB, mas caso o quarto cut-down tenha um barramento menor poderemos ver uma placa com 12GB ou 8GB (acho loucura, mas listei);
- A Navi22 tem duas versões vazadas com 12GB e uma com 10GB, logo nada impede que apareça uma quarta versão com 8GB;
- A Navi23 tem uma versão vazada com 8GB, logo tem muito espaço sobrando para ter alguma versão com 4GB;
- A Navi24, por se ter informação nenhuma, pode acabar sendo um chip exclusivo para alguém (como a Apple) ou uma versão com HBM (como a Navi12).
E fim, é isso. Já tem gente grande falando que os drivers estão estáveis mas é bom baixar a bola no hype se baseando nos scores do Firestrike, pois a rasterização do RDNA2 está extrema mas ela engasgará um pouco quando muita computação entrar em cena (como RTRT), o que ressalta o fato da RDNA2 ser realmente pensa em jogos (que como falei lá em cima, é ruim quando se quer computação).