Pessoal está eufórico porque, além de ganhar da NVIDIA, a AMD está voltando para o high-end.
Vamos esperar os reviews e o que mais importa, das placas custom, porque esses gráficos da própria empresa sempre são duvidosos (para ambos os lados).
Não tem como, pelo arranjo da arquitetura. É mais fácil vir uma versão abaixo dela, pois a distância da 6800 para a Navi22 é maior ainda (60CU x 40CU).
Se olhar a imagem vai ver que ou retira-se um WGP de cada SA (cada ShaderEngine tem dois ShaderArray), fazendo 64CUs, ou retira-se todo um SA a cada dois SE (fazendo 60CU), ou retira-se todo um SE (fazendo 60CU). O máximo que se pode ser feito na Navi21 é retirar mais dois SA (e assim deixando cada SE com apenas um SA) ou dois SEs inteiros, fazendo um cut-down de 40CUs, ou remover dois WGPs de cada SA, fazendo um cut-down de 48CUs, e em ambos os casos eu terei poucas unidades computacionais para muito cache/RBE/IMC, tornando um desperdício investir em um cut-down tão pesado assim de início.
Pelo que já ando lendo, a AMD iria fazer a 6800 ter 64CUs, mas preferiu reduzir para 60CUs porque 1) essa quantidade já entrega bem mais desempenho que a 3070 e 2) um cut-down maior implica em um rendimento maior, logo mais placas no mercado. Quanto a não termos placas com menos de 60CU, por hora é devido ao alto amadurecimento dos 7nm, a taxa de defeito é mínima então grande parte dos dies é totalmente funcional, dar um cut-down a laser nesses chips para ter placas mais fracas é suicídio, ela precisa alimentar a remessa inicial com o máximo de placas grandes possíveis.
Por fim, achei ótimo a 6700XT não ter sido citada. Lembram que eu disse que tinha esperança de ver uma placa com 56CUs mas era impossível porque a 6700XT usa o Navi22 full (40CU)? Então, o fato da AMD não ter mostrado ela implica que essa decisão não está 100% tomada, e que a 6700XT ainda pode ser um terceiro cut-down da Navi21 e a 6700 comum ser a Navi22 full. Estou torcendo por isso ^^
E olhem que coisa linda:
E imagens em alta resolução do cooler padrão de cada placa: