[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

O com WHQL ou o mesmo 21.3.1, mas sem o WHQL?
Não sei se tem diferença, mas atualizei ontem então ja tinha o certificado WHQL. O que eu tava usando era o 20.11.2 e ja usei o 21.2.2, esse de longe foi o melhor
 
Não sei se tem diferença, mas atualizei ontem então ja tinha o certificado WHQL. O que eu tava usando era o 20.11.2 e ja usei o 21.2.2, esse de longe foi o melhor

Esse ta melhor que o 20.11.2 ? Ainda estou usando ele no cs:go e cod ...
 
Esse ta melhor que o 20.11.2 ? Ainda estou usando ele no cs:go e cod ...

No meu caso foi melhor sim, e pelo que andei vendo por aí a galera ta elogiando bem. A temperatura da gpu aqui agora não passa de 67 graus, antes o normal era uns 72-74. As médias nos jogos q eu testei subiram sutilmente também: AC Valhala, Cyberpunk e RDR2 e ainda senti mais estabilidade nos jogos.
 
Esse ta melhor que o 20.11.2 ? Ainda estou usando ele no cs:go e cod ...

Se vc usa o o Radeon Anti Lag é sempre bom atualizar, aqui sempre vejo mais estabilidade qdo atualizo a cada 2 ou 3 drivers.
 
Vocês recomendam usar o undervolt padrão no Radeon Software, ou manualmente dá pra obter um resultado melhor? Vale o esforço, ou a diferença é pouca? A GPU é uma PowerColor RX 5500 XT dual fan.

Aliás, não sei se é porque só costumo jogar jogos mais leves tipo CSGO em 1080p e GTA V, mas acho a temperatura excelente com o UV, não passa de 55 °C em jogo. Isso porque moro no Nordeste, o gabinete tem a frente fechada (tem algumas aberturas pra entrar ar) e as fans não são grandes coisas.

Realmente confirma os relatos de que a eficiência energética do chip Navi melhorou bastante em relação ao Polaris/Vega, a placa tá sempre fria e silenciosa porque o RPM das fans fica baixo, mal chega a 1000RPM.
 
Atualizei do 20.11.2 para 21.3.1 e aparentemente tudo está funcionando normal com minha RX 5700 XT.

Aqui tou no 20.11.2 , porque jogo muito cs:go e esse é o que da mais fps...
O 21.3.1 ainda não testei.
 
saiu driver 21.3.2 com fixes bem especificos pras 6000...


Radeon Software Adrenalin 2020 Edition 21.3.2 Highlights​

Support For​

  • Outriders™
  • Evil Genius 2: World Domination™
  • DIRT 5™ Update 4.0
    • DirectX® Raytracing

Fixed Issues​

  • Radeon RX 6700 series graphics products may report incorrect core clock values in performance tuning and/or the system graphics hardware information tab.
  • Shadows may exhibit corruption in Insurgency: Sandstorm™ on Radeon RX 6000 series graphics products.
  • On a limited number of displays, the preferred desktop resolution in Windows® may change when the display is power cycled.
  • The start and cancel buttons in the performance tuning stress test may disappear when Radeon Software is resized to be small.
  • A black screen may occur on a limited number of displays when Radeon FreeSync is enabled and playing a game set to use borderless fullscreen on Radeon RX 6000 series graphics products.

O instalador do painel radeon melhorou ultimamente, não to nem usando mais DDU/AMDCleanupUtility só usando as opções do instalador pra resetar opções de fabrica+tirar minhas configs 3D atuais. Ainda é pouco, mas o que puderem imitar a nvidia em usabilidade tá valendo
 
AMD Vai ter que lançar outro Driver, CyberPunk agora tem suporte a RT nas AMD
 
saiu driver 21.3.2 com fixes bem especificos pras 6000...




O instalador do painel radeon melhorou ultimamente, não to nem usando mais DDU/AMDCleanupUtility só usando as opções do instalador pra resetar opções de fabrica+tirar minhas configs 3D atuais. Ainda é pouco, mas o que puderem imitar a nvidia em usabilidade tá valendo
Eu nunca pedi pra resetar e sempre instalei pelo instalador mesmo. Nunca deu problema aqui. Única coisa que noto, mas acho que não tem nada a ver com isso, é que não consigo atualizar direto pelo software, ele sempre diz que está atualizado, mesmo que tenha saído uma versão mais nova. Aí eu preciso sempre baixar pelo site da AMD e mandar instalar.
 
Atualizei do 20.11.2 para 21.3.1 e aparentemente tudo está funcionando normal com minha RX 5700 XT.
Teve ganhos em algum sentido com esse novo driver? Estou usando o 20.11.2 na 5600XT...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No meu caso foi melhor sim, e pelo que andei vendo por aí a galera ta elogiando bem. A temperatura da gpu aqui agora não passa de 67 graus, antes o normal era uns 72-74. As médias nos jogos q eu testei subiram sutilmente também: AC Valhala, Cyberpunk e RDR2 e ainda senti mais estabilidade nos jogos.
E estabilidade que notou ainda está mantida depois desses dias? Estou pensando em atualizar do 20.11.2 para esse na 5600XT.
 
tem um menu lá no icone de engrenagem na 1ª aba pra mostrar "só Recomendado" (WHQL em ingles) ou "Recomendado+opcional" - daí mostra sempre o ultimo driver, se ñ for whql
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu nunca pedi pra resetar e sempre instalei pelo instalador mesmo. Nunca deu problema aqui. Única coisa que noto, mas acho que não tem nada a ver com isso, é que não consigo atualizar direto pelo software, ele sempre diz que está atualizado, mesmo que tenha saído uma versão mais nova. Aí eu preciso sempre baixar pelo site da AMD e mandar instalar.
 
Teve ganhos em algum sentido com esse novo driver? Estou usando o 20.11.2 na 5600XT...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E estabilidade que notou ainda está mantida depois desses dias? Estou pensando em atualizar do 20.11.2 para esse na 5600XT.

Não percebi ganhos, mas também não piorou.
 
Teve ganhos em algum sentido com esse novo driver? Estou usando o 20.11.2 na 5600XT...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E estabilidade que notou ainda está mantida depois desses dias? Estou pensando em atualizar do 20.11.2 para esse na 5600XT.

Não sei a credibilidade desse youtuber. Mas ele aparentemente não gostou muito.


 
Não sei a credibilidade desse youtuber. Mas ele aparentemente não gostou muito.




Não deixa de estar errado, pq tá no proprio "Known issues" do driver... erro TDR em placas polaris - rx570,580,590

Known Issues​


  • Connecting two displays with large differences in resolution/refresh rates may cause flickering on Radeon RX Vega series graphics products.
  • Enabling vsync in Rocket League and setting the game to use borderless fullscreen may cause stuttering or ghosting.
  • Radeon RX 400 and 500 series graphics products may experience a TDR during extended periods of video playback.
  • Brightness flickering may intermittently occur in some games or applications when Radeon™ FreeSync is enabled, and the game is set to use borderless fullscreen.
  • Enhanced Sync may cause a black screen to occur when enabled on some games and system configurations. Any users who may be experiencing issues with Enhanced Sync enabled should disable it as a temporary workaround.

Vendo um filme MKV no player e dá um erro de tela azul deve ser bizarro demais
 
Muito estranho, por um lado tinha videos dele anteriores com comentários que a maioria das pessoas gostaram do 21.3.1 em função de um bom desempenho.

Por outro esse 21.3.2 veio muito rápido e com correção de voltagem para GPU.

Faz um sentido, eu instalei esse 21.3.1 sabado de manha e joguei muito esse fim de semana...não percebi nenhuma anormalidade.

A reclamação que ele mencionou no video é de pessoas no redit e no forum da amd reclamando que suas VGAs queimaram..não cheguei a verificar se tinha isso mesmo.
 
UMA DUVIDA... rola isso mesmo? Desempenho do driver pra edição grafica é melhor em jogos do que o Adrenalin normal?

EDIT ops... já era pior do que o 21.1

 
Não sei a credibilidade desse youtuber. Mas ele aparentemente não gostou muito.



Estou usando esse driver e não percebi nenhuma anomalia(frequência/temp/consumo) sendo que a placa esta sendo usada 24h/dia(se não esta minerando esta sendo usada em jogos).
 
Última edição:
Muito estranho, por um lado tinha videos dele anteriores com comentários que a maioria das pessoas gostaram do 21.3.1 em função de um bom desempenho.

Por outro esse 21.3.2 veio muito rápido e com correção de voltagem para GPU.

Faz um sentido, eu instalei esse 21.3.1 sabado de manha e joguei muito esse fim de semana...não percebi nenhuma anormalidade.

A reclamação que ele mencionou no video é de pessoas no redit e no forum da amd reclamando que suas VGAs queimaram..não cheguei a verificar se tinha isso mesmo.

tambem achei isso, veio bem rapido e nem chamaram de "quickfix" pra não dar na cara

mas bug de tela azul vendo MKV/MP4 não deve ser ruim a ponto de inutilizar a placa, sei lá
 
Na dúvida ainda estou com o 20.11.2 kkkkkk
 
Aqui ainda estou usando o 21.2.2, preciso testar o SteamVR com esses drivers novos para ver se corrigiram os problemas com motion smoothing/motion reprojection.
 
Não sei a credibilidade desse youtuber. Mas ele aparentemente não gostou muito.




Muito estranho mas não percebi nada de errado com minha RX 5700 XT não tive problema com clocks nem com GPU Core Voltage. Acho que os problemas foram relatados nas RX 4xx e 5xx
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo