[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

atualizei a bios, atualizei pro driver 2.9.1, ativei o resizable bar mas o software da amd nao deixa ativar :/ q pena
Tem outras coisas que precisa fazer também na bios:
- Habilitar a função Above 4G decoding
- Desativar o CSM

Fez tudo isso e ainda assim não habilitou o SAM?
 
Precisa ver se esse problema acontece em outras máquinas. Como é uma placa do seu amigo veja se na dele isso acontece tmb, caso sim possa ser que o problema seja na placa msm e precise ser trocada.
Consegui instalar a 6700XT, tive que usar uma nova iso do W10 e também baixei um Visual C++ novo.
 
Eu atualizei também pra ver se parava esse problema mas no meu pc continuou, triste.

:feelbad:

Cara o pior é que eu atualizei a bios e o driver no mesmo momento, agora não sei dizer se o que resolveu foi o driver ou a bios kkkkkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem outras coisas que precisa fazer também na bios:
- Habilitar a função Above 4G decoding
- Desativar o CSM

Fez tudo isso e ainda assim não habilitou o SAM?

Habilitei o resizable bar e o above 4G decoding na bios, CSM desativado

No GPU-Z indica tudo ok, indicando que por parte do pc suporta, mas na gpu diz "unsupported"


E as partições do sistema devem estar em GPT
Também estão. Boot from GPT - "Yes"
 
Cara o pior é que eu atualizei a bios e o driver no mesmo momento, agora não sei dizer se o que resolveu foi o driver ou a bios kkkkkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Habilitei o resizable bar e o above 4G decoding na bios, CSM desativado

No GPU-Z indica tudo ok, indicando que por parte do pc suporta, mas na gpu diz "unsupported"



Também estão. Boot from GPT - "Yes"
Pô, que pena. Esses são todos os requisitos pelo que vi.:confused:
Tô vendo gente com cpus e gpus amd suportados relatando que, após cumprir todos os requisitos também, não apareceu a opção para habilitar o SAM.

O SAM funciona com qualquer VGA ou a partir de um modelo ?
A principio, em qualquer VGA da linha Rx 6000. Com a chegada desse novo driver, agora as Rx 5000 passaram a receber suporte também.
 
Confiram no software da AMD se está ativado. Tem uma barrinha lá pra ativar/desativar. Não estou em casa agora, mas pelo que lembro fica na aba ajustes (mesmo local que mexe na curva de fans).
 
Pô, que pena. Esses são todos os requisitos pelo que vi.:confused:
Tô vendo gente com cpus e gpus amd suportados relatando que, após cumprir todos os requisitos também, não apareceu a opção para habilitar o SAM.


A principio, em qualquer VGA da linha Rx 6000. Com a chegada desse novo driver, agora as Rx 5000 passaram a receber suporte também.

Pois é, seria interessante ter uma performance de leve extra kk mas tudo bem, pelo menos esse trâmite todo me fez resolver o bug do clock da VRAM e eu sinto q esse driver 2.9.1 me deu uma ligeira peformance a mais no que eu testei.

Confiram no software da AMD se está ativado. Tem uma barrinha lá pra ativar/desativar. Não estou em casa agora, mas pelo que lembro fica na aba ajustes (mesmo local que mexe na curva de fans).
Aqui essa opção está como "não disponível" nao da nem pra ativar
 
Usando ele desde ontem. 100%b aqui.
 
Galera consegui ativar o sam no software!! eu só precisava reiniciar o PC dps de ter instalado o 2.9.1, eu cheguei a desligar mas nao reiniciar, to me sentindo bem idiota. Agora vou testar ve se houve algum ganho de performance
 
eai pessoal, ta valendo a pena esse 2.9.1?
Essa versão está dando aqui problemas de clocks de memória no talo em idle com istuações de multi monitor, pelo menos. No reddit tem mais gente reclamando sobre.
 
Essa versão está dando aqui problemas de clocks de memória no talo em idle com istuações de multi monitor, pelo menos. No reddit tem mais gente reclamando sobre.
Então, to esperando chegar a rx6600xt, se não me engano só tem 2 drivers que suportam ela, o 2.8.1 e o 2.9.1... qlr coisa testo qndo chegar haha eu tinha uma rx5700xt então eu já to calejado com drivers
 
Pessoal que ativou o SAM, tiveram algum problema ao entrar no game com o anti-lag ativado? Aqui, depois que ativei (setup da assinatura) só consigo entrar nos jogos se desativar o anti-lag, caso contrário o jogo fecha sozinho logo após o loading do game (testei no BFV e no open beta do NW, mesmo comportamento em ambos).
 
Outra duvida que tive é que vi nos reddit da vida que o radeon boost ele tem integrado o anti-lag, é real isso?
 
A versão 2.9.1 não ficou legal na minha 6700 XT não, ficou impossível de jogar BFV. O jogo rodava redondinho na 2.8.1, inclusive depois q eu desinstalei e voltei pra 2.8.1 o BFV não ficou a mesma coisa, com quedas constantes de fps algo que nunca aconteceu.

Pergunto a vocês, essas mudanças de drives impactam no jogo? No sentido de sempre que fizer essas mudanças eu teria q resinstalar o jogo. Eu desinstalei o BF e deixei baixando essa madrugada, pois pra completar ficou baixando a 4mb/s mesmo tento uma internet fibra de 300mb. A noite eu vou jogar pra testar.

A desinstalação de todos os drivers foi feito via DDU.
 
Última edição:
Galera consegui ativar o sam no software!! eu só precisava reiniciar o PC dps de ter instalado o 2.9.1, eu cheguei a desligar mas nao reiniciar, to me sentindo bem idiota. Agora vou testar ve se houve algum ganho de performance

SAM não é só pra processador AMD?
 
Eu tenho um i7 10700 e uma 6700XT, como faço pra ativar?

Já pesquisei mas não encontrei nenhuma informação precisa.
já habilitou o above 4g memory e desabilitou o CSM na bios da mobo?
 
A versão 2.9.1 não ficou legal na minha 6700 XT não, ficou impossível de jogar BFV. O jogo rodava redondinho na 2.8.1, inclusive depois q eu desinstalei e voltei pra 2.8.1 o BFV não ficou a mesma coisa, com quedas constantes de fps algo que nunca aconteceu.

Pergunto a vocês, essas mudanças de drives impactam no jogo? No sentido de sempre que fizer essas mudanças eu teria q resinstalar o jogo. Eu desinstalei o BF e deixei baixando essa madrugada, pois pra completar ficou baixando a 4mb/s mesmo tento uma internet fibra de 300mb. A noite eu vou jogar pra testar.

A desinstalação de todos os drivers foi feito via DDU.
O natural seria, depois de voltar ao driver que funcionava bem, voltar a ficar tudo ok.
Se não ficou, eu chuto que houve uma coincidência de ter aparecido outro problema, de repente até problema no servidor.
 
O natural seria, depois de voltar ao driver que funcionava bem, voltar a ficar tudo ok.
Se não ficou, eu chuto que houve uma coincidência de ter aparecido outro problema, de repente até problema no servidor.
Consegui normalizar mais ainda tá meio esquisito. Apesar de conseguir jogar, ela dá uns picos de queda bem sinistros.

Além do Chill, existe uma outra opção pra travar o fds? Porque eu configurei o Chill pra 60fps como mínimo mas jogando ela as dá pico bem abaixo disso, como se a opção não funcionasse.
Eu estou jogando em FHD @ Ultra mas eu ainda estou na duvida por conta da memória, já que estou somente com um pente de 8gb e jogando o uso da memória chega aos 8gb.
Faz sentido essas quedas por causa da memória ou a placa deveria segurar?
 
Consegui normalizar mais ainda tá meio esquisito. Apesar de conseguir jogar, ela dá uns picos de queda bem sinistros.

Além do Chill, existe uma outra opção pra travar o fds? Porque eu configurei o Chill pra 60fps como mínimo mas jogando ela as dá pico bem abaixo disso, como se a opção não funcionasse.
Eu estou jogando em FHD @ Ultra mas eu ainda estou na duvida por conta da memória, já que estou somente com um pente de 8gb e jogando o uso da memória chega aos 8gb.
Faz sentido essas quedas por causa da memória ou a placa deveria segurar?
Eu acho bem provável que seja a quantidade de memória ram, talvez tenha tido algum update que deixou um pouco mais pesado, chegou para mim esse mês a minha RTX 3070 testei vários jogos com o MSI afterburner aberto, inclusive o BF5, aqui o BF5 estava usando de 9 a 10 fb de ram em jogo, cód warzone usando 15 GB, oq notei e que a maioria dos jogos usam pelo menos um pouco a mais de 8. Curiosidade é que achei que eu estava com FPS meio baixo no warzone pegando apenas 130 em FHD, formatei reinstalei driver fiz o ajustes e contínuou mesma coisa, pesquisando mais a fundo cinqud e isso mesmo, para pegar mais FPS só trocando para série 5000 ryzen. No sei causo acredito que seja a memória mesmo.
 
Eu acho bem provável que seja a quantidade de memória ram, talvez tenha tido algum update que deixou um pouco mais pesado, chegou para mim esse mês a minha RTX 3070 testei vários jogos com o MSI afterburner aberto, inclusive o BF5, aqui o BF5 estava usando de 9 a 10 fb de ram em jogo, cód warzone usando 15 GB, oq notei e que a maioria dos jogos usam pelo menos um pouco a mais de 8. Curiosidade é que achei que eu estava com FPS meio baixo no warzone pegando apenas 130 em FHD, formatei reinstalei driver fiz o ajustes e contínuou mesma coisa, pesquisando mais a fundo cinqud e isso mesmo, para pegar mais FPS só trocando para série 5000 ryzen. No sei causo acredito que seja a memória mesmo.
Com seu relato tá mais pra ser a memória mesmo. Eu sei que BF usa bastante tudo mas pensei que a placa conseguisse manter estavel o fps mesmo com apenas 8gb. De qualquer maneira semana que vem eu posto já que eu recebi aquela notificação gostosa de envio da minha memória do RMA da Corsair.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo