• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Sinceridade?
Eu até venderia a placa, mas meu medo é o comprador reclamar da temperatura e querer que eu devolva o dinheiro.
Além da conexão das ventoinhas com o PCB estar lascado (mas não atrapalha em nada o desempenho).
Faz o teste, a chance do upgrade gratuito é enorme.
 
Faz o teste, a chance do upgrade gratuito é enorme.
Glória!!!!
Galera.
Jogando o Days Gone, jogo pesado, a placa suporta tranquilamente jogos no alto em resolução FHD e com vsync travado. Fica fria, com o hotspot marcando na média 90ºC, raramente atingindo os 100ºC.
Mas quando coloco no ultra e em 1440p o bicho chega nos 110ºC fácil, EMBORA TOCANDO NO BACKPLATE EU NÃO SINTA TODO ESSE CALOR.

Bem. planejei trocar hoje a pasta térmica e o termal pad pelos novos chineses (I love China) do shopee, aqueles que deram errado e me fizeram recolocar os velhos, mas com uma diferença:
Com calma coloquei os termais pads cobrindo bem as memórias e pela primeira vez coloquei no outro lado também só pra ver se surtia algum efeito.

Liguei o PC. Ok.
Verifiquei que em stand by a vga ficou fria como jamais esteve, com vga e hotspot abaixo dos 45ºC, o VRM nos 35ºC e as memos abaixo dos 50ºC.
Abri o jogo e as temps mal subiram, com jogo no alto; FHD e Vsync on. O hotspot mal chegou nos 65ºC.
Aí forcei e coloquei no 1440p. Subiu pouca coisa.
Considero uma vitória.

Mantendo este desempenho estou inclinado e vender a placa.
 

Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 Highlights​

Support For​

  • Microsoft® Windows® 11 Operating System
  • Far Cry® 6
    • Up to 10% increase in performance in Far Cry® 6 @ 1080p Ultra Settings with raytracing enabled, using Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 on the 12 GB Radeon™ RX 6700 XT graphics card, versus the previous software driver version 21.9.2.RS-412
    • Up to 12% increase in performance in Far Cry® 6 @ 4K Medium Settings, using Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 on the 16 GB Radeon™ RX 6800 XT graphics card, versus the previous software driver version 21.9.2.RS-413
    • Up to 13% increase in performance in Far Cry® 6 @ 1440p Medium Settings with raytracing enabled, using Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 on the 8 GB Radeon™ RX 6600 XT graphics card, versus the previous software driver version 21.9.2.RS-414
  • Battlefield™ 2042 (Open Beta)
  • Naraka: Bladepoint™
  • PlayerUnknown’s Battlegrounds™
    • DirectX® 12
      • Up to 11% increase in performance in PlayerUnknown’s Battlegrounds™ @ 4K Ultra Settings with DX12, using Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 on the 16 GB Radeon™ RX 6800 XT graphics card, versus the previous software driver version 21.9.2.RS-415

Fixed Issues​

  • Playing Horizon Zero Dawn™ for an extended period may lead to driver timeouts or game crash on some AMD Graphics products such as Radeon™ RX 6700 XT.
  • Driver timeouts may be experienced while playing a game & streaming a video simultaneously on some AMD Graphics products such as Radeon™ RX 500 Series Graphics.
  • Some users may experience high idle memory clock speed values when two or more monitors are connected to their system.
  • Driver timeouts may be experienced while playing The Medium™ on some AMD Graphics products such as Radeon™ RX 6700 XT.
  • On full GPU load, Radeon™ Software may incorrectly display higher than actual GPU power consumption values.
  • While playing Wreckfest™ or Arma™ 3, image corruption may be experienced when viewing foliage.
 

Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 Highlights​

Support For​

  • Microsoft® Windows® 11 Operating System
  • Far Cry® 6
    • Up to 10% increase in performance in Far Cry® 6 @ 1080p Ultra Settings with raytracing enabled, using Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 on the 12 GB Radeon™ RX 6700 XT graphics card, versus the previous software driver version 21.9.2.RS-412
    • Up to 12% increase in performance in Far Cry® 6 @ 4K Medium Settings, using Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 on the 16 GB Radeon™ RX 6800 XT graphics card, versus the previous software driver version 21.9.2.RS-413
    • Up to 13% increase in performance in Far Cry® 6 @ 1440p Medium Settings with raytracing enabled, using Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 on the 8 GB Radeon™ RX 6600 XT graphics card, versus the previous software driver version 21.9.2.RS-414
  • Battlefield™ 2042 (Open Beta)
  • Naraka: Bladepoint™
  • PlayerUnknown’s Battlegrounds™
    • DirectX® 12
      • Up to 11% increase in performance in PlayerUnknown’s Battlegrounds™ @ 4K Ultra Settings with DX12, using Radeon™ Software Adrenalin 21.10.1 on the 16 GB Radeon™ RX 6800 XT graphics card, versus the previous software driver version 21.9.2.RS-415

Fixed Issues​

  • Playing Horizon Zero Dawn™ for an extended period may lead to driver timeouts or game crash on some AMD Graphics products such as Radeon™ RX 6700 XT.
  • Driver timeouts may be experienced while playing a game & streaming a video simultaneously on some AMD Graphics products such as Radeon™ RX 500 Series Graphics.
  • Some users may experience high idle memory clock speed values when two or more monitors are connected to their system.
  • Driver timeouts may be experienced while playing The Medium™ on some AMD Graphics products such as Radeon™ RX 6700 XT.
  • On full GPU load, Radeon™ Software may incorrectly display higher than actual GPU power consumption values.
  • While playing Wreckfest™ or Arma™ 3, image corruption may be experienced when viewing foliage.

Quem instalou essa versão do driver poderia informar se ainda ocorre o erro de não conseguir carregar os perfis de overclock?
 
Vocês usam o radeon chill pra limitar o fps ou melhor usar o riva mesmo?
 
Vocês usam o radeon chill pra limitar o fps ou melhor usar o riva mesmo?

Não utilizo esse recurso, mas creio que seja melhor limitar pelo chill já que tá com uma AMD mesmo.

Alguém mais ficou extremamente dependente do sharpening? Meu monitor é só 1080p, mas se desativo o sharpening (100%) tenho a impressão que passo a ver uma tela 720p. Já tive um S2716DG (1440p) e arrisco dizer que em alguns jogos 1080p + 100% sharpening tá distante não.
 
Última edição:
Não utilizo esse recurso, mas creio que seja melhor limitar pelo chill já que tá com uma AMD mesmo.

Alguém mais ficou extremamente dependente do sharpening? Meu monitor é só 1080p, mas se desativo o sharpening (100%) tenho a impressão que passo a ver uma tela 720p. Já tive um S2716DG (1440p) e arrisco dizer que em alguns jogos 1080p + 100% sharpening tá distante não.
Eu, se desligar, parece que to jogando super Nintendo.
:haha:
 
Sei que ainda estamos na beta, mas isso seria erro de drive?
Engraçado que nos dois primeiros dias isso não aconteceu mas ontem tava demais, principalmente quando eu estava em um veículo.


9N5HJbb.jpg
 
Última edição:
Sei que ainda estamos na beta, mas isso seria erro de drive?
Engraçado que nos dois primeiros dias isso não aconteceu mas ontem tava demais, principalmente quando eu estava em um veículo.


9N5HJbb.jpg
aqui tava acontecendo isso as vezes, tirei o over da gpu e aparentemente resolveu
 
Sei que ainda estamos na beta, mas isso seria erro de drive?
Engraçado que nos dois primeiros dias isso não aconteceu mas ontem tava demais, principalmente quando eu estava em um veículo.


9N5HJbb.jpg
É relacionado ao Windows 11?
 
aqui tava acontecendo isso as vezes, tirei o over da gpu e aparentemente resolveu
Então pode ser isso, já que aqui eu subi as frequencias e baixei o vcore da placa. O mais engraçado que quarta e quinta foi de boa, somente ontem que aconteceu isso.

Vou fazer um teste na configuração padrão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É relacionado ao Windows 11?
Não, Win10 mesmo.
 
Sei que ainda estamos na beta, mas isso seria erro de drive?
Engraçado que nos dois primeiros dias isso não aconteceu mas ontem tava demais, principalmente quando eu estava em um veículo.


9N5HJbb.jpg
Cara de overclock mal feito.
 
Mas só com o BF2042 ?
Jogo BFV normalmente com essa config e nunca tive problema.
Pode acontecer de ter jogos mais sensíveis que outros, embora no seu caso, sendo só no BF 2042 recém lançado, deve ser bug de driver, o jeito é esperar o próximo mesmo...
 
Galera montei meu pc recentemente, e to pensando em pegar uma placa de video RX 6600 XT ( apesar de achar muito caro )

PC Atual
Asus TUF Gaming B450M-Plus II
Ryzen 5 5600x
2x8 3200
fonte CoolerMaster 550W ( do pc antigo )
Placa de video atual HD 6870 1GB ( do pc antigo )

To pensando em jogar New Word , BF 2042 e Monster Hunter...
vale a pena gastar uma grana na RX 6600 XT ou pegar uma mais fraquinha ?
pelo que eu vi ainda ta rolando muito problema com drivers neh
 
É tão bom assim? Primeira vez que estou usando AMD e não sei direito quais recursos usar...
Não utilizo esse recurso, mas creio que seja melhor limitar pelo chill já que tá com uma AMD mesmo.

Alguém mais ficou extremamente dependente do sharpening? Meu monitor é só 1080p, mas se desativo o sharpening (100%) tenho a impressão que passo a ver uma tela 720p. Já tive um S2716DG (1440p) e arrisco dizer que em alguns jogos 1080p + 100% sharpening tá distante não.
 
É tão bom assim? Primeira vez que estou usando AMD e não sei direito quais recursos usar...
Sharpening é bom, porém se coloca em 100% acho que o resultado fica péssimo, no máximo 50% e em alguns jogos, geralmente uso 20-30%, qualquer coisa acima disso gera pixelização da imagem
 
Apenas deixando um Feedback: Tive o mesmo problema de crash na beta do BF 2042, só resolveu tirando o overclock que uso, mas ele é de fato altamente estável... utilizo em todos os outros jogos e nunca tive problemas, inclusive outros BFs. (Fiz testes profundos na época que adquiri minha VGA e sei que esse overclock é estável).

Todavia, não me importo muito porque era um beta então joguei a beta do BF2042 em stock, mas no jogo final isso já deve ser corrigido.

Marcando uma galerinha que teve o problema para ter mais informações sobre isso:
@Alberth-OC e @Diogo F
 

Os preços das placas gráficas continuam aumentando na Alemanha e na Áustria, a Radeon RX 6000 está agora com 183% MSRP​

AMD Radeon RX 6000 agora é 83% mais caro do que MSRP, NVIDIA 'apenas' 72%​

O pessoal do 3DCenter preparou um novo relatório de preços apresentando os principais varejistas da Áustria e da Alemanha.


Um sonho de normalidade no preço da GPU está desaparecendo. O último relatório sobre preços de GPU em dois países europeus, meticulosamente preparado pelo 3DCenter, pinta um panorama sombrio para esta temporada de férias. Após uma queda acentuada nos preços em julho, as placas gráficas continuam a ser cada vez mais caras, apesar de todos os esforços da AMD e NVIDIA para fornecer novos estoques.

Os cartões AMD Radeon RX 6000 registram um aumento constante no preço desde o início de julho, quando o cartão atingiu um preço MSRP de 153%, o menor desde fevereiro. Infelizmente, essa foi a última queda e agora eles estão no objetivo de atingir o preço de março com 88% acima do preço recomendado, possivelmente por volta do mês que vem. O preço atual, que é uma média de vários modelos RDNA2 de vários varejistas populares na Áustria e na Alemanha, tem um preço médio de 83% sobre o MSRP.

A NVIDIA não está muito melhor, embora no mês passado tenha havido um aumento relativamente pequeno de 70% para 72% em relação ao MSRP, ainda está muito além do que um jogador teria pago no final de 2020.

O preço continua a aumentar, apesar da melhor disponibilidade (marcada no gráfico como um traço tracejado). Nem os varejistas, nem os fabricantes de GPU encontraram uma solução para este problema de 1 ano de existência de preços exagerados de GPU. Estamos quase na metade desta geração e não há muita esperança de que veremos preços mais baixos este ano.

October-2021-GPU-Pricing.png

Preço da placa gráfica na Áustria / Alemanha em outubro de 2021, Fonte: 3DCenter.org

SwHnCmj.png


Memória AMD Radeon RX 6600 de 14 Gbps confirmada por meio de captura de tela do GPU-Z com vazamento​

AMD Radeon RX 6600 com memória de 14 Gbps​

Uma captura de tela do TechPowerUP GPU-Z confirma que a RX 6600 não XT é a primeira placa da série RDNA2 a ser fornecida com velocidade de memória reduzida.


No início desta semana, nós revelamos as especificações completas do modelo Radeon RX 6600 não-XT, a próxima placa de vídeo intermediária baseada na arquitetura Navi 2X. Esta placa será a placa RDNA2 para desktop mais lenta que a AMD já lançou, apresentando 'apenas' processadores Stream 1792, uma redução de 256 núcleos do GPU Navi 23 completo.

AMD Radeon RX 6600 terá frequências mais baixas em comparação com a variante XT. O cartão será lançado com um clock de jogo de 2.044 MHz e um boost de 2.491 MHz, uma redução de 319 e 98 MHz, respectivamente, do XT SKU. A frequência do núcleo gráfico não é a única a ser limitada na variante não XT. O cartão também terá largura de banda de memória limitada de 256 GB / sa 224 GB / s, que é o resultado da velocidade de memória reduzida de 16 Gbps efetivos para 14 Gbps.

Em benchmarks oficiais
, o cartão troca de lugar com GeForce RTX 3060 dependendo de um título. A AMD teve que limitar artificialmente o desempenho da placa, introduzindo clocks mais baixos, largura de banda limitada e, provavelmente, mais importante, consumo de energia reduzido de 132W. Todos esses fatores impedirão que a placa alcance o desempenho do RX 6600 XT e a autocompetição na pilha RDNA2.

A AMD afirma que seu RX 6600 não-XT em média oferece 1,3x mais desempenho por watt do que o GeForce RTX 3060, que parece ser a principal venda deste novo SKU. O cartão será lançado oficialmente no dia 13 de outubro, data também do embargo à revisão.


Nas especificações oficiais, a AMD lista 8GB de memória GDDR6, mas com uma nota 'até', o que sugere que os AIBs podem em algum momento oferecer modelos de 4GB.


Pga8V3K.png


Vazamento de especificações finais e desempenho oficial da AMD Radeon RX 6600​

AMD Radeon RX 6600 é lançado em 13 de outubro​

Temos as especificações finais e números de desempenho para o próximo SKU da série AMD RDNA2.


O guia dos revisores da AMD Radeon RX 6600 oferece uma visão rápida do desempenho desta placa. A NVIDIA ainda não lançou nenhuma contraparte para este segmento de mercado (como RTX 3050 Ti), razão pela qual a AMD teve que usar GeForce RTX 3060 ou RTX 2060 para comparação. Portanto, a maioria dos gráficos compara o RX 6600 não-XT com o RTX 3060.

A AMD está usando apenas predefinições de alta qualidade, o que provavelmente era esperado considerando o grande buffer de quadros que esta placa oferece, no entanto, pode nem sempre ser a escolha ideal para todos os jogadores dependendo da resolução. No caso da RX 6600, o jogo em 1080p é o alvo, onde a placa oferece 60+ FPS em todos os jogos que foram testados.

Todas as placas de vídeo foram avaliadas em um sistema equipado com AMD Ryzen 5 5600X com AMD Smart Access Memory ou BAR redimensionável habilitado. Lembre-se de que esses são resultados de testes oficiais (internos) da AMD, que podem não refletir os dados apresentados por revisores independentes em 13 de outubro, quando o embargo sobre seu conteúdo for suspenso.

gMDMtrt.png


AMD Radeon RX 6600 não XT testado no 3DMark Time Spy​

AMD Radeon RX 6600 testado em 3DMark​

O Tech leaker HXL compartilha um resultado de benchmark da próxima placa de vídeo Radeon RX 6600.

Na próxima semana, a AMD apresentará sua mais recente e até agora a mais lenta placa de vídeo RDNA2 chamada RX 6600 não-XT.


No início desta semana , compartilhamos os resultados de benchmark de jogos oficiais que foram realizados pelos laboratórios de teste da AMD. Esses resultados fazem parte do Guia dos Revisores e não devem ser usados para uso público, mas achamos que podem ser úteis para futuras comparações e para uma compreensão geral de onde o cartão está posicionado.

AMD-RX-6600-XT.jpg


Além de núcleos desativados, o RX 6600 não-XT terá velocidades de clock de GPU mais baixas (até 2491 MHz), menor velocidade de memória (14 Gbps) e menor TDP (132 W). Deve ser bastante competitivo no segmento de médio porte, caso a oferta atenda à demanda. Em qualquer outro caso, ele terminará com um preço muito mais alto e se tornará tão indisponível quanto o resto da pilha de RDNA2.

Samsung confirma que sua próxima geração Exynos SoC com GPU AMD RDNA2 será compatível com ray tracing​

Samsung Exynos 2200 com suporte para ray tracing​

O próximo chip para as séries Samsung Galaxy S e A 2022 contará com ray tracing acceleration.


A AMD e a Samsung anunciaram uma parceria para trazer os gráficos Radeon para um formato ultramóvel. O Samsung Exynos de próxima geração, o design interno do System on a Chip, será equipado com um subsistema gráfico baseado em RDNA2.

No Weibo (uma plataforma de mídia chinesa), a conta oficial do Samsung Exynos confirmou que a próxima geração do Exynos oferecerá suporte à tecnologia de rastreamento de raios. Isso provavelmente significa que o chip será capaz de acelerar o traçado de raio por hardware até certo ponto. Há rumores de que a GPU RDNA2 no Exynos 2200 apresenta 384 Processadores Stream, o que significa 6 unidades de computação e assumindo que o design é semelhante às GPUs discretas de desktop e esta implementação móvel da arquitetura, com 6 Ray Accelerators.

Espera-se que o Exynos 2200 com o codinome “Pamir” seja um chip de 8 núcleos com 1 núcleo de alto desempenho, 3 núcleos de tamanho médio e 4 núcleos de alta eficiência. A GPU RDNA2 integrada tem o codinome Voyager .

A Synopsys anuncia a primeira solução IP completa de High Bandwidth Memory Gen3 (HBM3)​



Destaques deste anúncio:

  • O DesignWare HBM3 Controller, PHY e Verification IP reduzem o risco de integração e maximizam o desempenho da memória em sistemas multi-die 2.5D
  • O controlador HBM3 de baixa latência com opções de configuração flexíveis melhora a largura de banda da memória
  • HBM3 PHY pré-endurecido ou configurável em processo de 5 nm opera a 7200 Mbps para até 2X a taxa de dados e melhora a eficiência de energia em até 60% em comparação com HBM2E
  • Modelos de verificação de IP e memória para ZeBu e HAPS oferecem uma solução ponta a ponta para o fechamento rápido de verificação de IP para SoC
  • O 3DIC Compiler da Synopsys, um projeto integrado de múltiplas matrizes e plataforma de análise, fornece uma solução abrangente de roteamento automático HBM3 para desenvolvimento de projeto rápido e robusto
Synopsys-HBM3.png


A nova meta da AMD é aumentar a eficiência energética em 30x em IA e HPC até 2025​

AMD anuncia meta ambiciosa de aumentar a eficiência energética dos processadores que executam treinamento de IA e aplicativos de computação de alto desempenho 30x até 2025​



CPUs AMD EPYC ™ de alto desempenho e aceleradores AMD Instinct ™ visam fornecer um avanço sem precedentes em eficiência energética para treinamento em Inteligência Artificial e aplicativos de Supercomputação

AMD-Goal-Efficiency.jpg.jpg


A AMD (NASDAQ: AMD) anunciou hoje a meta de oferecer um aumento de 30x na eficiência energética para CPUs AMD EPYC e aceleradores AMD Instinct em treinamento de Inteligência Artificial (AI) e Aplicativos de computação de alto desempenho (HPC) em execução em nós de computação acelerados até 2025. Alcançar essa meta ambiciosa exigirá que a AMD aumente a eficiência de energia de um nó de computação a uma taxa mais de 2,5x mais rápida do que o aprimoramento agregado de toda a indústria feito durante os últimos cinco anos. 2

Nós de computação acelerados são os sistemas de computação mais poderosos e avançados do mundo usados para pesquisas científicas e simulações de supercomputadores em grande escala. Eles fornecem a capacidade de computação usada por cientistas para alcançar avanços em muitos campos, incluindo ciências materiais, previsões climáticas, genômica, descoberta de drogas e energia alternativa. Os nós acelerados também são essenciais para o treinamento de redes neurais de IA que atualmente são usadas para atividades, incluindo reconhecimento de fala, tradução de idiomas e sistemas de recomendação de especialistas, com usos promissores semelhantes na próxima década. A meta de 30x economizaria bilhões de quilowatts-hora de eletricidade em 2025, reduzindo a energia necessária para esses sistemas concluírem um único cálculo em 97% em cinco anos.

“Obter ganhos em eficiência de energia do processador é uma prioridade de design de longo prazo para a AMD e agora estamos definindo uma nova meta para nós de computação modernos usando nossas CPUs e aceleradores de alto desempenho quando aplicados ao treinamento de IA e implantações de computação de alto desempenho”, disse Mark Papermaster, vice-presidente executivo e CTO da AMD. “Focada nesses segmentos muito importantes e na proposta de valor para empresas líderes melhorarem sua gestão ambiental, a meta de 30x da AMD supera o desempenho de eficiência energética da indústria nessas áreas em 150% em comparação com o período de cinco anos anterior.”

AMD-Goal-9.jpg


“Com a computação se tornando onipresente de ponta a ponta à nuvem, a AMD assumiu uma posição ousada na eficiência de energia de seus processadores, desta vez para a computação acelerada para aplicativos de IA e computação de alto desempenho”, disse Addison Snell, CEO da Intersect360 Research. “Os ganhos futuros são mais difíceis agora, pois as vantagens históricas que vêm com a Lei de Moore diminuíram muito. Uma melhoria de 30 vezes na eficiência energética em cinco anos será uma conquista técnica impressionante que demonstrará a força da tecnologia AMD e sua ênfase na sustentabilidade ambiental. ”

O aumento da eficiência energética para aplicativos de computação acelerada faz parte dos novos objetivos da empresa em Meio Ambiente, Social, Governança (ESG), abrangendo suas operações, cadeia de suprimentos e produtos. Por mais de vinte e cinco anos, a AMD tem apresentado relatórios transparentes sobre sua gestão e desempenho ambiental. Por suas recentes conquistas em eficiência energética de produtos, a AMD foi nomeada para a lista Change the World da Fortune em 2020, que reconhece os esforços notáveis das empresas para lidar com as necessidades não atendidas da sociedade.

AMD-Goal-7.jpg

AMD-Goal-4.jpg

Conector de alimentação PCIe Gen5 de alta potência para GPUs de próxima geração representadas, até 600W​

Conector PCI Express Gen5 de alta potência até 600W​

Um boato sobre um novo conector de alimentação para GPUs de próxima geração encontra sua confirmação.


No início desta semana , compartilhamos um artigo publicado sobre a próxima placa de vídeo carro-chefe GeForce RTX 3090 Ti, que agora está programado para ser lançado em janeiro. A placa de vídeo é supostamente a primeira placa a apresentar um conector de alimentação PCIe Gen5, um novo padrão que resolverá uma das maiores desvantagens do atual conector de alimentação de 8 pinos, uma alimentação insuficiente que ele pode fornecer (até 150W).

PCIeGen5-Power-Connector.jpg
12VHPWR-Power-Connector.jpg

Conector de alimentação PCI-SIG 12VHPWR H +, Fonte: Igor'sLAB

Igor Wallossek do Igor'sLAB conseguiu obter os esquemas e as informações sobre o novo conector, confirmando que há de fato um novo padrão chegando, possivelmente para todas as novas placas gráficas em 2022.

Como dissemos, o conector de força tem 16 pistas no total (12 pistas de força e 4 pistas de sinal), mas não é um padrão MicroFit Molex, mas algo totalmente novo. O padrão definido como tem espaçamento menor do que os conectores existentes, uma mudança de 4,2 mm para 3,0 mm. O conector tem uma largura de 18,85 mm, portanto não é exatamente pequeno, mas muito menor do que a configuração de conector duplo ou triplo de 8 pinos. Isso simplificará muito o processo de design do circuito e da placa de circuito impresso, sem mencionar todo o espaço que será economizado.

As especificações PCI-SIG definem que cada pino pode sustentar até 9,2 A, o que significa um total de 55,2 A a 12 V. Isso dá uma potência máxima de 662W, mas as especificações vão oficialmente para 600W, observa Igor. Junto com doze pinos de alimentação, existem 4 pistas de sinal adicionais logo abaixo do conector. Neste momento, não está claro qual é o seu propósito ou se são obrigatórios ou opcionais.

12VHPWR-Power-Connector-2.jpg

Amphenol ICC Minitek PWR CEM-5 PCIe

Alguns fabricantes, como a Amphenol , já começaram a listar as especificações do conector 12VHPWR:

A Amphenol ICC apresenta o sistema de conectores Gen 5, Minitek® Pwr PCIe®. Esta nova introdução CEM 5.0 PCI Express® 12VHPWR conector híbrido auxiliar e montagem de cabo suporta as placas GPU de 600W. O conector 12VHPWR não foi projetado para ser compatível com os conectores de alimentação auxiliar de 12V PCI Express® legacy 2 × 3 e 2 × 4. Os pinos de alimentação do conector 12VHPWR têm um passo de 3,00 mm, enquanto os contatos em um conector legado 2 × 3 e 2 × 4 ficam em um passo maior de 4,20 mm. O novo sistema de conector PCIe® (CEM5) é projetado para aplicações de energia com classificação de corrente de até 9,5 A / pino (12 pinos energizados) e os 4 pinos de sinal que suportam a transmissão de sinal.
  • Corrente nominal de até 9,5A por contato com todos os 12 contatos de energia e 4 contatos de sinal
  • Terminais totalmente isolados
  • Travamento positivo na carcaça com operação de trava de polegar baixa
  • Resistência de contato de baixo nível: 6mΩ máx.

O que isso também significa é que o conector de alimentação de 12 pinos da NVIDIA acabará como o Virtual Link, ninguém o usará mais e, eventualmente, será desativado. A primeira placa com este conector é provavelmente a GeForce RTX 3090 Ti. Até agora, nenhum outro cartão foi criado para oferecer este padrão.

PCIeGen5-Power-Connector-4.jpg

PCIeGen5-Power-Connector-3.jpg

Conector de alimentação PCI-SIG 12VHPWR, Fonte: Igor'sLAB
 
Última edição:
Apenas deixando um Feedback: Tive o mesmo problema de crash na beta do BF 2042, só resolveu tirando o overclock que uso, mas ele é de fato altamente estável... utilizo em todos os outros jogos e nunca tive problemas, inclusive outros BFs. (Fiz testes profundos na época que adquiri minha VGA e sei que esse overclock é estável).

Todavia, não me importo muito porque era um beta então joguei a beta do BF2042 em stock, mas no jogo final isso já deve ser corrigido.

Marcando uma galerinha que teve o problema para ter mais informações sobre isso:
@Alberth-OC e @Diogo F
Sim, tive esse problema na minha 6600 XT sendo que não fiz over nela. Isso foi o que mais me irritou pq vinha em momentos críticos da partida (inclusive em um onde faltando poucos tickets pro meu time ganhar o apareceu). A única coisa overclockada no PC são as memórias, porém sem refinamento ainda. Mas chega a ser estranho pq nos testes que fiz de memória ela passou de boas e o PC nem chegou a dar crash. Creio eu que o problema seja no BF msm eu não tendo testado outros jogos.
 



kFWw9bD.jpeg


MCtX3sq.jpeg





K8kDwiC.png


SkO15Id.png
 
Última edição:
Tabela interessante essa, quem joga a 1440p como eu vai precisar de praticamente nenhum upgrade futuro se comprar uma placa mid range em 2023 ehheuehuhue, enquanto o povo se mata em 4K e 8K.
 

Nao entendo essa logica de manterem a 6600xt pra "brigar" coma 3060ti sendo que ela eh claramente inferior a ti e mais perto da 3060, ou a 6600 vai ficar com desempenho quase identico a xt, ou ela vai ficar mais fraco que a 3060(acho ser mais provavel) e custando o mesmo ou pouco a menos.
 
Apenas deixando um Feedback: Tive o mesmo problema de crash na beta do BF 2042, só resolveu tirando o overclock que uso, mas ele é de fato altamente estável... utilizo em todos os outros jogos e nunca tive problemas, inclusive outros BFs. (Fiz testes profundos na época que adquiri minha VGA e sei que esse overclock é estável).

Todavia, não me importo muito porque era um beta então joguei a beta do BF2042 em stock, mas no jogo final isso já deve ser corrigido.

Marcando uma galerinha que teve o problema para ter mais informações sobre isso:
@Alberth-OC e @Diogo F
Obrigado pelo comentário.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo