[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Acabei de pega um 2700x (primeira vez que irei usar amd), falta placa mãe e tô planejando uma rtx2070. Uma notícia dessa anima mas ao mesmo tempo surge a dúvida se vale ir pra 2070. Eu penso que mesmo as vagas saindo só dps da metade de 2019, os preços das rtx começam a cair um pouco antes
 
Última edição:
A única coisa que todos pensam quando amd anuncia alguma vga é o preço das geforce abaixar pra poder comprar uma :ps: ainda bem que ela pegou os consoles senão já tinha falido. :fanboys:
Por esse motivo muitos nem podem reclamar do preço de lançamento de placa da Nvidia. A melhor maneira de combater valor absurdo é não comprar ou adquirir um produto do concorrente. É a melhor resposta que um consumidor consciente pode fazer. No entanto, não é o que muitos fazem.

Se a escalada de preço continuar, daqui a pouco a maioria com menor poder aquisitivo vai ter que migrar para console.

De acordo com a IBS o custo de desenvolvimento de um chip 16nm era de 100+ milhões de dólares (IP/arquitetura/software/validação/protótipo/etc). 7nm o custo é de 300+ milhões de dólares. Pode ter certeza que Nvidia/AMD vão repassar esse custo para o consumidor final. Por esse motivo surpreende o preço divulgado no leak. Só se o projeto for modular como no Zen 2 para reduzir o custo de produção. O jeito é esperar por mais informação.


Para quem nunca usou GPU da AMD, saiba que o driver não é terrível como alguns propagam. Tem um bug aqui e lá, mas a minha experiência usando o driver é positiva. Uso a ferramenta para OC do próprio driver, monitoramento CPU/GPU, Freesync e FRTC. Como fabricante é conservador, tem como reduzir o consumo ajustando voltage.
 
Esse "vazamento" até me fez lembrar do marketing sem noçao antes do lançamento do bulldozer...E todos sabem que a realidade após o lançamento foi bem diferente do que hyparam...
 
Esse "vazamento" até me fez lembrar do marketing sem noçao antes do lançamento do bulldozer...E todos sabem que a realidade após o lançamento foi bem diferente do que hyparam...
Nem me fale em Bulldozer.. Tive duas merdas dessas (FX 8120 e FX 8350). Peguei raiva da AMD por causa dessa experiência.

Hoje fujo de AMD como o diabo da cruz, mas torço pra que lancem algo decente só pra cair o preço dos processadores Intel e VGAs da Nvidia.
 
Nem me fale em Bulldozer.. Tive duas merdas dessas (FX 8120 e FX 8350). Peguei raiva da AMD por causa dessa experiência.

Hoje fujo de AMD como o diabo da cruz, mas torço pra que lancem algo decente só pra cair o preço dos processadores Intel e VGAs da Nvidia.
Espera só os Zen2 então.

Já tô hypado demais pra não acreditar.. ainda mais se sairem mais rumores começo do próximo ano. Tô louco pra dar adeus a essa b#st@ de 1050ti, ô lixo.
 
A única coisa que todos pensam quando amd anuncia alguma vga é o preço das geforce abaixar pra poder comprar uma :ps: ainda bem que ela pegou os consoles senão já tinha falido. :fanboys:

Verdade, esse seria um bom objeto de estudo, para tentar entender essa lógica enraizada na cabeça das pessoas.
 
Eu sou da época do K6-III 450, nessa época esse processador custava 1/3 do valor de um Pentium 3 e com overclock superava os Pentium 3.
Todos aqui gostam de performance, óbvio, e por isso a maioria vai pra intel/nvidia. Mas quem aqui não quer performance de i9 e rtx 2080ti a 50% do preço?
Todos queremos então vamos torcer pra AMD MATAR A PAU com essa nova geração de vga e processadores. O monopólio intel/nvidia é ruim para todos nós.
Eu não sou fanboy, eu saio de intel/nvidia pra amd/amd imediatamente se valer a pena. Dou muito mais valor ao meu suado dinheiro do que a fanatismo ou preferência pessoal.
 
Para quem nunca usou GPU da AMD, saiba que o driver não é terrível como alguns propagam. Tem um bug aqui e lá, mas a minha experiência usando o driver é positiva. Uso a ferramenta para OC do próprio driver, monitoramento CPU/GPU, Freesync e FRTC. Como fabricante é conservador, tem como reduzir o consumo ajustando voltage.

Quem propaga isso nunca deve ter tido GPU da AMD. Faz uns bons anos que os drivers da AMD são muito melhores que os da NVIDIA, mas é somente minha opinião como dono de VGA de ambas as marcas.
 
A expectativa esta grande, no aguardo da CES para maiores informações.
 
Torcendo fortemente pela amd
 
Se isso se confirmar, RX 3070 será meu upgrade!
 
RX 3060 75w 4gb GDDR6 e desempenho de uma rx 480/580 por 129? essa plaquinha vai vender que nem agua

Isso que ninguém percebe. A Nvidia está com falta de chips DDR6, por isso está usando Hynix, Micron e Samsung, só ver nas BIOS, agora a placa de entrada vai usar o chip mais caro e top?

Ainda mais por esse valor, temos que ter esperança, principalmente pq uso um monitor com Free Sync, mas esse valor e DDR6 não tem como.
 
Vi que muitos duvidam da RX3080 ter 15% a mais de potencia que um Vega 64 custando 250 dólares. pois bem!

Antes da AMD lançar os Ryzen's e trazer de cara 6c/12t e 8c/16t pra linha mainstream ao custo que trouxe, qualquer um diria ser mentira tbm.

AMD corre atrás de anos perdidos para INTEL e NVIDIA, é muito inteligente e necessário colocar no mercado um produto que entregue mais por menos, para buscar a liderança. Na verdade a pergunta a se fazer é outra:

Quanto do preço que as RTX tem é apenas lob? quanto elas poderiam custar ao consumidor final? Nvidia cobra isso porque é o preço ou pq ela é lider de mercado?

Dona Intel mantinha seus i7 com 4c/8t desde seu lançamento...que eu me lembra desde os i7 2700k. Ai, um belo dia (após o lançamento dos Ryzen's...que coincidência) ela mata a linha Kaby Lake com menos de uma ano de vida e lança o Coffe Lake com 6 nucleos e 6 threads no caso do i7.
Intel, assim como qualquer outra empresa do mundo, só se move quando é incomodada.

Não sou fã de marca, mas não tem como não identificar que a AMD está trilhando o caminho correto, como ótimos produtos e com preços justos.



Montei um PC do zero esse mês, e fui de Ryzen 5 1600 e pq? Primeiro pq paguei 600,00 (100,00 por núcleo) e nesse valor o q se compra da Intel que ofereça o desempenho que o R5 oferece? Segundo que AMD não tem o costume de ficar trocando de socket e isso economiza muito no Upgrade de CPU.


Agora só resta esperar para esse "vazamento" se materializar e que as produtoras tenham fabricação em larga escala pra atender os GAMERS e o mineradores
 
Estou montando outro PC pois não consigo me acostumar com notebook, peguei uma Biostar X370GTN, 8GB 2400 Corsair, fonte EVGA 650w plus gold, SSD 240gb Crucial e um NZXT H200, só me faltava o processador e a placa de video q eu já estava procurando mas depois desses rumores de hoje acabei boletando um Ryzen 2200g pra quebrar um galho e vou esperar até a proxima BF pra trocar CPU e VGA

Estou com um PS4 Pro e ainda não joguei 1/3 dos exclusivos da Sony então até junho não jogaria nada msm no PC, dá pra segurar um ano de boa
fez o certo... Ia pegar um 2400G, mas fui de R5 1600 pelo preço
 
Eu não sou fanboy ( eu acho kkkk )

Ja tive Atlhon XP Mobile, Athon 64, Phenon X4 955 ( amava esse bixo hahaha ), I54460 e i7 4770k

Radeon 9600 / Geforce 6400, etc, eu sempre tento usar o que esta melhor no periodo do meu upgrade, ja tive Nvidia, AMD, Intel , mas TORÇO DEMAIS PELA AMD LANÇAR PLACAS TOP
 
Estava pensando aqui nos rumores e me perguntando se seria viável o uso de GDDR6 nos modelos de entrada das Navi, pois se trata de uma tecnologia recente e cara, principalmente pq as GDDR5/X ainda atendem muito bem essa faixa de desempenho. Será que existe alguma restrição quanto a arquitetura que impossibilite o uso dessas memórias mais baratas nas novas placas? E se existe como ficariam os consoles, pq a Navi segundo os rumores é também para atender esse segmento e eu não imagino os próximos consoles com GDDR6. Isso faz sentido ou estou viajando na batatinha?
 
Estava pensando aqui nos rumores e me perguntando se seria viável o uso de GDDR6 nos modelos de entrada das Navi, pois se trata de uma tecnologia recente e cara, principalmente pq as GDDR5/X ainda atendem muito bem essa faixa de desempenho. Será que existe alguma restrição quanto a arquitetura que impossibilite o uso dessas memórias mais baratas nas novas placas? E se existe como ficariam os consoles, pq a Navi segundo os rumores é também para atender esse segmento e eu não imagino os próximos consoles com GDDR6. Isso faz sentido ou estou viajando na batatinha?
Se vc está, somos pq penso mais ou menos a mesma coisa.
Por isso não acredito 100% nesses rumores
 
Se esses rumores se confirmarem, ano que vem um Rysen 9 3800 + CF RX 3080 é de lei. Por pouco mais do que custa uma RTX 2070 um Crossfire desse bate a RTX 2080Ti de lavada... Nem precisa de VGA Topo de linha... E ainda tem o chipset X570 com PCI-e 4.0... A AMD vai passar como um terremoto em 2019. Um kit com processador Rysen 9 3800 + 2 VGas RX 3080 ficaria 1000 dólares, ou seja, mais barato que uma RTX 2080Ti. Um PC desse seria um foguete...
 
Se esses rumores se confirmarem, ano que vem um Rysen 9 3800 + CF RX 3080 é de lei. Por pouco mais do que custa uma RTX 2070 um Crossfire desse bate a RTX 2080Ti de lavada... Nem precisa de VGA Topo de linha... E ainda tem o chipset X570 com PCI-e 4.0... A AMD vai passar como um terremoto em 2019. Um kit com processador Rysen 9 3800 + 2 VGas RX 3080 ficaria 1000 dólares, ou seja, mais barato que uma RTX 2080Ti. Um PC desse seria um foguete...
aí vc alia isso a um monitor freesync :salario::banderas:
 
  • Curtir
Reações: asv
referente a memo GDDR6 deve ser por causa do controlador de memória ja que um chip melhor quando não passa no teste e cortado a lazer e vira um mais fraco e colocar un controlador GDDR5 iria aumentar o seu tamanho
a minha vga faz 4 anos ainda da pra ficar ate 2020/2021 com ela ou so se for forçado a mudar antes
minha meta e 6 anos com a mesma vga e 99% do que jogo roda no ultra ou wide ou 1080p
 
Rumor da mesma fonte que acertou sobre o lançamento do Radeon VII no CES 2019:
http://www.redgamingtech.com/amd-vega-based-radeon-vii-for-consumers-and-gamers-exclusive/


Navi
http://www.redgamingtech.com/navi-a...-july-more-powerful-navi-launching-next-year/


1 - vai ser anunciado em junho/2019, provavelmente na E3 2019.
https://www.e3expo.com/

2 - lançamento/disponibilidade durante o mês de julho/2019, não tem data exata.

3 - vai atender o segmento de entrada/intermediário no lugar do Polaris 21/20 (RX 560 e RX 570/580).

4 - não se sabe se a AMD vai lançar a linha completa ou (primeiro) somente um modelo.

5 - AMD está satisfeita com o desempenho do Navi (teste com engineering sample).

6 - Pode existir um Navi com die size maior (+ potente) que será lançado no início de 2020. Esse seria um stopgap até a chegada do Arcturus que será fabricado na litografia 7nm+ (N7+) da TSMC.
https://adrenaline.uol.com.br/2018/...itetura-de-gpus-arcturus-para-depois-de-2020/

7 - Navi será produzido na litografia 7nm da TSMC que está rodando estável em larga escala.

7nm da TSMC é responsável pela maior parte da receita no último trimestre de 2018
https://adrenaline.uol.com.br/2019/...parte-da-receita-no-ultimo-trimestre-de-2018/


Lembrando que é rumor, então devemos esperar. Mas o track record (Radeon VII) é ótimo :D
 
Rumor da mesma fonte que acertou sobre o lançamento do Radeon VII no CES 2019:
http://www.redgamingtech.com/amd-vega-based-radeon-vii-for-consumers-and-gamers-exclusive/


Navi
http://www.redgamingtech.com/navi-a...-july-more-powerful-navi-launching-next-year/


1 - vai ser anunciado em junho/2019, provavelmente na E3 2019.
https://www.e3expo.com/

2 - lançamento/disponibilidade durante o mês de julho/2019, não tem data exata.

3 - vai atender o segmento de entrada/intermediário no lugar do Polaris 21/20 (RX 560 e RX 570/580).

4 - não se sabe se a AMD vai lançar a linha completa ou (primeiro) somente um modelo.

5 - AMD está satisfeita com o desempenho do Navi (teste com engineering sample).

6 - Pode existir um Navi com die size maior (+ potente) que será lançado no início de 2020. Esse seria um stopgap até a chegada do Arcturus que será fabricado na litografia 7nm+ (N7+) da TSMC.
https://adrenaline.uol.com.br/2018/...itetura-de-gpus-arcturus-para-depois-de-2020/

7 - Navi será produzido na litografia 7nm da TSMC que está rodando estável em larga escala.

7nm da TSMC é responsável pela maior parte da receita no último trimestre de 2018
https://adrenaline.uol.com.br/2019/...parte-da-receita-no-ultimo-trimestre-de-2018/


Lembrando que é rumor, então devemos esperar. Mas o track record (Radeon VII) é ótimo :D
Aiai depois de tantos anos de desilusões eu fui perdendo as esperanças com rumores da AMD. Tomara que a NAVI seja mesmo um bom produto, assim como foi as Polaris. Se for focado no segmento MID fico feliz, mais concorrência no meu segmento. Mas lamento pra quem tá na busca pelo High-end, pq Vega7 né, dispensa comentários...
 
Aiai depois de tantos anos de desilusões eu fui perdendo as esperanças com rumores da AMD. Tomara que a NAVI seja mesmo um bom produto, assim como foi as Polaris. Se for focado no segmento MID fico feliz, mais concorrência no meu segmento. Mas lamento pra quem tá na busca pelo High-end, pq Vega7 né, dispensa comentários...
Se você espera um milagre, vai continuar se decepcionando porque a AMD deu prioridade para a divisão de CPUs. Por isso o Ryzen está aí firme e forte. Só verificar o gasto com pesquisa e desenvolvimento:

Intel em 2017: 13,09 bilhões de dólares
https://www.statista.com/statistics/263562/intel-expenditure-on-research-and-development-since-2004/
Nvidia em 2017: 1,683 bilhões de dólares
https://ycharts.com/companies/NVDA/r_and_d_expense
AMD em 2017: 1,160 bilhões de dólares
https://www.statista.com/statistics/267873/amds-expenditure-on-research-and-development-since-2001/

Não tem dinheiro para investir pesado na divisão de CPUs e GPUs ao mesmo tempo.O que existe hoje é o que foi desenvolvido anos atrás.

Menor investimento significa menos engenheiros, equipes, instalações, protótipos, projetos, máscaras, máquinas, ferramental, slot para produção, enfim, tudo. Sem dinheiro precisa colocar prioridade, isso é óbvio.


De qualquer forma, Nvidia tem vários modelos RTX, então opção existe :D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo