Gente, desculpa, mas estou extremamente decepcionado com Mario Odyssey. Estou achando ele fraco demais, simplificado, bobo e preguiçoso. De longe, o pior dos Mario`s.
O que tem me incomodado demais é a falta de um certo direcionamento, de uma espinha dorsal, de segmentos com início, meio e fim onde o prêmio seria coletar as luas.
Estava vendo o vídeo do Arlo sobre o Mario All-star, e ele cita que Odyssey tinha voltado com a pegada sandbox do Mario. Eu não sei se concordo com ele totalmente, pois apesar de quando Mario virou 3D no Mario 64, realmente se criou fases que tinham uma certa estrutura sandbox, mas
ALIADA a uma linearidade. Ou seja, existia um determinado conjunto de estrelas onde você era conduzido a ir para liberar um novo segmento ou acesso na fase. E essas "pequenas" linearidades, eram fases com inicio, meio e fim, com seus desafios.
No Mario Odyssey isso é
bem menos privilegiado. Você tem essa linearidade em uma ou duas luas, sendo que esses segmentos são extremamente pequenos, curtos, sem desafio, e pra mim, chato mesmo (o mapa de nova york é um tédio). E o resto do mapa é micro parque de diversão para coletar luas. Muito pequeno. Socado de coisinhas que entendo serem
fillers.
E é isso, o jogo parece apelar muito para o TOC do complecionista. De coletar tudo. E aí você entra num kingdom novo, dá 5 passos, e coleta uma lua, sem ter o mínimo de trabalho. E mais 5 passos, outra lua. Só de andar pra frente. É broxante.
Falando em linearidade, para melhorar o entendimento, Mario Galaxy é um jogo com uma pegada mais linear. Você entra numa fase, vc tem um segmento de medio a longo, coleta a estrela e parte para a próxima. Eu gosto bastante disso, mas entendo que realmente é algo bem mais straight forward.
Em Mario 64 há o balanço perfeito, como disse anteriormente. Há diversos segmentos, com inicio, meio e fim dentro de uma mesma fase (quadro), e você ainda tem as estrelas extras para coletar, se vc quiser coletar tudo.
Sei que tem as luas mais dificeis de pegar, e tudo mais, mas isso é opcional, e eu quero é curtir o que de principal o jogo tem para oferecer. E para mim, não há.
Em Odyssey, as luas são jogadas na sua cara, você já coleta rapidamente o que precisa para ir ao próximo kingdom, e pronto. O jogo vai passando rápido. Tudo parece apenas um aperitivo de um jogo que poderia estar completo.
E to achando tbm o pior 3D em relação a jogabilidade:
- Acho o chapéu muito impreciso,
- A localização espacial do Mario também parece estar pior (realizar pulos, direcionar p ulos, etc)
- Como o joycon é pequeno, e tem uma alavanca pequena, logo, há um espaço menor para ele "viajar" entre a posição de descanso (central) e a lateral (inclinada), então a sensibilidade é maior em um espaço menor, e por isso, perco o controle do Mario muito facilmente (mas aí é treino e idade).
- Tirando um inimigo ou outro, não achei que controlar eles adicionou muito a jogabilidade. Só gostei realmente daquele da água que a gente usa pra enfrentar o polvo chefe. Fora isso...
Queria guardar o cartucho pra coleção, mas devo vender.
Só tenho a esperança de que o Odyssey 2 venha melhor, como Galaxy 2 veio muito melhor em relação ao 1. Expandido, mais seguro da sua proposta.
To jogando forçado...e já to bem longe. Esperei ter mais horas de jogo pra escrever, mas nao mudei de ideia, infelizmente.
Vou pegar o Mario 3d Allstar, como bom trouxa que eu sou, e ser feliz no galaxy, e tentar o sunshine.