Nitro 5 Ryzen 7 vs Ideapad 3i i7

smlimier

deboando...
Registrado
Olá pessoal!

Trabalho bastante com SolidWorks, Ansys e outros softwares de engenharia. Jogos são mais uma questão de hobbie e nada em nível competitivo.

Estou procurando um novo note e fiquei em dúvida entre estes dois. Ambos têm 8gb de ram DDR4 2933 MHz e é um item que receberá upgrade assim que possível. Também têm diferenças nas telas

Nitro 5 <link>
• processador: Ryzen 7 4800H
• vídeo: GTX 1650 Ti
• R$6300

Ideapad 3i <link>
• processador: Intel i7-10750H
• vídeo: GTX 1650
• R$6000

Têm alguma opinião de qual seria a melhor opção para o meu tipo de uso? Ou alguma consideração sobre os modelos (acabamento, tamanho, peso, tela, refrigeração, teclado, etc.)? Sabem dizer se o R7 4800H "rouba" ram pra placa de vídeo integrada neste notebook?
 
Última edição:
Olá pessoal!

Trabalho bastante com SolidWorks, Ansys e outros softwares de engenharia. Jogos são mais uma questão de hobbie e nada em nível competitivo.

Estou procurando um novo note e fiquei em dúvida entre estes dois. Ambos têm 8gb de ram DDR4 2933 MHz e é um item que receberá upgrade assim que possível. Também têm diferenças nas telas

Nitro 5 <link>
• processador: Ryzen 7 4800H
• vídeo: GTX 1650 Ti
• R$6300

Ideapad 3i <link>
• processador: Intel i7-10750H
• vídeo: GTX 1650
• R$6000

Têm alguma opinião de qual seria a melhor opção para o meu tipo de uso? Ou alguma consideração sobre os modelos (acabamento, tamanho, peso, tela, refrigeração, teclado, etc.)? Sabem dizer se o R7 4800H "rouba" ram pra placa de vídeo integrada neste notebook?
Nesse caso eu partiria para o Ideapad 3i, justamente pelo motivo que você falou... O Ryzen pega 2Gb de ram para alocar ao seu vídeo integrado e sem opção de desabilitar ou diminuir essa quantidade.
 
Por mais que prefira algumas características da Lenovo esse Nitro 5 parece ser muito mais máquina mesmo com 2GB de RAM a menos (vi que é configurável, e 8 é pouco pra você de qualquer maneira).

No super trunfo:
- 4800H é muito mais potente que o 10750H salvo situações específicas - não deve ser o caso do Solid mas é um ponto a se considerar;
- Os 2 tem memórias de 3200MHz mas a CPU Intel entrega somente 2933. Ryzen 7 não tem essa limitação;
- Na época que procurei lembro de que não existia 1650 TI, ou a diferença era banal principalmente se comparado com 1660 que é a próxima da escala.

Outros detalhes:
- Falam que esse Lenovo não tem ventilação suficiente, não sei como está este novo Nitro mas parece tem mais saídas de ar;
- Telas da Acer tendem a ser menos piores que as da Lenovo mas as fabricantes entregam modelos diferentes;
- Prefiro o teclado e visual da Lenovo;
- Peso e fonte são efetivamente o mesmo trambolho.

Não sabia que a Acer tinha trazido os Ryzen 7 pro mercado. Vou ver a respeito e se encontrar algo interessante aviso aqui.
 
Os 8gb ou "6gb" de memória de fábrica não são suficientes mesmo. Qlq uma das opções virá acompanhada de mais 16gb de ram pelo mercado livre fechando 24 gb no total e, futuramente, completo os 32 gb.

Pro SolidWorks, q uso mais, o desempenho single core é mais interessante. Pro Ansys, o multi core. Como a perda em single core não é tããoo grande, tô bem propenso a ir pro 4800H mesmo com esse detalhe da memória.

A 1650 Ti deve dar um ganho na faixa de 5% ou 10%.

Tela da Acer parece ter mais RGB e é 140Hz contra 60Hz da Lenovo.

Gosto mais do visual da Lenovo tbm. Mais apropriado para ambientes corporativos caso volte a precisar levá-los para reuniões presenciais. Tenho receio pela refrigeração.
 
Encomendei o Nitro 5. Saiu por R$5984.

Assisti e li várias análises e benchmarks e parece ser mesmo a melhor opção. Descobri tbm que, pela configuração de fábrica, ele reserva "apenas" 512MB pra placa integrada. Já encomendei tbm um pente de 16GB DDR4 3200Mhz (vai ficar 16GB dual channel + 8GB single) e deve dar td certo.

Qnd td chegar, coloco as minhas impressões no tópico dedicado do Nitro 5. 👍
 
Encomendei o Nitro 5. Saiu por R$5984.

Assisti e li várias análises e benchmarks e parece ser mesmo a melhor opção. Descobri tbm que, pela configuração de fábrica, ele reserva "apenas" 512MB pra placa integrada. Já encomendei tbm um pente de 16GB DDR4 3200Mhz (vai ficar 16GB dual channel + 8GB single) e deve dar td certo.

Qnd td chegar, coloco as minhas impressões no tópico dedicado do Nitro 5. 👍
Na realidade chega até ser menos mano kkkk
Aqui, reserva 214Mb na VGA interna.
Bela aquisição, vai curtir muito hehe
 
Encomendei o Nitro 5. Saiu por R$5984.

Assisti e li várias análises e benchmarks e parece ser mesmo a melhor opção. Descobri tbm que, pela configuração de fábrica, ele reserva "apenas" 512MB pra placa integrada. Já encomendei tbm um pente de 16GB DDR4 3200Mhz (vai ficar 16GB dual channel + 8GB single) e deve dar td certo.

Qnd td chegar, coloco as minhas impressões no tópico dedicado do Nitro 5. 👍
Onde vc achou ele com esse valor?
 
No site da Acer.
promoção + cupom + 10% no pix
 
Estou com dúvidas entre notebooks nessa faixa do Nitro 5. Tem algum problema pegar com Linux ? Vale a pena o i5 ou Ryzen (talvez mais pro final do ano fazer upgrade pra 16GB RAM) ?
Queria algum numa faixa entre R$5000/6000, com uma boa placa de video (que chegue perto da GTX 970 que já uso).
E outra duvida, é imprescindível uma boa base para o notebook ? Sempre fui de desktop.
 
Vamos por partes:
  • Linux ou Windows, o notebook vai funcionar do mesmo jeito. Depende da sua preferência e da compatibilidade de softwares.
    • Trocar Linux por Windows depois de receber o notebook não vai fazer vc perder a garantia enquanto ele estiver "alterado" em relação às configurações de fábrica. Porém algumas fabricantes podem não lhe dar acesso à assistência técnica.
  • Se busca desempenho acima de custo, fique no i5 para qlq Ryzen que não seja da série 4000 ou mais novo. Se for um Ryzen 4000 e alguma coisa, considere e avalie essa opção.
    • A série Ryzen 4000 resolveu o problema de latência de memória das séries anteriores, pesquise mais sobre microarquitetura se tiver curiosidade sobre o assunto.
    • Lembre que VGA interna dos Ryzen, chamada de Vega, reserva uma parte da RAM para uso próprio. Pode ser algo entre 256MB e 2GB, tente descobrir o qnt o modelo q estiver considerando reserva e o qnt isso pode lhe afetar no seu uso.
  • Nesta faixa de preço vc encontra boas placas como a GTX 1650 e GTX 1660.
  • A base não é imprescindível, alguns notebooks têm bom sistemas de refrigeração e conseguem manter a temperatura dentro dos limites dos componentes.
    • Verifique como são as entradas e saídas de ar dos modelos que estiver considerando, pesquise um pouco sobre a refrigeração. Aqui no fórum tem um bom acervo sobre o assunto.
  • Por último, um bom jeito de conhecer melhor as opções é buscar aqui no forum por tópicos oficiais ou de reviews dos modelos em que tiver interesse. Tem muuuuuita informação que pode ajudar a embasar a sua escolha.
 
Vamos por partes:
  • Linux ou Windows, o notebook vai funcionar do mesmo jeito. Depende da sua preferência e da compatibilidade de softwares.
    • Trocar Linux por Windows depois de receber o notebook não vai fazer vc perder a garantia enquanto ele estiver "alterado" em relação às configurações de fábrica. Porém algumas fabricantes podem não lhe dar acesso à assistência técnica.
  • Se busca desempenho acima de custo, fique no i5 para qlq Ryzen que não seja da série 4000 ou mais novo. Se for um Ryzen 4000 e alguma coisa, considere e avalie essa opção.
    • A série Ryzen 4000 resolveu o problema de latência de memória das séries anteriores, pesquise mais sobre microarquitetura se tiver curiosidade sobre o assunto.
    • Lembre que VGA interna dos Ryzen, chamada de Vega, reserva uma parte da RAM para uso próprio. Pode ser algo entre 256MB e 2GB, tente descobrir o qnt o modelo q estiver considerando reserva e o qnt isso pode lhe afetar no seu uso.
  • Nesta faixa de preço vc encontra boas placas como a GTX 1650 e GTX 1660.
  • A base não é imprescindível, alguns notebooks têm bom sistemas de refrigeração e conseguem manter a temperatura dentro dos limites dos componentes.
    • Verifique como são as entradas e saídas de ar dos modelos que estiver considerando, pesquise um pouco sobre a refrigeração. Aqui no fórum tem um bom acervo sobre o assunto.
  • Por último, um bom jeito de conhecer melhor as opções é buscar aqui no forum por tópicos oficiais ou de reviews dos modelos em que tiver interesse. Tem muuuuuita informação que pode ajudar a embasar a sua escolha.
Estava pesquisando ainda pouco e achei um Nitro 5 com i5 10 gen, 500gb ssd, GTX 1660ti, 16GB RAM e tela de 144hz, por 6000 e pouco. Uns 1000, 1500 a mais que a outra versao. Achei bem interessante tb. Pelo custo dos upgrades, achei que valeria o esforço.
 
Bom dia! Estou com a mesma dúvida nos notebooks, porém é mais para jogar CS, o nitro seria melhor ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo