• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Noctua NH-UP12 SE2 Vs CoolerBox, ajuda, temps bem altas!!!

jujubasss

Reinheitsgebot
Registrado
Bom dia pessoas!!!

Seguinte.

Tenho o equipamento da assinatura:
i7 950
Sabertooth x58
6 gb ddr3 1600 Corsair sector7
fonte satellite sl8600eps modular
xfx5850

Quando meu equipamento chegou, instalei coolerbox e me deparei com temperaturas altissimas e após trocentos posts enchendo saco dos meus amigos da adrena cheguei a conclusão que o culpado era o coolerbox + past térmica generica...

As temperaturas rodando o linx chegavam a 100º em todos os nucleos, e 51º +/- em iddle...

Ontem meu Noctua NH-U12P SE2 chegou (Waz) e muito feliz fiz a instalação do mesmo (Muito simples por sinal) usando a pasta térmica Noctua NT-H1 a qual vi vários reviews que a indicaram piamente!

Com o novo cooler devidamente instalado, com a nova pasta térmica bem aplicada liguei o pc pela primeira vez e vou ser sincero: eu esperava no MAXIMO 30º em iddle e 50 em full...

Abri o CPU-Z e o CORETEMP e ja tive uma surpresa... temp em iddle 44º. Com muita paciência abri o Linx e mandei ele rodar... Pronto, temp max 75º (20 a menos/menos mau :[ )

Não vejo uma explicação lógica para as temps continuarem altas com esse baita cooler usando 2 120mm da noctua em push-pull...

Se alguem tiver uma luz eu aceito, ja revirei o google e os foruns gringos todo mundo me responde a mesma coisa : voce colocou errado... Não sou noob e fixei muito bem o mesmo. Passei uma "folha" de pasta térmica como sempre fiz..

Abraços e mais tarde posto screens e mais detalhes, estou no trabalho e nao tenho acesso as infos agora!

Edit:

Fotenhas :)

antes:
img0309pi.jpg


Durante:
img0320fl.jpg


Depois:
img0323i.jpg



====================================================================================================


Bom gente, muito obrigado pelas respostas!

Tireo o Noctua, tirei a pasta térmica. Coloquei uma gota MINIMA no meio do processador e espalhei um pouco mechendo o nocta, apos isso o fixei e liguei.

No momento estou com a discipação PASSIVA, ou seja, sem coolers.

A temp agora com uns programinhas abertos esta 63º +- e não esta passando disso. Quando coloco a mão no nocta sinto um LEVE calor, nada demais, +- 23º...

Detalhe que estou a 3.7!

Voces recomendam que eu resete as configs da bios e veja como fica ?

Bom gente, usei o linx com pouca memo mais a titulo de comparação mesmo, não esta havendo muita diferenca entre os 3 modos :(
A versão da Bios é 0505 datada de 09/03/2010 ou 10/03/2009 dependendo do formato da data asdsaygdysuadgasd

Abraços!

Iddle

37passive.jpg

Linx@2000@200@passivo

37passlinx2k200.jpg

Linx@2000@200@1cooler

371coolerlinx2k200.jpg

Linx@2000@200@2coolers-push-pull

37pushpulllinx2k200.jpg

Detalhe, ontem antes deu desmontar ele, consegui estabilizar 3.8 a 1.18v e em 20 minutos de Linx com FULLmemory não passava de 85, Argh. que raiva!
 
Última edição:
Gabinete mal ventilado?
 
Com o mesmo aberto e um ventilador mirado as temps continuam assim... O fato curioso e que eu coloco a mao discipador e ele esta gelado, mesmo em load...

Talvez lapidar ajude um pouco...

Seu 950 está sem over? Se estiver, estão altinhas mesmo.

Não colocou pasta térmica demais? Como aplicou a pasta?
 
Talvez lapidar ajude um pouco...

Seu 950 está sem over? Se estiver, estão altinhas mesmo.

Não colocou pasta térmica demais? Como aplicou a pasta?


Sim, esta sem over. Apliquei uma gota de pasta no meio do processador e a espalhei ate cobrir toda sua area.


Obg pela resposta
 
nenhuma ajuda ? estou sem ter oque fazer :(
 
Jujubasss, rsrsrs...

Voce deve aplicar uma gota no centro do processador, bem no centro, e não precisa ser muito grande, pois se notar, o die dos i7 são menores que na AMD.

Essa gota, vai espalhar sozinha com a base do dissipador, não precisa voce espalhar...

Pode ter acontecido de ter ficado alguma falha e não ter dado contato exato...

Mais mesmo assim, de 100º para 75º é uma melhora excelente.

O meu com 2 x Fans Viper de 86cfm, com overclock de 4255mhz@1.39v em Load, fica em 88º !!!

Olha que meu gabinete é bem ventilado.
 
Mais voce acha que eu consigo pelo menos 4.0 ?

381192x23x166.jpg


só mechendo no basico...
 
essa pasta termica nao e boa,ve se prendeu bem o cooler no processador,pode haver um mal contato,e tambem veja se nao colocou muita pasta termica isso tambem prejudica muito
 
Essa pasta térmica não é boa? discordo plenamente de você amigo... ela tem exatamente o mesmo desempenho de uma arctic cooling mx-2... melhor que arctic silver...
Bom voltando ao tópico, de uma conferida, a aplicação da pasta térmica é meio "chatinha" de se fazer, eu tinha um noctua u9b.
Como um amigo acima disse, coloque uma gota média no centro, coloque o dissipador e de umas mexidas nele, no manual vai estar assim;
depois retire o dissipador e inverta o lado, para espalhar bem e pronto.

Acredito que deva melhorar, em stock está bem quente hein... Abraço.
 
Qual a posição dos fans ?! Tem que estar em Push-Pull, senão compromete o desempenho.
O sentido do fluxo de ar tem que estar nesse sentido (<---|<---|<--- ), fazendo um caminho, com o fan do gabinete puxando todo o ar quente para fora.
E outra, o resultado é esse mesmo, esses fans são excelentes mas não tem um fluxo de ar aceitável pra segurar um i7 com over. Recomendo comprar uns Akasa Viper se tiver frescura com ruído, ou chutar o balde e comprar 2 ADDA's de 104 CFM como tenho aqui, mas ae te recomendo um controlador de fans porque eles fazem um pouco de zueira. Mas outra boa opção seria o fan da Spire, tu encontra por 14 conto na Kabum, e vem com controlador e tudo, to usando um aqui e gostei muito do desempenho dele.
Abraço !
 
Obrigado pelas respostas!

Ontem eu reapliquei a pasta térmica da seguinte maneira: Coloquei nada mais que uma gota no centro e com o dedo em um saco plástico (lol) espalhei... Ficou uma finissima pelicola da mesma.
Refixei o discipador e pronto... As temps estao ainda altas :(

Os coolers estão em push-pull tudo certo, o fluxo esta otemo!

A dúvida que tenho creio que o Alucard ira responder com mais ciencia: Teoricamente meu processador estando a 50º (3.8 iddle) quando eu coloco a mão no discipador ele não tem que estar pelo menos um pouco quente ?
Em Full a 80º ele só esta morno, e o ar que sai dele esta mais pra frio doque pra quente..

Muito bizarro :/

Edit:

Outra dúvida:

A pasta térmica tem tempo para "curar" ? porque ontem antes da reaplicação da mesma, quando passava o linx com memory em all ele não passava de 84º em 20 minutos, agora, no primeiro run ele ja da um jump pra 90 :/

Apliquei pior ainda ?
 
Última edição:
Mano,sera qeu o termometro não fou pro beleleu?
 
Amigo, não espalhe a pasta !!!!!

Deixa que a base do cooler faz isso de forma correta, onde ela precisar, ela vai empurrar a pasta !!!!

50º em Idle a 3800mhz, está quente sim..

Tira o dissipador, e veja se a base não tem nenhuma havaria, se está 100% plana..

existem casos e casos, que o dissipador apresenta problema de fabricação, ja vi alguns no CDH.

T+
 
Bem amigo é bem estranho o qu est´q acontecendo mas já poassou pela sua cabeça que que o problema pode não se concentrar apenas no CPu e Cooler? poder algun sensor bugado o que eu acho dificil mas seria bom verificar e atualizar a bios poderia resolver,
sei mto estranho nem sei o que recomendar .... rrsrsrs
 
Cara, bem estranho mesmo. O I7 com as configurações de fábrica, são bem frios (principalmente pelo fato do C1E e SPEEDSTEP ativados). Os meu, quando nas configurações de fábrica, chegam a ficar com 20 graus...

Tem coisa errada! Estou no trabalho e não pude ver as fotos/screenshots... Mas dá uma olhada nesse gabinete.

Abraços.
 
Colocado no 1º post a titulo de "organizacao"
 
Última edição:
Mais teoricamente eu nao teria que sentir o calor no discipador ? porque ele esta geladinho geladinho.. são 54 cfm

Edit: Apenas atualizando o tópic...

Coisas que tentei:

- Várias maneiras de usar pasta térmica, usei uma Genérica e a NT-H1, diferenca de uma pra outra de 6º mais nada que mude algo, temperatura com Pc todo stock continua 45º;
- Sem cooler, com 1 cooler, com push-pull. muito pouca diferenca de um pra outro, e nota-se que somente quando é colocado em modo "passivo" (retirado os 2 coolers) se sente calor ao encostar no heatsink;

- Gabinete aberto, fechado, com ventilador mirando;

Alguem sabe se EXISTE a possibilidade de ser minha BIOS ?
Alguem sabe se existe a POSSIBILIDADE de meu chip (i7 950) ser "ruim" ?
Desde que meus novos equipamentos chegaram eu não formatei ainda (cpu+men+mobo) tem algo a ver ?

Estou frustrado :(
 
Última edição:
Já tentou ver como anda a temperatura da mobo e dos vrm's ???
Da uma observada, um amigo teve um problema parecido e era defeito nos vrm's (em idle tava 60~70 ºC).
Conferi só por desencargo de confiança... ah e meu pc é bizarro... a temp dele sem lateral ou fora do gabinete
é maior que com as peças no gabinete e fechado oO. Vai saber...
Abraço.
 
Cara, revisa toda a conexão do adaptador do cooler, essas temps estão bizarras demais.
Mas é aquilo, esses fans não dão conta dos i7 não, coloque pelo menos uns Akasa Viper que já vai dar uma melhora legal nessas temps.
Abraço !
 
Gente, obrigado pelas respostas.

oque eu to tentando falar é o seguinte:

O calor sai do processador e fica no Die, através da pasta térmica, esse calor é transferido para a base do heatsink que em seguida passa pelos heatpipes e assim para as aletas de aluminio. Os coolers "bombeiam" ar frio nas aletas assim discipando o calor. Isso é um fato.

TEORICAMENTE não era pra se meu processador esta em 43º +- esse calor ser transferido e discipado ?
Nesse EXATO momento estou com a mão nas aletas, passando pelos pipes e NÃO SINTO NADA DE CALOR, simplesmente "fresco" , logo isso me faz pensar que o problema esta na transferencia de calor.. Estou errado ?

Abraços!
 
Última edição:
Gente, obrigado pelas respostas.

oque eu to tentando falar é o seguinte:

O calor sai do processador e fica no Die, através da pasta térmica, esse calor é transferido para a base do heatsink que em seguida passa pelos heatpipes e assim para as aletas de aluminio. Os coolers "bombeiam" ar frio nas aletas assim discipando o calor. Isso é um fato.

TEORICAMENTE não era pra se meu processador esta em 43º +- esse calor ser transferido e discipado ?
Nesse EXATO momento estou com a mão nas aletas, passando pelos pipes e NÃO SINTO NADA DE CALOR, simplesmente "fresco" , logo isso me faz pensar que o problema esta na transferencia de calor.. Estou errado ?

Abraços!

Cara, é assim mesmo, o ar sai frio mesmo, só sai morno quando tu ta no Linx ou coisa assim.
Isso tá com cara de mal contato do dissipador com o processador.
Desmonta, revisa tudo certinho, dá uam averiguada na base do NH-U12P e ve se tá namoral, plana e tals. Limpa com álcool isopropílico e remonta, colocando uma gota de pasta térmica no centro do processador e tá de boa.
Abraço !
 
Eae gente, mais alguma idéia?

Ainda estou bolado com essas temps, ainda mais os testes básicos que fiz e vi que sem cooler as temps ficam apenas 10º mais altas doque com push-pull...

Usei várias técnicas diferentes para aplicar paste térmica;
Retirei e refixei o cooler várias vezes;

Ainda não atualizei a Bios e nem formatei... Alguem acha que isso possa ajudar ?

Bomdia!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo