• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[CLUBE] Noctua

i9-9900KS @ 1.25v 5GHz todos os núcleos. Os jogos que mais curto jogar são Diablo III, World of Wacraft, Forza Horizon 4. Nesses jogos fica sempre entre 50~55 graus jogando. Não uso ar condicionado, mas também não uso case fechado. Na verdade sequer sei por onde andam as tampas laterais desse gabinete. Comprei ele em 2014 faz uns anos já. Curti muito a aparência do pc com o Noctua NH-D15 chromax.black. Eu já tinha a versão antiga (cor de alumínio). Agora ficou full black meu setup. Gostei.
Case aberto ou fechado quase não dá diferença por aqui.

Se importaria em rodar alguns testes de stress (realbench, prime95, occt ou similar) por uns 15~30min e compartilhar alguns prints das temperaturas máximas com a gente? Se possível do CoreTemp ou HWinfo64.

E se puder coloca algumas fotos do danado tb :)
 
O único teste sintético que rodei foi o cinebench r20 em multicore. Foi mais pra saber se tava tudo certo. Nele chega a pegar 80 graus em alguns núcleos do cpu. O score deu na faixa de 5.200 pts +/-. Temperaturas medidas pelo software core temp. 79 73 80 77 80 78 76 75 (temperatura máxima) Durante o cinebench r20 multicore e em idle ficou 31 30 30 30 31 31 31 31 de (temperatura mínima). Não sei como enviar foto aqui pro fórum. Mas se for fácil posso enviar. Se for caso me manda uma mp dizendo um e-mail que envio foto do case e do core temp aberto mostrando temp mínima de 30 graus e 80 graus de max. Abraço. Obs. nem toda cidade do nordeste é quente... onde eu moro são 600 metros acima do nível do mar. Aqui principalmente a noite (madrugada) chega a pegar 19~20 graus. Esses dias aqui foram bem frios. Cheguei a pegar 29 graus de temperatura mínima idle no cpu (a tarde).
 
Última edição:
O único teste sintético que rodei foi o cinebench r20 em multicore. Foi mais pra saber se tava tudo certo. Nele chega a pegar 80 graus em alguns núcleos do cpu. O score deu na faixa de 5.200 pts +/-. Temperaturas medidas pelo software core temp. 79 73 80 77 80 78 76 75 (temperatura máxima) Durante o cinebench r20 multicore e em idle ficou 31 30 30 30 31 31 31 31 de (temperatura mínima). Não sei como enviar foto aqui pro fórum. Mas se for fácil posso enviar. Se for caso me manda uma mp dizendo um e-mail que envio foto do case e do core temp aberto mostrando temp mínima de 30 graus e 80 graus de max. Abraço. Obs. nem toda cidade do nordeste é quente... onde eu moro são 600 metros acima do nível do mar. Aqui principalmente a noite (madrugada) chega a pegar 19~20 graus.
Ah bom, agora tá mais dentro do 'normal' para um i9, o cinebench é uma ótima forma de ver os picos também. Talvez os títulos que você joga sejam mais dependentes de GPU do que processador, isso explica as temperaturas menores na jogatina.

Para postar imagens basta anexar no post mesmo, fica entre o ícone de criar links e o de adicionar emojis bem acima de onde você escreve o texto, mas não esquenta com isso pois a dúvida já está sanada.
Agradeço o feedback :joia:
 
A sim, tranquilo então. Essa semana deve ta chegando pra mim um AIO Corsair H110 280mm. Antigo. Mas uso ele na gpu e curti demais as temperaturas que pego na minha 1080 Ti com ele. Quero testar ele também no cpu e comparar com o NH-D15. Temp mínima idle e max rodando cinebench r20 multicore e jogando. Ae retorno aqui com os resultados. air vs water. Mas pretendo voltar a usar o NH-D15, curto mais o estilo de air cooler do que water cooler dentro do case. Mais pra ter uma ideia a minha 1080 Ti com esse AIO de mínima ficou 24 graus e jogando full load 98~99% 36 graus, foi essa semana que peguei esses 36, dias frios. O máximo que já vi puxar foi 42 graus em uma tarde bem quente. Geralmente fica entre 35~36. E quando ta apelando o jogo... fritando 99% direto 38. Fica muito bom gpu na água, pois o chip faz contato direto com o block. Pra não ficar confuso. Tenho um Corsair H110 na gpu e comprei outro pra testar no cpu. Esperando chegar pra testar. Com esse dólar matando só to gastando em cooling ultimamente. Atualizei minhas fans do case tudo de 120mm pra 140mm. Achei que ficou melhor assim. Mais air flow e menor ruido em comparação as 120mm que tem que girar muito pra fazer bem menos CFM do que as de 140mm.
 
Última edição:
Eu to muito na duvida agora que troquei o meu case novamente se vou de NH-D15SE AM4 (só tem o marrozinho na WAZ) ou pego um NZXT Kraken X63
 
Essa semana vai chegar pra mim um Corsair H110 280mm. Vou testar e comparar com o NH-D15. Assim que eu testar posto aqui as temperaturas no meu i9-9900KS.
 
Entrei em contato com o pessoal da Waz.

O NH-D15 Black está marcando para chegar no final de Junho...lá para o dia 26....mas não é uma certeza.

Já o marronzinho tem a pronta entrega e custa R$ 150 reais mais barato.....o indecisão !!!!
 
Entrei em contato com o pessoal da Waz.

O NH-D15 Black está marcando para chegar no final de Junho...lá para o dia 26....mas não é uma certeza.

Já o marronzinho tem a pronta entrega e custa R$ 150 reais mais barato.....o indecisão !!!!

Meu chromax atrasou quase 3 meses.
 
Meu chromax atrasou quase 3 meses.

Então o esquema é ir no marronzinho mesmo...kkkk

Ainda fico na duvida se vou nele ou em um AIO da vida..se o AIO me daria temperaturas melhores.....
 
Então o esquema é ir no marronzinho mesmo...kkkk

Ainda fico na duvida se vou nele ou em um AIO da vida..se o AIO me daria temperaturas melhores.....
No ITX fui bem feliz com os dois, um radiador de 120mm com um NF-F12 para o CPU e um radiador de 120mm com um NF S-12 para a GPU, mais um NF-A9 na traseira jogando ar direto nos radiadores, temperaturas sempre excelentes em um gabinete de 14 Litros.
Conta pro Clube ou sou um herege?
RcnsfJZ.jpg




Fiquei sem saco de colocar o watercooler na GPU nova, então vou colocar dois NF-F12 em um warecooler de 240mm na cpu mesmo.

c5dwHnS.jpg
 
Chegou o Corsair H110 280mm. Montei no teto do case em esquema push-pull 4x140mm. Temperaturas idle medidas pelo core temp 30 30 30 31 30 30 31 31 i9-9900KS 5GHz 1.25v todos os núcleos. Temperatura rodando o cinebench r20. 74 69 76 74 75 73 71 71. Multi core. Em jogos 45~50 graus. Esse Corsair H110 280mm é feito pela ASETEK. Então pra quem ta em dúvida sobre Noctua NH-D15 e esses AIOs 280mm feitos pela ASETEK (alguns da NZXT, Thermaltake, AORUS, FRACTAL) fica ae os dados que consegui no Corsair H110 280mm. Várias marcas usam ASETEK principalmente em modelos 280mm. Confesso que esperava que a diferença fosse maior entre water vs air. Existe uma diferença mas não é absurda.
 
Chegou o Corsair H110 280mm. Montei no teto do case em esquema push-pull 4x140mm. Temperaturas idle medidas pelo core temp 30 30 30 31 30 30 31 31 i9-9900KS 5GHz 1.25v todos os núcleos. Temperatura rodando o cinebench r20. 74 69 76 74 75 73 71 71. Multi core. Em jogos 45~50 graus. Esse Corsair H110 280mm é feito pela ASETEK. Então pra quem ta em dúvida sobre Noctua NH-D15 e esses AIOs 280mm feitos pela ASETEK (alguns da NZXT, Thermaltake, AORUS, FRACTAL) fica ae os dados que consegui no Corsair H110 280mm. Várias marcas usam ASETEK principalmente em modelos 280mm. Confesso que esperava que a diferença fosse maior entre water vs air. Existe uma diferença mas não é absurda.

Acho que a diferença não justifica a dor de cabeça de uma falha na bomba ou um vazamento e o estrago ser maior.
 
Chegou o Corsair H110 280mm. Montei no teto do case em esquema push-pull 4x140mm. Temperaturas idle medidas pelo core temp 30 30 30 31 30 30 31 31 i9-9900KS 5GHz 1.25v todos os núcleos. Temperatura rodando o cinebench r20. 74 69 76 74 75 73 71 71. Multi core. Em jogos 45~50 graus. Esse Corsair H110 280mm é feito pela ASETEK. Então pra quem ta em dúvida sobre Noctua NH-D15 e esses AIOs 280mm feitos pela ASETEK (alguns da NZXT, Thermaltake, AORUS, FRACTAL) fica ae os dados que consegui no Corsair H110 280mm. Várias marcas usam ASETEK principalmente em modelos 280mm. Confesso que esperava que a diferença fosse maior entre water vs air. Existe uma diferença mas não é absurda.
Em testes AVX2 chega em quanto a temperatura? pq aqui o 3600 em stock fica em 62~64° e em @4.2(que uso) chega a 79°.
 
Acho que a diferença não justifica a dor de cabeça de uma falha na bomba ou um vazamento e o estrago ser maior.
Eu não gostava dessa cor do Noctua, mas depois que fiz o setup inteiro, até que curti essa diferença de tonalidades em relação ao preto do gabinete, e jogando uns leds azuis em cima ficou mais "charmoso".

IMG-0027-Editado.jpg
 
Última edição:
Então o esquema é ir no marronzinho mesmo...kkkk

Ainda fico na duvida se vou nele ou em um AIO da vida..se o AIO me daria temperaturas melhores.....
Esse negocio de cor é bem irrelevante pra mim, também achava o tom marrom meio estranho antes de comprar mas é bem simpático. Melhor ficar com $ no bolso e receber mais rápido.

AIO para ser melhor que o D15 só de 280mm pra cima, e ainda assim a diferença não é absurda.

Em testes AVX2 chega em quanto a temperatura? pq aqui o 3600 em stock fica em 62~64° e em @4.2(que uso) chega a 79°.
Ele postou no início da página as temperaturas após rodar o Cinebench R20 que usa AVX2, média de 75~80ºC no CoreTemp.
 
Esse negocio de cor é bem irrelevante pra mim, também achava o tom marrom meio estranho antes de comprar mas é bem simpático. Melhor ficar com $ no bolso e receber mais rápido.

AIO para ser melhor que o D15 só de 280mm pra cima, e ainda assim a diferença não é absurda.


Ele postou no início da página as temperaturas após rodar o Cinebench R20 que usa AVX2, média de 75~80ºC no CoreTemp.

Rapaz....o seu processador é TOP....será que vale gastar uma grana em um Noctua para um R5 3600 ?
 
Rapaz....o seu processador é TOP....será que vale gastar uma grana em um Noctua para um R5 3600 ?
Valer vale, até porque um Ryzen 3600 não é exatamente um processador 'de entrada' e um Noctua (ou mesmo um AIO) pode te acompanhar por anos, mas tudo vai da necessidade e do bolso.

Li rapidamente o outro tópico e particularmente não teria vendido o cooler que você tinha, especialmente se as temperaturas estavam aceitáveis.
 
Valer vale, até porque um Ryzen 3600 não é exatamente um processador 'de entrada' e um Noctua (ou mesmo um AIO) pode te acompanhar por anos, mas tudo vai da necessidade e do bolso.

Li rapidamente o outro tópico e particularmente não teria vendido o cooler que você tinha, especialmente se as temperaturas estavam aceitáveis.

As temperaturas só ficavam boas com o booster desligado....se ligava o bicho esquentava demais !!! Usava ele pois para cases pequenos como era o 280X ele era o melhor nisso.

O case novo da Lian Li só cabe radiador de 280mm ou maior na frente......fico com medo de matar a entrada de ar da frente com um radiador.....mais ainda de vazamento de AIO....

O tristeza decidir isso......
 
Última edição:
As temperaturas só ficavam boas com o booster desligado....se ligava o bicho esquentava demais !!! Usava ele pois para cases pequenos como era o 280X ele era o melhor nisso.

O case novo da Lian Li só cabe radiador de 280mm ou maior na frente......fico com medo de matar a entrada de ar da frente com um radiador.....mais ainda de vazamento de AIO....

O tristeza decidir isso......
Acho que qualquer opção é uma boa opção.

Por hora não tenho vontade de voltar para WC, primeiro por essa questão de ter que 'achar' um espaço para o radiador, segundo pela probabilidade de ter problemas antes de um Aircooler, que basicamente tem apenas um único ponto de falha que são os fans, se der problema basta trocar e seguir a vida.

Outro ponto relevante é que dependendo da fluxo de ar do gabinete/construção da placa-mãe usar um WC pode fazer a refrigeração dos VRMs ser afetada negativamente uma vez que não há mais tanta circulação de ar na região do processador, como você usa AMD é bom ficar atento a isso, há um tópico dedicado aqui.
 
Acho que qualquer opção é uma boa opção.

Por hora não tenho vontade de voltar para WC, primeiro por essa questão de ter que 'achar' um espaço para o radiador, segundo pela probabilidade de ter problemas antes de um Aircooler, que basicamente tem apenas um único ponto de falha que são os fans, se der problema basta trocar e seguir a vida.

Outro ponto relevante é que dependendo da fluxo de ar do gabinete/construção da placa-mãe usar um WC pode fazer a refrigeração dos VRMs pode ser afetada negativamente uma vez que não há mais tanta circulação de ar na região do processador, como você usa AMD é bom ficar atento a isso, há um tópico dedicado aqui.

Fiz a loucura...e peguei um Noctua para mim...agora é aguardar a Waz enviar.
 
Fiz a loucura...e peguei um Noctua para mim...agora é aguardar a Waz enviar.
Boa! Eu comprei pelo Market Place da WAZ na Amazon BR, na época estava mais barato que o site deles (inclusive com o frete mais rápido) e dava pra parcelar sem juros, acho que era bug :vish:

Mês passado fez 1 ano que estou ele, sem dúvida um dos melhores investimentos que fiz para o PC.
 
Opa, se alguém tiver algum noctua slim de 120mm e não estiver usando ou quiser trocar por um S12 me manda MP. Estou querendo fazer um mod e trocar o da minha fonte.
 
Fiz a loucura...e peguei um Noctua para mim...agora é aguardar a Waz enviar.
Loucura é ter 6 anos de garantia e mesmo assim, eu ainda acho que não irá ter de usar essa garantia pela qualidade de construção Noctua.
Até arrisco a dizer que quando você ver a qualidade dele vai querer o Setup inteiro Noctua.
 
Fiz a loucura...e peguei um Noctua para mim...agora é aguardar a Waz enviar.

Apesar de desproporcional o valor do CPU e cooler, você não vai se arrepender como já disseram, pois é um produto com alta qualidade e basicamente sem prazo de validade, diria que daqui a 10 anos você vai estar com ele funcionando e dando show em temperaturas (basta a Noctua continuar fornecendo kits de montagem pra futuros sockets).
 
Última edição:
Eu to muito na duvida agora que troquei o meu case novamente se vou de NH-D15SE AM4 (só tem o marrozinho na WAZ) ou pego um NZXT Kraken X63
Eu sinceramente nunca vi nenhum AIO ser melhor que um NH-D15.
Esse Ek Phoenix 360 que eu possuo é o único melhor (que eu conheço) que o D15 em full load cerca de 3-4c.

Do resto, difícil algum chegar perto. X72 foi o mesmo desempenho quando eu tive, H110i foi inferior, X62 foi inferior também.

Então o esquema é ir no marronzinho mesmo...kkkk

Ainda fico na duvida se vou nele ou em um AIO da vida..se o AIO me daria temperaturas melhores.....
Se quer desempenho bruto, vai no NH-D15. Se quer estética mais limpa vai de AIO. Mas aí também recomendo o X72 ou novo X73 pra ser próximo dele em desempenho.

Esse primeiro modelo do D15 é bonitão cara, de verdade.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo