[CLUBE] Noctua

Clairton Carneiro

Aprendendo...
Registrado
Tópico sobre produtos Noctua.

• Aqui tentaremos esclarecer as dúvidas sobre os produtos e suas compatibilidades de uma maneira geral.

• Como de costume; ideias, opiniões sobre seus produtos, fotos dos case, serão sempre bem-vindas.

• Espero que seja de grande ajuda para todos os que usam e principalmente para os que pensam em partir para os Noctua.


Fans

Coolers


Compatibilidades
entre/com:
Gabinete - Placa Mãe - Socket - CPU
 
Última edição:
Tem que ter muita paciência para instalar o Noctua D15S, isso eu garanto, ainda tive uma das presilhas de FANs inutilizável.
 
Tem que ter muita paciência para instalar o Noctua D15S, isso eu garanto, ainda tive uma das presilhas de FANs inutilizável.
Cara, explica a situação e tenta pedir direto da Noctua, eu comprei dois coolers: NH-U12A e NH-L9x65 e me enviaram dois kits (NM-I3 SecuFirm2 e o NM-AM4) para soquetes diferentes sem custo algum.
 
Logo menos farei parte do clube :isquero:
 
Logo menos farei parte do clube :isquero:
Seja bem-vindo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Antes se falava muito mal da cor. Por isso muitos não optavam por um Noctua.

Agora com a linha black a concorrência vai ser bem acirrada.
 
Seja bem-vindo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Antes se falava muito mal da cor. Por isso muitos não optavam por um Noctua.

Agora com a linha black a concorrência vai ser bem acirrada.
Eu sou um que pegou o black, to esperando faz um tempo pelo chromax. Porem não deixaria de comprar pela cor, peguei o chromax porque achei mais bonito mesmo, mas se não tivesse opção pegaria o convencional.
 
Eu sou um que pegou o black, to esperando faz um tempo pelo chromax. Porem não deixaria de comprar pela cor, peguei o chromax porque achei mais bonito mesmo, mas se não tivesse opção pegaria o convencional.
Comprou qual?
 
O meu Noctua NH-U12S, ótimo e eficiente. Depois de fazer o plano de energia Balanceado com o Ryzen 3700X , ficou ainda melhor.
 
Marca top, produto top, qualidade top, garantia top. Não tem igual!
 
Não sabia desse tópico, segue meu chromax recém chegado.



 
Recebi meu NF-A14 Chromax hoje pra botar de intake no lado do case, de longe o fan que mais movimenta ar no gabinete mas também tá fazendo bastante barulho :okay:

A ideia era deixar em 1500 RPM mas sem condição pra mim se estiver sem fone/som alto, não sei se dei azar ou é alguma vibração que tá fazendo esse barulho, em 1000 RPM o barulho é aceitável, depois vou fuçar com mais calma pra ver se consigo corrigir.

EDIT: Dando uma lida descreveram como harmonic resonance/vibration e que possivelmente se aumentar a distância do fan dos furos da lateral deve ajudar, só não sei como vou fazer isso ainda kk
 
Última edição:
Recebi meu NF-A14 Chromax hoje pra botar de intake no lado do case, de longe o fan que mais movimenta ar no gabinete mas também tá fazendo bastante barulho :okay:

A ideia era deixar em 1500 RPM mas sem condição pra mim se estiver sem fone/som alto, não sei se dei azar ou é alguma vibração que tá fazendo esse barulho, em 1000 RPM o barulho é aceitável, depois vou fuçar com mais calma pra ver se consigo corrigir.
Talvez seja vibração pois pelas especificações o A14 tem menos pressão mas é mais silencioso que os meus NF-P12 redux-1700 PWM.

Aqui eu só escuto quando eles passam dos 1500~1600rpm em situações bem atípicas, normalmente trabalham entre 800 e 1200rpm, tenho 3 no gabinete.
 
Talvez seja vibração pois pelas especificações o A14 tem menos pressão mas é mais silencioso que os meus NF-P12 redux-1700 PWM.
Será? Tentei afrouxar e apertar algumas vezes os parafusos e trocar os pads mas continuou, se obstruo um pouco o fluxo de ar com a mão mesmo sem encostar/estabilizar no case/fan o barulho para na hora, em 1000rpm tem um rattle mas ainda aceitável, meio sem ideias do que tentar fazer no momento mas espero que consiga resolver.

EDIT: Cheguei o gabinete 2-3cm mais perto da parede e o barulho parou completamente, infelizmente não sei descrever o que é exatamente, se fosse vibração imagino que continuaria, né? Talvez a pressão/airflow passandos pelos vários buracos gera mesmo alguma resonância/turbulência que causa o barulho?
 
Será? Tentei afrouxar e apertar algumas vezes os parafusos e trocar os pads mas continuou, se obstruo um pouco o fluxo de ar com a mão mesmo sem encostar/estabilizar no case/fan o barulho para na hora, em 1000rpm tem um rattle mas ainda aceitável, meio sem ideias do que tentar fazer no momento mas espero que consiga resolver.

EDIT: Cheguei o gabinete 2-3cm mais perto da parede e o barulho parou completamente, infelizmente não sei descrever o que é exatamente, se fosse vibração imagino que continuaria, né? Talvez a pressão/airflow passandos pelos vários buracos gera mesmo alguma resonância/turbulência que causa o barulho?
Eita, não tinha visto seu edit ali em cima.

Tá usando as borrachinhas nas bordas dele né? Certamente deve ser algo relacionado ao case e não necessariamente ao fan, especialmente se desmontado não fizer esse tipo de ruído.

-> https://en.wikibooks.org/wiki/Acoustics/Noise_from_Cooling_Fans
Ressonância é algo bem plausível mesmo mas é quase como coil whine numa fonte ou gpu, só vendo ou ouvindo de perto pra conseguir entender/resolver :melior4:

Qualquer coisa manda e-mail para o suporte da Noctua falando sobre o comportamento, eles são super atenciosos e podem te dar umas dicas.
 
Tá usando as borrachinhas nas bordas dele né? Certamente deve ser algo relacionado ao case e não necessariamente ao fan, especialmente se desmontado não fizer esse tipo de ruído.
Sim, até tentei trocar as borrachinhas pra ver se dava algum resultado mas nada, realmente aparenta ser pelo design da lateral e o posicionamento do fan justo ali, mandei um email pra Noctua já e abri um thread no Reddit pra ouvir mais opiniões, mas acredito que vou deixar o case mais colado na parede mesmo e tudo certo, deve obstruir um pouco o fluxo mas pelo menos alivia o barulho, ou bolar um jeito de distanciar o fan dos buracos e ver se resolve, mas acredito que o airflow também diminua dessa forma e talvez seja trocar 6 por meia dúzia. Valeu!

Mesmo trocando os fans stock do HAF912 por fans melhores e agora botando mais esse Noctua, a diferença de temps foi bem baixa pra mim, talvez por não serem muito altas já, acho que vou acabar revendendo mesmo.
 
Última edição:
Sim, até tentei trocar as borrachinhas pra ver se dava algum resultado mas nada, realmente aparenta ser pelo design da lateral e o posicionamento do fan justo ali, mandei um email pra Noctua já e abri um thread no Reddit pra ouvir mais opiniões, mas acredito que vou deixar o case mais colado na parede mesmo e tudo certo, deve obstruir um pouco o fluxo mas pelo menos alivia o barulho, ou bolar um jeito de distanciar o fan dos buracos e ver se resolve, mas acredito que o airflow também diminua dessa forma e talvez seja trocar 6 por meia dúzia. Valeu!
Você poderia usar espaçadores de plástico.
Seria ideal se não tivesse obstáculo algum para não limitar a entrada de ar.

 
Última edição:
Parabéns, cara. Muito bonito o cooler. Como ficou a temperatura com ele em um Prime95 em Small FFTs?

Eu já tinha o NH-D15 nornal, as temps são as mesmas.

Não rodo prime95, mas jogando não passa de 80º com over 4.3 @ 1,4v
 
PC de 2015, foto antiga perdida... era tudo fans Noctua!!! Lembro que nessa época tive o NH-U12P também!

20130717-142240.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo