[CLUBE] Noctua

Passei um pente fino no PC hoje, para identificar o que está fazendo mais ruído. Indentifiquei que a Pichau Feather não está baixando aquém de 900 RPM, gerando ruído. Estava na traseira, retierei, e a temperatura dos SSD e da placa mãe subiram algo em torno de 14 graus, ou seja, não dá pra ficar sem fan na traseira. Mas quero algo silencioso. Achei a Noctua NF-P12 Redux-1300 PWM por 130 golpes, será que dá conta ou é melhor pegar a NF-P12 redux-1700PWM? Essa última faz algum ruído se estiver no máximo?
 
Passei um pente fino no PC hoje, para identificar o que está fazendo mais ruído. Indentifiquei que a Pichau Feather não está baixando aquém de 900 RPM, gerando ruído. Estava na traseira, retierei, e a temperatura dos SSD e da placa mãe subiram algo em torno de 14 graus, ou seja, não dá pra ficar sem fan na traseira. Mas quero algo silencioso. Achei a Noctua NF-P12 Redux-1300 PWM por 130 golpes, será que dá conta ou é melhor pegar a NF-P12 redux-1700PWM? Essa última faz algum ruído se estiver no máximo?
Se tiver conector PWM livre pra usar, creio ser melhor pegar a 1700 e controlar a seu gosto, tendo potencial de maior desempenho se precisar um dia.
 
Passei um pente fino no PC hoje, para identificar o que está fazendo mais ruído. Indentifiquei que a Pichau Feather não está baixando aquém de 900 RPM, gerando ruído. Estava na traseira, retierei, e a temperatura dos SSD e da placa mãe subiram algo em torno de 14 graus, ou seja, não dá pra ficar sem fan na traseira. Mas quero algo silencioso. Achei a Noctua NF-P12 Redux-1300 PWM por 130 golpes, será que dá conta ou é melhor pegar a NF-P12 redux-1700PWM? Essa última faz algum ruído se estiver no máximo?
NF-P12 redux-1700PWM é muito mais superior.
 
Já estou com os Noctua parados aqui tem 500 anos, mas só hoje que fui montar o PC. Me livrei de tudo que era barulhento, troquei fan da fonte, fiz deshroud na GPU, falta só chegar mais um A9 pro AXP90 que eu achei que tinha pago tudo mas esqueci de pagar um boleto :bem:


Agora o PC ficou inaudível, diferença absurda, o fan original da fonte parecia uma serra elétrica e os da GPU também eram meio barulhentos. Foi muito difícil montar tudo, de verdade, até os pés do gabinete eu tive que tirar kkkk, numa das fotos dá pra ver que duas borrachas de uma das fans estão debaixo deles. O gabinete é minúsculo e essa fonte da Seasonic é meio grande, consideravelmente maior que uma SF600 por exemplo. Cheguei a achar que não ia entrar por causa das duas fans, mas entrou. Pra variar eu saí montando tudo e praticamente não documentei o processo, mas tirei algumas pics (ruins) que enviei pra conhecidos no wpp, já dá uma ideia. OBS: no momento tá só com um módulo de RAM pq o outro ainda não chegou, errei o CEP e ele fez um tour pelo Brasil :bem: Mas agora tá quase chegando, já está no RJ.


Mudei o CPU cooler tb, saiu o AXP90-X53, entrou um AXP90-X53 FULL Black, esse é puro cobre, até as aletas. Eu fiquei bem impressionado com o peso, é bem mais pesado que um Gammaxx 400 por exemplo, não faço ideia do peso exato do Gammaxx, mas pegando na mão a diferença é sensível. Em números, a versão comum tem 260g, contra 480g do FULL Black, é bem considerável. Novamente utilizei Conductonaut na montagem, nem testei com pasta comum. Fiz um UV de qualquer jeito aqui, 4.5GHz @ 1.24V, nem testei, tudo que é 5600X segura assim, foi só pra evitar fritar em Auto, futuramente vou fazer um OC decente, provavelmente sem ser fixo etc. Da forma que está agora ficou bem frio, primeira vez na vida que eu vejo um Ryzen em idle abaixo de 40.


Outra hora posto fotos dele completo e fechado, mostrando como ficou o lado da GPU etc. Créditos da build todos pro Ali, montei um ITX minúsculo gastando o mesmo que gastaria montando um ATX normal aqui. Aliás, acho que gastei menos.





36Okjqy.jpg


sDvle7v.jpg


Wz62ZT6.jpg





Bônus (off):

Brickei essa desgraça em Janeiro cutucando a BIOS (editando etc), depois de muita treta consegui resolver. A saga:


- Comprei um gravador (CH341A);
- Chegando aqui, não funcionou, e descobri que pras mobos mais modernas é necessário um adaptador 1.8V (o aparelho é 3.3V nativamente). É baratinho, mas foi um contratempo;
- Comprei o bendito, e chegando aqui, não funcionou. Reparei que um chip esquentava bastante, e como tenho uma noção mínima de eletrônica, fui procurar, e achei num site bem deep web que um lote desses adaptadores do Ali veio com problema de fábrica, colocaram um C.I. errado na placa (faz a mesma função mas tem pinagem diferente, e não mudaram o PCB), absurdo demais...
- Lá fui eu comprar novamente, dessa vez observando o C.I. pra pegar o certo. Dessa vez finalmente deu certo, sem drama, resolveu de primeira.

Bom que ao menos serviu de experiência, e agora que tenho o aparelho, estou precavido contra esse problema por um bom tempo kkkk. No fim me custou 80 pilas, isso pq dei mole de dar baixa lá no Ali sem testar a desgraça, senão teria custado 50. Aqui na região ninguém pediu menos de R$ 150 pelo serviço, e a maioria era 200~250. Não julgo o valor dos outros, pq deve aparecer cada tipo de cliente que só vendo, o cara fala que é só gravar a BIOS e no fim a placa tá toda estourada, a loja acaba precisando se precaver de dores de cabeça inflando o orçamento, mas tendo ciência de que eu conseguiria fazer, jamais pagaria uma grana absurda dessa nesse serviço trivial.



zvP8rW1.jpg
 
Passei um pente fino no PC hoje, para identificar o que está fazendo mais ruído. Indentifiquei que a Pichau Feather não está baixando aquém de 900 RPM, gerando ruído. Estava na traseira, retierei, e a temperatura dos SSD e da placa mãe subiram algo em torno de 14 graus, ou seja, não dá pra ficar sem fan na traseira. Mas quero algo silencioso. Achei a Noctua NF-P12 Redux-1300 PWM por 130 golpes, será que dá conta ou é melhor pegar a NF-P12 redux-1700PWM? Essa última faz algum ruído se estiver no máximo?
Melhor pegar a mais forte pois dependendo de alguns fatores é bom ter margem de sobra (produção de calor pelo seu hardware, tamanho/layout do gabinete, temperatura ambiente, etc.).

Tenho 3 dessas no gabinete e claro que fazem ruído na rotação máxima mas normalmente elas não chegam nem perto disso, as minhas quase sempre trabalham na casa dos 1000rpm.
 
Já estou com os Noctua parados aqui tem 500 anos, mas só hoje que fui montar o PC. Me livrei de tudo que era barulhento, troquei fan da fonte, fiz deshroud na GPU, falta só chegar mais um A9 pro AXP90 que eu achei que tinha pago tudo mas esqueci de pagar um boleto :bem:


Agora o PC ficou inaudível, diferença absurda, o fan original da fonte parecia uma serra elétrica e os da GPU também eram meio barulhentos. Foi muito difícil montar tudo, de verdade, até os pés do gabinete eu tive que tirar kkkk, numa das fotos dá pra ver que duas borrachas de uma das fans estão debaixo deles. O gabinete é minúsculo e essa fonte da Seasonic é meio grande, consideravelmente maior que uma SF600 por exemplo. Cheguei a achar que não ia entrar por causa das duas fans, mas entrou. Pra variar eu saí montando tudo e praticamente não documentei o processo, mas tirei algumas pics (ruins) que enviei pra conhecidos no wpp, já dá uma ideia. OBS: no momento tá só com um módulo de RAM pq o outro ainda não chegou, errei o CEP e ele fez um tour pelo Brasil :bem: Mas agora tá quase chegando, já está no RJ.


Mudei o CPU cooler tb, saiu o AXP90-X53, entrou um AXP90-X53 FULL Black, esse é puro cobre, até as aletas. Eu fiquei bem impressionado com o peso, é bem mais pesado que um Gammaxx 400 por exemplo, não faço ideia do peso exato do Gammaxx, mas pegando na mão a diferença é sensível. Em números, a versão comum tem 260g, contra 480g do FULL Black, é bem considerável. Novamente utilizei Conductonaut na montagem, nem testei com pasta comum. Fiz um UV de qualquer jeito aqui, 4.5GHz @ 1.24V, nem testei, tudo que é 5600X segura assim, foi só pra evitar fritar em Auto, futuramente vou fazer um OC decente, provavelmente sem ser fixo etc. Da forma que está agora ficou bem frio, primeira vez na vida que eu vejo um Ryzen em idle abaixo de 40.


Outra hora posto fotos dele completo e fechado, mostrando como ficou o lado da GPU etc. Créditos da build todos pro Ali, montei um ITX minúsculo gastando o mesmo que gastaria montando um ATX normal aqui. Aliás, acho que gastei menos.





36Okjqy.jpg


sDvle7v.jpg


Wz62ZT6.jpg





Bônus (off):

Brickei essa desgraça em Janeiro cutucando a BIOS (editando etc), depois de muita treta consegui resolver. A saga:


- Comprei um gravador (CH341A);
- Chegando aqui, não funcionou, e descobri que pras mobos mais modernas é necessário um adaptador 1.8V (o aparelho é 3.3V nativamente). É baratinho, mas foi um contratempo;
- Comprei o bendito, e chegando aqui, não funcionou. Reparei que um chip esquentava bastante, e como tenho uma noção mínima de eletrônica, fui procurar, e achei num site bem deep web que um lote desses adaptadores do Ali veio com problema de fábrica, colocaram um C.I. errado na placa (faz a mesma função mas tem pinagem diferente, e não mudaram o PCB), absurdo demais...
- Lá fui eu comprar novamente, dessa vez observando o C.I. pra pegar o certo. Dessa vez finalmente deu certo, sem drama, resolveu de primeira.

Bom que ao menos serviu de experiência, e agora que tenho o aparelho, estou precavido contra esse problema por um bom tempo kkkk. No fim me custou 80 pilas, isso pq dei mole de dar baixa lá no Ali sem testar a desgraça, senão teria custado 50. Aqui na região ninguém pediu menos de R$ 150 pelo serviço, e a maioria era 200~250. Não julgo o valor dos outros, pq deve aparecer cada tipo de cliente que só vendo, o cara fala que é só gravar a BIOS e no fim a placa tá toda estourada, a loja acaba precisando se precaver de dores de cabeça inflando o orçamento, mas tendo ciência de que eu conseguiria fazer, jamais pagaria uma grana absurda dessa nesse serviço trivial.



zvP8rW1.jpg
Qual modelo da Noctua?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Melhor pegar a mais forte pois dependendo de alguns fatores é bom ter margem de sobra (produção de calor pelo seu hardware, tamanho/layout do gabinete, temperatura ambiente, etc.).

Tenho 3 dessas no gabinete e claro que fazem ruído na rotação máxima mas normalmente elas não chegam nem perto disso, as minhas quase sempre trabalham na casa dos 1000rpm.
Peguei a de 1700RPM e estou esperando chegar pra ver como se comportam. Minha primeira Noctua.
 
Qual modelo da Noctua?
São duas A12x15 na GPU, duas A9x14 no gabinete e uma A6x25 na fonte.

Atualizando um pouco:



0VJtR10.jpg


STFhwBE.jpg


cGIqg2g.jpg



O cantinho ainda é provisório, mas está ficando bom aos poucos.
 
Já estou com os Noctua parados aqui tem 500 anos, mas só hoje que fui montar o PC. Me livrei de tudo que era barulhento, troquei fan da fonte, fiz deshroud na GPU, falta só chegar mais um A9 pro AXP90 que eu achei que tinha pago tudo mas esqueci de pagar um boleto :bem:


Agora o PC ficou inaudível, diferença absurda, o fan original da fonte parecia uma serra elétrica e os da GPU também eram meio barulhentos. Foi muito difícil montar tudo, de verdade, até os pés do gabinete eu tive que tirar kkkk, numa das fotos dá pra ver que duas borrachas de uma das fans estão debaixo deles. O gabinete é minúsculo e essa fonte da Seasonic é meio grande, consideravelmente maior que uma SF600 por exemplo. Cheguei a achar que não ia entrar por causa das duas fans, mas entrou. Pra variar eu saí montando tudo e praticamente não documentei o processo, mas tirei algumas pics (ruins) que enviei pra conhecidos no wpp, já dá uma ideia. OBS: no momento tá só com um módulo de RAM pq o outro ainda não chegou, errei o CEP e ele fez um tour pelo Brasil :bem: Mas agora tá quase chegando, já está no RJ.


Mudei o CPU cooler tb, saiu o AXP90-X53, entrou um AXP90-X53 FULL Black, esse é puro cobre, até as aletas. Eu fiquei bem impressionado com o peso, é bem mais pesado que um Gammaxx 400 por exemplo, não faço ideia do peso exato do Gammaxx, mas pegando na mão a diferença é sensível. Em números, a versão comum tem 260g, contra 480g do FULL Black, é bem considerável. Novamente utilizei Conductonaut na montagem, nem testei com pasta comum. Fiz um UV de qualquer jeito aqui, 4.5GHz @ 1.24V, nem testei, tudo que é 5600X segura assim, foi só pra evitar fritar em Auto, futuramente vou fazer um OC decente, provavelmente sem ser fixo etc. Da forma que está agora ficou bem frio, primeira vez na vida que eu vejo um Ryzen em idle abaixo de 40.


Outra hora posto fotos dele completo e fechado, mostrando como ficou o lado da GPU etc. Créditos da build todos pro Ali, montei um ITX minúsculo gastando o mesmo que gastaria montando um ATX normal aqui. Aliás, acho que gastei menos.





36Okjqy.jpg


sDvle7v.jpg


Wz62ZT6.jpg





Bônus (off):

Brickei essa desgraça em Janeiro cutucando a BIOS (editando etc), depois de muita treta consegui resolver. A saga:


- Comprei um gravador (CH341A);
- Chegando aqui, não funcionou, e descobri que pras mobos mais modernas é necessário um adaptador 1.8V (o aparelho é 3.3V nativamente). É baratinho, mas foi um contratempo;
- Comprei o bendito, e chegando aqui, não funcionou. Reparei que um chip esquentava bastante, e como tenho uma noção mínima de eletrônica, fui procurar, e achei num site bem deep web que um lote desses adaptadores do Ali veio com problema de fábrica, colocaram um C.I. errado na placa (faz a mesma função mas tem pinagem diferente, e não mudaram o PCB), absurdo demais...
- Lá fui eu comprar novamente, dessa vez observando o C.I. pra pegar o certo. Dessa vez finalmente deu certo, sem drama, resolveu de primeira.

Bom que ao menos serviu de experiência, e agora que tenho o aparelho, estou precavido contra esse problema por um bom tempo kkkk. No fim me custou 80 pilas, isso pq dei mole de dar baixa lá no Ali sem testar a desgraça, senão teria custado 50. Aqui na região ninguém pediu menos de R$ 150 pelo serviço, e a maioria era 200~250. Não julgo o valor dos outros, pq deve aparecer cada tipo de cliente que só vendo, o cara fala que é só gravar a BIOS e no fim a placa tá toda estourada, a loja acaba precisando se precaver de dores de cabeça inflando o orçamento, mas tendo ciência de que eu conseguiria fazer, jamais pagaria uma grana absurda dessa nesse serviço trivial.



zvP8rW1.jpg
Comprou onde o AXP90-X53 FULL Black? É melhor do que o gammaxx gte v2?
 
Comprou onde o AXP90-X53 FULL Black? É melhor do que o gammaxx gte v2?
No Ali, paguei uns R$ 260 com aquele cupom de US$ 12. Creio que nenhum low profile vai performar tão bem como um de torre, mas usando Conductonaut eu tenho performance um pouco melhor do que eu tinha com um Gammaxx 400 com pasta normal, uns 72C contra 77C.
 
Minha NF-P12 redux-1700PWM. Feia pra burro, e com um cabo todo estranho. Inicie os testes retirando uma fan de 140 da Scythe RGB que estava na dianteira, empurrando ar pra dentro, e uma da Pichau RGB que estava na traseira como exaustor. Ficou só a fan do cooler, a Noctua na dianteira, e uma Corsair de 140 da época que a maioria de voces eram bebês no topo, e uma escuridão dentro do PC. Hoje está um dia atípico aqui, com temperaturas relativamente baixas para a região mesmo no meio do dia, e aparentemente as temperaturas estão mais baixas do que com as 2 fans que forma retiradas. A fan da Pichau estava sendo a maior geradora de barulho, pois por algum motivo ela não estava baixando para menos de 900 RPM. Ruído no geral diminuiu um pouco (medindo pelo celular, caiu de 30 para 26 decibeis, mas essa medição não é muito precisa devido a vários fatores). Pelas medições inicias a NF-P12 redux começa a emitir algum ruído perceptível fraco a partir de 850 RPM, mas gera um fluxo de ar que não é muito forte mas chega no fundo do gabinete, aparentemente devido à maior pressão estática em comparação com a que estava antes, da Scythe. Essa, gera um ótimo fluxo de ar, mas já se vê ruído perceptível a partir de 650 RPM, e se colocar no máximo parece uma turbina de avião. Como o gabinete não permitiu a colocação da Noctua na posição que eu queria, improvisei com uma fita isolante, até novos testes. Ficou sem exaustor na traseira, e depois vou colocar a da Pichau de volta para ver como fica, e se melhorar bem vou comprar outra Noctua para deixar no lugar da Pichau.
 
Nesse vídeo a Scythe Kaze Flex 120 PMW apresentou melhor resultado que a Noctua NF-P12 redux, com menor ruído, além de custar a metade:



Porém, a da Scythe vai até 1.200RPM. Pelo review, normatizado em 30dB a NF-P12 redux estaria a 767 RPM, que pelos meus testes inaudível nessa rotação. A da Scythe estaria a 722 RPM e refrigeraria mais. Acho que o que vai além de 1.200RPM é desnecessário no uso real.

Comprei uma da Sythe de 140 RGB e fiquei decepcionado. Produz muito vento e pressão, mas com muito ruído. Ao deixá-la inaudível, a performance é fraca. Mas, acho que vou dar uma outra chance para a Sythe comprando uma Kaze Flex.
 
Última edição:
Olha o tamanho disso!! Primeiro cooler passivo deles!


Quem tem gabinete grande e um bom fluxo de ar vai ficar bem servido, se mesmo assim não der conta, ainda tem possibilidade de colocar uma NF-A12x25 em cima.
 
Não é tão alto quanto eu pensei só 158mm, até caberia aqui no meu gabinete.

Pelas compatibilidades com CPUs pelo menos no lado da AMD da para perceber que ele não é voltado para CPUs mais potentes, ele fica é mais volta para CPUs de baixo a médio desempenho.

E sobre o peso eu achei que chegaria acima dos 1500g mas só tem 1180g.
 
Pelas compatibilidades com CPUs pelo menos no lado da AMD da para perceber que ele não é voltado para CPUs mais potentes, ele fica é mais volta para CPUs de baixo a médio desempenho.
Mesma coisa do lado da Intel, com i7 e i9 a recomendação é usar com fan.
 
krl e muito bonito, mas com certeza vai vir a um preço absurdo se chegar no br

Se for comparar o preço em dólares dele a outros que já vendem aqui, será caro na mesma medida que os outros são, nada de outro planeta. Pra quem já é consumidor da marca, tem tudo pra vir dentro da mesma realidade.
 
Se for comparar o preço em dólares dele a outros que já vendem aqui, será caro na mesma medida que os outros são, nada de outro planeta. Pra quem já é consumidor da marca, tem tudo pra vir dentro da mesma realidade.
Esperando a concorrência aumentar para tirar o monopólio da w@z.
 
Se for comparar o preço em dólares dele a outros que já vendem aqui, será caro na mesma medida que os outros são, nada de outro planeta. Pra quem já é consumidor da marca, tem tudo pra vir dentro da mesma realidade.
É... o problema é essa realidade de que um produto de 100 dolares chega aqui a 1000 reais mesmo. Eu não consigo me conformar com os impostos brasileiros.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esperando a concorrência aumentar para tirar o monopólio da w@z.
O problema são os impostos, a gente tem é sorte de ter a waz, se tentar importar direto fica bem mais caro.


Eu também tava esperando algo mágico como ele falou no vídeo, acabou que é só um cooler normal que não tem muito motivo pra comprar. O D15 ainda é muito melhor.
 
Última edição:
A waz ganha pouco dinheiro. Tem produto da noctua na waz que é o mesmo preço comprando no Aliexpress
 
É... o problema é essa realidade de que um produto de 100 dolares chega aqui a 1000 reais mesmo. Eu não consigo me conformar com os impostos brasileiros.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O problema são os impostos, a gente tem é sorte de ter a waz, se tentar importar direto fica bem mais caro.


Eu também tava esperando algo mágico como ele falou no vídeo, acabou que é só um cooler normal que não tem muito motivo pra comprar. O D15 ainda é muito melhor.
Mas é aquela não dava para esperar magica de um cooler passivo sem fans. Acho que pelo que pretende esta de bom tamanho.
 
Estupendo esse tópico!!! Estou conhecendo só agora. Uso Noctua desde 2013 e concordo com muitos aí pelo tópico, "Noctua é Noctua!!!", hehehehehe.

Uma palhinha de um dos meus sistemas atuais...
sZ13rZK.jpg


Setup:
Gabinete Cougar QBX, Mini-ITX Tower - 108M020003-01
Placa Mãe ASRock H570M-ITX/ac, Intel LGA1200, Mini-ITX, DDR4, WiFi, Bluetooth
Processador Intel Core i7-11700F 11ª Geração, Cache 16MB, 2.5 GHz (4.8GHz Turbo), LGA1200 - BX8070811700F
Memória Lexar 16GB, 2666MHz, DDR4, CL19 - LD4AU016G-R2666G (x2)
SSD Husky Gaming 256GB, M.2, PCIe 3.0 x 4, NVME, 1800MB/s - HSS-NV-240
SSD WD Green, 480GB, M.2, Leitura 545MBs - WDS480G2G0B
Cooler para Processador (CPU) - Noctua NH-U9S - NF-A9 92mm with PWM
Ventoinha Noctua Premium FAN 120mm, para PC, Marrom - NF-P12 PWM (x2)
Ventoinha Noctua Premium FAN 92mm, para PC, Marrom - NF-A9 PWM
Ventoinha Noctua Premium FAN 80mm, para PC, Marrom - NF-A8 PWM
Fonte Corsair SF750 750W, 80 Plus Platinum, Modular - CP-9020186-WW
Placa de Vídeo GALAX GeForce® RTX 2080Ti SG (1-Click OC) V2 11GB GDDR6 352-bit DP*3/HDMI

Abração a todos!!!
 
Última edição:
Amigos entrei para o clube dos Noctua, depois de penar com um Wraith Prism no meu 3900x resolvi dar ao processador o tratamento que ele merece. Muito satisfeito ! Caiu 20 graus com o Noctua.
8buQwOb.jpg


:safadao:
 
Amigos entrei para o clube dos Noctua, depois de penar com um Wraith Prism no meu 3900x resolvi dar ao processador o tratamento que ele merece. Muito satisfeito ! Caiu 20 graus com o Noctua.
8buQwOb.jpg


:safadao:
Seja bem-vindo.
Só quem tem sabe da qualidade que se retrata, infelizmente no preço que não condiz com a realidade da maioria dos brasileiros.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo