[CLUBE] Noctua

Seja bem-vindo.
Só quem tem sabe da qualidade que se retrata, infelizmente no preço que não condiz com a realidade da maioria dos brasileiros.

Paguei R$900,00 na Kabum, achei caro realmente, mas depois de instalado e com os resultados o preço se torna subjetivo pq me surpreendeu demais a performance.
 
Pessoal, alguém aqui já acionou a garantia da NOCTUA alguma vez?

To com uma A12x25 comprada na Amazon US que não liga de jeito nenhum, então vou ter que acionar o RMA, queria saber como funcionam os trâmites com eles, etc.

Obrigado!
 
Pessoal, alguém aqui já acionou a garantia da NOCTUA alguma vez?

To com uma A12x25 comprada na Amazon US que não liga de jeito nenhum, então vou ter que acionar o RMA, queria saber como funcionam os trâmites com eles, etc.

Obrigado!
O @Clairton Carneiro relatou a experiência dele nas páginas anteriores.

Nunca precisei acionar mas a garantia é mundial, salvo engano irão te mandar outro fan e pedir a inutilização/descarte do problemático.

-> https://noctua.at/en/support/rma-form
 
Isso mesmo. Eles pedem para realizar alguns testes e quando constatar realmente o defeito eles pedem que quebre/inutilize uma das hélices e envie fotos, depois eles enviam outra Fan. @ricardo.vix

No meu caso eu reparei há algum tempo que uma das minhas a12x25 não estava ligando quando eu iniciava o PC, eu tinha que desconectar a fan e conectar novamente pra ela "pegar no tranco".

Ontem quando fui desmontar o PC para limpar reparei que uma das fans estava desligada. Tentei plugar, desplugar, ligar no conector da fan do cooler e nada, ou seja, morreu de vez.

O problema que fez você acionar a garantia foi esse?

Dei uma pesquisada na "busca" e achei um relato seu de que teve esse problema com uma F12 comprada no aliexpress, salvo engano, mas não sei se foi com ela que você acionou a garantia (não consigo ler o tópico todo agora).
 
No meu caso eu reparei há algum tempo que uma das minhas a12x25 não estava ligando quando eu iniciava o PC, eu tinha que desconectar a fan e conectar novamente pra ela "pegar no tranco".

Ontem quando fui desmontar o PC para limpar reparei que uma das fans estava desligada. Tentei plugar, desplugar, ligar no conector da fan do cooler e nada, ou seja, morreu de vez.

O problema que fez você acionar a garantia foi esse?

Dei uma pesquisada na "busca" e achei um relato seu de que teve esse problema com uma F12 comprada no aliexpress, salvo engano, mas não sei se foi com ela que você acionou a garantia (não consigo ler o tópico todo agora).
Sim, as minhas 3 estavam com o mesmo problema, ligavam quando queriam, tinha que desplugar e religar novamente para funcionar, pelo que vi na net mundo a fora, deve ser problema de algum lote defeituoso.
Mas elas estão aqui ainda, paradas, não quebrei. Funcionando dessa forma, mas como consegui as novas não descartei. Caso precise pra algum projeto específico… e ainda tem uma penca de acessórios.
 
Última edição:
Sim, as minhas 3 estavam com o mesmo problema, ligavam quando queriam, tinha que desplugar e religar novamente para funcionar, pelo que vi na net mundo a fora, deve ser problema de algum lote defeituoso.
Mas elas estão aqui ainda, paradas, não quebrei. Funcionando dessa forma, mas como consegui as novas não descartei. Caso precise pra algum projeto específico… e ainda tem uma penca de acessórios.

Isso aconteceu uma única vez com uma das minhas A12x15, como ficam viradas pra mim eu vi de cara, foi só desligar o PC que ela voltou a funcionar normalmente, achei bem esquisito. Se tiver que acionar a garantia como que faz, vão pedir invoice do Ali?
 
Isso aconteceu uma única vez com uma das minhas A12x15, como ficam viradas pra mim eu vi de cara, foi só desligar o PC que ela voltou a funcionar normalmente, achei bem esquisito. Se tiver que acionar a garantia como que faz, vão pedir invoice do Ali?
Eu mandei print da tela, comprovante de pagamento e de boleto. Mandei tudo!

Eles não colocaram dificuldades e me enviaram 3 unidades por UPS, em uma semana estava em minha casa. Serviço realmente premium, digno de empresa séria que se preocupa com o consumidor.

PS.: esse é o serial das fans que “supostamente” estão com defeito no lote, a quem interessar possa:
Serial: 190510GA
 
Sim, as minhas 3 estavam com o mesmo problema, ligavam quando queriam, tinha que desplugar e religar novamente para funcionar, pelo que vi na net mundo a fora, deve ser problema de algum lote defeituoso.
Mas elas estão aqui ainda, paradas, não quebrei. Funcionando dessa forma, mas como consegui as novas não descartei. Caso precise pra algum projeto específico… e ainda tem uma penca de acessórios.

Ontem a noite desliguei o PC e liguei após alguns minutos.

Hoje de manhã reparei que as outras 2 A12x25 estavam desligadas, provavelmente desde ontem. Foi só desplugar e plugar novamente que elas ligaram, ou seja, ao menos estão funcionando, diferente da que deu problema que não ligava de jeito nenhum.

Será que essas outras 2 também estão na "iminência" de dar problema? Ou será que é por causa desse "bug" com as placas mãe gigabyte? Vi os seguintes relatos:




"Ok Guys. I opened a case with Noctua and they answered my about this situation:

Unfortunately, there are isolated cases where Gigabyte motherboards fail to properly control our NF-A12x25 PWM fans, which results in the fans starting up initially but then turning off completely. We’re still in the process of investigating the issue but suspect that it is caused by the way in which PWM control is implemented in the latest Gigabyte motherboards. We know this as we've conducted numerous test on the fans that customers have returned as well as numerous motherboards from various manufacturers. None of the fans that our customers returned have shown any sign of damage. The behaviour you've described is exclusive to Gigabyte motherboards as testing the affected fans with motherboards from Asus, Asrock, MSI etc. has shown that the fans operate as intended.
This issue can be avoided by switching the fans to “Voltage or DC” mode in the UEFI BIOS. This way, the fans will be controlled via voltage regulation rather than PWM and the issue will no longer occur.

Tried it.. they're absolutely right.. sad to know this.. either way.. Fans are awesome"

Vou tentar mudar para DC/Voltage na bios, para verificar se as fans funcionarão normalmente.
 
Ontem a noite desliguei o PC e liguei após alguns minutos.

Hoje de manhã reparei que as outras 2 A12x25 estavam desligadas, provavelmente desde ontem. Foi só desplugar e plugar novamente que elas ligaram, ou seja, ao menos estão funcionando, diferente da que deu problema que não ligava de jeito nenhum.

Será que essas outras 2 também estão na "iminência" de dar problema? Ou será que é por causa desse "bug" com as placas mãe gigabyte? Vi os seguintes relatos:




"Ok Guys. I opened a case with Noctua and they answered my about this situation:

Unfortunately, there are isolated cases where Gigabyte motherboards fail to properly control our NF-A12x25 PWM fans, which results in the fans starting up initially but then turning off completely. We’re still in the process of investigating the issue but suspect that it is caused by the way in which PWM control is implemented in the latest Gigabyte motherboards. We know this as we've conducted numerous test on the fans that customers have returned as well as numerous motherboards from various manufacturers. None of the fans that our customers returned have shown any sign of damage. The behaviour you've described is exclusive to Gigabyte motherboards as testing the affected fans with motherboards from Asus, Asrock, MSI etc. has shown that the fans operate as intended.
This issue can be avoided by switching the fans to “Voltage or DC” mode in the UEFI BIOS. This way, the fans will be controlled via voltage regulation rather than PWM and the issue will no longer occur.

Tried it.. they're absolutely right.. sad to know this.. either way.. Fans are awesome"

Vou tentar mudar para DC/Voltage na bios, para verificar se as fans funcionarão normalmente.

As minhas eram do mesmo lote, minha placa mãe é uma B360. Confere o serial pra ver se coincidi.

Elas esquentavam muito quando estavam ligadas e paradas, a ponto de sair um forte cheiro de circuito queimado e queimar o dedo se encostar.

Pode tentar deixar PWM ou Tensão na bios, faz os testes pra ter certeza.
 
Última edição:
Galera, diante do exposto pelo colega @ricardo.vix sobre a possibilidade dessas fans NF-A12x25 dar problemas nas placas-mãe gigabyte, e sobre usar em PWM ou DC eu resolvi testar minhas fans novamente.

Teste leigo e amador, já adianto.

Realizei dois testes:
1º com duas Fans NF-A12x25 boas.
2º com duas Fans NF-A12x25 defeituosas.

Com elas ligadas eu entrei na bios e ao simples fato de alterar de PWM para DC/Tensão elas(defeituosas) já pararam de funcionar, quando retornei para PWM voltaram a ligar.

Com as Fans que estão boas, nada de anormal aconteceu, continuavam ligadas como se nada tivesse sido alterado.

Refiz os testes várias vezes, tanto com as fans boas quanto com as com defeito, mudei de cabeçalho da placa mãe, SYS FAN 1 e SYS FAN 2 pra descargo de consciência e o resultado foi o mesmo.

Quando a velocidade estava no máximo, nada acontecia nenhuma das fans, o problema aparentemente só aparece quando estava em velocidade normal/auto.

Diante do exposto, não posso afirmar que o problema seria na placa-mãe, já que as duas fans boas em nada sofreram, o serial das fans que estão com problema é: 190510GA caso alguém esteja passando pelo mesmo problema e tenha dúvida, poderá checar se não é do mesmo lote.

Como afirmei antes, foi somente um teste simples e com muita margem para erros.
 
Última edição:
Galera, diante do exposto pelo colega @ricardo.vix sobre a possibilidade dessas fans NF-A12x25 dar problemas nas placas-mãe gigabyte, e sobre usar em PWM ou DC eu resolvi testar minhas fans novamente.

Teste leigo e amador, já adianto.

Realizei dois testes:
1º com duas Fans NF-A12x25 boas.
2º com duas Fans NF-A12x25 defeituosas.

Com elas ligadas eu entrei na bios e ao simples fato de alterar de PWM para DC/Tensão elas(defeituosas) já pararam de funcionar, quando retornei para PWM voltaram a ligar.

Com as Fans que estão boas, nada de anormal aconteceu, continuavam ligadas como se nada tivesse sido alterado.

Refiz os testes várias vezes, tanto com as fans boas quanto com as com defeito, mudei de cabeçalho da placa mãe, SYS FAN 1 e SYS FAN 2 pra descargo de consciência e o resultado foi o mesmo.

Diante do exposto, não posso afirmar que o problema seria na placa-mãe, já que as duas fans boas em nada sofreram, o serial das fans que estão com problema é: 190510GA caso alguém esteja passando pelo mesmo problema e tenha dúvida, poderá checar se não são do mesmo lote.

Como afirmei antes, foi somente um teste simples e com muita margem para erros.

Clayton, no meu caso as fans estão setadas para PWM na BIOS e ao desligar o PC e religar elas não começam a girar. Na verdade elas até giram por 1-2 segundos e depois param. Para normalizar eu preciso desconectar o cabo delas e conectar novamente, aí elas ligam sem problema.

Segundo o site da NOCTUA o jeito de resolver seria colocando em DC na BIOS, ao invés de PWM.

No seu caso você setou para PWM na bios e mesmo assim não teve problema, correto? Desligava o PC, ligava novamente e as fans giravam sem nenhum problema, certo?
 
Última edição:
Clayton, no meu caso as fans estão setadas para PWM na BIOS e ao desligar o PC e religar elas não começam a girar. Na verdade elas até giram por 1-2 segundos e depois param. Para normalizar eu preciso desconectar o cabo delas e conectar novamente, aí elas ligam sem problema.

Segundo o site da NOCTUA o jeito de resolver seria colocando em DC na BIOS, ao invés de PWM.

No seu caso você setou para PWM na bios e mesmo assim não teve problema, correto? Desligava o PC, ligava novamente e as fans giravam sem nenhum problema, certo?
Isso acontecia comigo quando usava as que estão com “defeito”.
Não fiquei testando elas em DC, apenas como mencionado acima.

Quando tiver tempo irei retirar as que estão boas no gabinete colocar e testar as que estão com defeito, setada em DC na bios para ver se resolve.
Já conferiu o serial delas?
 
Pelo roadmap da noctua o a12x25 preto chegará até o fim do ano. E ano q vem terá versão branca
 
Clayton, no meu caso as fans estão setadas para PWM na BIOS e ao desligar o PC e religar elas não começam a girar. Na verdade elas até giram por 1-2 segundos e depois param. Para normalizar eu preciso desconectar o cabo delas e conectar novamente, aí elas ligam sem problema.

Segundo o site da NOCTUA o jeito de resolver seria colocando em DC na BIOS, ao invés de PWM.

No seu caso você setou para PWM na bios e mesmo assim não teve problema, correto? Desligava o PC, ligava novamente e as fans giravam sem nenhum problema, certo?

O serial da problemática, que não liga de jeito nenhum, é 190122KC.

As outras duas (que não ligam quando ligo o PC, somente após conectar e desconectar) irei verificar assim que chegar do trabalho.
 
Eu mandei print da tela, comprovante de pagamento e de boleto. Mandei tudo!

Eles não colocaram dificuldades e me enviaram 3 unidades por UPS, em uma semana estava em minha casa. Serviço realmente premium, digno de empresa séria que se preocupa com o consumidor.

PS.: esse é o serial das fans que “supostamente” estão com defeito no lote, a quem interessar possa:
Serial: 190510GA

Eu vou tentar acionar, fui fazendo uns testes e descobri que essa que desligou uma vez faz um barulho chato pra cacete em aproximadamente 80% PWM, parece que tem alguma coisa arrastando (me certifiquei de que não tem), e quando desliga o PC, ela desliga um instante antes da outra, talvez realmente tenha algo de errado internamente nela.
 
Adiaram novamente o lançamento delas, foram adiando de trimestre em trimestre.

Antes era no 1° Trimestre de 2021, 2° trimestre...
Final do ano uns parentes que moram no exterior vão vir pro brasil, to torcendo pra lançarem antes disso, assim eu consigo umas por um preço massa :mr2:
 
O serial da problemática, que não liga de jeito nenhum, é 190122KC.

As outras duas (que não ligam quando ligo o PC, somente após conectar e desconectar) irei verificar assim que chegar do trabalho.

@Clairton Carneiro , acabei de verificar, todas as 3 fans tem o mesmo serial: 190122KC

Além disso, desliguei o PC e liguei novamente e as fans rodaram normalmente, então parece ser algo intermitente. Vou ficar de olho para verificar melhor.
 
@Clairton Carneiro , acabei de verificar, todas as 3 fans tem o mesmo serial: 190122KC

Além disso, desliguei o PC e liguei novamente e as fans rodaram normalmente, então parece ser algo intermitente. Vou ficar de olho para verificar melhor.
Sim, o ruim desse defeito é que é esporádico. Não aconselho colocar em DC ou colocar na rotação máxima e usar o adaptador de baixo ruído. Eu usaria bastante e ficaria de olho, se o problema persistir, acione a garantia.
 
Noctua apresenta coolers de CPU para a plataforma Intel LGA4189 Xeon.


A Noctua apresentou hoje quatro coolers para processadores e um kit de montagem separado para a plataforma LGA4189 da Intel. Os novos NH-U14S DX-4189, NH-U12S DX-4189, NH-U9 DX-4189 e NH-D9 DX-4189 4U são ideais para criar estações de trabalho extremamente silenciosas usando o recém-anunciado Ice Lake-64L da Intel processadores Xeon da série W3300 para LGA4189. Além dos novos coolers DX-4189, o kit de montagem NM-i4189 permite que os coolers das séries Noctua DX-3647 e TR4-SP3 sejam instalados no LGA4189.

"Os coolers de CPU da linha DX se tornaram a escolha padrão em soluções de refrigeração silenciosa de nível premium para processadores Intel Xeon", disse Roland Mossig (CEO da Noctua). "A última revisão do LGA4189 compreende modelos de 14, 12 e dois de 9 cm, abrangendo desde gabinetes de estação de trabalho espaçosos até servidores montados em rack 4U."


Os novos NH-U14S DX-4189, NH-U12S DX-4189, NH-U9 DX-4189 e NH-D9 DX-4189 4U são soluções dedicadas e personalizadas para a plataforma profissional LGA4189 da Intel (Whitley), o que os torna um ajuste ideal para CPUs escaláveis Xeon de 3ª geração baseadas em Ice Lake-SP (Platinum, Gold, Silver ou Bronze) e processadores Xeon série W-3300 para estações de trabalho (Ice Lake-64L). Enquanto os grandes NH-U14S DX-4189 de 14 cm e os NH-U12S DX-4189 de 12 cm são uma excelente escolha para gabinetes tipo torre e, portanto, podem ser usados em estações de trabalho silenciosas de alto desempenho, os menores NH-D9 DX-4189 4U e NH-U9 DX-4189 cabem em gabinetes 4U, o que os torna perfeitos para estações de trabalho mais compactas, bem como para servidores de montagem em rack de classe 4U que precisam ser executados o mais silenciosamente possível. Enquanto o modelo de 14 cm depende de um único ventilador NF-A15 PWM para atingir o desempenho máximo, graças à sua grande área de superfície, os modelos de 12 cm e 9 cm usam configurações de ventilador duplo com dois NF-A12x25 (NH-U12S DX-4189) e ventiladores NF-A9 (NH-D9 DX-4189 4U e NH-U9 DX-4189) para garantir um desempenho excelente apesar de seu tamanho e área de superfície menores.

Enquanto a direção do fluxo de ar do NH-U9 é perpendicular ao eixo longo do soquete LGA4189, a direção do fluxo de ar do NH-D9 é paralela ao eixo longo do soquete LGA4189. Isso torna o NH-U9 ideal para construções de estação de trabalho em que o slot PCIe superior não deve ser bloqueado e essa orientação é necessária para que a exaustão do refrigerador esteja voltada para o painel de E / S. Em contraste, o NH-D9 é uma ótima escolha para montagens de servidor onde as ventoinhas do cooler devem trabalhar em conjunto com o fluxo de ar dentro do chassi, ou para construções de estação de trabalho onde esta orientação é necessária para ter a exaustão do cooler voltada para a parte superior do gabinete.

Integrando peças padrão da Intel, como o mecanismo anti-inclinação, porcas Torx T30 PEEK e a estrutura de suporte da CPU LGA4189-4 (P4), o sistema de montagem SecuFirm2 dos coolers é totalmente compatível com as diretrizes de instalação da Intel e fornece um procedimento de montagem familiar para LGA4189 experientes Comercial. Uma ferramenta de montagem Torx T30 está incluída.

Além dos novos coolers DX-4189, o kit de montagem NM-i4189 permite que os coolers das séries Noctua DX-3647 e TR4-SP3 sejam instalados no LGA4189.

Preços de varejo sugeridos:
Os preços de varejo sugeridos pelo fabricante são os seguintes:
NH-U14S DX-4189: 109,90 EUR / USD
NH-U12S DX-4189: 119,90 EUR / USD
NH-U9 DX-4189: 109,90 EUR / USD
NH-D9 DX-4189 4U: 109,90 EUR / USD
NM-i4189: 29,90 EUR / USD
Disponibilidade:
Todos os novos produtos estão disponíveis a partir de hoje nas lojas oficiais da Amazon da Noctua.





zjcrjDJ.jpg



ZsaaJhD.jpg



IYgP23y.jpg



n1n8jSV.jpg



jbeGJJz.jpg
 
Amigos entrei para o clube dos Noctua, depois de penar com um Wraith Prism no meu 3900x resolvi dar ao processador o tratamento que ele merece. Muito satisfeito ! Caiu 20 graus com o Noctua.
8buQwOb.jpg


:safadao:


Esse cooler é fenomenal, meu sonho de consumo de verdade. Por falar em penar, colocar um suporte nessa 2080 Ti que ela tá começando a empenar, isso aí com o tempo pode até romper trilha e BGA, é osso.
 
Esse cooler é fenomenal, meu sonho de consumo de verdade. Por falar em penar, colocar um suporte nessa 2080 Ti que ela tá começando a empenar, isso aí com o tempo pode até romper trilha e BGA, é osso.
Não está empenando , é o angulo da foto. O Cooler que está diretamente acima das RAM está posicionado diferentemente do cooler interno para que não haja contato com os dissipadores das memórias, por isso essa falsa impressão que a GPU está empenada. :bat:
 
Eu sei que o tópico é focado mais em cooler mas achei interessante postar essa matéria.

ASUS e Noctua supostamente desenvolvendo placa gráfica RTX 3070.


A ASUS parece estar trabalhando com a Noctua para lançar uma placa de vídeo RTX 3070 com um cooler personalizado desenvolvido pela empresa. A ASUS fez parceria com outras empresas como a EK para lançar placas gráficas semelhantes com blocos de água integrados no passado, então esta colaboração parece possível. Vimos a ASUS registrar um novo modelo 'RTX3070-8G-NOCTUA' com a Comissão Econômica da Eurásia, no entanto, mais informações sobre o próximo produto são esparsas, com detalhes sobre qual sistema de resfriamento específico será usado e se outros modelos serão lançados são atualmente desconhecidos . A ASUS respondeu a uma pergunta por e-mail sobre o produto dizendo que eles não podiam comentar, mas que esperamos poder anunciar algo em breve que dê um peso considerável a esses rumores. Vimos vários renderizadores e mods ao longo dos anos de placas de vídeo com o tema Noctua, um dos quais está incluído abaixo, na ausência de quaisquer imagens ou desenhos desta placa.


oM7icmx.jpg
 
Eu sei que o tópico é focado mais em cooler mas achei interessante postar essa matéria.

ASUS e Noctua supostamente desenvolvendo placa gráfica RTX 3070.


A ASUS parece estar trabalhando com a Noctua para lançar uma placa de vídeo RTX 3070 com um cooler personalizado desenvolvido pela empresa. A ASUS fez parceria com outras empresas como a EK para lançar placas gráficas semelhantes com blocos de água integrados no passado, então esta colaboração parece possível. Vimos a ASUS registrar um novo modelo 'RTX3070-8G-NOCTUA' com a Comissão Econômica da Eurásia, no entanto, mais informações sobre o próximo produto são esparsas, com detalhes sobre qual sistema de resfriamento específico será usado e se outros modelos serão lançados são atualmente desconhecidos . A ASUS respondeu a uma pergunta por e-mail sobre o produto dizendo que eles não podiam comentar, mas que esperamos poder anunciar algo em breve que dê um peso considerável a esses rumores. Vimos vários renderizadores e mods ao longo dos anos de placas de vídeo com o tema Noctua, um dos quais está incluído abaixo, na ausência de quaisquer imagens ou desenhos desta placa.


oM7icmx.jpg
Que nada, coolers, fans, fotos de cases e notícias são sempre bem-vindas.

Uma coisa é quase certa: sistema em full Noctua vai ficar bem silencioso.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo