Notebook novo, desempenho péssimo

Walder Frey

Pessoa Woke
Registrado
Colegas, comprei um notebook Lenovo recentemente.

Bem básico para uso exclusivo na faculdade.
Ele é um i3 6006U, 4GB RAM. O bicho vive com 100% de uso de disco o tempo TODO, memória em 75%.
Não instalei nada além do Libre Office.

O que posso fazer para melhorar isso?
 
Colegas, comprei um notebook Lenovo recentemente.

Bem básico para uso exclusivo na faculdade.
Ele é um i3 6006U, 4GB RAM. O bicho vive com 100% de uso de disco o tempo TODO, memória em 75%.
Não instalei nada além do Libre Office.

O que posso fazer para melhorar isso?

O colega spiderdk foi certeiro no diagnóstico.

Por experiência própria, você tem 2 opções: uma solução parcial ou definitiva.

A parcial é o que o colega falou acima, deixar o Windows (ou o SO, seja qual for) mais leve, via tutorias que você acha com facilidade.

A definitiva é trocar o HD por um SSD e aumentar a memória RAM pra 8GB. Sendo que o SSD trará grande diferença; já +4GB RAM, a diferença será menor.
 
O colega spiderdk foi certeiro no diagnóstico.

Por experiência própria, você tem 2 opções: uma solução parcial ou definitiva.

A parcial é o que o colega falou acima, deixar o Windows (ou o SO, seja qual for) mais leve, via tutorias que você acha com facilidade.

A definitiva é trocar o HD por um SSD e aumentar a memória RAM pra 8GB. Sendo que o SSD trará grande diferença; já +4GB RAM, a diferença será menor.

É fácil trocar o SSD? Tenho medo por ainda ser bem novo e depois dar problema e não ter garantia. Aparentemente é necessário tirar toda a tampa traseira para efetuar a troca. Comprei sem pesquisar muito, ainda mais que foi em supermercado pra poder usar o VA.
 
É fácil trocar o SSD? Tenho medo por ainda ser bem novo e depois dar problema e não ter garantia. Aparentemente é necessário tirar toda a tampa traseira para efetuar a troca. Comprei sem pesquisar muito, ainda mais que foi em supermercado pra poder usar o VA.

Geralmente é tranquilo. Só tirar a tampa inferior, como você disse. A Dell, p.ex., disponibiliza um manual com as instruções. Veja se a Lenovo também faz isso.

Pesquise o modelo do seu notebook no Google e certifique-se da compatibilidade do SSD.

Como a ideia é trocar o HDD de fábrica, lento, certamente um SSD SATA "padrão" já vai mudar drasticamente a performance do notebook.
 
Veja qual o modelo do seu notebook. Sem saber qual o modelo fica dificil dizer o que dá para fazer.
 
Além do CPU fraco a máquina tem pouca memória. Como o primeiro tu não consegue mudar, faça upgrade pra 8GB.

O uso é ultra básico, por isso não quis gastar muito mais. Vou seguir a dica e pegar memória, que vai me custar uns 200 reais.

Veja qual o modelo do seu notebook. Sem saber qual o modelo fica dificil dizer o que dá para fazer.

Lenovo 320. Já vi uns videos e aparentemente é fácil trocar HD e memória
 
Faça backup de tudo que quiser manter, depois apague o disco inteiro e uma formatação limpa sem nenhuma tranqueira da Lenovo.

Isso é o absoluto necessário para começar a usar o notebook, mas para ficar realmente decente tem que substituir o HDD medonho 5400rpm que eles mandam e colocar um SSD.

+4 GB de RAM apenas se for usar Windows 10, se for usar o Windows 8.1 ou Linux ainda dá para quebrar o galho com 4GB.
 
Colegas, comprei um notebook Lenovo recentemente.

Bem básico para uso exclusivo na faculdade.
Ele é um i3 6006U, 4GB RAM. O bicho vive com 100% de uso de disco o tempo TODO, memória em 75%.
Não instalei nada além do Libre Office.

O que posso fazer para melhorar isso?

Se não for comprar o SSD, ou enquanto ele não chega você pode fazer algumas coisas para tentar melhorar o desempenho:https://www.drivereasy.com/knowledge/100-disk-usage-windows-10-fixed/

Desse site que eu indiquei tenta as seguintes dicas:

Disable Windows Search
Disable SuperFetch service
Change your Google Chrome & Skype settings
Fix your StorAHCI.sys driver
 
pode fazer tutorial, não instalar nada, colocar memória, formatar, nada disso vai resolver.
A zica da lerdeza aí é EXCLUSIVAMENTE do HD lixão (tempo de acesso a disco medíocre).
o SSD é a única solução plausível. O resto é perder tempo, dinheiro e por fim a paciência.
 
Bloquear/ parar/ adiar o Windows Update da uma aliviada também... Pelo menos não vai ficar instalando e baixando "coisas"em segundo plano. Assim da uma aliviada para o HD e para o processador.. 4GB de ram deveria rodar de boa, pelo menos para o básico como acesso a internet e office..
 
Alguém poderia indicar um notebook de 14 para atividades básicas que tenha um bom preço ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo