NTFS ou FAT32, qual o melhor?

c.a

Up The Irons !!!
Eu peguei um arquivo zipado, só que ele tem mais de 4gb e quando vou descompactar dá um erro, e diz que só partições NTFS comportam arquivos com mais de 4gb. Vale a pena mudar a partição pra NTFS?

Quais as diferenças?

Shinkirou

TOKYO 2016
NTFS a menos que voce tenha um PC antigo e o disco em modo PIO voce não sentira diferença.

c.a

Up The Irons !!!
Mas qual seria a grande desvantagem da NTFS, já que a maioria usa FAT32.

Aprendiz

New Member

NTFS = Novo.

Basicamente em sistemas velhos o FAT32 eh mais rapido.

E nos Sistemas novos o NTFS arrebenta o FAT32 em termos de velocidade e seguranca.

c.a

Up The Irons !!!

Gargula

Gamer since 1994!
Membro Honorário
Uso FAT32 para o windows e documentos.
NTFS nas outras 3 partiçoes.

Shinkirou

TOKYO 2016
Não existem desvatagens mais no NTFS a pouco tempo atras (2 meses) eles eram bastante incompativeis com linux, agora ta tudo perfeito

PROXT

New Member

ACCEL

\\\\\o/////

NTFS = Novo.

Basicamente em sistemas velhos o FAT32 eh mais rapido.

E nos Sistemas novos o NTFS arrebenta o FAT32 em termos de velocidade e seguranca.
Nao fale besteria amigo..

FAT32 ainda eh mais rapido que NTFS.. mas essa velocidade a mais nao compensa... pelo o fato do NTFS ser mais seguro no quesito perda de dados.

simples.. um FAT32 vc perde dados muito mais facil.. ou seja, eh preferevel NTFS mesmo.

silverfox

New Member
eu uso a anos NTFS, a unica dificuldade que voce pode encontrar, eh na hora de usar o DOS pra alguma coisa, ja que os discos normais de BOOT nao irão funcionar.... mas claro que ja tem disco de boot pra dos com suporte NTFS

tulio

New Member
eu tinha uma partição fat32 aqui no windows, eu converti pra ntfs, uma galerinha falou q era mais rapido, mas eu perdi muito tempo no boot ...
ok, mas nem ligo.
e eu vi um programinha, q faz o windows ler partições reiserFS, wtf?
http://yareg.akucom.de/
mas será q se eu jogasse uns arquivinhos la na partição reiserFS, eu poderia executalos? ou é só um explorer? flw
olha esse também: http://www.fs-driver.org/

c.a

Up The Irons !!!
Converti aqui, é um pouco mais lento, mas conssegui descompactar o arquivo. ^^

Delerue

Banido
Banido
Sistemas FAT32 e NTFS têm performance muito semelhante, conforme vários testes já mostraram (um perde aqui e depois ganha ali, enfim). As diferença práticas são que o NTFS suporta novas criptografias e arquivos com mais de 4GB, enquanto o FAT32 é menos vulnerável a corrompimento de arquivos (quem faz OC sabe bem disso) e permite acesso direto pelo prompt do DOS (que ainda é usado em algumas restaurações manuais). Se não me engano, pra Linux o sistema NTFS ainda está em modo experimental no que diz respeito à escrita, tendo apenas o modo leitura 100% suportado. O FAT32, por outro lado, tem suporte completo.

Por esses motivos recomendo ter a partição onde fica o Windows e programas de download (eMule, Flashget, Bittorren, etc.) em FAT32, pois assim evita que travamentos corrompam mais facilmente esses arquivos tão importantes e fragmentados. E as demais partições em NTFS para manipulação de ISOs de DVD e jogos.

O NTFS tem um sistema de indexação que pretende realizar buscas mais rápidas, mas, por outro lado, o acesso a disco com essa opção habilitada tende a ficar mais lento. Sempre desabilito aqui.

Falow!

Comdek

New Member

Pra XP coloca NTFS. Até porque na instalação nem aparece mais opção pra formatar em modo FAT, exceto se vc tiver um hd menos de 20gb.

Blademaster

Eu sou a Lenda
A muito tempo, também usei o modo FAT32. Porém, mudei para o NTFS devido a maior segurança nos dados e aceitação para arquivos maiores de 4 gigas :yes:

abenas

New Member
Todos estão errados. Ntfs é mais rápido que fat16/32. E isso não se restringe apenas a performance.

Ntfs utiliza uma arquitetura "próxima" ao ext2, faz jornauling (google query=jornauling), além de todas outros possíveis atributos de marcação de dados ("parecido" com ext2 como inode).

Existem detalhes técnicos como mapeamento, indexação, organização de dados e principalmente caching.

Mais informações:
http://kadaitcha.cx/ntfs.html

Lord HECS

Galoooooo!!!
Sistemas FAT32 e NTFS têm performance muito semelhante, conforme vários testes já mostraram (um perde aqui e depois ganha ali, enfim). As diferença práticas são que o NTFS suporta novas criptografias e arquivos com mais de 4GB, enquanto o FAT32 é menos vulnerável a corrompimento de arquivos (quem faz OC sabe bem disso) e permite acesso direto pelo prompt do DOS (que ainda é usado em algumas restaurações manuais). Se não me engano, pra Linux o sistema NTFS ainda está em modo experimental no que diz respeito à escrita, tendo apenas o modo leitura 100% suportado. O FAT32, por outro lado, tem suporte completo.

Por esses motivos recomendo ter a partição onde fica o Windows e programas de download (eMule, Flashget, Bittorren, etc.) em FAT32, pois assim evita que travamentos corrompam mais facilmente esses arquivos tão importantes e fragmentados. E as demais partições em NTFS para manipulação de ISOs de DVD e jogos.

O NTFS tem um sistema de indexação que pretende realizar buscas mais rápidas, mas, por outro lado, o acesso a disco com essa opção habilitada tende a ficar mais lento. Sempre desabilito aqui.

Falow!
ja tem gente rodando NTFS no linux tranquilo... e já tem um tempinho já...

Usuários que está vendo este tópico