ntfs ou fat32???

meu deus !!!! qta confusão !!! ainda bem mesmo que deus deu a cada homem um pensamento diferente ... imagina se todos pensassemos iguais ... só existiria AMD ou Intel, existiria somente uma placa de vídeo ... cruzes!!! Ainda bem que todos pensamos diferentes...
Mas vamos relaxar galera ... pra que brigar e discutir??? isso vai fazer de nós melhores??? vamos parar com essa discussão que não vai levar a nada ... no fim estamos confundindo o GaloJam's ... acho que tem a opinião de vários profissionais da área... agora cabe a ele analizar e saber o que fazer em relação ao seu HD ... Agradeço as opiniões de todos, pois a gente sempre aprende um pouquinho a mais ... e desculpa se ofendi alguem, não era minha atenção ...
Deus abençoe a todos e continuemos sempre na busca pelo melhor, e o mais importante compartilhar os novos aprendizados com a galera do fórum...
Vlw gente boa!!!
 
Galera manera nessa "#$!%% ai .. sem ficar chingando .. affe ta parecendo briga de ATI vs Nvidia ..
vou colocar um texto aqui .. e pra esclarecer a duvida do carinha q nao conseguiu criar partiçao em fat32 EM RAID 0 .. EH POR CAUSA DO CLUSTER .. TEM Q SETAR 64KB OW MENOS ! MAIS QUE 64KB VC NAO CONSEGUE ACESSAR (convenhamos q testes mostram q 128kb eh o melhor valor para arquivos grandes jogos e sistema operacional)

entao lah vai .. pra quem nao acha q nfs eh mais seguro ..


FAT32
FAT32 is an enhanced version of the FAT file system that can be used on drives from 512 megabytes (MB) to 2 TB in size. The partition size limit is approximately 128GB. FAT and FAT32 offer compatibility with operating systems other than Windows 2000 and Windows XP.

FAT32 can be accessed by Win95B (OSR2, OSR2.1), Win95C (OSR2.5), Win98, Win98SE, WinME, Win2K and WinXP.
It cannot be accessed by DOS (prior to version 7.0), Windows 3.x and Windows NT 4.0 (without the use of third party utilities).

The majority of systems are formatted with FAT32 as the default.

NTFS
NTFS (New Technologies File System) has all of the basic capabilities of FAT, and it provides the following advantages over the FAT and FAT 32 file systems:

File security. Access rights can be assigned to files and directories, allowing users full access, partial access or no access at all to data on your hard disk.

Disk compression. File and directory compression can be performed directly without the need for third party utilities, saving space, while allowing for transparent access and operation to the user.

Support for large hard disks, with a theoretical limit of 16 ExaBytes, and up to 2 TeraBytes (TB).

NTFS supports Unicode, and natively supports long file names.

Disk quotas can be assigned, limiting the amount of disk space users can access on a partition.

Encryption. The NTFS 5.0 file system can automatically encrypt and decrypt file data as it is read and written to the disk.

NTFS can be accessed by Windows NT, Windows 2000 and Windows XP. Note that there are some differences between the NTFS used by Win2K/XP and WinNT; you need to apply Service Pack 4 to Windows NT in order to access NTFS5.

Fault tolerance: file system journaling. See below.

Mounted drives: attach volumes to an empty folder. Operates much like the Assign command from DOS.

Hard links: create an NTFS-based link to a given file.

Sparse files: assign and reserve hard disk space to specific files.

File Streams: multiple data streams are supported and accessible with NTFS.

para mais .. acesse http://www.anandtech.com/guides/viewfaq.html?i=63
deem uma lida ..
e a respeito do nosso amigo q disse q MILESIMOS de segundo nao fariam diferença .. FAZ SIM .. se nao vc nao estaria defendendo o fat32 , pelo testes mostram fat32 eh milesimos de segundo mais rapido q nfts ..
e outra .. imagine um HD com varias partiçoes ...

|c:swap e windows||d:jogos programas|
a agulha no c .. vai ler o swap e o sistema (frequentemente ultilizado pelo HD) na mesma partiçao .. ow seja ela vai andar menos q fosse assim
|c:windows ||d:swap||e:jogos e programas|
a agulha vai ter q acessar a OUTRA partiçao q fica mais longe

a explicaçao pode ser bem escrota .. mais vc pensando um pouco . tipo .. nem precisa intender de computador para poder perceber isso ..
 
galera .. achei as LIMITAÇOES do fat32 em sistema XP .. vejam soh q interessante ..
a galera q falou dos 4gb tava certa ..

"Note the following limitations when you use the FAT32 file system with Windows XP:
• Clusters cannot be 64 kilobytes (KB) or larger. If clusters are 64 KB or larger, some programs (such as Setup programs) may incorrectly calculate disk space.
• A FAT32 volume must contain a minimum of 65,527 clusters. You cannot increase the cluster size on a volume that uses the FAT32 file system so that it contains fewer than 65,527 clusters.
• The maximum disk size is approximately 8 terabytes when you take into account the following variables: The maximum possible number of clusters on a FAT32 volume is 268,435,445, and there is a maximum of 32 KB per cluster, along with the space required for the file allocation table (FAT).
• You cannot decrease the cluster size on a FAT32 volume so that the size of the FAT is larger than 16 megabytes (MB) minus 64 KB.
• You cannot format a volume larger than 32 gigabytes (GB) in size using the FAT32 file system during the Windows XP installation process. Windows XP can mount and support FAT32 volumes larger than 32 GB (subject to the other limits), but you cannot create a FAT32 volume larger than 32 GB by using the Format tool during Setup. If you need to format a volume that is larger than 32 GB, use the NTFS file system to format it. Another option is to start from a Microsoft Windows 98 or Microsoft Windows Millennium Edition (Me) Startup disk and use the Format tool included on the disk.

For additional information about how to use a Microsoft Windows 98 or Microsoft Windows Millennium Edition (Me) Startup disk to format a hard disk, click the article number below to view the article in the Microsoft Knowledge Base:
255867 How to Use Fdisk and Format to Partition/Repartition a Hard Disk
NOTE: When you attempt to format a FAT32 partition that is larger than 32 GB during the Windows XP installation process, the format operation fails near the end of the process, and you may receive the following error message:
Logical Disk Manager: Volume size too big.
• MS-DOS, the original version of Microsoft Windows 95, and Microsoft Windows NT 4.0-and-earlier do not recognize FAT32 partitions, and are unable to start from a FAT32 volume.
• You cannot create a file larger than (2^32)-1 bytes (this is one byte less than 4 GB) on a FAT32 partition."
 
Até hoje, para mim a única vantagem do NTFS é a possibilidade de arquivos maiores que 4gb...

isso me deixa empenhado aqui com minha FAT32. hehehe

mas o grande problema do ntfs é a dificuldade para se formatar... trabalhar em DOS...

pq o windows compromete o tempo inteiro!
 
acho que o amigo confundiu meu esquema...
c: FAT32 - WinXp, programas instalados e jogos instalados
d: FAT16 - Swap
e: NTFS - Documentos e programas e isos, bin, etc...

a maior parte do tempo a agulha fica só no c: ... e não fica andando pra lá e pra cá ... e como o Swap está na partição seguinte em um arquivo de 2Gb de ponta a ponta sem espaços em branco no meio do arquivo a leitura do swap se torna mais dinâmica... diferente se o swap estivesse no c: ... se tivesse no c: o swap iria distribuir nos clusters vazios, fazendo a agulha ficar pipocando feito doida no meio da confusão...

Nunca vi problema no meu esquema e nem dificuldade, e não sou de teoria e sim de prática ...
 
ntfs é melhor ja usei as 2 , não sei explicar porque mas por opinião propria ntfs é melhor.
 
ntfs eh melhor, se cada um usa o q quer mais eu so do ntfs, e usa o ntfs no dos q q tu faz no dos??? ntfs eh mais seguro quando acontece uma queda de energia ele nao corrompe os arquivos tao facil como o fat32 e nem fragmenta como o mesmo, usa o ntfs q tu nao vai se incomodar, e o quake 1 nem com fat 32 nem ntfs no winxp tu nao vai roda se nao tiveh o batzinho la q faz a conversão pa windows eu tenho e jogo numa boa abraços....
 
Bom eu prefiro fat pelo fato de poder fazer imagem apos instalar o sistema todo, então quando da um problema ao inves de eu formatar eu apenas restauro a imagem prontinha perfeitinha zero bala!!! este esquema é bom para quem presta assistencia, deixa a pasta com o ghost e os arquivos oculta na partição D: e qualqeur coisa esta ali pronto, eu to ganhando algum troco com esse esquema, 50 reais e so restauro a imagem, isso é claro de pessoas que eu ja tinha feito antes!!!
Eu uso no meu pc:
c: fat - programas e downloads temporarios
d: fat - algumas imagens e outros documentos e ate alguns programas que não requerem sistema op
e: fat - musicas
f: ntfs - coloquei somente imagens de jogos e softwares (curiosidade: eu coloquei apenas 15 gb de dados e ele esta ocupando 30gb ou seja dobrou de tamanho, o que ao meu ver prova que arquivos muito grandes dobram de tamanho, como na F: eu tenho apenas arquivos menores de 1gb não dobrou!!!
g: ntfs - coloquei filmes e imagens de softwares e full albuns

o bom ao meu ver é ter 3 partições no HD
- o c: em fat para poder fazer imagem do sistema
- o d: em fat para armazenar arquivos grandes
- o e: em ntfs para armazenar documentos musicas e outros arquivos não muito grandes!!!

Tá ai a opinião :thumbs_up
flw
 
eu tenho apenas o swap mesmo diferente de ntfs. acho q fat 16 ou 32. É um sistema mais simples então a leitura é mais rápida, então é a única vantagem do fat. por não ter arquivos lá, não existe o problema de fragmentação. eu nunca desfragmentei minhas unidades de armazenamento ou de sistema, e o desemprenho está muito bom. DOS só mesmo nas máquinas de cliente ou se alguma vez preciso instalar win98. Comecem a se atualizar, pois no futuro, ao menos pra quem trabalha, não existirá mais o fat ou DOS(só pra heavy-users mesmo)
 
Eu não consigo imaginar a computação sem DOS, sei lá talvez seja bom, talvez não, se um dia vai acabar não sei, eu gostaria que continuasse a existir, pq facilita muito meu trabalho, pelo fato do winxp(baseado em NT) não rodar o ghost 5.0c que é o programinha que eu uso para faze imagens dos sistemas!!!
 
neo_clubrede disse:
Eu não consigo imaginar a computação sem DOS, sei lá talvez seja bom, talvez não, se um dia vai acabar não sei, eu gostaria que continuasse a existir, pq facilita muito meu trabalho, pelo fato do winxp(baseado em NT) não rodar o ghost 5.0c que é o programinha que eu uso para faze imagens dos sistemas!!!

usa o ghost75

dá pra fazer as imagens.

usar uma plataforma texto, faz consumir menos memória agilizando o trabalho, e pra essa função específica, é a única vantagem do DOS que é monotarefa.
 
Ninguem já usa fat. NTFS é mais rapido e estavel por algum motivo os sistemas operativos vão evoluindo.achei piada o miudo dizendo que faz mais pontos no 3dmark com fat do que com ntfs.
De certeza que essa partição tava toda fragmentada e o windows com erros.
Acho mais facil apagar a partição do que formatar a partição já feita.
 
GSJ disse:
Ok... mas e se da um rolo fudido e a única solução é formatar?

como faz? sendo que teu C ta em ntfs...

nunca migrei por causa disso, pq não consigo acessar o HD em dos quando está formatado em ntfs...


valeu!


Aí é que tá... vc cria uma partição pro sistema, deixa nela so o Windows e tudo que puder reinstalar novamente.
Em outra partição, voce coloca todos os dados que nao podem ser perdidos, caso precise formatar.

Deu pau, coloca o CD do windows, formata o C: e instala o windows de novo.
Seus dados do D: estarão preservados.

JJ
 
hm valeo pela dica, não tinha conhecimento desta versão, vou ver se localizo ele e testo..
 
prpz disse:
NTFS é mais rapido e estavel por algum motivo os sistemas operativos vão evoluindo.

Isso é essencial frisar...
E eu falei lá no começo, se quiser andar pra trás usa o fat.:fist:
 
neo_clubrede disse:
Citação:
Postado originalmente por neo_clubrede
Eu não consigo imaginar a computação sem DOS, sei lá talvez seja bom, talvez não, se um dia vai acabar não sei, eu gostaria que continuasse a existir, pq facilita muito meu trabalho, pelo fato do winxp(baseado em NT) não rodar o ghost 5.0c que é o programinha que eu uso para faze imagens dos sistemas!!!


usa o ghost75

dá pra fazer as imagens.

usar uma plataforma texto, faz consumir menos memória agilizando o trabalho, e pra essa função específica, é a única vantagem do DOS que é monotarefa.

hm valeo pela dica, não tinha conhecimento desta versão, vou ver se localizo ele e testo..
 
Partições são importantes... e significam SEGURANÇA DE DADOS.
 
prpz disse:
NTFS é mais rapido e estavel por algum motivo os sistemas operativos vão evoluindo.

Não concordo com relação a velocidade. Acho FAT mais rápida. Pouca coisa mas é.
 
eu me assusto as vezes .. vcs dizem q instalam fat32 no SO .. alegando q eh mais rapido .. mais e a segurança ??
principalmente quando se trata da encripitaçao de arquivoss automatico q eh feito no NTFS .. hj em dia eh cheio de hacker q pega todas suas informaçoes pelo SO .. inclusive tenho algumas video aulas ensinando como roubar cokies ..
eu acho.. q vcs deveriam pensar um pouco mais na segurança e deixar os "milisegundos" de vantagem q tem o fat
 
FlatronMan disse:
eu me assusto as vezes .. vcs dizem q instalam fat32 no SO .. alegando q eh mais rapido .. mais e a segurança ??
principalmente quando se trata da encripitaçao de arquivoss automatico q eh feito no NTFS .. hj em dia eh cheio de hacker q pega todas suas informaçoes pelo SO .. inclusive tenho algumas video aulas ensinando como roubar cokies ..
eu acho.. q vcs deveriam pensar um pouco mais na segurança e deixar os "milisegundos" de vantagem q tem o fat
Também acho. Em todos os meus micros, só uso NTFS.
 
Concordo tb em relação ao NTFS...

A galera poderia fazer testes...
O que acho que vou fazer...
Vou instalar Win98 em casa do mesmo jeito que o Moita falou...e testar em jogos e escrita e leitura em HD...depois formato dinovo e vou instalar NTFS e fazer os mesmos testes...será que vai ter diferença?

Só que vou ter que deixar pro ano que vem...os próximos dois sábados vai ser corrido...

Mas eu sempre falo...quem gosta de passado é museu...tem nego com A64 1GB de ram rodando em FAT32, pra que? Até agora não entendi e não entra na minha cabeça isso...

Mas enfim, como disse respeito a opinião das pessoas...portanto...

Vou ver se consigo fazer este teste e depois digo pra vcs...
Melhor, cabei de pensar, vou pegar uma máquina Itautec aqui da empresa mesmo e testar...

Me ajudem com os passos do teste...!!!
 
FlatronMan disse:
eu me assusto as vezes .. vcs dizem q instalam fat32 no SO .. alegando q eh mais rapido .. mais e a segurança ??
principalmente quando se trata da encripitaçao de arquivoss automatico q eh feito no NTFS .. hj em dia eh cheio de hacker q pega todas suas informaçoes pelo SO .. inclusive tenho algumas video aulas ensinando como roubar cokies ..
eu acho.. q vcs deveriam pensar um pouco mais na segurança e deixar os "milisegundos" de vantagem q tem o fat

A segurança de NTFS é mais para computadores que estão em rede ou que são compartilhados com outras pessoas.

No trabalho só uso NTFS, mas em casa é FAT mesmo e a melhora de performance fica além dos milisegundos qd vc usa muito o HD. Tenho apenas uma minúscula partição NTFS para informações um pouco sigilosas e só.

Com relação a hackers, o amigo poderia explicar melhor qual a proteção que o NTFS oferece no meu caso? Uso o computador sem nada compartilhado só conectado na Internet. Não vejo diferença nesse caso em NTFS ou FAT.
 
tarmac disse:
A segurança de NTFS é mais para computadores que estão em rede ou que são compartilhados com outras pessoas.

No trabalho só uso NTFS, mas em casa é FAT mesmo e a melhora de performance fica além dos milisegundos qd vc usa muito o HD. Tenho apenas uma minúscula partição NTFS para informações um pouco sigilosas e só.

Com relação a hackers, o amigo poderia explicar melhor qual a proteção que o NTFS oferece no meu caso? Uso o computador sem nada compartilhado só conectado na Internet. Não vejo diferença nesse caso em NTFS ou FAT.


A segurança em NTFS é válida para redes com autenticação em domínio, no qual vc seta os tipos de acesso às pastas compartilhadas em rede...
Mas também a segurança que o flatron deva estar se referindo é a segurança dos dados em caso de perder uma HD, falta de energia e tb tem a criptografia dos dados, vc pode encriptar os arquivos em partições NTFS que somente seu usuário irá conseguir acessar...se seu usuário for deletado...esquece não recupera mais os dados...

O NTFS suporta journaling e o fat32/16 não, o journaling é uma tecnologia que qdo o SO faz alguma tipo de alteração em nível de sistema, por exemplo registro etc...e ocorre alguma falha de energia, vc não perde o SO como acontece mto no Win98 qdo é desligado incorretamente, ele faz um "backup" antes da alteração, depois que a alteração é feita e certificada que não irá causar problemas de instabilidade no SO ele efetiva a alteração...

E pessoal, me ajudem com os programas para fazer os testes....quero postar ainda hj aqui....
 
mash disse:
Vou instalar Win98 em casa do mesmo jeito que o Moita falou...e testar em jogos e escrita e leitura em HD...depois formato dinovo e vou instalar NTFS e fazer os mesmos testes...será que vai ter diferença?
Aconselho vc a formatar e instalar WinXP SP2 FAT32, roda benchmark de HD depois formata e instala WinXP SP2 NTFS e roda o mesmo teste.

Já fiz isso e chequei a conclusao que FAT é mais rápida.

mash disse:
Concordo tb em relação ao NTFS...

Mas eu sempre falo...quem gosta de passado é museu...tem nego com A64 1GB de ram rodando em FAT32, pra que? Até agora não entendi e não entra na minha cabeça isso...

huhuahua no meu caso eu explico abaixo pq ainda uso FAT.
FAT é mais rápido por isso uso ela. Mesmo quando fizer o upgrade para A64 :evil:

Pra segurança tenho uma minúscula partição em NTFS. :thumbs_up
 
mash disse:
E pessoal, me ajudem com os programas para fazer os testes....quero postar ainda hj aqui....

- PCMARK04 (o HD influencia um pouco nos resultados);
- HDTach;
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo