NV30, NV35, R300, R350, 0,13 mícron...

Junior Brasil

Powered by
Olá galera,

Sou novato aqui na adrena e já a algum tempo acompanho o fórum, principalmente o de placas de vídeo, mas só olhando... Este é o meu primeiro Post... Bom, vamos lá.

Vejo que constantemente vocês enfatizam que o processo de fabricação de chips com transistores de 0.13 mícron, trará aos chips um desempenho muito superior àqueles fabricados com 0.15 mícron.

O fato é: Até que ponto um chip fabricado em 0.13m poderá ser muito melhor que o de 0.15m hoje?

Será que pelo simples fato de se poder construir atualmente um chip gráfico em 0.13m fará dele um soberano em relação ao de 0.15m?

Pelo que entendo (e estou indo mais por intuição lógica), quando se diminui o tamanho dos componentes de um sistema (no caso de chips, os transistores), temos um maior espaço para inserir mais componentes (transistores) e com isso fazer com que se trafegue maior corrente elétrica nos circuitos do chip, possibilitando por conseqüência que o mesmo tenha um maior fluxo de dados por tempo relativo. E ainda assim, por possibilitar maior espaço no chip, poder preenche-lo com novas tecnologias e/ou "ampliar os horizontes das atuais". Traduzindo, maior desempenho/flexibilidade destes novos chips...

Vejo que a Intel já domina o processo 0.13m e num futuro muito próximo estará transitando para o de 0.09m, fato esse que poderá até mesmo mudar o nome de seu atual processador para Pentium 5... Porém ao mesmo tempo que tomo conhecimento disso, verifico que quando a Intel modificou o núcleo do seu Pentium 4 de Willamette para Northwood, ou seja de .18 para .13m. Não se foi notado nada de extraordinário no que diz respeito puro e simplesmente ao desempenho destes novos chips, exceto pelo aumento natural de freqüência do processador, que é claro tendo uma maior freqüência de funcionamento tem a obrigação de ter melhor performance do que seu predecessor com menor freqüência, independentemente de ser fabricado em 0.13 ou 0.18m, concordam?

Ou seja, não se tem diferença significativa de um processador Pentium 4 de 2.0GHz fabricado em 0.18m em relação a um Pentium 4 de 2.0GHz fabricado em 0.13m. E mesmo assim essa pequena diferença significativa não se deu pelo fato da mudança de processo de fabricação pura e simplesmente, mas sim pela "ampliação de horizontes existentes" como foi o caso do cache L2 que saltou dos 256Kb para 512kb.

E não venham me dizer que foi justamente a transição de processo de fabricação que fez com que a Intel aumentasse seu cache L2, pois a AMD se não me engano possui o mesmo tamanho de cache L2 (512kb, me corrijam se estiver errado), e nem por isso precisou produzir seus chips com processo de fabricação de 0.13m.

Também por intuição, "entendo" a necessidade de se transitar para um processo de fabricação menor... e ao meu ver a única vantagem hoje é que a empresa que detém tal tecnologia poderá aumentar mais facilmente a freqüência de trabalho das suas futuras CPU's e GPU's.

Porém ao mesmo tempo que "aceito" tal explicação, me vem uma pergunta à cabeça: Por que será que a AMD, que fabrica hoje seus processadores Athlon XP em 0.18m conseguiu elevar a freqüência e desempenho de seus chips tão quanto os da Intel (Pentium 4), que usou um processo de fabricação menor (e até que ponto realmente melhor) para alcançar as performances atuais?

Não seria isso puro marketing da Nvidia, lançar agora uma GPU em 0.13m?

A verdade é, se este chip não trouxer novidades tecnológicas que funcionem corretamente hoje e não no futuro com o NV35, quando o tal recurso será melhorado para funcionar de verdade, vejo que o NV30 não passará de mais uma GPU muito rápida e pouco flexível.

Será que este novo chip da Nvidia, o tão esperado (inclusive por mim) NV30, será muito melhor
do que os chips de 0.15m (ex.: R300)?

A minha resposta é:

Acho que não, pois os chips baseados neste processo de fabricação hoje, tenderão a melhorar no futuro (isso sim) até mesmo para poder mostrar a sua real força, extraindo todo poder de tal processo de fabricação e tendo maior possibilidade/flexibilidade tecnológica de usufruir tudo aquilo que realmente um chip de 0.13m pode proporcionar. Por isso não acho que agora que estamos transitando de processo de fabricação teremos resultados extraordinários com este chip.

Quem sabe lá pelo NV40/45 ou R450/500 teremos alcançado a performance + ou - desejada por este processo de fabricação de 0.13m, não acham?

Eu espero que o NV30 seja um chip muito bom, mas nada do que foi especulado sobre este ser a maior revolução da informática dos últimos 10 anos... isso eu li na Internet como sendo uma promessa da Nvidia.

O melhor de tudo é que nessa briga entre a ATI e Nvidia, nós consumidores, só temos a ganhar, pois com isso o preço cai e blá, blá, blá ... será?

Não posso deixar de frisar aqui o alto custo das placas de vídeo baseadas nos últimos modelos de chips destas empresas. É realmente uma imposição do mercado gráfico àqueles que querem usufruir dos novos recursos destes chips. Recursos estes que muitas vezes precisam ser melhorados num novo chip para funcionar corretamente... é realmente uma falta de respeito ao consumidor, pagar $399 lá (quase R$2000,00 até chegar ao Brasil com o dólar como está) numa placa de última geração.

Bom acho que já chega. Gostaria da concórdia/discórdia e/ou explicação disso que escrevi.

No mais é um enorme prazer poder fazer parte deste fórum o qual tenho muito respeito e visito
diariamente.

Um grande abraço a todos aqueles que mantém este excelente site funcionando que é a "Adrenaline" e a todos que participam das discussões/brigas que são postadas aqui no fórum com grande inteligência.
 
ae nao li o post todo pq to sem paciencia, qto ao comeco dele:

.13 micron, esquenta menos, clocks mais altos
arquitetura renovada, mais atual, com maior suporte ao directx 9 no caso da nv30
 
legal Junior.....
muito certo oq vc falou...
:)
mas vale lembrar que nas placas de video alguns MHz a mais fazem mais diferença que alguns mhz a mais nas CPU's....
isso é fato comprovado....
e é para isso q o 0.13 vai ser bom nas placas de video....
numa GPU a diferença na performance de 400 pra 500mhz é muito maior que numa CPU de 2000mhz pra 2100 mhz....por exemplo.....
 
Originally posted by DekerBSB
legal Junior.....
muito certo oq vc falou...
:)
mas vale lembrar que nas placas de video alguns MHz a mais fazem mais diferença que alguns mhz a mais nas CPU's....
isso é fato comprovado....
e é para isso q o 0.13 vai ser bom nas placas de video....
numa GPU a diferença na performance de 400 pra 500mhz é muito maior que numa CPU de 2000mhz pra 2100 mhz....por exemplo.....

Só que no seu exemplo o aumento de clock da GPU é de 20% e da CPU de 5% e isto realmente faz toda a diferença
 
"A verdade é, se este chip não trouxer novidades tecnológicas que funcionem corretamente hoje e não no futuro com o NV35, quando o tal recurso será melhorado para funcionar de verdade, vejo que o NV30 não passará de mais uma GPU muito rápida e pouco flexível."



as novidades ja foram anunciadas, e sao sim revolucionarias

ae

sem querer ofender
antes de escrever um texto tao grande sobre isso acho q vc deveria se informar um pouco mais..... =/

eu sei q eh o seu primeiro post nesse forum, vc quer q todo mundo veja o q vc pensa etc, mas acho q ao inves de vc escrever um texto tao grande dizendo o q vc acha no comeco de um topico nao faz mto sentido.

e sobre a diferenca entre o p4 2.0 .18 e o northwood, fora a diferenca da performance, os updates, o fato do .13 dissipar menos potencia, ainda deve se levar em conta q o custo da producao diminui tambem, pois vc tem um aproveitamento melhor dos wafles, ja q cada cpu ocupa uma area menor e portanto podem ser produzidos mais cpus por processo

espero q minha critica tenha sido construtiva, []s
 
O certo teria sido comparar o aumento da Gpu de 400Mhz para 500Mhz e do cpu de 2000Mhz para 2500Mhz.

Mas de qualquer maneira o aumento de clock em chips gráficos é mais importante simplesmente porque os jogos dependem mais da placa de vídeo do que do cpu(especialmente os que tem as melhores engines)
 
Aff....
q isso povo
nego é muito tosco mesmo.....
o colega deixou claro que isso q ele "pensa" foi feito através de intuição lógica......
e seguindo pela "razão" está tudo muito certo...
logo quando saiu o R300 se falou MUITO que TALVEZ a performance do NV30 não fosse tão maior que a do R300...sendo que algumas pessoas defenderam que poderia até ser igual ou pior do que a do R300......levando em conta esse fator do 0.13x0.15....
.....
.....
nao levem ao pé da letra meu exemplo.(os valores numéricos)...levem a "idéia" a sério....
pois isso é realmente comprovado....
apesar de ter alguma semelhança (principalmente no que diz respeito a parte física do chip) na performance é um pouco diferente a relação "MHz" entre uma GPU e uma CPU....
:/
 
os amd atuais usam 256kb de cache exclusiva, os barton vao usar o 0.13 e 512kb, mas os tb usaram 0.13 e 256kb c nao me engano, nao houve uma dissipacao de calor, como esperada, e desempenho infimo de diferenca do 2200+ o tb pro 2100+ o palomino, mas ja sairam os com fsb 333 com 512kb axo q eh 512 2600+ e 2800+
 
Ok, aceito as críticas do Joker82, mas enquanto à procurar me informar melhor, é justamente por isso
que vim ao forum, para aprender. Não escrevi uma verdade, a todo momento escrevi que foi por intuiçâo, a qual pode ser falha.

Desculpe-me se para vc as minhas dúvidas são simples... só estou
querendo aprender e obrigado por seus comentários bastante claros...

Valeu Deker pelas explicações sempre bastante entendíveis!!!

Voltando, vejo que quando passamos do geforce 2 para o 3, tivemos também uma revolução com a tecnologia "nfinit engine".
Minha pergunta é: essa tecnologia está presente em quantos jogos atualmente? Será que quando DOOM 3 e Quake 4 for lançado,
talvez só a "nfinit engine II ou III", presente nas NV25 ou NV30 respectivamente, poderão dar conta do recado?

Quais são as novas tecnologias revolucionárias que estarão presentes no NV30?
 
heheheheheeh
uma pena vc nao participar do forum a mais tempo....
.....
.....
ja ganhei alguns cabelos brancos por aqui quebrando o pau sobre esse assunto....
as porcarias de tecnologias novas que demoram seculos para serem usadas........e quando passam a ser usadas ja tem 2 ou 3 placas novas na frente......
........
........
até agora ninguem pode dar um dado certo sobre o NV30....até agora é tudo boato....
oq se sabe é que ele vai ter 8 linhas de texturização....assim como o R300.....
lembrando que são essas 8 linhas que fazem a placa ser esse monstro na performance.....
:)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo