NV30: post oficial

DekerBSB

Registered User
Registrado
Oksss
vamos debater aqui oq o pessoal achou do NV30.....
vamos manter isso aqui o mais serio e técnico possivel...evitando aqueles comentarios do tipo: essa placa é Deus....tchau ATI...etc..etc....
quem quiser fazer isso argumente com fundamentos validos...perspectivas para os jogos e tudo mais.....
LEMBRANDO que aqui a maioria é GAMERS......entao nao é de total interesse PRA GENTE, GAMERS, a placa sob a otica dos programadores, mesmo sendo essa uma excelente caracteristica da placa......
.......
.......
não sei muito bem por onde começar....
a placa realmente é show de bola em TODOS os sentidos.....
boa até demais......
.......
.......
eu ja estava me programando pra comprar uma......até pq confirmaram, mas ainda nao testaram, q a placa nao tem mais os problemas com AF.....
mas vou ser sincero...e nao quero q fiquem falando que estou dizendo isso pq uso placas da ATI e tals....
mas sinceramente acho (minha opinião) que não vale a pena pegar uma por agora (agora é boa...fevereiro :p )
......
......
nao pq a placa ficou devendo em algum aspecto tecnologico...de forma alguma....ela até ta boa demais.....boa demais até para os jogos que vão sair ano que vem....
sejamos logicos e racionais....analisando a placa em cima do que aconteceu com a primeira GF3.....que foi aquela coisa toda de placa GPU com efeito de filme e tudo mais....q os programadores agora iam fazer oq quiser sem se preocupar com performance.....
isso é fato comprovado e inegavel....
a GF3 ja deve ta fazendo quase 2 anos de vida......
e jogo DX8 mesmo só o DOOM3, que ainda esta pra sair...e pra piorar.....talvez nao rode LISO numa GF3 e seus milagrosos Shaders....
......
......
vou colar aqui alguns pedaços da review da ANand que aborda essa questão....

What you will quickly notice with the GeForce FX is that a lot of its advantages in pixel and vertex shader support will not be seen in games for at least another year, but more realistically 2+ years down the road. Remember that even Doom3 is built around more of a DX8 platform, with titles that would take advantage of these complex shader programs coming much later than next year. So on paper the GeForce FX will exert a number of these sorts of advantages over the Radeon 9700 Pro, but in the end they will not contribute to the overall performance of the card in the immediate future.

And once again we see that the GeForce FX part is more of an enabling product, with the real demand for end users to have this sort of "beyond PS2.0" support not arriving until at least a year from now.

......
......
ta ae.......
acho q nao precisa de nota de nenhuma review para saber q o NV30 não vai ser explorado de verdade em 2003....pois agora em 2003 e que vao começar a sair os jogos DX 8.....
então fica a pergnta.....
quando vao sair os jogos DX9???
vale mesmo pagar uma baba numa placa para ficar vendo algumas demos e os poucos testes do 3DMARK2003/2002 que mostrem essas tecnologias????
......
......
talvez se eu fosse muito rico eu compraria uma.......mas vou levar em conta o custoXbeneficio.....
pois aguardem......essa placa NAO chegara ao brasil por menos de 1600 reais......
.......
.......
outro detalhe importante, nao querendo favorecer ninguem, mas para que nao apareçam essas pessoas de poucos argumentos e grandes paixões falando:
se fudeu ATI...Nvidia comanda....
bom....esse ano a ATI ganhou a briga.....
ou vcs acham justo comparar uma placa que tem nas prateleiras com uma que ainda esta sendo fabricada para vendas e que so tem previsão de vendas para fevereiro de 2003???
.....
.....
e outra.....
a ATI teve tempo de sobra pra planejar o R400....acredito até que para breve a ATI comece a soltar pequenas informações do R400.......ou até do R350.....
.......
.......
oq vcs acham pessoal???
tem alguem aqui (GAMER) disposto a pagar essa fortuna numa placa que nao vai ser utilizada nem na metade dos recursos durante 2003???
sendo que quando esses recursos começarem a ser usados mesmo a placa vai estar obsoleta?
....

:confused: :confused: :confused:
 
é.....
acho q ja sei qual vai ser minha proxima placa.....
......
......
NVIDIA's main problem is that not even the basic functions of DirectX 9 can be used today. The only DirectX 9 version currently available is a public beta version, and games are even further off in a rather distant future. This constellation will make it hard to sell new products based on the (future) importance of their new features alone. This is exactly the Radeon 9700 PRO's strong suit: It combined the theoretical benefit of DX9 support with superior gaming performance in today's games. The Radeon achieves this through its high memory bandwidth, the high triangle throughput of its vertex shaders, and its extremely fast pixel pipelines. When antialiasing and anisotropic filtering are used in combination, the R300 cuts an especially imposing figure and simply dominates everything available in the market today.
........
........
 
Tirado da guru3d:


I'm going to leave you with a bit of info that leaked moments ago at the Comdex but was not disclosed to the press here in Europe. So it might be untrue ..

The new GeForce FX will run at 500MHz, faster than the 325MHz Ti 4600 chip. A new feature lets developers program their own shaders, which are what give graphics their unique look. That means game developers can make graphics more realistic. Using Nvidia's CG language, for example, developers can make things such as skin look more like something you could touch, Vivola said.

The first two versions of the new chip, the GeForce FX 5800 and 5800 Ultra are in production. They will be available in January and will be priced between $399 and $499 at retail.






399... é o preço da radeon 9700.
Se o preço for igual, me da uma razão pra comprar uma Radeon, e nao uma GeForce FX.
 
claro né....
daaaa....
se o preço for igual......
mas logico que nao vai ser.....
.........
.........

One thing is for sure, GeForce FX certainly looks more impressive than RADEON 9700 PRO on paper, but the question remains, when will NVIDIA deliver? By the time GeForce FX hits store shelves, ATI will likely be putting the finishing touches on its follow-up to RADEON 9700, codenamed R350. If that's the case, GeForce FX's reign on the throne may be short-lived.
 
Eu acho que o Dekster ta querendo dizer e não sabe como é que ele quer passar para o clube nvidia (brincadeira) :) . Vamos analizar friamente o que se tem em mãos.

Ambas os chipset R300 e Nv30 são ótimos trabalhos de engenharia, mas o que está acontecendo agora ao que parece é uma inversão de papeis antes todos falavam que a nvidia era so força bruta e não colocava grandes avanços nas placa apenas remaker´s de clock uma unidade de textura a mais e um pouco mais de memória e acabou, isso foi verdade entre do primeiro Gforcer e o GFII e entre o GF3 e o GF4, agora com o GF5 parece que a nvidia mudou o seu modo de pensar fez um projeto mais balanceado entre tecnologia e recrusos e ainda sem considerar a flexibilidade absurda do chipset ele tem tantas instruções quanto um processador comum, agora a ATi se vc´s forem olhar vera que a Ati esta mantendo uma seria de remaker´s tecnologicos desde os radeons 7500, basicamente os chips radeons são o seu Sistema de aniso e fsaa muito bem projetado, a sua unidade de T&L e unidades de textura, é so comparar desde o 7500 até o 9700 o que mudou realmente em termos de arquitetura, apenas o aumento do barramento de memória o clock atualização das smothvision etc etc e no caso do 9700 atualizão para suporte ao Dx9, se vc comparar o 8500 e o 9700 vera que a unica coisa que eles tem de diferente é o tamanho do barramento de memória as optimizações e updates e o suporte ao DX9. Agora com o Nv30 ao que parece ( só vou ter certeza depois dos benchs´s e reviews) é um chip mais rápido e flexivel que o R300 sem usar ainda um barramento de 256 bits, o barramento agora do nvidia consegue 16 Gb/s isso sem usar o Lba, usando o Lba ele segundo a Nvidia consegue chegar aos 48 GB/s o seu sistema de pixels shader´s está muito a frente do atual R300, não acredito que isso ira mudar muito r350 talvez só no r400 a ati faça uma engine de shader´s mais eficiente que a que a Nvidia tem agora vale apena lembrar que quando o Nv30 estiver a venda o Nv31 e Nv35 estarão saindo da faze de testes e simulação eles competirão com a radeon 9500 (nv31) e com o r350 (nv35) no caso do nv35 comenta-se que ele será mais flexivel que o P10 da 3dlabs (esse ainda é o campeão de flexibilidade). Bem vc pergunta porque comprar uma NV30 se não tem jogos com Dx9 ainda , eu respondo assim porque comprar uma Radeom 9700 se ainda não tem jogos em Dx9 ...

É claro que todo mundo ta vendo que a Gforce FX ja vai ser mais rápida que o 9700 pro e vai ter o mesmo preço e a versão pro da Geforce vai ser a mais cara talves pelo acrescimo de memória e clock 256 mb e 550 ou 600 Mhz chip 700 mhz memória.
 
casa comigo???
:p
......
......
é isso mesmo q vc falou.....e esta tudo MUITO certo....
:)
indo logo pro final....pq TBM esta correta a pergunta.....
mas esse é o lance:
1-se o preço do NV30 no seu lançamento no mercado for realmente igual do do R300 logico que vale a pena comprar o NV30....logico...a placa é marota demais.....
mas isso nao vai acontecer....
quando sair o NV30 a 9700 vai ser uma placa pior......entao a ati vai torna-la atrativa no preço....
;) ;) ;)
como os jogos do ano que vem ainda vao estar presos ao DX8, e a 9700 vai conseguir manter uma boa performance nos jogos do ano que vem.....assim chegamos na ideia principal do meu post.....
pagar mais por tecnologias que nao vamos ser utilizadas???
ou pagar menos por tecnologias que nao vao ser utilizadas, mas numa placa que vai rodar de boa bastante jogo que ainda ta pra sair???
......
.......
eu ja esperava que o NV30 fosse esse monstro.......mas ja tamo sabendo q o preço tbm vai ser monstro....e pra mim preço e uma questao a ser considerada na hora da compra......
acho que vou de 9700 mesmo...
:)
vai me permitir jogar de tudo em 1600x1200 ou 1028x014 com 16x de AF....
isso pra mim ja ta bom
:)
lembrando tbm que o R350 provavelmente nao deve ter como concorrer diretamente com o NV30, pelos motivos que CaCa citou acima......
entao talvez o R350 tenha seu atrativo nos preços...
e isso é maroto
:)
 
Eu acredito que a primeira Gforce FX poderá ter um preço competitivo pelo fato de:

Barramento de 128 bits, mantém o projeto da placa barato de 5 camadas em comparação ao do R300 que usa 9 camadas.

Tecnologia de fabricação 0.13, com isso se consegue produzir mais chip´s por wafer de silício e com isso manter um custo baixo em relação a tecnologia 0.15.

No ano que vem a produção de chips de memória DDR II ja terá atingido a produção de massa e demanda do mercado o que torna ela competitiva ja em janeiro com a DDR atual. A não ser que aconteça um terremoto do tipo catastrofico em Taiwan que e que afete os processos das fabricas, ( isso ja aconteceu antes um tremorzinho de terra la e tiveram que reajustar tudo levou semanas até recuperar o ritimo de produção ).
 
hiuaehaiueheaiuheaiuh

blz......é oq vc pensa......
eu ja nao penso assim...
pois desde q lançaram o primeiro chip....feito em processo de 99999,99999 microns nego fala isso:

é pq vai reduzir o chip e com isso o custoooo e paaaaa nananaaaaa
:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
......
......
ainda mais uma empresa como a Nvidia.....q sempre manteve uma politica de preços meio fora de série!!!!
:p
......
......
como falei.....até q saia o R400 a briga entre ATI e Nvidia fica mais no Custox Beneficio......
quesito esse q , acredito eu, a 9700 leva vantagem.....pelos motivos acima.....e nao pq eu goste da ATI....
ja vimos isso antes...sempre foi assim....sao leis do mercado....quase q imutaveis....
 
Vc ainda não entendeu quando eu falei em camadas :D

Quando eu falo em um projeto de placa de 5 camadas eu to falando da placa de CI a placa de CI para chip Nv30 vai custar a praticamente a metado do que custa uma placa de CI para R300, devido a complexidade do mesmo, isso resulta num projeto caro de fabricação para evitar os problemas de capacitancia , indutancia e resitividade.

Isso significa que em termos de competição de preço a Nvidia pode barganhar mais do que Ati.
 
Originally posted by Catarina
Isso significa que em termos de competição de preço a Nvidia pode barganhar mais do que Ati.

minha kirida.....
querer não é poder......
......
......
seja realista....
me diga quando q a Nvidia lançou uma placa barata......
nunca q essa placa vai ser barata.....olha o tanto de guere guere......sem contar q ja tao falando em preços como 400-500$.......
uma coisa é certa....pelo menos nas primeiras semanas nao vai custar menos que 399$......
........
........
depois eu q sou fanatico aqui...
aff.....
 
Correto :) mas pra americano e europeu que ganham em Dolar e Euro custo X beneficio nem sempre manda :) se não a maioria la tava andando de Fusca :D.

No caso de mercados menos abastados como o nosso com certeza a relação custo x beneficio pesa muito principalmente para a molecada que trabalha na VASP ( Vagabundos Anonimos Sustendados pelos Pais) isso conta muito no final em vez de levar a Nv30 ou a Radeon 9700 pra casa vão acabar ficando com a GF 4200 ou Radeon 8500 :D.
 
e como tem nego hipocrita viu....
afffffff........
eu elmbro quando apareceu as fotos do R300.....falando q ia precisar de energia extra....
...
A MAIO GALERA criticou por aqui.........nego desceu a ripa e tudo mais......
agora ninguem fala nada do NV30.....
aff....
....
sem contar q a placa ocupa DOIS SLOTS no PC.......
DOIS.....2...... II .. TWO
:p
so cantando cazuza mesmo.....
tuas ideias nao correspondem aos fatos...
:rolleyes:
 
Claro que não eles ainda não aconteceram o futuro é uma caixa de surpresas, vc pode apenas expecular ... Ninguém pode dizer isso vai ser assim ou daquele jeito é como se vc assistisse uma partida de Xadrez vc pode prever os movimentos mas não sabe se realmente aquela linha de pensamento vai ser seguida e no momento a Nvidia que foi colocada em Xeque consegue se sair muito bem.
 
Concordo contigo deker, não vejo porque gastar tanta grana no NV30, por mais maroto que ele seja. ;)
Mas uma coisa legal que eu li foi a seguinte e acho que vc vai gostar:
"Additionally, NVIDIA has optimized the pipelines for trilinear and anisotropic filtering. Operating at peak performance, the filter-unit is capable of determining the samples required for filtering, which increases performance. NVIDIA has also implemented an adaptive filtering method similar to ATi's in hardware. Based on the textures and the geometry of a scene, the GPU determines at what level a scene should be filtered using either an anisotropic or a trilinear filter, without reducing the image quality. Depending on the perspective and the textures, higher filtering levels are not accompanied by a better image but still cost performance. This "smart" adaptive filter would solve this problem. "
Talvez dessa vez a nvidia tenha resolvido o problema da perda de desempenho com o AF ligado mas o veredito final "só os benchmarks dirão". :D
No mais é esperar pra ver tudo, performance real e preço final, afinal todos sabemos que preço é uma coisa e performance é outra. ;)
Agora quer ver mesmo a quadro baseado no NV30. :D
[]´s

Flávio
 
NV 30 !

Prós !

Um monte de perfomance :)

Contras

um monte de porcarias inuteis q vc nunva vai usar
um monte de placas sucessivas q vao fazer o preço da sua q vc acabou de comprar, despencar !
Tanto update de driver com 25% de perfomance q vai alterar o seu ego para o lado nvidiots , sendo q vc nao vai ver 1% de melhoria ! E tantos drivers q vc nao vai saber qual instalar prq nem sempre o ultimo é o melhor
O preço bem singelo de no minimo 500 D$ !
Um sistema de Cooler da MODA q nao presta pra porra nenhuma ! diminui 1 grau e ocupa 2 slots do seu pc !
 
Só venho aqui demonstrar meu descontentamento com a posição que o decker colocou no começo do post.

mantenha o tópico em nivel técnico.. e não queremos a opinião de programadores são incompatíveis. Ademais... O seu argumento de que a placa é sofisticada demais para os jogos que vem no ano que vem é estritamente ligado as características de quao boa ela é para os programadores... se ela for difícil... nunca vamos ter muitos jogos com essas características.. se for fácil.. vamos ter jogos daqui a três meses.... Do que adianta as placas terem super poderes se os programadores nao tem como usá-los ?

Mas já que vcs não querem o único tipo de opinião que pode ter fundamento agora (pq o emulador de NV30 ja esta disponível para os desenvolvedores a um bom tempo... incluindo eu).. só digo tchau....
 
Como eu falei antes não da para prever o que vai acontecer, ambas são ótimas placas, mas como eu tenho o costume de tentar comprar o melhor disponivel quando faço o upgrade, e levando em consideração, a boa história de estabilidade dos drivers e boa compatibilidade além de ter um bom desempenho para uso geral eu vou compra a Nv30, entendam para mim qualquer placa seria ótima em relação a placa que eu tenho hj mas preciso de algo que embora não possa ter a melhor relação custo beneficio seja tenha um tempo maior de uso. Comprando a Nv30 hj só penso em fazer upgrade em uma futura NV50 ou em uma placa da famila P10 ( aquele chip é um show de flexibilade põe ati e nvidia no chinelo ) ou se tiver uma placa que realmente mereça ser comprada.

Para mim os fatores importantes são

Estabilidade, compatibilidade, e um bom desempenho em uso geral.

Para mim não adianta por exemplo comprar uma placa de video que da problema em 5 jogos novos a cada 10 lançados e ter que esperar a boa vontade do fabricante em liberar patch para que o jogo funcione. Eu entendo que a maioria compra um placa de video 3d pensando em games mas para mim também é importante o uso geral.
 
Oldman o Dekster criou um tópico para discutir sobre Nv30 e R300 mas ele mesmo ditou regras para que certos assuntos não deveriam ser levados em conta, é como organizar uma partida de box onde foi combinado antes que não se pode acertar no queixo.

Eu acho sempre bom ouvir uma opnião de um programador porque na verdade esse pode ter um conhecimento bem mais detalhado sobre o que se passa por trás de cada chip.

Eu só entendo de engines de render e ultimamente mecho com programação de shader's para mental ray para aplicação no maya e softimage, e modelagem no maya. Acho a sua opinião de uma grande adição a esse tópico.
 
Originally posted by Fla3DMadness
Concordo contigo deker, não vejo porque gastar tanta grana no NV30, por mais maroto que ele seja. ;)
Mas uma coisa legal que eu li foi a seguinte e acho que vc vai gostar:
"Additionally, NVIDIA has optimized the pipelines for trilinear and anisotropic filtering. Operating at peak performance, the filter-unit is capable of determining the samples required for filtering, which increases performance. NVIDIA has also implemented an adaptive filtering method similar to ATi's in hardware. Based on the textures and the geometry of a scene, the GPU determines at what level a scene should be filtered using either an anisotropic or a trilinear filter, without reducing the image quality. Depending on the perspective and the textures, higher filtering levels are not accompanied by a better image but still cost performance. This "smart" adaptive filter would solve this problem. "
Flávio

com certeza!!!!!
isso era oq eu mais esperava no NV30...
:)
 
pega na minha e ba;ança

Originally posted by Catarina
Oldman o Dekster criou um tópico para discutir sobre Nv30 e R300 mas ele mesmo ditou regras para que certos assuntos não deveriam ser levados em conta, é como organizar uma partida de box onde foi combinado antes que não se pode acertar no queixo.

então repetindo.....
mais de 95% dos usuarios desse forum usam placas 3d pra jogar....entãoa visão de um programador não é tao importante quanto a viSão dos gamers.....
......
......
acho que vc estão no forum errado sabia.....pessoas como vcs deveriam frequentar forums de programação....
:rolleyes: :rolleyes:
massss
fiquem a vontade então para criar um post com o titulo:
NV30:pOST OFICIAL- PROGRAMADORES
:rolleyes: :rolleyes:
 
Certo certo, a nvidia tá com a bola da vez...mas o preço hein???
Não acredito que por mais barato que seja o processo de fabricação, a nvidia venha "repassar" o desconto para os consumidores...:mad: Ela tem um produto que ninguém tem ou supera (ainda) então ela vai fazer o que quiser, num importa se a 9700 vai despencar pra 200 US$, ela vai colocar o preço que achar ser justo na placa.

E Doug, o cooler da moda que vc disse, que eu vi é o único disponível até agora, se vão lançar outros coolers, eu num sei, mas pelo chip do gpu da gf fx ser o dobro do p4, qual cooler do mercado que caberia nela??? Nem com watercooler na placa de video dava jeito...;) sacou ?
[]´s

ps: espero que eu possa jogar morrowind, mafia com 16x aniso + 8x aa em 60 fps constantes!:D
 
eu acho o seguinte: o pessoal ke curte a ATI agorah tah com um "certo ciume" do pessoal da NVIDIA....pois perderam o posto de 1º lugar antes ocupado pela RADEON 9700..... agorah é um direito do pessoal ke curte NVIDIA gozar do ke a empresa esta oferecendo que é a Geforce-FX... voltando novamente ao posto de 1º lugar.....assim o pessoal da nvidia vai a desforra e vai kerer "zuar" o pessoal da ATI ate ele lancar o r400.... dai ela volta ao topo novamente e a ATI volta a dominar.


pessoalmente falando: sera mesmo ke a ATI vai lancar o r400..claro ke vai....mas jah de cara assim? creio ke vai demorar bem mais......
 
Originally posted by Jab's
eu acho o seguinte: o pessoal ke curte a ATI agorah tah com um "certo ciume" do pessoal da NVIDIA....pois perderam o posto de 1º lugar antes ocupado pela RADEON 9700..... agorah é um direito do pessoal ke curte NVIDIA gozar do ke a empresa esta oferecendo que é a Geforce-FX... voltando novamente ao posto de 1º lugar.....assim o pessoal da nvidia vai a desforra e vai kerer "zuar" o pessoal da ATI ate ele lancar o r400.... dai ela volta ao topo novamente e a ATI volta a dominar.

Nussa...
pra mim isso é coisa de muleke......
faz parte dessa briga......é como jogo de futebol....
e besteira esquentar a cabeça com isso....
....
....
 
Engraçado é quando o cara paga o maior pau pra nVidia ou ATi, bota como avatar o logo da placa mais rapida que a empresa tem, ai vc olha nas configurações dele e vê uma GeForce 2 MX :)
 
A NV30 não vai ser aúltima placa da nVIDIA nem a 9700 vai ser a última da ATI. Como não ganho o suficiente nem p/ comprar a 9700, vou esperar com a minha 8500, porque em 2004 vão estar fazendo jogos com recursos da NV30 e até lá a nova placa da ATI já terá sido lançada, baixando os preços da NV30.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo