NVIDIA em alta e ATI em baixa

Soufly3xtr3m3

Loading...
Registrado
Ultimamente, ATI e NVIDIA lideram os comentários nas rodas de bate papo. Certamente, as suas últimas, ou as suas futuras placas gráficas, são alvo de um interesse especial dos jogadores, mas se deixando comprar pela Advanced Micros Devices, a companhia canadense Array Technology Industry não passou despercebida, mesmo diante de um público habitualmente menos conhecedor. A aquisição da ATI logicamente afetou a NVIDIA. A posição da NVIDIA em relação a esta situação ainda continua muito ambígua, enquanto que a posição da Intel já parece mais clara. Estes meandros financeiros e estratégicos correspondem aquilo que é real e concreto, assim com as quotas de mercado do segundo trimestre de 2006 que deverão deixar muita gente interessada.

De acordo com a companhia californiana JPR, Jon Peddie Research, especializada nos mercados ligados aos gráficos 3D e a multimídia, a NVIDIA teria recuperado algumas quotas de mercado, da mesma maneira que a Intel, enquanto que o seu concorrente ATI teria apresentado uma ligeira queda. De fato, 71,4 milhões de chips gráficos foram distribuídos através do mundo entre os meses de março e maio de 2006, o que representou um forte crescimento de 16,6% em relação ao ano passado, mas se comparados com os 74,9 milhões de unidades vendidas nos três meses anteriores, o mercado consequentemente está em baixa.

Esta queda de 4,6% foi limitada graças ao bom comportamento do setor de computadores portáteis, que apresentou um aumento de 2,2% sequencialmente (em relação ao trimestre anterior), e de 31,9% em relação a 2005. No que diz respeito aos chips gráficos integrados para computadores portáteis, os resultados são ainda mais interessantes, com um crescimento de 4,2% e 47,1% em relação a março de 2006 e Junho de 2005, respectivamente. No que diz respeito às quotas de mercado das placas (e não de chipsets, e por este motivo a Intel ficou de fora), a NVIDIA passou de um trimestre para o outro de 25 para 36,7 %, enquanto que o seu concorrente ATI caiu de 76,6% para 63,1 %. Globalmente, para um mercado que conta com 19,6 milhões de unidades vendidas, a Intel ainda domina, principalmente graças aos chipsets integrados, com 54,9% do mercado, contra 31% para a ATI e 10,9% para a NVIDIA.

Diferente disso, o mercado dos computadores desktop apresentou um crescimento de 11,6% em relação ao ano anterior, mas com uma queda de 7% em relação ao primeiro trimestre de 2006. As vendas dos chips integrados diminuíram em 7,1% sequencialmente, contra um aumento de 14,7% em relação a 2005. Quanto às placas gráficas (ainda sem considerar a Intel), a queda foi de 6,8% sequencialmente, com um ligeiro aumento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2005. Globalmente, o mercado dos computadores desktop representou 51,7 milhões de vendas. A Intel continua figurando como o grande líder, com os seus habituais 34,8%, e ATI e NVIDIA continuam a sua guerra obstinada, onde o primeiro figura com 26,3% do mercado, contra os 23,9% do segundo.

Contudo, a NVIDIA domina o mercado das placas de vídeo para computadores desktop, com 51,5% de participação no mercado, contra os 47,9% para a ATI. Para um mercado que conta com quase 20 milhões de unidades vendidas (19,6 milhões para ser mais preciso), cada percentual perdido representa uma soma considerável.

Com todos os mercados reunidos, ou seja, computadores portáteis, computadores desktop, chips gráficos e as placas de vídeo, o Top 3 continua parecido, com a Intel e os seus 40,3% de quotas de mercado, a ATI e os seus 27,6% do bolo (uma queda de 0,9 pontos) e a NVIDIA com 20,3% (um aumento de 1,3 pontos). Sabendo que as vendas dos dois primeiros diminuíram sequencialmente (de 1,5 e 8,4%), enquanto as quotas do terceiro, em contrapartida, aumentaram (em 2%). A aquisição da ATI pela AMD representará uma forte mudança no estado do mercado dos chips gráficos nos próximos anos?

Fonte:www.pcimpact.com
 
a ATI baixou porque as pessoas estão desconfiadas...
Quero ver, quando a AMD começar a ajudar na fabricação das GPUs, com processos mais refinados, como 65nm...
Entao a ATi terá placas melhores para over, e mais baratas...
E a AMD ainda poderá ajudar na arquitetura das GPU's, para aumentar os clocks...

eu acredito e muito nessa parceria
 
imagina R700 the first dual core GPU =]

the radeon X2-800 (pegaram o x2, jogada de marketing)

ai o xik vai c te um pc todo x2

athlon x2
chipset: ati x2press
gpu: x2

preço x2 olhos que vc tem na cara
 
imagina R700 the first dual core GPU =]

the radeon X2-800 (pegaram o x2, jogada de marketing)

ai o xik vai c te um pc todo x2

athlon x2
chipset: ati x2press
gpu: x2

preço x2 olhos que vc tem na cara

AEUEauuhAUEUaeuuhaehueaHAUE :lol:

Acredito plenamente que ocorra isso mesmo.... :rolleyes:
 
o que me preocupa e o consumo e as temperaturas dessas novas placas !!! a começar pelas 7950gx2 e x1950xt !! ja sao 0 cao DE consumo e enquentam um bocadinho !
 
a ATI baixou porque as pessoas estão desconfiadas...
Quero ver, quando a AMD começar a ajudar na fabricação das GPUs, com processos mais refinados, como 65nm...
Entao a ATi terá placas melhores para over, e mais baratas...
E a AMD ainda poderá ajudar na arquitetura das GPU's, para aumentar os clocks...

eu acredito e muito nessa parceria

será que quando esse introsamento acontecer mesmo os preços continuarão baixos? ou depois que eles conquistarem mais e mais novos "clientes" essa história de preço vai mudar de lado?

eu torço demais pra que continue como está (os preços)!!!!
 
a ATI baixou porque as pessoas estão desconfiadas...
Quero ver, quando a AMD começar a ajudar na fabricação das GPUs, com processos mais refinados, como 65nm...
Entao a ATi terá placas melhores para over, e mais baratas...
E a AMD ainda poderá ajudar na arquitetura das GPU's, para aumentar os clocks...

eu acredito e muito nessa parceria

eu acredito e muito é que o G80 vai oferecer um chip DX10 full muito antes da ATI...e vai pegar ainda as vendas do Natal... ou seja a Nvidia vai conseguir muito espaço no mercado com esse vacilo da ATI de demorar mais pra lançar o R600 :said:

quanto a AMD começar a ajudar na fabricação de GPUs... tem um tópico meu falando sobre isso no VGAs e parece q isso nao vai acontecer tão cedo. Ainda mais em processo de 65nm em GPU.

Sem contar que se nao me engano...a Nvidia comprou a UMC...ou seja ela tb ja tem acesso a fabricas proprias pra refinar processo de fabricação e produzir chips q esquentam pouco e fazem muito over. Coisa q alias nos ultimos meses a Nvidia esta na frente....fabricar chips que consomem pouco..esquentam pouco e fazem um bom over :yes: o R580 tem mais recursos ...porem é maior..consome mais e esquenta mais
 
As duas empresas nao vao parar de lucrar absurdamente, isso é fato, são as duas unicas do segmento que estao nesta disputa, como eu queria q surgisse mais uma ou duas empresas competentes...
 
vamo ve quando a ati lançar o tão comentado R600 se a Nvidia vai soltar a carta na manga (G80)
 
Acho que ja estão com cartas mais avançadas na manga que o G80, ainda mais se a Intel ajudar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo