Além disso, existem engines que conseguem fazer um bom trabalho em iluminação e efeitos, sem ray tracing. Claro, não é tão sofisticado , mas já é muito bom e com ótimo desempenho nas placas atuais. E mais importante: Com uma física muito boa.
Vide o engine CORE feito para o World Of Tanks e lançado este ano, roda liso com tudo no máximo na minha 290X com AA 2x, 50 a 70 fps mantidos, e isso em 2560x1080 (reparem nas partes com água, seja no lago ou em poças)
Engine gráfica é tudo, pra mim a melhor atualmente é a Frostbite, tanto em questão de otimização, quanto em beleza. Ray Tracing vai ser um Plus, da mesma forma quando foi lançado o PhysX, só serão realmente usáveis na próxima geração, ou se otimizarem bem com lançamento de drivers (o que acho difícil por ser Nvidia). Mas jogar com uma 2080 Ti em 1080p só por causa de Ray Tracing, eu prefiro dar um tiro de 12 no meu pé.