[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Fiz a atualização no kit de nona geração da assinatura e não tive problema algum. Testei no Watch Dogs Legion e tive ganho de desempenho.

Não demorei 10 minutos pra fazer o processo.

PS: o Adrenaline publicou um teste usando o 9900k
O Watch Dogs Legion eu ganhei quase 10% de desempenho.
 
O Watch Dogs Legion eu ganhei quase 10% de desempenho.

Tem ordem? Tipo.. primeiro a Placa mãe depois a GPU? ou tanto faz? pra fazer o update
 
Tem ordem? Tipo.. primeiro a Placa mãe depois a GPU? ou tanto faz? pra fazer o update
Cara, aqui usei o EVGA Precision, ele faz o processo todo sozinho.

Mas não tem ordem eu acho.

Só tem que deixar tudo ativado no final
 
Então no seu caso você tá usando a BIOS da placa mãe F10h né? Sempre que tem alguma letra depois seria beta correto? ...
Isso mesmo, tô usando a F10h. É beta, mas tive zero bugs e problemas. Se olhar no reddit, várias pessoas estão usando essa BIOS sem reportar problemas.
 
Desencana desse post ... no site da AORUS tem uma coisa e no site da Gigabyte tem outra.. acabei de achar isso aqui:

dfwGTuq.png


Me ajuda aí Gigabyte... affffff

De qualquer forma não entendi isso:

"2.For F60-F61 BIOS Flash"
Baixa o Aorus Engine https://www.gigabyte.com/Support/Utility/Graphics-Card e vai na engrenagem > aba vga, se for bios F1, instala a F2 e se for F61 instala a F62

lbbbIOu.png
 
Baixa o Aorus Engine https://www.gigabyte.com/Support/Utility/Graphics-Card e vai na engrenagem > aba vga, se for bios F1, instala a F2 e se for F61 instala a F62

lbbbIOu.png

hmmm interessante.. mas pelo Aorus engine é só pra verificar ou ele mesmo instala? Porque se for pelo tutorial da gigabyte você mesmo tem que ir no site e baixar a Bios..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso mesmo, tô usando a F10h. É beta, mas tive zero bugs e problemas. Se olhar no reddit, várias pessoas estão usando essa BIOS sem reportar problemas.
Você atualizou a BIOS da placa mãe primeiro? .. desculpem o monte de perguntas mas obviamente que dá medo em fazer merda


É que não estou na frente do meu PC agora então não dá pra ver ...
 
hmmm interessante.. mas pelo Aorus engine é só pra verificar ou ele mesmo instala? Porque se for pelo tutorial da gigabyte você mesmo tem que ir no site e baixar a Bios..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você atualizou a BIOS da placa mãe primeiro? .. desculpem o monte de perguntas mas obviamente que dá medo em fazer merda


É que não estou na frente do meu PC agora então não dá pra ver ...

Só pra verificar
 
A Nvidia basicamente vai aposentar x86 agora, fizeram a própria CPU pra datacenter (esperado, mas só imaginei que fosse sair dps da compra da ARM), suporte pra nuvem prioritaŕio, workstations arm e até notebooks arm:
sV8bid1.png
 
A Nvidia basicamente vai aposentar x86 agora, fizeram a própria CPU pra datacenter (esperado, mas só imaginei que fosse sair dps da compra da ARM), suporte pra nuvem prioritaŕio, workstations arm e até notebooks arm:
sV8bid1.png
Será que eles entrarão no mercado de CPUs domésticos? Seria interessante a briga agora que a Intel está entrando no mercado de GPUs. Ter 3 opções vai ser fantástico.
 
Será que eles entrarão no mercado de CPUs domésticos? Seria interessante a briga agora que a Intel está entrando no mercado de GPUs. Ter 3 opções vai ser fantástico.
Acho difícil, o interesse deles claramente é DC/HPC, mercado que tá cada vez maior que o de consumidores. Essa CPU nova deles (Grace) é feita somente pra não ter gargalo entre as GPUs e a RAM, coisa que os x86 com PCIe atualmente não ajudam, e que as POWER9 não possuem nvlinks o suficiente.
Pra consumidores vão só deixar pra parceiros, tipo a MTK.
 
Você atualizou a BIOS da placa mãe primeiro? .. desculpem o monte de perguntas mas obviamente que dá medo em fazer merda


É que não estou na frente do meu PC agora então não dá pra ver ...
Sim. Atualiza a BIOS da placa mãe, entra nela e ativa 4G decoding e desativa CSM compatibility. Feito isso, vai aparecer a opção Re-Size BAR Support na Bios pra você habilitar.
 
Desencana desse post ... no site da AORUS tem uma coisa e no site da Gigabyte tem outra.. acabei de achar isso aqui:

dfwGTuq.png


Me ajuda aí Gigabyte... affffff

De qualquer forma não entendi isso:

"2.For F60-F61 BIOS Flash"
A média geral que vi foi de 4% em 4K. Não testei aqui diretamente mas não percebi nenhuma queda de desempenho.

É que testar em casa, pra valer, não é só abrir um jogo e rodar. Tem que fazer várias rodadas e não sobra tempo pra isso.

Já ref. ao update, foi tranquilo no meu setup. Z390 Aorus Ultra + RTX 3090 EVGA FTW3 Ultra.

Só pelo amor, evite o enfarto e desligue o CSM no BIOS da mobo ANTES de atualizar o VBIOS da VGA. Aqui, eu procurei antes, não achei, atualizei... O PC deixou de comunicar sinal de vídeo! Quase morri 🤣 a sorte foi o switch físico de BIOS, mudei, refiz o processo direito e tudo certo.

Neste final de semana, tentarei CONTROL com o ReBAR e aviso por aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Interessante, pelo que eu vi, me interessa alguns ganhos que vi nas tabelas.. porém vi que a RTX que você tem é a TUF então não é o mesmo caso... Estranho porque a Gigabyte mostrou no tutorial no site oficial dela de como faz.. de ir em suporte do modelo exato da sua placa de vídeo e depois baixar a BIOS .. aí você vai lá e no site deles mesmo não tem isso.. vai entender..

Aqui o Tutorial da Gigabyte de como fazer:

fQCepxl.png


Ok beleza fácil né??? Aí você entra no site da gigabyte e fui na VGA mesmo modelo do tutorial só pra ver.. nem é a que eu tenho e me aparece assim:

hMPhUWv.png


E no caso da minha nem tem na aba Downloads.. ah sim!.. eu vi que tá como windows 8 .. mas coloquei em todos os outros e não muda.. só a print que saiu com esse mesmo...

pjurwDV.png


Enfim.. acho melhor eu esperar um pouco... :sei:



Então no seu caso você tá usando a BIOS da placa mãe F10h né? Sempre que tem alguma letra depois seria beta correto? ...
Aqui segui assim:

1. Atualizei o BIOS da placa-mãe pra F10h (inclusive há mais de mês, assim que saiu a nova versão, quando lançaram a 3060), modelo Z390 Aorus Ultra;
2. No BIOS, ativei 4G Decoding e selecionei Resizable BAR Auto (opção na minha versão). Aqui devia ter desativado o CSM, que fica na parte de boot, acabei fazendo depois no susto;
3. Atualizei o driver da NVIDIA;
4. Baixei o software da EVGA atualizado, Precision X1;
5. Atualizei a VBIOS pelo software acima.
 
Última edição:
A média geral que vi foi de 4% em 4K. Não testei aqui diretamente mas não percebi nenhuma queda de desempenho.

É que testar em casa, pra valer, não é só abrir um jogo e rodar. Tem que fazer várias rodadas e não sobra tempo pra isso.

Já ref. ao update, foi tranquilo no meu setup. Z390 Aorus Ultra + RTX 3090 EVGA FTW3 Ultra.

Só pelo amor, evite o enfarto e desligue o CSM no BIOS da mobo ANTES de atualizar o VBIOS da VGA. Aqui, eu procurei antes, não achei, atualizei... O PC deixou de comunicar sinal de vídeo! Quase morri 🤣 a sorte foi o switch físico de BIOS, mudei, refiz o processo direito e tudo certo.

Neste final de semana, tentarei CONTROL com o ReBAR e aviso por aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui segui assim:

1. Atualizei o BIOS da placa-mãe pra F10h (inclusive há mais de mês, assim que saiu a nova versão, quando lançaram a 3060), modelo Z390 Aorus Ultra;
2. No BIOS, ativei 4G Decoding e selecionei Resizable BAR Auto (opção na minha versão). Aqui devia ter desativado o CSM, que fica na parte de boot, acabei fazendo depois no susto;
3. Atualizei o driver da NVIDIA;
4. Baixei o software da EVGA atualizado, Precision X1;
5. Atualizei a VBIOS pelo software acima.
Aqui eu fiz pelo software da EVGA e não mexi no CSM, funcionou de boa.

De resto meu procedimento foi igual o seu.
 
Aqui eu fiz pelo software da EVGA e não mexi no CSM, funcionou de boa.

De resto meu procedimento foi igual o seu.
Não são todas as placas-mãe que tem CSM disponível ou mesmo habilitado por padrão. No meu caso aqui, tinha e tava ligado.

Se a placa tiver, é uma dor de cabeça, né? O PC ligava e nada de vídeo, seja via HDMI ou Display Port. Se a placa não tivesse duas BIOS eu ia ter resetar a atualização de alguma maneira, no hardware, ou manda pra garantia fazer.

Por isso que eu mando aquele CUIDADO!
A princípio eu não achei CSM e tomei por mim que não tinha na minha mobo. Quase me ferrei rs
 
Não são todas as placas-mãe que tem CSM disponível ou mesmo habilitado por padrão. No meu caso aqui, tinha e tava ligado.

Se a placa tiver, é uma dor de cabeça, né? O PC ligava e nada de vídeo, seja via HDMI ou Display Port. Se a placa não tivesse duas BIOS eu ia ter resetar a atualização de alguma maneira, no hardware, ou manda pra garantia fazer.

Por isso que eu mando aquele CUIDADO!
A princípio eu não achei CSM e tomei por mim que não tinha na minha mobo. Quase me ferrei rs

O foda é quando você não tem dual BIOS, nem vídeo onboard, quiçá outra placa ou outro PC. Aí o cidadão está fodido. :haha:

Mas não precisa de garantia nesses casos. Se a placa está com a BIOS correta, basta arrumar um jeito de entrar na BIOS da mobo para corrigir. Parece que agora o Precision avisa antes que é preciso desabilitar o CSM, mas é uma coisa que uma galera caiu em peso sem saber.

---

Eu ainda estou com receio de atualizar por aqui depois do meu fatídico episódio. Como o ganho por hora não é lá essas coisas, só vou atualizar quando a coragem aparecer.
 
Sim. Atualiza a BIOS da placa mãe, entra nela e ativa 4G decoding e desativa CSM compatibility. Feito isso, vai aparecer a opção Re-Size BAR Support na Bios pra você habilitar.

A média geral que vi foi de 4% em 4K. Não testei aqui diretamente mas não percebi nenhuma queda de desempenho.

É que testar em casa, pra valer, não é só abrir um jogo e rodar. Tem que fazer várias rodadas e não sobra tempo pra isso.

Já ref. ao update, foi tranquilo no meu setup. Z390 Aorus Ultra + RTX 3090 EVGA FTW3 Ultra.

Só pelo amor, evite o enfarto e desligue o CSM no BIOS da mobo ANTES de atualizar o VBIOS da VGA. Aqui, eu procurei antes, não achei, atualizei... O PC deixou de comunicar sinal de vídeo! Quase morri 🤣 a sorte foi o switch físico de BIOS, mudei, refiz o processo direito e tudo certo.

Neste final de semana, tentarei CONTROL com o ReBAR e aviso por aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui segui assim:

1. Atualizei o BIOS da placa-mãe pra F10h (inclusive há mais de mês, assim que saiu a nova versão, quando lançaram a 3060), modelo Z390 Aorus Ultra;
2. No BIOS, ativei 4G Decoding e selecionei Resizable BAR Auto (opção na minha versão). Aqui devia ter desativado o CSM, que fica na parte de boot, acabei fazendo depois no susto;
3. Atualizei o driver da NVIDIA;
4. Baixei o software da EVGA atualizado, Precision X1;
5. Atualizei a VBIOS pelo software acima.

Oppa obrigado pelas informações.. com certeza ajudaram bastante!!! Ainda mais pra evitar ter esse susto! rsrs...

A minha aqui é a F60 logo eu tenho que baixar a F62 pelo que vi


VgZCVQS.png
 
Isso sim que é placa, o resto é resto. E jogar em 8K, é outra coisa, é o suprassumo, hahaha...baratin:)

 
Realmente jogar em 8k com DLSS a 30fps numa tv de 82" é uma experiência que vale os atuais 80.000 reais necessários para obtê-la. :fire:

Então, Cyberpunk é furada. Ele deveria ter jogado em 4K em 60 fps, pelo menos.
Mas tem jogos bons para jogar em 8K que aguentaria 60 fps nessa placa?
 
Minha TV é 4k, então só vou conseguir ver o 4k mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Bom, cada um tem seus gostos , hipoteticamente falando se eu tivesse $$$ pra investir nessa coisa de 8k , preferiria investir num bom oculos de realidade virtual ao invez de um super monitor de 8 k
 
Interessante que a maioria de quem pode mesmo ter tudo isso nem joga, só tem pra mostrar.. no caso ainda de youtuber piorou.. ganha de graça.. mostra que tem e depois deixa lá... (e ainda ganha mais dinheiro ainda por fazer isso hehehehehe)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo