• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Gravidade/orientação não faz diferença entre transmissão de calor de sólidos, isso só afeta o ar subir lentamente por diferença de pressão. (Convecção) Tem ar sim circulando na região do backplate do gpu. Convecção não vai fazer diferença.

A única diferença TEORICA que pude perceber, pelo menos no meu gabinete, é que ela na horizontal o ar quente demora mais para sair, pois ele fica batendo no vidro e do outro lado pelos dissipadores, e como o gabinete tem um formato de torre, logo em largura ele é menor, então o ar quente fica meio q preso batendo nas laterais, ai um pouco sobe e um pouco desce...Ja a placa na vertical com um dos lados do dissipador apontado para cima em direção aos fans do topo retirando o ar quente de dentro, acredito que o ar sairia mais rapido. Eu até tentei colocar a minha na vertical com o suporte e cabo riser q tenho, mas ela n coube pq bate no bloco do watercooler da cpu...

N sei se deu para entender, ficou meio confuso...kk
 
Sobre isso, nenhuma! Não tem como saberem quem minerou...

Falei mais sobre a questão de alguma memória apresentar "defeito" com OC, em especial a GDDR6X que é mais quente e aparenta ser mais "sensível", mas isso só o tempo dirá.
Mas provavelmente os fabricantes ja sabem que Gddr6X se degrada mais rapidamente com a temperatura e sabem que a atividade das memorias em 24/7 vai fazer elas falharem mais rapido que o periodo de 3 anos de garantia .
 
Sem querer ser chato mas essa lógica de calor subir fazer alguma diferença em qualquer PC que não seja passivo é senão comum sem muito conhecimento de física. O ar quente.sobe beeem devagar por conveccao. O fluxo de ar do gabinete é muito mais rápido do que a convecção de temperatura do ar.
Ja usei a 3090 com o gabinete deitado no chão e ela em pé. Zero diferença.
Exatamente, se a diferença de temperatura é notável, significa que o fluxo interno de ar está deficitário.
 
A única diferença TEORICA que pude perceber, pelo menos no meu gabinete, é que ela na horizontal o ar quente demora mais para sair, pois ele fica batendo no vidro e do outro lado pelos dissipadores, e como o gabinete tem um formato de torre, logo em largura ele é menor, então o ar quente fica meio q preso batendo nas laterais, ai um pouco sobe e um pouco desce...Ja a placa na vertical com um dos lados do dissipador apontado para cima em direção aos fans do topo retirando o ar quente de dentro, acredito que o ar sairia mais rapido. Eu até tentei colocar a minha na vertical com o suporte e cabo riser q tenho, mas ela n coube pq bate no bloco do watercooler da cpu...

N sei se deu para entender, ficou meio confuso...kk
Repensando um pouco sobre posição da placa de video , colocar ela na vertical acaba criando um novo problema que é a concentração de calor ao longo do Pcb principalmente na area dos VRM's . No fim das contas o melhor mesmo é otimizar o consumo com undervolt e melhorar a ventilação e absorção de calor sobretudo do lado do back plate nos modelos com modulos de memoria dos dois lados .
 
Bom, apesar de possuir uma 3080 e uma 3070 eu não minero, porém acompanhei essa live que mencionaram e achei ela bastante interessante. Pra quem não tiver paciência de ver as 3 horas, eles mostraram o estado em que fica um chip e memórias de uma VGA usada em mineração:

A parte superior do chip onde fica a controladora de memória fica torrada (pelo o que entendi esse é um chip morto):

txn5HjK.png


O mesmo chip sendo visto pelo lado das BGAs:

e7slWRs.png


Uma memória saudável:

Ze9deNa.png


E o estado em que ficam memórias usadas em mineração:

95Iucvu.png


Não sou contra nem a favor de quem minera, cada um faz o que quer com seus pertences. Resolvi compartilhar essas imagens da live porque acredito que muitos iriam achar interessantes :)
 
Mas provavelmente os fabricantes ja sabem que Gddr6X se degrada mais rapidamente com a temperatura e sabem que a atividade das memorias em 24/7 vai fazer elas falharem mais rapido que o periodo de 3 anos de garantia .
Bem possível, ainda mais utilizando com OC constante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom, apesar de possuir uma 3080 e uma 3070 eu não minero, porém acompanhei essa live que mencionaram e achei ela bastante interessante. Pra quem não tiver paciência de ver as 3 horas, eles mostraram o estado em que fica um chip e memórias de uma VGA usada em mineração:

A parte superior do chip onde fica a controladora de memória fica torrada (pelo o que entendi esse é um chip morto):

txn5HjK.png


O mesmo chip sendo visto pelo lado das BGAs:

e7slWRs.png


Uma memória saudável:

Ze9deNa.png


E o estado em que ficam memórias usadas em mineração:

95Iucvu.png


Não sou contra nem a favor de quem minera, cada um faz o que quer com seus pertences. Resolvi compartilhar essas imagens da live porque acredito que muitos iriam achar interessantes :)
O grande "problema" é afirmar, categoricamente, que essas memórias ou chip da gpu foram utilizadas em mineração. Não dá!

Essas imagens são mais para "causar", já que não é somente por mineração que um chip pode falhar ou mesmo "queimar". Isso já ocorreu com muitos aqui apenas "jogando".

A grande questão é... os fabricantes estão lucrando horrores vendendo esse tanto de placas, e a preços abusivos, só que não querem assumir o risco e ficam arranjando artifícios para prejudicar o consumidor, como sempre.
 
Última edição:
Realmente a medida que a atividade de mineração cresce ao redor do mundo os fabricantes começam a prestar mais atenção na situação e vão forçar mudanças pra não terem preju a longo prazo . Ate porque ta faltando silicio no mercado e não da pra ficar trocando placa toda hora .
 
Bom, apesar de possuir uma 3080 e uma 3070 eu não minero, porém acompanhei essa live que mencionaram e achei ela bastante interessante. Pra quem não tiver paciência de ver as 3 horas, eles mostraram o estado em que fica um chip e memórias de uma VGA usada em mineração:

A parte superior do chip onde fica a controladora de memória fica torrada (pelo o que entendi esse é um chip morto):

txn5HjK.png


O mesmo chip sendo visto pelo lado das BGAs:

e7slWRs.png


Uma memória saudável:

Ze9deNa.png


E o estado em que ficam memórias usadas em mineração:

95Iucvu.png


Não sou contra nem a favor de quem minera, cada um faz o que quer com seus pertences. Resolvi compartilhar essas imagens da live porque acredito que muitos iriam achar interessantes :)
Eles disseram que os 12 módulos de VRAM de uma 3090 ficam assim? 👀
Você se recorda se na live mostra o SKU da placa, só pra gente ter uma ideia do modelo? Eu perdi essa parte.

E mais uma vez, ainda acho que é espalhar medo pra que eles se preocupem menos. O tanto de cenário quebukanplaca pode ser utilizada. Eu sempre dou exemplo com CONTROL, mas basicamente qualquer jogo com ray tracing em 4K estressa super a memória. Na sensor junction pode estar mais fresco, mas bate fácil, fácil 80+ nos outros sensores. Brabo é assumir que o cara tá minerando sem estar.

Vi um caso desses lá foram, o maluco teve que mandar email pro CEO reclamando, porque ele sequer minerou e disseram que ele tinha. 😬
 
Nessa foto não é uma 3090, é uma TU102, provavelmente uma 2080ti
Valeu!!!

E ó, só por desencargo, tava pesquisando aqui posts de fevereiro, quando saiu a atualização do HWiNFO com indicação do sensor memory junction. Tinha Founder's Edition batendo 100 ºC JOGANDO. Aí os caras querem tocar terror e meter esse louco de "VRAM tostada = tudo minerador"?! Eu, hein...

Me libera pra trocar o thermal pad sem perder a garantia que é mais fácil cê nunca ver minha placa em RMA. 🤙

Tu compra uma RTX 30 e segundo esse "culpado até provar o contrário perante juiz" tem que evitar jogar 4K, com ray tracing, pra não ser mal interpretado. 🙄
 
Aqui jogando Cyberpunk ou Control no talo com raytracing não passa de 84c na memória.
 
Valeu!!!

E ó, só por desencargo, tava pesquisando aqui posts de fevereiro, quando saiu a atualização do HWiNFO com indicação do sensor memory junction. Tinha Founder's Edition batendo 100 ºC JOGANDO. Aí os caras querem tocar terror e meter esse louco de "VRAM tostada = tudo minerador"?! Eu, hein...

Me libera pra trocar o thermal pad sem perder a garantia que é mais fácil cê nunca ver minha placa em RMA. 🤙

Tu compra uma RTX 30 e segundo esse "culpado até provar o contrário perante juiz" tem que evitar jogar 4K, com ray tracing, pra não ser mal interpretado. 🙄

Existiam milhares de formas deles abordarem esse tema, que realmente é bem complexo e controverso para ser abordado, não é um assunto fácil.

Porém, das diversas formas possíveis, eles escolheram o tom mais intimidatório. E as respostas birrentas da parte deles mostram que apesar de bons na parte técnica, são completos amadores e infantis na parte comercial e relação com consumidores. É uma pena mesmo, se eu fosse o dono de uma empresa jamais deixaria gente desse tipo lidar com o público ou permitiria uma minha marca associada a esse tipo de comportamento.
 
Deve ser meu gabinete n é possivel.... 92 graus nas memórias com 80% de PL ? Se eu setar 80% aqui de PL minhas memórias vão para 104 graus fácil...

Meu gabinete é mid tower compacto, ele tem 4 slot apenas e a placa ja pega 3,5 slots. O espaço entre a placa e a capa da fonte é mto pequeno acho q ela n consegue puxar ar o suficiente, so pode ser isso...


Só pra te avisar que crashou aqui em 1545mhz@725mv essa noite. Voltei pra 750mv que era o que tava antes. Mesmo assim tava batendo 124.4mh/s no friozinho que fez hoje, normalmente tava ficando entre 121~123. Incrível como tudo tem a ver com temperatura.
 
Aqui jogando Cyberpunk ou Control no talo com raytracing não passa de 84c na memória.
Junction ou hotspot?
E você joga em 1440p, certo? Vou testar com 4K e framerate ilimitado e posto aqui da minha parte, depois.

Só CONTROL, porém. Não quero instalar Cyberbug 2077 só pra esse teste, não rs
 
Bom, apesar de possuir uma 3080 e uma 3070 eu não minero, porém acompanhei essa live que mencionaram e achei ela bastante interessante. Pra quem não tiver paciência de ver as 3 horas, eles mostraram o estado em que fica um chip e memórias de uma VGA usada em mineração:

A parte superior do chip onde fica a controladora de memória fica torrada (pelo o que entendi esse é um chip morto):

txn5HjK.png


O mesmo chip sendo visto pelo lado das BGAs:

e7slWRs.png


Uma memória saudável:

Ze9deNa.png


E o estado em que ficam memórias usadas em mineração:

95Iucvu.png


Não sou contra nem a favor de quem minera, cada um faz o que quer com seus pertences. Resolvi compartilhar essas imagens da live porque acredito que muitos iriam achar interessantes :)
O chip pode morrer da mesma forma sem minerar. Esse visual de queimado não identifica o que causou o problema em primeiro lugar. Um consenso que eu tenho visto em comunidades gringas é:

-Se a placa queima em poucos meses minerando (ou qualquer outro uso) = defeito de fábrica

-Se a placa não queima em poucos meses = ela dura por muitos anos

É difícil de ver acontecer o meio termo em que a placa queima após 1 ou 2 anos de funcionamento perfeito.
 
Junction ou hotspot?
E você joga em 1440p, certo? Vou testar com 4K e framerate ilimitado e posto aqui da minha parte, depois.

Só CONTROL, porém. Não quero instalar Cyberbug 2077 só pra esse teste, não rs
Junction.
Hotspot fica em 63~67. Jogo em 4k, com undervolt pra 1920mhz, consumo fica entre 340~360 no cyberpunk, 98% core
 
Junction ou hotspot?
E você joga em 1440p, certo? Vou testar com 4K e framerate ilimitado e posto aqui da minha parte, depois.

Só CONTROL, porém. Não quero instalar Cyberbug 2077 só pra esse teste, não rs
Mas a placa dele ta cheia de mods...hah trocou thermal pads, colocou dissipadores mais fans no backplate, esta com undervolt, n da para comparar com uma em stock.

Só n entendo coisas tão simples de projeto que poderia vir de fábrica, como por exemplo thermal pads de qualidade superior ( em quantidade isso para eles custaria o q ???)), uma abertura no backplate para se acoplar um fan (igual a Galax) etc etc etc coisas simples, para evitar essas temperaturas das memórias, que poderia vir de fábrica e n vem...n da para entender esses engenheiros tão qualificados dessas grandes fabricantes deixar passar coisas besta como essa, e eles sabem disso pq ngm melhor do q eles para conhecer as placas, seus projetos, seus testes...
 
Mas a placa dele ta cheia de mods...hah trocou thermal pads, colocou dissipadores mais fans no backplate, esta com undervolt, n da para comparar com uma em stock.

Só n entendo coisas tão simples de projeto que poderia vir de fábrica, como por exemplo thermal pads de qualidade superior ( em quantidade isso para eles custaria o q ???)), uma abertura no backplate para se acoplar um fan (igual a Galax) etc etc etc coisas simples, para evitar essas temperaturas das memórias, que poderia vir de fábrica e n vem...n da para entender esses engenheiros tão qualificados dessas grandes fabricantes deixar passar coisas besta como essa, e eles sabem disso pq ngm melhor do q eles para conhecer as placas, seus projetos, seus testes...
Pô, então não tem como comparar, mesmo. Inclusive, se tá essa temperatura com o thermal pad trocado, vai de encontro ao meu relato do reddit em fevereiro.
O pessoal lá falou de uma queda dos bizarros 100 (jogando) pra casa dos 80 graus após a troca de thermal pad.

Mas enfim, EVGA não deixa trocar sem perder a garantia, então sigo sem trocar...
 
O chip pode morrer da mesma forma sem minerar. Esse visual de queimado não identifica o que causou o problema em primeiro lugar. Um consenso que eu tenho visto em comunidades gringas é:

-Se a placa queima em poucos meses minerando (ou qualquer outro uso) = defeito de fábrica

-Se a placa não queima em poucos meses = ela dura por muitos anos

É difícil de ver acontecer o meio termo em que a placa queima após 1 ou 2 anos de funcionamento perfeito.
Tenho uma 970 que ta minerando AION e comprei no lançamento, completamente guerreira. Todo o pcb e resistores atras dela estão com esse aspecto amarelado, funciona 100% normal. Ja trouqei. Apasta térmica varias vezes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pô, então não tem como comparar, mesmo. Inclusive, se tá essa temperatura com o thermal pad trocado, vai de encontro ao meu relato do reddit em fevereiro.
O pessoal lá falou de uma queda dos bizarros 100 (jogando) pra casa dos 80 graus após a troca de thermal pad.

Mas enfim, EVGA não deixa trocar sem perder a garantia, então sigo sem trocar...
Batia 84c sem a troca dos thermal pads, só com a ventoinha nas costas e o fan setado em 80% no afterburner manualmente. O core ficava em 69c. Depois do thermal pad novo bate 80c. Nem melhorou tanto assim na verdade. Eu notei que o que mais faz.diferença do que o thermal pad é tirar o calor acumulado ao redor da placa abrindo o gabinete e botando ventilador em cima. Por isso optei por customcloop. Pra mim o thermal pad não fez tanta diferença ( 4-8c de redução), talvez poruqe atrás é 2.5mm e acabei botando 3mm.
 
Aqui em Control, The Medium... as memórias estão chegando a 102 graus ... A minha Waterforce durante os jogos n passava de 85 graus. Se n for meu gabinete o culpado só posso culpar a placa, mas só a minha esta atingindo essas temperaturas, a Aorus Xtreme foi mto elogiada nos Reviews pelo seu projeto bruto de dissipadores, fans, componentes premium... e temperaturas alem de ser considerada a mais rápida. E a minha ta atingindo temperaturas iguais as da FE na memória... tem algo de errado com a placa ou é meu gabinete mesmo.

Testei agora com fans em 90% bateram 98° no Control. Mas só nesses jogos com RT pesado q ela chega nisso.

Edit: Se eu ativo o DLSS a temperatura das memórias caem 8 graus... Ele desativado com o RT puro sobe quase 10 graus. Eita
 
Última edição:
Só n entendo coisas tão simples de projeto que poderia vir de fábrica, como por exemplo thermal pads de qualidade superior ( em quantidade isso para eles custaria o q ???)),
Em quantidade custa pouco, mas ainda é um valor significativo qnd vc olha o total. Eles provavelmente faziam estimativas de quantos anos a placa iria durar dentro da garantia, e qual a % que falharia e precisariam reembolsar num possível RMA com um uso normal dos usuários deles, e tenho quase certeza que os custos até pouco tempo atrás com essas trocas eram bem menores do que o custo pra colocar componentes melhores.

Agora que o pessoal tá usando a placa por mais horas, provavelmente a taxa de RMA subiu um pouco e está preocupando eles, vide essas mudanças de políticas pra não precisarem alterar nada de projeto.
 
Bom, apesar de possuir uma 3080 e uma 3070 eu não minero, porém acompanhei essa live que mencionaram e achei ela bastante interessante. Pra quem não tiver paciência de ver as 3 horas, eles mostraram o estado em que fica um chip e memórias de uma VGA usada em mineração:

A parte superior do chip onde fica a controladora de memória fica torrada (pelo o que entendi esse é um chip morto):

txn5HjK.png


O mesmo chip sendo visto pelo lado das BGAs:

e7slWRs.png


Uma memória saudável:

Ze9deNa.png


E o estado em que ficam memórias usadas em mineração:

95Iucvu.png


Não sou contra nem a favor de quem minera, cada um faz o que quer com seus pertences. Resolvi compartilhar essas imagens da live porque acredito que muitos iriam achar interessantes :)
e se eu deixar um loop em bench de algum jogo, não vai ficar pior?
 
e se eu deixar um loop em bench de algum jogo, não vai ficar pior?
Não sei se fica pior (já que isso pode ser só desgaste de anos de uso mesmo, independente da carga), mas com certeza chegaria a esse nível, principalmente no core da GPU em si que seria mais utilizado.
 
Não sei se fica pior (já que isso pode ser só desgaste de anos de uso mesmo, independente da carga), mas com certeza chegaria a esse nível, principalmente no core da GPU em si que seria mais utilizado.
Existe alguma outra atividade computacional que utilize o controlador de memória e as memórias tanto quanto os algoritmos de mineração que utilize a placa 24h/dia?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo