• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
eh aquele negocio, enquanto tiver gente que compra caro...
 
Pessoal consegui baixar as temperaturas das memórias da minha 3090 de 98 para 92 graus (temperaturas durante mineração eth) apenas colocando, apoiando somente esse fan ai em cima nessa região das memorias como exaustor, puxando o ar quente do backplate para fora, no caso, para cima em direção aos fans do topo. Fica a dica ai, algo bem besta, só apoiei o fan e deixei ele ali.



Agora uma dúvida, o plástico do fan aguenta a temperatura do backplate ali ? Até agora n derreteu nem aconteceu nd kkk
 
Última edição:
Pessoal consegui baixar as temperaturas das memórias da minha 3090 de 98 para 92 graus (temperaturas durante mineração eth) apenas colocando, apoiando somente esse fan ai em cima nessa região das memorias. Fica a dica ai, algo bem besta, só apoiei o fan e deixei ele ali.



Agora uma dúvida, o plástico do fan aguenta a temperatura do backplate ali ? Até agora n derreteu nem aconteceu nd kkk
Já testou colocando no sentido oposto? Talvez soprando o ar em cima ajude mais.
 
eh aquele negocio, enquanto tiver gente que compra caro...
Sempre vai ter, é meia duzia de placa para um país de 200 milhões

1% é muita gente.
 
Já testou colocando no sentido oposto? Talvez soprando o ar em cima ajude mais.

Então é pq o dissipador manda o calor para o backplate pelas almofadas térmicas e dissipa para fora, no caso o fan como exaustor esta ajudando a puxar esse ar quente do backplate. Acredito ser mais eficaz, ou n ?
 
Então é pq o dissipador manda o calor para o backplate pelas almofadas térmicas e dissipa para fora, no caso o fan como exaustor esta ajudando a puxar esse ar quente do backplate. Acredito ser mais eficaz, ou n ?
Eu usava uma fan assim na minha 3080. No meu caso soprar no backplate reduzia mais do que puxar.
 
Então é pq o dissipador manda o calor para o backplate pelas almofadas térmicas e dissipa para fora, no caso o fan como exaustor esta ajudando a puxar esse ar quente do backplate. Acredito ser mais eficaz, ou n ?
Usei esse tipo de ventilação de back na minha 1070 realmente ajudava , agora uso na 3070 numa configuração um pouco diferente .
 
Comprei uma rtx 3060 e queria saber se quem tem a mesma vga poderia me ajudar no overclock diário ?
 
Então é pq o dissipador manda o calor para o backplate pelas almofadas térmicas e dissipa para fora, no caso o fan como exaustor esta ajudando a puxar esse ar quente do backplate. Acredito ser mais eficaz, ou n ?
tecnicamente o blackpate funciona como dissipacao passiva, como no metal que usa no cooler do processador.

Se jogar ar frio nele, a troca de calor entre o ambiente e a placa vai ser maior.. Mesmo principio
 
tecnicamente o blackpate funciona como dissipacao passiva, como no metal que usa no cooler do processador.

Se jogar ar frio nele, a troca de calor entre o ambiente e a placa vai ser maior.. Mesmo principio
Justamente , coloquei um cooler em 45 graus com o plate , esse vento então bate no plate e sai na outra direção carregando calor pra fora .
 
tecnicamente o blackpate funciona como dissipacao passiva, como no metal que usa no cooler do processador.

Se jogar ar frio nele, a troca de calor entre o ambiente e a placa vai ser maior.. Mesmo principio

humm, vou testar então. N tinha pensado nisso. Eu imaginei o fan auxiliando na dissipação, ja que os fans da placa de video puxa ar frio, troca pelo calor no dissipador e sai pelas laterais e backplate, então imaginei no fan seguindo esse percurso, essa corrente de ar/temp. e então ao invés do calor ficar parado no backplate o fan tira o calor mais rapidamente diminuindo as temp ali na região... vou testar soprando ar então.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu usava uma fan assim na minha 3080. No meu caso soprar no backplate reduzia mais do que puxar.
E agora usa como ?
 
humm, vou testar então. N tinha pensado nisso. Eu imaginei o fan auxiliando na dissipação, ja que os fans da placa de video puxa ar frio, troca pelo calor no dissipador e sai pelas laterais e backplate, então imaginei no fan seguindo esse percurso, essa corrente de ar/temp. e então ao invés do calor ficar parado no backplate o fan tira o calor mais rapidamente diminuindo as temp ali na região... vou testar soprando ar então.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E agora usa como ?
Não uso mais, pois não há espaço entre o backplate e o aircooler.
 
tecnicamente o blackpate funciona como dissipacao passiva, como no metal que usa no cooler do processador.

Se jogar ar frio nele, a troca de calor entre o ambiente e a placa vai ser maior.. Mesmo principio

E n é que baixou +2 graus...Agora total caiu de 98 para 90 graus... -8 graus nas memórias de uma 3090 minerando com apenas um fan em cima, sensacional...muito obrigado pela dica, soprando o ar direto em cima realmente é mais eficaz.

Agora até aumentei o PL para 62%, para minerar, estava antes em 59% por conta das memorias batendo 98 graus, agora as memórias ficam em 90 graus com PL em 62%. Aumentei meus MH/s de 87 para 100.

Pergunta besta mas será que esse ar em cima atrapalha algo internamente na placa, como outros chips e tal ? Pq nenhuma fabricante pensou nisso...kkk
 
Última edição:
E n é que baixou +2 graus...Agora total caiu de 98 para 90 graus... -8 graus nas memórias de uma 3090 minerando com apenas um fan em cima, sensacional...muito obrigado pela dica, soprando o ar direto em cima realmente é mais eficaz.

Agora até aumentei o PL para 62%, para minerar, estava antes em 59% por conta das memorias batendo 98 graus, agora as memórias ficam em 90 graus com PL em 62%. Aumentei meus MH/s de 87 para 100.

Pergunta besta mas será que esse ar em cima atrapalha algo internamente na placa, como outros chips e tal ? Pq nenhuma fabricante pensou nisso...kkk
Não há motivo para as fabricantes fazerem super soluções de resfriamento nas memórias, pois os jogos não estressam as memórias da mesma forma que o algoritmo do eth
 
Não há motivo para as fabricantes fazerem super soluções de resfriamento nas memórias, pois os jogos não estressam as memórias da mesma forma que o algoritmo do eth
No caso os efeitos visuais de Ray Tracing e DLSS acredito que estressam bastante sim as memórias, aqui jogos que não usam ou usam pouco Ray Tracing as memórias da minha 3090 ficam na faixa dos 80-85 graus. Agora jogos como The Medium, Control...(principalmente o The Medium) as memórias aqui chegam a 92 graus, tem certas partes do The Medium que ja vi bater 98 graus.
 
Última edição:
.
 
No caso os efeitos visuais de Ray Tracing e DLSS acredito que estressam bastante sim as memórias, aqui jogos que não usam ou usam pouco Ray Tracing as memórias da minha 3090 ficam na faixa dos 80-85 graus. Agora jogos como The Medium, Control...(principalmente o The Medium) as memórias aqui chegam a 92 graus, tem certas partes do The Medium que ja vi bater 98 graus.

Olá, como vc consegue ver as temperaturas das memórias? Qual programa vc usa?
 
Isso, a temperatura Tjunction das memórias somente nas 3080/3090.

Tem alguns jogos que levam a memória no talo, acabei de jogar a demo do RE Village, as memórias chegaram a 96 graus. Os jogos estressam tanto as memórias quanto a mineração, ai eu pergunto, como irão saber que sua placa deu problema por mineração ou jogando, pois os jogos mais atuais estressam bastante as memórias. Ja jogando Red Dead Redemption as memórias ficam di boa em 85 graus, mas os jogos atuais com RT estressam bastante.

Ou essas GDDR6X são muito resistentes ou a NVidia fez uma merda em usa-las, pois são bem esquentadinhas. As 3090 então que possuem mais módulos ( em cima em baixo do PCB) e são mais rápidas ainda que as da 3080, esquentam bem mais. Agora se elas aguentam di boa essas altas temperaturas ja n sei, espero q sim, pois os jogos atuais abusam delas...
 
E n é que baixou +2 graus...Agora total caiu de 98 para 90 graus... -8 graus nas memórias de uma 3090 minerando com apenas um fan em cima, sensacional...muito obrigado pela dica, soprando o ar direto em cima realmente é mais eficaz.

Agora até aumentei o PL para 62%, para minerar, estava antes em 59% por conta das memorias batendo 98 graus, agora as memórias ficam em 90 graus com PL em 62%. Aumentei meus MH/s de 87 para 100.

Pergunta besta mas será que esse ar em cima atrapalha algo internamente na placa, como outros chips e tal ? Pq nenhuma fabricante pensou nisso...kkk
Compra esses mini dissipadores de aluminio auto-adesivos aqui e cola eles bem em cima da posição das memórias, no backplate:


Eu Instalei na minha 3080 aqui e sem ventilação forçada em cima baixou 6 graus. Na 3090 e com ventilador soprando ainda, deve baixar mais.

TE03z28.jpg
 
Compra esses mini dissipadores de aluminio auto-adesivos aqui e cola eles bem em cima da posição das memórias, no backplate:


Eu Instalei na minha 3080 aqui e sem ventilação forçada em cima baixou 6 graus. Na 3090 e com ventilador soprando ainda, deve baixar mais.

TE03z28.jpg

Boa, vou ver isso, obrigado pela dica. O meu é todo fechado, n da pra ver bem aonde esta a gpu e as memórias...

Quais as temp. das memórias da sua 3080 ai ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo