[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Por ai a gente vê como fabricante faz coisa tosca , de um lado uma serpentina de geladeira , fazendo bonito um otimo sistema de arrefecimento e ventilação . O que custava fazer do outro lado um backplate de maior espessura e com protuberancias na posição das memorias com thermal pad o mais fino possivel pra uma eficiencia melhor na transferencia de calor dos chips .
 
Comprei os mini dissipadores, mas n mudou muito. Eles sozinhos, sem o fan, baixaram uns 2 graus apenas. O fan sozinho baixou 7 graus. Agora ambos, o fan + dissipadores baixou 9 graus. O ideal seria colocar um fan em cima dos dissipadores puxando o ar quente né como exaustor ? O problema é q n da para apoiar o fan em cima deles como exaustor pois pega nas hélices, ai coloquei o fan soprando ar neles e contra o backplate, funcionou bem, só n sei se como exaustão n funcionaria melhor. Mas ai teria q fazer mais gambiarras, colocar pezinhos no fan para encostar a hélice... ai deixei soprando ar frio mesmo nos dissipadores.

E ficou bem bonitinho até eles na placa haha :



Peguei a foto de um review da minha placa para ver aonde as memórias ficam no pcb para colocar certinho, mas é tudo igual os pcbs, as memórias ficam no mesmo lugar em todos. Esse no centro é enfeite pq sobraram haha

Na segunda foto da para ver bem os thermal pads em ambos os lados do pcb.

Uma pergunta, para remover esses dissipadores, fica alguma marca?

Não tem perigo de danificar o backplate ou deixar resíduo?
 
Lembrando que algumas marcas, se perde a garantia se abrir a placa....
 
Na Zotac que eu tive, não havia aqueles adesivos nos parafusos. Então abri e troquei todos os thermalpads e pasta térmica pela da Gelid.

Agora essa minha 3070 da Colorful tem o tal do adesivo na cabeça do parafuso. Mas nem precisa ser mexido, as temperaturas dela são excelentes.
 
Na Zotac que eu tive, não havia aqueles adesivos nos parafusos. Então abri e troquei todos os thermalpads e pasta térmica pela da Gelid.

Agora essa minha 3070 da Colorful tem o tal do adesivo na cabeça do parafuso. Mas nem precisa ser mexido, as temperaturas dela são excelentes.
eh q tem o diferencial que zotac n tem rma de verdade ne...

entao mesmo se tivesse tu sabe que n mudaria nada
 
Uma pergunta, para remover esses dissipadores, fica alguma marca?

Não tem perigo de danificar o backplate ou deixar resíduo?

Então eles prendem bem , porém são fáceis de tirar, puxando com um pouco de força, e não, n estraga o PCB, é um adesivo di boa. Na vdd somente dois deles tive dificuldade para tirar, fixou bem, mas só girei e saiu, desses 2 somente ficou marca, mas peguei um cotonete e passei alcool isopropolico e saiu facinho a cola.
 
Descobri pq as memórias da minha 3090 estavam esquentando tanto no RE Village, foi pq aumentei a escala de resolução para 1.5, e isso aumenta demais o uso das memórias e fizeram as mesmas chegar a 98 graus. Eu jogo em 4k ja, resolução bem alta, que ja consome mais da placa, ainda aumentei a escala de resolução em 1.5x ai ferrou haha Agora com a escala de resolução em 1 ( padrão) as memórias ficaram em 82 graus.

Nossa pq o RE Village usa tão pouco da GPU ? Durante o jogo os clocks ficam em 1550 mhz, e isso em 4k e tudo no máximo com RT no máximo tbm. Quando aumentei a escala de resolução para 1.5x, ai sim o clock foi para 1950mhz.

Acabei tirando os mini dissipadores, ajudaram muito pouco e n dava para apoiar o fan em forma de exaustão pois batiam as hélices neles, ai tinha q colocar soprando em cima do backplate, que tbm da certo, mas com a diferença que quando ele sopra o ar em cima do backplate, o ar quente fica ali preso entre o fan e o backplate e sai pelas laterais e acaba aquecendo mais o interior do gabinete, ja como exaustor ele direciona o ar quente para cima, diretamente para os fans do topo que o retiram rapidamente. Ai mantive somente o fan mesmo como exaustor na backplate.
 
Só de curiosidade olhando o datasheat da Micron MT61K256M32JE-21:T (chip de memoria da 3090) , la fala em 95 graus como temperatura de operação maxima . Então quem ta com memorias indicando valores acima disso talvez devesse se preocupar um pouco . O principal problema é que as 3090 tem chips dos dois lados do pcb . Basta um dos 24 chips da pau pra complicar as coisas
 
Última edição:
3070 tomando 20% da 3060 em 4k, é isso mesmo?

index.php


8Gb de Vram é suficiente sim....

Nvidia:

4wn9dq.jpg
 
Última edição:
até WQHD é suficiente pelo menos

Porém até consoles de 4700 Reais rodam esse jogo em 4k com mais frames, claro que devem ter diferenças de settings.
 
estou pensando em pagar os 10 milão na 3070 :) :)

sinceramente, opinião sincera: 2070 SUPER, com 11 meses de uso, mais 3 anos de garantia, placa gigabyte white. QUANTO VALERIA, na opinião sincera de vcs?
 
estou pensando em pagar os 10 milão na 3070 :) :)

sinceramente, opinião sincera: 2070 SUPER, com 11 meses de uso, mais 3 anos de garantia, placa gigabyte white. QUANTO VALERIA, na opinião sincera de vcs?
Equivalente a uma 3060, que hoje vale 6.5k+, mas pior em fazer dinheiro. Se fosse nova, uns 5.5k mil. Quanto eu acho que realisticamente deveria valer? Estourando uns 4 mil reais nas atuais condições. Daqui 1 ano quando acabar a mineração, ela vai tar valendo uns 2~2.5k

Eu anunciaria por 5 mil e aceitaria um choro até 4.5k dependendo de quão rápido você quiser vender, mas é bem possível que apareça alguém que pague 5k, talvez até mais, uns 5.5.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

3070 tomando 20% da 3060 em 4k, é isso mesmo?

index.php


8Gb de Vram é suficiente sim....

Nvidia:

4wn9dq.jpg
Primeiro que 3070 nunca foi placa pra 4k, ainda mais sem DLSS< segundo que Resident evil é notavel por ter texturas gigantes de 8k. Reduz pra 4k que vai ser visualmente quase igual e a 3070 vai saltar na frente da 3060 de novo. Terceiro, esse teste não esta mostrando medios e mínimos, o que já torna sua metodologia altamente questionável, eu veria de outras fontes.

Eu tenho tanto 3070s como uma 3060 aqui, eu definitivamente vou manter uma 3070 quando for vender as placas, não a 3060.
 
Última edição:


- Ambos usam resolução dinâmica para chegar a 4k.
- PS5 dropa para 45fps / Series X para 50fps.
- Resolução do RT é 1/8th da resolução original (lolsuper).

Não tem nem como comparar né cara.
 
- Ambos usam resolução dinâmica para chegar a 4k.
- PS5 dropa para 45fps / Series X para 50fps.
- Resolução do RT é 1/8th da resolução original (lolsuper).

Não tem nem como comparar né cara.


Quer dizer que uma placa de 10 mil reais não conseguir rodar em 4k 60 fps não pode comparar com consoles de metade do valor no Brasil (completo não é so uma GPU) mesmo tendo filtros abaixo?

Obvio que consoles rodam abaixo, mas custam muito mais barato e pelo preço era esperado muito mais de uma placa que lançou tem 7 meses e já tá peidando em jogo crossgen!! Imagina daqui 1 ano ou 2 ano como vai ser isso ai... Alguém lembra das 970 e dos 3,5Gb de Vram?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Primeiro que 3070 nunca foi placa pra 4k, ainda mais sem DLSS< segundo que Resident evil é notavel por ter texturas gigantes de 8k. Reduz pra 4k que vai ser visualmente quase igual e a 3070 vai saltar na frente da 3060 de novo. Terceiro, esse teste não esta mostrando medios e mínimos, o que já torna sua metodologia altamente questionável, eu veria de outras fontes.

Eu tenho tanto 3070s como uma 3060 aqui, eu definitivamente vou manter uma 3070 quando for vender as placas, não a 3060.
A 3070 também foi marketeada pela Nvidia com performance equivalente a 2080 TI e superior a 3060, ta ai a 3060 colocando 20% em cima da 3070 por muquiranagem da Nvidia...

Porém defendo o seu direito de escolher a placa que preferir... :bem:
 
Última edição:
3070 é placa pra quadhd. Até a 3080 daqui uns anos não deve rodar 4k devido aos 10gb
 
Quer dizer que uma placa de 10 mil reais não conseguir rodar em 4k 60 fps não pode comparar com consoles de metade do valor no Brasil (completo não é so uma GPU) mesmo tendo filtros abaixo?

Obvio que consoles rodam abaixo, mas custam muito mais barato e pelo preço era esperado muito mais de uma placa que lançou tem 7 meses e já tá peidando em jogo crossgen!! Imagina daqui 1 ano ou 2 ano como vai ser isso ai... Alguém lembra das 970 e dos 3,5Gb de Vram?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A 3070 também foi marketeada pela Nvidia com performance equivalente a 2080 TI e superior a 3060, ta ai a 3060 colocando 20% em cima da 3070 por muquiranagem da Nvidia...

Porém defendo o seu direito de escolher a placa que preferir... :bem:
A comparação é válida quando forem usadas as mesmas configurações/presets. Não se faça de desentendido.
 
Quer dizer que uma placa de 10 mil reais
Nenhuma placa de vídeo vale o que custa hoje se for pra jogar. Nenhuma. A 3070 foi lançada a 4,2~4,5k, e ainda sim custava caro pelo que entregava, porque tinha 3060ti por 3,6k e 3080 por 6k.

10k é preço pra trabalho.

Uma galera pegou 3090 por 10,5k aqui. Mesmo assim esses preços ainda forçam o termo custo benefício, coisa que pra jogo a 3090 nunca teve.

Agora, se nem a 3090 pra jogo custando 10k compensava, imagina quem discute uma 3070 por esse preço. Colocar preço de placa pra comparar com console hj não faz sentido, porque vga serve pra ganhar dinheiro pra muitos, querendo ou não, e console não.

Quem pensa em vga pra jogo perdeu o bonde, espera uns anos, e depois quem sabe volte a uma situação onde essa discussão faça sentido de novo.
 
Nenhuma placa de vídeo vale o que custa hoje se for pra jogar. Nenhuma. A 3070 foi lançada a 4,2~4,5k, e ainda sim tinha custava caro pelo que entregava, porque tinha 3060ti por 3,6k e 3080 por 6k.

10k é preço pra trabalho.

Uma galera pegou 3090 por 10,5k aqui. Mesmo assim esses preços ainda forçam o termo custo benefício, coisa que pra jogo a 3090 nunca teve.

Agora, se nem a 3090 pra jogo custando 10k compensava, imagina quem discute uma 3070 por esse preço. Colocar preço de placa pra comparar com console hj não faz sentido, porque vga serve pra ganhar dinheiro pra muitos, querendo ou não, e console não.

Quem pensa em vga pra jogo perdeu o bonde, espera uns anos, e depois quem sabe volte a uma situação onde essa discussão faça sentido de novo.
Quem quer comprar pra jogar, tem a opção de trabalhar com ela até abater metade do preju da compra.
 
Quem quer comprar pra jogar, tem a opção de trabalhar com ela até abater metade do preju da compra.
Pode ter a opção, pode não ter também, ninguém sabe o que a pessoa busca e nem como será em 1, 3 ou 6 meses.

Independente disso, essa condição só reforça ainda mais que só faz sentido usar pra jogo custando metade disso, e olhe lá. Comprar vga por 10k se não for pra botar ela pra trabalhar com os preços de hoje não faz nenhum sentido, só pra quem não nao tá nem aí com essa grana, infelizmente.
 
Só de curiosidade olhando o datasheat da Micron MT61K256M32JE-21:T (chip de memoria da 3090) , la fala em 95 graus como temperatura de operação maxima . Então quem ta com memorias indicando valores acima disso talvez devesse se preocupar um pouco . O principal problema é que as 3090 tem chips dos dois lados do pcb . Basta um dos 24 chips da pau pra complicar as coisas

Não amigo...essa temperatura é Tcase, é a temperatura mais superficial, fora do chip, a temperatura que temos nas 3080/3090 é Tjunction, marcada nos programas como HWinfo e GPU-Z como Memory Junction Temperature, essa é medida la dentro do chip onde obviamente é muito mais quente que a Tcase e normalmente marcada para mais de 100 graus. Igual o processador, seu Tcase é 90 graus se n me engano, seu tjunction é por volta dos 100 graus.

A Micron n especifica a Tjunction das GDDR6X, somente a tcase. Ja das GDDR6 vem especificado para 100 graus a Tj maxima.

Considerando que as GDDR6X baixam sua frequencia como proteção quando atinge somente 110 graus, acreditamos que sua TJ max. seja por volta dos 105 graus ou esses próprios 110 graus. E somente as 3080 e 3090 possuem esse sensor Tjunction dentro do chip.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bonita essa Neptune 3090 da Colorful


Essa marca é boa como as tradicionais Asus, Giga, EVGA... ? Nunca tive nd deles...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal tava pensando em trocar os thermal pads da minha 3090...nunca abri uma placa de video, sempre tive receio até por serem caras, o q dirá agora haha Vi que a minha placa Aorus Xtreme n possui nenhum adesivo nos parafusos, tem algo que ali que anule a garantia pela Gigabyte se for aberta ?

As duvidas:

1- Vendo os videos parece bem simples desmontar e montar, tem alguma coisa em especifico, algum detalhe, cuidado... que possam me passar na hora de abrir ou montar ?

2- Nas minhas CPUs estou usando a pasta térmica Thermal Grizzly Kryonaut, posso manter ela para a GPU tbm ?

3- Qual o melhor Thermal Pad para usar ali, de qualidade superior que podera dar alguma diferença na temp. das memórias ?


Apesar dela estar mantendo 94 graus (durante a miner) nas memórias Tjunction, queria trocar mais para aumentar sua eficiência mesmo, poderia ser mais baixa, mas 94 graus acredito que n teria problema se considerando que seu Tcase é 95 graus. Mas se conseguir baixar para uns 90 graus, ou q mantenha esses 94 com uma eficiencia maior, estaria bom.

Valeu

 
Última edição:
Não amigo...essa temperatura é Tcase, é a temperatura mais superficial, fora do chip, a temperatura que temos nas 3080/3090 é Tjunction, marcada nos programas como HWinfo e GPU-Z como Memory Junction Temperature, essa é medida la dentro do chip onde obviamente é muito mais quente que a Tcase e normalmente marcada para mais de 100 graus. Igual o processador, seu Tcase é 90 graus se n me engano, seu tjunction é por volta dos 100 graus.

A Micron n especifica a Tjunction das GDDR6X, somente a tcase. Ja das GDDR6 vem especificado para 100 graus a Tj maxima.

Considerando que as GDDR6X baixam sua frequencia como proteção quando atinge somente 110 graus, acreditamos que sua TJ max. seja por volta dos 105 graus ou esses próprios 110 graus. E somente as 3080 e 3090 possuem esse sensor Tjunction dentro do chip.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bonita essa Neptune 3090 da Colorful


Essa marca é boa como as tradicionais Asus, Giga, EVGA... ? Nunca tive nd deles...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal tava pensando em trocar os thermal pads da minha 3090...nunca abri uma placa de video, sempre tive receio até por serem caras, o q dirá agora haha Vi que a minha placa Aorus Xtreme n possui nenhum adesivo nos parafusos, tem algo que ali que anule a garantia pela Gigabyte se for aberta ?

As duvidas:

1- Vendo os videos parece bem simples desmontar e montar, tem alguma coisa em especifico, algum detalhe, cuidado... que possam me passar na hora de abrir ou montar ?

2- Nas minhas CPUs estou usando a pasta térmica Thermal Grizzly Kryonaut, posso manter ela para a GPU tbm ?

3- Qual o melhor Thermal Pad para usar ali, de qualidade superior que podera dar alguma diferença na temp. das memórias ?


Apesar dela estar mantendo 94 graus (durante a miner) nas memórias Tjunction, queria trocar mais para aumentar sua eficiência mesmo, poderia ser mais baixa, mas 94 graus acredito que n teria problema se considerando que seu Tcase é 95 graus. Mas se conseguir baixar para uns 90 graus, ou q mantenha esses 94 com uma eficiencia maior, estaria bom.

Valeu

A temperatura atual está ótima, mas se ainda assim desejar realizar a troca, sugiro os thermal pads de 12.8w/k. Além disso é importante pesquisar qual a espessura do thermal pad para o backplate da sua e no lado frontal do chip.

Caso queira evitar algum desgaste dos parafusos durante a abertura, coloque um pano na ponta da chave Phillips
 
A temperatura atual está ótima, mas se ainda assim desejar realizar a troca, sugiro os thermal pads de 12.8w/k. Além disso é importante pesquisar qual a espessura do thermal pad para o backplate da sua e no lado frontal do chip.

Caso queira evitar algum desgaste dos parafusos durante a abertura, coloque um pano na ponta da chave Phillips
Esses aqui:


Achei q eles tinham alguma cola, adesivo...ele prende por pressão mesmo é isso ?

Agora o problema é saber a espessura correta...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo