• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
kkkkkkkk

A minha tá firme e forte.

Não tem jogo mesmo e tenho um PS5 que é a melhor opção de compra no momento.

Só troco de vga quando tudo voltar ao normal (acho que lá para final de 2022). Hoje não pagaria mais que o valor de um PS5 numa 3070 mas queria pegar a 3080Ti, que também não acho que vale mais que R$ 8.000,00.

Qual é a sua vga?
 
Nenhuma placa de vídeo vale o que custa hoje se for pra jogar. Nenhuma. A 3070 foi lançada a 4,2~4,5k, e ainda sim custava caro pelo que entregava, porque tinha 3060ti por 3,6k e 3080 por 6k.

10k é preço pra trabalho.

Uma galera pegou 3090 por 10,5k aqui. Mesmo assim esses preços ainda forçam o termo custo benefício, coisa que pra jogo a 3090 nunca teve.

Agora, se nem a 3090 pra jogo custando 10k compensava, imagina quem discute uma 3070 por esse preço. Colocar preço de placa pra comparar com console hj não faz sentido, porque vga serve pra ganhar dinheiro pra muitos, querendo ou não, e console não.

Quem pensa em vga pra jogo perdeu o bonde, espera uns anos, e depois quem sabe volte a uma situação onde essa discussão faça sentido de novo.
Exatamente! VGA atualmente virou um ativo de lucro, você joga, quando não está jogando está ganhando dinheiro com ela, os novos gamers perceberam isso, quem só minera percebeu isso, quanto mais a pessoa insiste em recursar a nova realidade, acontece isso que você falou;
- Perdeu o bonde!
 
Eu acho que a 3070 Ti seria a melhor opção desses lançamentos, pois entre a 3070 e 3080 tem uma boa diferença, dependendo do preço pode ser uma placa a ser adquirida, agora a 3080 Ti vai ser fail total pelos valores.
Apesar que na atual situação, a 3070 Ti deve chegar no preço de 3080, fazendo ela n compensar.....

Saudades do normal, quando eu achava caro pagar 11k numa 3090.
E sobre o laptop, vale sempre lembrar:
 
Pessoal minha placa n esta dando video na Bios OC, somente na segunda Bios, o q pode ser ou q eu poderia fazer ? N mexi em nd, simplesmente desliguei o PC e qndo fui ligar n dava video, tentei tirar a placa, voltar, religar cabos... e nada, ai mudei a chavinha da placa para a outra Bios (Silent) e deu video normal.
 
Pessoal minha placa n esta dando video na Bios OC, somente na segunda Bios, o q pode ser ou q eu poderia fazer ? N mexi em nd, simplesmente desliguei o PC e qndo fui ligar n dava video, tentei tirar a placa, voltar, religar cabos... e nada, ai mudei a chavinha da placa para a outra Bios (Silent) e deu video normal.
Em qual você instalou o ReBAR? Eu suponho que na que não está dando vídeo.

Sendo assim, talvez o BIOS da placa tenha revertendo pra alguma versão que CSM (lá na parte de boot, se lembro bem) esteja ligado.

CSM ligado, não dá vídeo. Espero que seja isso e se não, que você descubra o motivo!
 
Em qual você instalou o ReBAR? Eu suponho que na que não está dando vídeo.

Sendo assim, talvez o BIOS da placa tenha revertendo pra alguma versão que CSM (lá na parte de boot, se lembro bem) esteja ligado.

CSM ligado, não dá vídeo. Espero que seja isso e se não, que você descubra o motivo!
CSM Support esta habilitado, tenho q desativar é isso ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em qual você instalou o ReBAR? Eu suponho que na que não está dando vídeo.

Sendo assim, talvez o BIOS da placa tenha revertendo pra alguma versão que CSM (lá na parte de boot, se lembro bem) esteja ligado.

CSM ligado, não dá vídeo. Espero que seja isso e se não, que você descubra o motivo!
A ele estava ativado, deu certo agora. Mas como q ele alterou sozinho ?

Obrigado
 
Última edição:
CSM Support esta habilitado, tenho q desativar é isso ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A ele estava ativado, deu certo agora. Mas como q ele alterou sozinho ?

Obrigado
A primeira resposta é SIM, ReBAR + CSM não funciona. Seu computador estava ligando, tudo normal, só não dava vídeo por causa disso.

A segunda resposta é,
Não consigo dizer rs

Você desligou na fonte? Teve queda de energia? Tem placa que volta pra configuração base e você tem que carregar o perfil anteriormente salvo, por exemplo. Teve alguma outra ação que possa ter feito a placa voltar numa configuração anterior? Tipo, treinar timings de memória RAM etc.

Muitas possibilidades. Até a bateria CMOS da placa, às vezes deu uma desencaixada e tal. Difícil dizer, mesmo. Mas só se preocupe se acontecer de novo.

🤙
 
Fiquei de compartilhar aqui o resultado do resfriamento com fan sobre a GPU + mini dissipadores de cobre.

Ficou assim, com o controlador da memória (RTX 3090) estressado em 100% e overclock de +1400 MHz:

Hotspot 56 °C
Memory Junction 84 °C

Usei 16 dissipadores na backplate,
No esquema, lembrando que os capacitores da EVGA FTW3 Ultra são expostos, então não dá pra colocar dissipador na área toda próxima da VRAM/núcleo:

3
4 4
3
1 1

Esses dois na ponta servem pra basicamente nada senão apoiar a fan, de forma que as hélices não batam nos dissipadores.

Mesma configuração e mesma temperatura ambiente somente com a ventoinha (120mm, modelo que vem com o AIO Lian Li Galahad 360) = 86 °C

Mesma configuração, sem dissipador ou fan:
94 °C até 96 °C

No meu caso, diminui 8-10 graus só com ventoinha, 10-12 graus fan + dissipadores.

Estou pensando em comprar + 16 pra colocar uma fileira adicional (preciso de 10, na real, mas o kit baratinho é de 8 un.) e quem sabe baixar mais 1/2 graus.

É isto!
 
6DOgPjC.jpg


Eu to usando essa daqui.. bem sólido, com imãs e borrachas .. eu tinha comprado um da risemod porque achei que uma coisa tão simples não poderia ter como ser ruim.. afff o negócio não vale o peso em plástico que tem.. e olha que é bem leve... acabei usando no outro PC só pra não dizer que não tô usando, o negócio é muito frágil além de ficar feio.. o apoio é encaixado com uma trava muito pequena e só de apoiar a placa ele fica meio torto .. que aliás eu não compro mais nada da risemod... comprei 2 coisas deles e ambas achei pior do que parecia..
Onde comprou esse amigo e quanto pagou ?
 
Onde comprou esse amigo e quanto pagou ?
https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=584f0ecd-3b92-4841-b59b-cb73c6370186

Comprei no ML mesmo... Vi de algum usuário aqui no fórum e saí procurando pela marca.

fica bem discreto

Qvl7ToT.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A primeira resposta é SIM, ReBAR + CSM não funciona. Seu computador estava ligando, tudo normal, só não dava vídeo por causa disso.

A segunda resposta é,
Não consigo dizer rs

Você desligou na fonte? Teve queda de energia? Tem placa que volta pra configuração base e você tem que carregar o perfil anteriormente salvo, por exemplo. Teve alguma outra ação que possa ter feito a placa voltar numa configuração anterior? Tipo, treinar timings de memória RAM etc.

Muitas possibilidades. Até a bateria CMOS da placa, às vezes deu uma desencaixada e tal. Difícil dizer, mesmo. Mas só se preocupe se acontecer de novo.

🤙
Eu tive que desligar o CSM logo que comprei e instalei a RTX 3070 pois sempre que eu ligava o PC dava 4 bips (sim eu ainda gosto de ter o speaker na MoBo) e código de erro (não lembro qual), ambos indicando erro na memória de vídeo.. pesquisando achei que tinha que desabilitar o CSM pra parar... não afetava em nada o funcionamento mas irritava.. você também teve o mesmo problema? Tô vendo que a sua também é uma Z390 Aorus.

Fiquei de compartilhar aqui o resultado do resfriamento com fan sobre a GPU + mini dissipadores de cobre.

Ficou assim, com o controlador da memória (RTX 3090) estressado em 100% e overclock de +1400 MHz:

Hotspot 56 °C
Memory Junction 84 °C

Usei 16 dissipadores na backplate,
No esquema, lembrando que os capacitores da EVGA FTW3 Ultra são expostos, então não dá pra colocar dissipador na área toda próxima da VRAM/núcleo:

3
4 4
3
1 1

Esses dois na ponta servem pra basicamente nada senão apoiar a fan, de forma que as hélices não batam nos dissipadores.

Mesma configuração e mesma temperatura ambiente somente com a ventoinha (120mm, modelo que vem com o AIO Lian Li Galahad 360) = 86 °C

Mesma configuração, sem dissipador ou fan:
94 °C até 96 °C

No meu caso, diminui 8-10 graus só com ventoinha, 10-12 graus fan + dissipadores.

Estou pensando em comprar + 16 pra colocar uma fileira adicional (preciso de 10, na real, mas o kit baratinho é de 8 un.) e quem sabe baixar mais 1/2 graus.

É isto!


Caramba que TOP hein? na casa dos 80ºC já dá uma aliviada legal!!! E nem ficou feio o esquema que você fez!!! Fica muito barulhento? Acredito que se abrisse a VGA e trocasse os termal pads dava pra baixar bem mais... não acho impossível chegar na casa dos 70 não... mas, infelizmente, isso não é uma possibilidade...
 
Última edição:
Onde comprou esse amigo e quanto pagou ?
Cara, se vc nao tiver pressa, eu comprei o meu na China foi metade desse preço. (Se bem que chegou aqui menos de 20 dias)

R$ 27,13 21%OFF | Aluminum Graphic Card Holder Jack Desktop PC Case Video Card Stand Support Rack GPU Bracket Water Cooling Kit Accessories
 
A questão é que o povo que é gamer e quer fazer upgrade, não quer desembolsar todo o valor cobrado hoje.

O que eles estão fazendo? Vendendo a VGA atual, já que tem gente pagando até 7 mil em uma 5700xt pra minerar. Colocando a diferença e comprando caro mesmo, estão colocando a VGA para minerar quando não estão jogando, assim, a placa se paga. Foi a única forma que alguns encontraram para continuar jogando com placas atuais.
Além disso, o preço não subiu só por causa da mineração, só da diferença de dólar, já dá quase 60% de aumento, de 3,50 para 5,50. Teve aumento de combustível que impacta no frete, aumento do aluguel que aumenta os custos das empresas que distribuem e vendem a placa. Eu ia comprar um Ryzen 3400g, e pensei que seria melhor comprar um com placa de vídeo boa que minere para pagar o PC.
 
https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=584f0ecd-3b92-4841-b59b-cb73c6370186

Comprei no ML mesmo... Vi de algum usuário aqui no fórum e saí procurando pela marca.

fica bem discreto

Qvl7ToT.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu tive que desligar o CSM logo que comprei e instalei a RTX 3070 pois sempre que eu ligava o PC dava 4 bips (sim eu ainda gosto de ter o speaker na MoBo) e código de erro (não lembro qual), ambos indicando erro na memória de vídeo.. pesquisando achei que tinha que desabilitar o CSM pra parar... não afetava em nada o funcionamento mas irritava.. você também teve o mesmo problema? Tô vendo que a sua também é uma Z390 Aorus.



Caramba que TOP hein? na casa dos 80ºC já dá uma aliviada legal!!! E nem ficou feio o esquema que você fez!!! Fica muito barulhento? Acredito que se abrisse a VGA e trocasse os termal pads dava pra baixar bem mais... não acho impossível chegar na casa dos 70 não... mas, infelizmente, isso não é uma possibilidade...
Pô, o lance do CSM aqui não deu ruim de cara, mas deu assim que atualizei o VBIOS da placa de vídeo pra usar Resizable BAR. Talvez a tua já tivesse pronta pra essa tecnologia... Só lembro do susto que tomei quando não deu vídeo rs

E tudo isso porque eu não tinha localizado a opção pra desligar, tinha procurado antes e não achei 😂

Sobre a ventoinha, o gabinete é branco e tinha esse sobrando do AIO, já que eu uso outro. Pra fechar usei a capinha da bomba pra cobrir o adesivo que fica exposto quando ele tá em exaustão. Não tá lindo, mas já me acostumei E podia ser pior.

E sobre a gambiarra, não poder abrir pra por um thermal pad de maior condutividade é um saco, mesmo. Mas vou dar uma pesquisada, ver se acho um heatsink mais eficiente. Vi que o Rick tá interessado mas achei esse aqui muito baixinho. Talvez um mais alto desça mais a temperatura. Preciso pensar.
 
Pô, o lance do CSM aqui não deu ruim de cara, mas deu assim que atualizei o VBIOS da placa de vídeo pra usar Resizable BAR. Talvez a tua já tivesse pronta pra essa tecnologia... Só lembro do susto que tomei quando não deu vídeo rs

E tudo isso porque eu não tinha localizado a opção pra desligar, tinha procurado antes e não achei 😂

Sobre a ventoinha, o gabinete é branco e tinha esse sobrando do AIO, já que eu uso outro. Pra fechar usei a capinha da bomba pra cobrir o adesivo que fica exposto quando ele tá em exaustão. Não tá lindo, mas já me acostumei E podia ser pior.

E sobre a gambiarra, não poder abrir pra por um thermal pad de maior condutividade é um saco, mesmo. Mas vou dar uma pesquisada, ver se acho um heatsink mais eficiente. Vi que o Rick tá interessado mas achei esse aqui muito baixinho. Talvez um mais alto desça mais a temperatura. Preciso pensar.

Eu ainda não tomei coragem pra ativar o Resizable BAR .. sei lá.. minha BIOS eu até atualizei da placa-mãe pra última sem ser a beta ... a versão com suporte tá em beta ainda.. o que não é tanto problema pois dá pra voltar atrás caso de ruim.. mas da VGA eu não tive coragem.. isso porque a minha é uma 3070.. sim, tem dual bios etc etc.. mas ainda não tô disposto a ter eventuais dores de cabeça, sempre dá um susto ... hehehe
 
Eu ainda não tomei coragem pra ativar o Resizable BAR .. sei lá.. minha BIOS eu até atualizei da placa-mãe pra última sem ser a beta ... a versão com suporte tá em beta ainda.. o que não é tanto problema pois dá pra voltar atrás caso de ruim.. mas da VGA eu não tive coragem.. isso porque a minha é uma 3070.. sim, tem dual bios etc etc.. mas ainda não tô disposto a ter eventuais dores de cabeça, sempre dá um susto ... hehehe
Seguindo tudo, tudo, foi suave no fim. Mas a performance atualmente pra NVIDIA tá bem ridícula, coisa de 2-3%. Nas RDNA 2 o ganho é bem mais expressivo.

É BIOS Beta porque é função não pensada anteriormente, mas disponível, tipo algumas placas-mãe antigas que as marcas atualizaram pra suportar Ryzen 5000. Leva um tempo bom até a próxima versão com isso já sedimentado, mas deve acontecer, sim.
 
Seguindo tudo, tudo, foi suave no fim. Mas a performance atualmente pra NVIDIA tá bem ridícula, coisa de 2-3%. Nas RDNA 2 o ganho é bem mais expressivo.

É BIOS Beta porque é função não pensada anteriormente, mas disponível, tipo algumas placas-mãe antigas que as marcas atualizaram pra suportar Ryzen 5000. Leva um tempo bom até a próxima versão com isso já sedimentado, mas deve acontecer, sim.
Saquei..

Meio mudando de assunto e offtopic, só bem curiosidade mesmo, esse seu Setup aí é tipo um "ULTIMATE Gamer Setup"? hehehehehe - PS5, XSX, PC (i9KS + 3090) tudo na numa QLED? porque vi que não tem monitor na assinatura...
 
Saquei..

Meio mudando de assunto e offtopic, só bem curiosidade mesmo, esse seu Setup aí é tipo um "ULTIMATE Gamer Setup"? hehehehehe - PS5, XSX, PC (i9KS + 3090) tudo na numa QLED? porque vi que não tem monitor na assinatura...
Bem 😂 como explicar...
Eu mexo no computador desde 2016, ele começou com um i7-7700K + GTX 1070. Aí eu fui aprendendo e mexendo aos poucos, juntando, comprando, juntando, comprando etc.

Uso muito pro trampo ser mais ágil (mais o processador e a memória) e em paralelo fui melhorando a placa de tempos em tempos. Como sempre consegui vender no tempo certo, o "step up" pra placas novas foi mais fácil, agora que o PC tá praticamente pronto. Vendi uma 2080 Ti por R$7500, tinha juntado R$4000, aí foi a 3090. Agora eu atualizo só quando sai algo assim, sabe?

Console eu não tinha desde o PS2, aí achei interessante experimentar de novo, e é mais fácil de jogar co-op local com minha companheira.

E sim, majoritariamente na QLED, gosto de jogar em 4K. O monitor é um P2219H da Dell, não é pra jogo, só escritório. Monitor tá na rota mas é um mercado muito zoado. O Dell Alienware AW2721D vendem por R$8.000!, o Samsung Odyssey G7 vendem por R$3600-4600 mas é cheio de problema no controle de qualidade e é curvo pra caramba etc.

Tô esperando. Não sei se te respondi, mas é isso. Ah, e eu tinha uma viagem pra fazer exatamente quando a pandemia estourou em 2020. Peguei essa grana e comprei os consoles, antes mesmo de conseguir comprar a placa. Foi isso.

EDIT: essa QLED aqui tem 4 HDMI e usa um conector que fica longe da TV (a Samsung chama de OneConnect Box), então fica no meio do caminho entre o PC, o sofá e a TV. Tem um cabo de 3 metros vindo do PC e outros 2 do One Connect pro PS5 e o Series X, mesma coisa com cabo de rede. Fica tudo na sala, por isso que a TV é meu "monitor pra jogos".
 
Última edição:
Bem 😂 como explicar...
Eu mexo no computador desde 2016, ele começou com um i7-7700K + GTX 1070. Aí eu fui aprendendo e mexendo aos poucos, juntando, comprando, juntando, comprando etc.

Uso muito pro trampo ser mais ágil (mais o processador e a memória) e em paralelo fui melhorando a placa de tempos em tempos. Como sempre consegui vender no tempo certo, o "step up" pra placas novas foi mais fácil, agora que o PC tá praticamente pronto. Vendo uma 2080 Ti por R$7500, tinha juntando R$4000, aí foi a 3090. Agora eu atualizo só quando sai algo assim, sabe?

Console eu não tinha desde o PS2, aí achei interessante experimentar de novo, e é mais fácil de jogar co-op local com minha companheira.

E sim, majoritariamente na QLED, gosto de jogar em 4K. O monitor é um P2219H da Dell, não é pra jogo, só escritório. Monitor tá na rota mas é um mercado muito zoado. O Dell Alienware AW2721D vendem por R$8.000!, o Samsung Odyssey G7 vendem por R$3600-4600 mas é cheio de problema no controle de qualidade e é curvo pra caramba etc.

Tô esperando. Não sei se te respondi, mas é isso. Ah, e eu tinha uma viagem pra fazer exatamente quando a pandemia estourou em 2020. Peguei essa grana e comprei os consoles, antes mesmo de conseguir comprar a placa. Foi isso.

EDIT: essa QLED aqui tem 4 HDMI e usa um conector que fica longe da TV, então meio do caminho entre o PC e o sofá. Tem um cabo de 3 metros vindo dele e outros 2 indo pro PS5 e o Series X. Fica tudo na sala, por isso que a TV é meu "monitor pra jogos".

hahaha.. saquei..

É, eu me empolguei quando comecei a montar o setup e acabei comprando o monitor da Aorus 1440p com 165hz .. é um monitor fantástico mas olhando agora, eu não gastaria o que gastei.. tanto que minha idéia era uma 3090 pra ficar bem top.. mas aí não deu coragem e eu esperei um bocado pra comprar VGA nova (lançamento das 30XX) aí o bom senso já havia voltado um pouco e fui na 3070... Aqui, como já disse.. eu nunca vendo o hardware antigo e acho um uso pra ele.. então é na maioria das vezes, tudo do zero

Inclusive voltando ao assunto menos offtopic .. será que existe um limite de distância pro cabo HDMI? Meu PC fica num quarto que fiz de escritório e minha TV fica no quarto do lado (que é quarto mesmo hehehe)... já tem um caminho pra passagem do cabo de rede que passa justamente onde está a TV .. pensei se talvez eu pudesse passar um cabo HDMI do PC pra justamente jogar alguns games na TV do quarto.. é uma Nanocell com HDMI 2.1 e 120hz ... acho que vai bem pra games.. mas acho que a distância que o cabo precisa percorrer dá mais que 5 metros... aí fico pensando se não ia dar uns input lag forte.

Valeu por matar minha curiosidade hahaha.. eu só quero um Nintendo Switch (que tô meio que esperando ver se sai um PRO ainda esse ano) e na torcida pra Sony se render a lançar os games dela pro PC ...
 
hahaha.. saquei..

É, eu me empolguei quando comecei a montar o setup e acabei comprando o monitor da Aorus 1440p com 165hz .. é um monitor fantástico mas olhando agora, eu não gastaria o que gastei.. tanto que minha idéia era uma 3090 pra ficar bem top.. mas aí não deu coragem e eu esperei um bocado pra comprar VGA nova (lançamento das 30XX) aí o bom senso já havia voltado um pouco e fui na 3070... Aqui, como já disse.. eu nunca vendo o hardware antigo e acho um uso pra ele.. então é na maioria das vezes, tudo do zero

Inclusive voltando ao assunto menos offtopic .. será que existe um limite de distância pro cabo HDMI? Meu PC fica num quarto que fiz de escritório e minha TV fica no quarto do lado (que é quarto mesmo hehehe)... já tem um caminho pra passagem do cabo de rede que passa justamente onde está a TV .. pensei se talvez eu pudesse passar um cabo HDMI do PC pra justamente jogar alguns games na TV do quarto.. é uma Nanocell com HDMI 2.1 e 120hz ... acho que vai bem pra games.. mas acho que a distância que o cabo precisa percorrer dá mais que 5 metros... aí fico pensando se não ia dar uns input lag forte.

Valeu por matar minha curiosidade hahaha.. eu só quero um Nintendo Switch (que tô meio que esperando ver se sai um PRO ainda esse ano) e na torcida pra Sony se render a lançar os games dela pro PC ...
Entendi!

Pô, meu sonho seria guardar e reutilizar, mas nem espaço tem. Minha namorada brinca que vou precisar alugar um lugar só pras caixas. No meu caso, se não fosse a revenda da 2080 Ti não teria condições de comprar placa nova, ainda mais a 3090.

Agora, sobre suas questões:
Não sei dos input lag, mas cabo HDMI 2.1 eu só vi no máximo 5 metros. Aqui no Brasil, máximo que cê acha é de 3 metros. Então se passar de 5, vai ser um probleminha, tem pouquíssima oferta no mercado e aqueles passthrough (sabe? Esqueci o nome desses aparelhos) pra ficar no meio do caminho entre o cabo e outro cabo (👀 deu pra entender?) são atualmente limitados a 2.0.

Até placa de captura (que serviria pra isso acima e obviamente outras funções), também, só 2.0.

Eu jogo Switch no yuzu, do PC, é bem estável e geralmente chega a 60 FPS sem muitos problemas. Mas tô curioso pelo Switch Pro também, especialmente se ele tiver algo estilo DLSS. Essa estratégia da Sony é confusa, ao contrário da Microsoft, mas eu acho que em breve chega mais coisa, sim. Só acho que não chega no lançamento, pelo menos não ainda. A falta de resposta ao Game Pass coloca a Sony em desvantagem.

Mas ainda no tópico, eu adoraria que fosse assim, sempre no PC e no console. Jogos como Returnal aproveitando um hardware com tensor cores, RT dedicado etc. Outro nível. Meu único porém é que o DualSense é um baita controle, tirando a durabilidade podre. Sony podia criar um driver que reconhecesse plenamente nesses jogos deles. Uma RTX + um DualSense 100% integrado? Perfeição.
 
Fiquei de compartilhar aqui o resultado do resfriamento com fan sobre a GPU + mini dissipadores de cobre.

Ficou assim, com o controlador da memória (RTX 3090) estressado em 100% e overclock de +1400 MHz:

Hotspot 56 °C
Memory Junction 84 °C

Usei 16 dissipadores na backplate,
No esquema, lembrando que os capacitores da EVGA FTW3 Ultra são expostos, então não dá pra colocar dissipador na área toda próxima da VRAM/núcleo:

3
4 4
3
1 1

Esses dois na ponta servem pra basicamente nada senão apoiar a fan, de forma que as hélices não batam nos dissipadores.

Mesma configuração e mesma temperatura ambiente somente com a ventoinha (120mm, modelo que vem com o AIO Lian Li Galahad 360) = 86 °C

Mesma configuração, sem dissipador ou fan:
94 °C até 96 °C

No meu caso, diminui 8-10 graus só com ventoinha, 10-12 graus fan + dissipadores.

Estou pensando em comprar + 16 pra colocar uma fileira adicional (preciso de 10, na real, mas o kit baratinho é de 8 un.) e quem sabe baixar mais 1/2 graus.

É isto!

Essa Fan tá jogando o ar pra cima ou em direção ao backplate da placa?
 
Pô, o lance do CSM aqui não deu ruim de cara, mas deu assim que atualizei o VBIOS da placa de vídeo pra usar Resizable BAR. Talvez a tua já tivesse pronta pra essa tecnologia... Só lembro do susto que tomei quando não deu vídeo rs

E tudo isso porque eu não tinha localizado a opção pra desligar, tinha procurado antes e não achei 😂

Sobre a ventoinha, o gabinete é branco e tinha esse sobrando do AIO, já que eu uso outro. Pra fechar usei a capinha da bomba pra cobrir o adesivo que fica exposto quando ele tá em exaustão. Não tá lindo, mas já me acostumei E podia ser pior.

E sobre a gambiarra, não poder abrir pra por um thermal pad de maior condutividade é um saco, mesmo. Mas vou dar uma pesquisada, ver se acho um heatsink mais eficiente. Vi que o Rick tá interessado mas achei esse aqui muito baixinho. Talvez um mais alto desça mais a temperatura. Preciso pensar.
Está ótima essa temp. man, eu nem me preocuparia em baixar mais q isso, uma Kingpin que é uma das mais tops, fica na casa dos 85 graus a tjunction das memórias. Talvez trocando os thermal pads melhore um pouco mais, mas fora isso acredito que ja conseguiu o max q poderia externamente. As GDDR6X são classificadas para rodarem mais quentes e a sua está rodando mesma temp. das GDDR5 e 6 normais, se eu conseguisse 84 graus estaria muito satisfeito, mas abaixo de 90 aqui minerando ta impossivel, talvez teste esses dissip. de cobre ai, ja q consegui um cupom la e 16 sairam 32,00. Vai ser minha ultima tentativa ou então trocar os thermal pads, mas n agora.
 
Pô, galera, perguntinha na moral pra vocês: como vocês limpam a poeira das fans da GPU?!

Digo com muita seriadade quando falo que, NO MOMENTO, não poder abrir pra limpar tá me irritando mais do que não poder trocar thermal pad.

Tipo, eu tenho um soprador de ar potente, mas não adianta pra poeira fina, aquela safada que gruda na ventoinha. Limpei tem dois dias com álcool isopropílico e cotonete, peguei hoje e já tá cheio (ou sequer limpou direito dias atrás). Eu real não sei o que fazer.

Qual a estratégia de vocês?
 
Pô, galera, perguntinha na moral pra vocês: como vocês limpam a poeira das fans da GPU?!

Digo com muita seriadade quando falo que, NO MOMENTO, não poder abrir pra limpar tá me irritando mais do que não poder trocar thermal pad.

Tipo, eu tenho um soprador de ar potente, mas não adianta pra poeira fina, aquela safada que gruda na ventoinha. Limpei tem dois dias com álcool isopropílico e cotonete, peguei hoje e já tá cheio (ou sequer limpou direito dias atrás). Eu real não sei o que fazer.

Qual a estratégia de vocês?

Rapaz, eu nunca abri uma placa de vídeo sequer.. aliás.. limpeza pra mim eu vou só no pincel o grosso mesmo.. minha 970 tá com 6 anos e tá tipo de boa.. nem mexo.... o setup eu nem abria pra falar a verdade.. aí quando fiz umas mudanças, ok, tinha uma poeira.. passei um pincel e boa.. parecia zero... E olha que sou bem enjoado com as minhas coisas.. mas as vezes mexer demais é pior... mas claro.. tudo depende também de onde você mora, local que o PC fica... Eu até comprei um treco lá pra dar aquela limpada top uma vez quando desmontei meu 4790k .. olhei e só passei o produto mesmo porque já tinha comprado.. porque nem precisava de tudo isso..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo