• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Teve agora há pouco 3080 FTW3 Ultra por 9300 na loja que explode. Preços estão caindo rapidamente...

Já agradeceu o governo chinês hoje? :coolface:

Review do Adrenaline do FX Super



Matéria em pt-br


Resumidamente: É bom pra quem tem placas mais antigas e não se importa com gráficos.
 

Testing AMD's FidelityFX Super Resolution (FSR): Image Analysis and Preliminary Performance

How Does It Compare to Nvidia's DLSS?​


Review completo no link:




Benchmarks: FSR com GPUs GeForce​

FidelityFX Super Resolution também é suportado em GPUs Nvidia, então vamos testar isso.

1.png


O modo Ultra Quality proporcionou um aumento de 34% na taxa de quadros, em comparação com 44% no 6800 XT. A qualidade proporcionou um aumento de 53%, em comparação com 65% na GPU equivalente da AMD. Esses números não são nada para zombar, no entanto, para jogadores de 4K após um aumento de desempenho com impacto mínimo na qualidade de imagem.

2.png


O RTX 2070 funciona muito bem com FSR. Em 4K, vimos um aumento de desempenho de 46 e 74 por cento para os modos Ultra Quality e Quality, respectivamente. Estes são alguns dos melhores resultados até agora, e parece que o FSR é capaz de aumentar sua taxa de quadros tanto quanto menor for a taxa de quadros nativa.

Em 1440p vimos um aumento de 30 por cento no desempenho usando FSR Ultra Quality, que é semelhante ao 5700 XT nesta resolução. A sobrecarga de desempenho nesta GPU Nvidia está em linha com a sobrecarga nas GPUs RDNA2 da AMD, então não parece que esse recurso foi escrito de uma maneira específica para prejudicar o desempenho nas GPUs Nvidia.

3.png


Com a GTX 1660 Super você pode esperar grandes aumentos de desempenho do FSR em certas resoluções, já que a placa não é tão poderosa quanto algumas das outras que testamos. Em 4K, vi um aumento de 59% no desempenho passando de 4K nativo para Ultra Quality, e quase o dobro do desempenho usando o modo Quality. Enquanto isso, a 1440p, o 1660 Super também se beneficiou de um desempenho 33% superior, indo de FSR nativo para Ultra Quality.

4b.png


Então, com a GTX 1070 Ti baseada em Pascal, a história de desempenho é muito semelhante às oito GPUs anteriores testadas. Um aumento de desempenho de 52% e 82% para Ultra Qualidade e Qualidade em 4K respectivamente, com um aumento de 29% em Ultra Qualidade 1440p.

Isso torna o 1070 Ti uma GPU muito mais jogável em ambas as resoluções, e embora eu provavelmente não usasse esta placa em 4K neste jogo, os ganhos em 1440p são muito decentes para melhorar a suavidade do jogo.

O estado de FSR: o que aprendemos​


É hora de dar minha opinião após este primeiro olhar sobre a Super Resolução FidelityFX da AMD. Devo dizer que estou surpreso com o que a AMD conseguiu alcançar com o FSR. No momento do anúncio, quando a AMD explicou como o FSR funcionaria, eu esperava que fosse decente, mas não muito impressionante, caindo em algum lugar entre DLSS 1.0 e 2.0 em qualidade. Mas a realidade é que o FSR é bastante decente em algumas circunstâncias, e às vezes é competitivo com o DLSS 2.0.

Com base em meus testes até agora, minhas recomendações são diretas: em 4K, os modos Ultra e Qualidade chegam muito perto da renderização nativa, enquanto fornecem um aumento de desempenho de ~ 40% com o modo Ultra Qualidade e ~ 65% com Qualidade, em uma gama de GPUs da AMD e Nvidia. Acho que a maioria dos jogadores aceitará com prazer esse tipo de aumento de desempenho pelo impacto relativamente menor na qualidade visual que o FSR tem na maioria das circunstâncias.

O FSR também pode ser usado a 1440p, mas usando apenas o modo Ultra Quality. Usando essa configuração, a qualidade da imagem é muito boa e fica próxima da nativa. Contanto que você não tenha limitação de CPU ao diminuir a resolução de renderização, eu consegui atingir uma melhoria de desempenho de aproximadamente 30% em Godfall.

Os outros modos não são particularmente utilizáveis. Os modos Equilibrado e Desempenho sofrem de uma perda perceptível de qualidade e introdução de artefatos como brilho, independentemente da resolução. Também em 1080p, FSR realmente não funciona nem mesmo com o modo Ultra Quality habilitado. FSR é melhor do que o upscaling tradicional, então talvez esses modos inferiores se tornem úteis para gráficos integrados quando são melhores do que nada.

Agora, ao comparar FSR e DLSS 2.0 , é mais complicado. Nos melhores casos, o FSR é bastante competitivo com o DLSS 2.0, embora ainda não possamos comparar os dois no mesmo jogo.


No entanto, com base em meus extensos testes e re-testes dessas técnicas, nos modos de qualidade superior, a qualidade de imagem que o FSR oferece está apenas marginalmente atrás do DLSS, enquanto fornece um aumento de desempenho semelhante. Ele também não sofre efeito fantasma em movimento, já que FSR não é uma solução temporal e a sobrecarga de desempenho do uso de FSR parece menor do que DLSS para uma determinada resolução de renderização.

No entanto, o DLSS 2.0 é claramente melhor em aumentar a escala de resoluções de renderização mais baixas, como transformar 1080p em 4K. Um upscaler espacial simplesmente não vai ser tão bom quanto um upscaler temporal que pode coletar informações de mais fontes em sua busca para reconstruir a imagem. O que isso significa na prática é que o DLSS 2.0 é muito melhor em seus modos Balanceado e Desempenho em comparação ao FSR; onde FSR pode ser borrado, DLSS preserva mais detalhes. Ambas as técnicas podem sofrer de artefatos cintilantes ou semelhantes, dependendo da situação.

Embora o DLSS 2.0 possa ser tecnicamente superior em algumas situações, o contador da AMD para isso é um suporte mais amplo e facilidade de integração. FSR funciona em produtos de gama baixa, mesmo aqueles da Nvidia, o que é muito legal. Uma GPU de US $ 230 (em tempos normais) como a GTX 1660 Super não é rápida o suficiente para executar Godfall a 1440p usando configurações Epic, mas com um aumento de 33% no desempenho do FSR no modo Ultra Quality, essa resolução se torna mais real sem diminuir quaisquer outras configurações. A Nvidia não está atendendo a este cliente com DLSS, o que nos coloca nesta situação estranha em que a AMD está fazendo um trabalho melhor no suporte aos principais compradores de GPU da Nvidia do que a Nvidia.

Isso também causará todo tipo de discussão nos desenvolvedores. Com recursos limitados, eles integram FSR que pode atender a um público mais amplo, mas não é tão bom quanto DLSS 2.0, ou vão para a opção de melhor qualidade em DLSS que é limitada a proprietários de GPU RTX? Obviamente, a opção preferida é incluir ambos, no entanto, isso pode não ser viável na maioria dos estúdios, e até mesmo alguns grandes desenvolvedores podem escolher o caminho mais fácil aqui. Há muito o que jogar nos próximos anos e essa parece ser a estratégia da AMD.

Suportar mais GPUs é bom, mas significa muito pouco se o FSR não for implementado em mais jogos. A Nvidia teve uma vantagem de vários anos para desenvolver seu ecossistema DLSS, e isso está valendo a pena agora com DLSS 2.0 suportado em muitos títulos grandes.

É muito bom mostrar 7 jogos no lançamento, mas honestamente, a lista de jogos FSR que você pode jogar agora não me anima. DLSS 2.0, por outro lado, é compatível com Fortnite , Call of Duty Warzone , Cyberpunk 2077 , Metro Exodus Enhanced Edition , Death Stranding e assim por diante. Esses são grandes jogos, incluindo títulos que permanecem populares até hoje.

Agora, é claro, a AMD tem que começar de algum lugar, e lançar mais de um jogo com vários outros prometidos e com tecnologia decente é melhor do que eu esperava. Nem todo jogo tem suporte para DLSS, mas o ponto é que FSR não é um ponto de venda para a AMD agora, assim como o DLSS não era um ponto de venda para a Nvidia quando foi lançado. Levará algum tempo para que o FSR seja suportado em uma quantidade adequada de jogos, enquanto o DLSS está a quilômetros de distância e hoje é algo que pode te levar para as GPUs da Nvidia.
 
Última edição:
Só não gostei dessa lista de jogos, mas me surpreendeu MUITO, esperava algo pouco melhor que o DLSS 1.0 e está MUITO melhor. Muito fanboyola falando sobre o FSR sem nem ter testado kkkk
 
Tô vendo os vídeos de Review e realmente, o ultra quality so vê diferença quem quer encontrar.
 
Última edição:
o upscaling basição da u5 da um pau nessa coisa da amd :lol2:

 
Galera to com problema chato numa rtx rog strix é justo a 3090 so para ajudar, a fan do lado direito ta muito estranha, ta girando de forma ''bamba'' e fazendo um barulho que tá enroscando em algo mas nao está, tem só 3 meses de uso.

Nao quero acionar o rma agora por varios motivos, principalmente a demora para receber outra ou então eles quiserem pagar o rma e eu me ferro.... a placa não da para abrir porque tem o selo, unico jeito de mexer na fan é abrindo a placa ne? Algo que eu possa fazer sem abrir a placa? A temperatura da placa tá até que normal, mas a fan ta horrivel fazendo um barulho bem estranho alem estar ''bamba'', a placa é nova, nao tem 3 meses. Não sei dizer se é o rolamento ou algo do tipo mas tenho medo que piore, o bom que a asus tem 3 anos de garantia, e ainda consta na nota esse prazo então fico sossegado com isso, pq só tenho intenção de abrir rma quando tiver ''normalizado'' porque a chance de ficar sem placa ou pagarem pouco por causa da nota é grande.

Alias como é o rma da asus no brasil é tranquilo? Rapido? Eles devolvem o valor da nota ou trocam a placa?
 
Galera com as quedas de preços das placas e considerando que esse ano a gente tenha mais placas... Acham que vai ficar mais ou menos quantos uma RTX 3080 no final do ano? Especulações ?
 
Galera com as quedas de preços das placas e considerando que esse ano a gente tenha mais placas... Acham que vai ficar mais ou menos quantos uma RTX 3080 no final do ano? Especulações ?
Eu chuto 7k
 
Tô vendo os vídeos de Review e realmente, o ultra quality so vê diferença quem quer encontrar.
Te falar que até no quality a diferença é quase nula.
Tô baixando Anno 1800 e o demo de Riftbraker aqui pra testar in loco, mas a net tá trolando hj =(
 
Te falar que até no quality a diferença é quase nula.
Tô baixando Anno 1800 e o demo de Riftbraker aqui pra testar in loco, mas a net tá trolando hj =(
Sim. Eu acredito que essa tecnologia FSR só tem a melhorar, pois certamente os consoles usarão e, consequentemente, os devs vão ficar mais atentos pra trabalhar com isso, entregando mais objetos e mais performance com pouca perda visual.
Todos sabemos que os consoles são o que definem o salto de geração nós jogos, então vai ajudar o Pc também.

Além de que vai ajudar o pessoal com 1060 que é a maioria da steam.

Outro ponto positivo da adoção em massa do FSR (se ocorrer) é a nvidia correr atrás em melhorar o dlss ou trazer em mais jogos.

Os gamers só tem a ganhar com isso. Não faz sentido fanboyolismo.
 
Sim. Eu acredito que essa tecnologia FSR só tem a melhorar, pois certamente os consoles usarão e, consequentemente, os devs vão ficar mais atentos pra trabalhar com isso, entregando mais objetos e mais performance com pouca perda visual.
Todos sabemos que os consoles são o que definem o salto de geração nós jogos, então vai ajudar o Pc também.

Além de que vai ajudar o pessoal com 1060 que é a maioria da steam.

Outro ponto positivo da adoção em massa do FSR (se ocorrer) é a nvidia correr atrás em melhorar o dlss ou trazer em mais jogos.

Os gamers só tem a ganhar com isso.
Exato e a lista de DEV´s que vão adotar é boa.
A lista de jogos ainda é pequena e com pouco jogos de "peso", mas já é um bom começo.
 
Se for esse preço eu vou fazer de tudo para tentar pegar uma usada por menos que 7k.
Inclusive se alguém for vender uma 3080 no final do ano, eu terei interesse :vish:
 
FSR tá muuuuuuuito melhor que o DLSS 1.0, e não é algo do mesmo nível do DLSS 2.0, mas pareceu uma alternativa honesta, bom potencial.

Essa comparação com o upscaling da Unreal foi estranha. Por que não fizeram a mesma comparação quando analisaram DLSS?
Única review negativa foi a do DF, de resto tá todo mundo elogiando.
 
FSR tá muuuuuuuito melhor que o DLSS 1.0, e não é algo do mesmo nível do DLSS 2.0, mas pareceu uma alternativa honesta, bom potencial.

Essa comparação com o upscaling da Unreal foi estranha. Por que não fizeram a mesma comparação quando analisaram DLSS?
Única review negativa foi a do DF, de resto tá todo mundo elogiando.

DF só focou na qualidade da imagem

Nada de analise custo de desempenho VS qualidade de imagem
 
FSR tá muuuuuuuito melhor que o DLSS 1.0, e não é algo do mesmo nível do DLSS 2.0, mas pareceu uma alternativa honesta, bom potencial.

Essa comparação com o upscaling da Unreal foi estranha. Por que não fizeram a mesma comparação quando analisaram DLSS?
Única review negativa foi a do DF, de resto tá todo mundo elogiando.

Na época não era comum as devs usarem isso. Agora todo mundo tem, então esse FSR acaba ficando meio sem meio. Talvez para devs pequenas ele funcione melhor.

E acho mais correto comparar a imagem oras, qual sentido de ganhar performance se a imagem piora? Dá na mesma você simplesmente ajudar a escala de resolução do jogo.
 
Na época não era comum as devs usarem isso. Agora todo mundo tem, então esse FSR acaba ficando meio sem meio. Talvez para devs pequenas ele funcione melhor.

E acho mais correto comparar a imagem oras, qual sentido de ganhar performance se a imagem piora? Dá na mesma você simplesmente ajudar a escala de resolução do jogo.
No vídeo do adrenaline foi mostrado que a qualidade de imagem e performance é superior a simplesmente "baixar a escala de resolução". Só ir la no vídeo conferir.
13:33




Tem o vídeo do peperaio mostrando a 6800xt em 4k com FSR off 55FPS e FSR em ultra quality 85 FPS sem perda perceptível de qualidade em 4k.
9:37



Só diz que tá ruim quem é fanboyola.
 


 
No vídeo do adrenaline foi mostrado que a qualidade de imagem e performance é superior a simplesmente "baixar a escala de resolução". Só ir la no vídeo conferir.
13:33




Tem o vídeo do peperaio mostrando a 6800xt em 4k com FSR off 55FPS e FSR em ultra quality 85 FPS sem perda perceptível de qualidade em 4k.
9:37



Só diz que tá ruim quem é fanboyola.


Gosto do Adrenaline mas nem dá para comparar, a análise é bem mais superficial comparado ao da Digital Foundry.
 
 
No vídeo do adrenaline foi mostrado que a qualidade de imagem e performance é superior a simplesmente "baixar a escala de resolução". Só ir la no vídeo conferir.
13:33




Tem o vídeo do peperaio mostrando a 6800xt em 4k com FSR off 55FPS e FSR em ultra quality 85 FPS sem perda perceptível de qualidade em 4k.
9:37



Só diz que tá ruim quem é fanboyola.

Realmente, não percebi quase diferença nenhuma nos vídeos e mesmo que estivesse é uma 1º versão do FSR, e que temos que lembrar que ela atende uma gama muito mas muito maior de placas coisa que o DLSS não chega nem perto.

Mudando de assunto, engraçado com começou a pipocar varias placas na 3 Lojas do nada, até parece que estavam segurando placas nos estoques controlando a oferta para poder subirem o preço das GPUs e depois usarem o pretexto da crise de chips e outras coisas mais.
 
Galera com as quedas de preços das placas e considerando que esse ano a gente tenha mais placas... Acham que vai ficar mais ou menos quantos uma RTX 3080 no final do ano? Especulações ?

Bom, comprei uma 1660Ti ano passado por 1,5k, o dólar estava na faixa de 4,50 e o MSRP da placa era 279 dólares. Sendo assim, dá mais ou menos um aumento de 5,5x. A placa não estava em promoção, tinha apenas 1 ano de lançamento e eu mesmo perdi uma RTX 2060 por 1,6k.

Nesse ponto, daria para ter um patamar de preços que consideraria normais, no valor atual do dólar.

Fazendo uma tabelinha qualquer, jogando 6x o valor original, seria algo como:

GeForce RTX 3090$1,500R$ 9000
GeForce RTX 3080 Ti$1,200R$ 7200
GeForce RTX 3080$700R$ 4200
GeForce RTX 3070 Ti$600R$ 3600
GeForce RTX 3070$500R$ 3000
GeForce RTX 3060 Ti$400R$ 2400
GeForce RTX 3060$330R$ 1980
Radeon 6900 XT$1,000R$ 6000
Radeon 6800 XT$650R$ 3900
Radeon 6800$580R$ 3480
Radeon 6700 XT$480R$ 2880
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo