• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início

Far Cry 6 explicitly tells you in the menu that you’ll need at least 11GB of video memory to run the HD texture pack. Sadly, it’s a curiously restrictive requirement that raises eyebrows, as it means the Nvidia RTX 3060 meets the right specification just fine with its chonky 12GB of VRAM, but the meatier RTX 3060 Ti falls short with just 8GB. Even Nvidia’s flagship RTX 3080 is a gigabyte out of reach and sometimes fails to load textures properly.

Nvidia
images

Teve ainda uma galera que na época defendeu os 10Gb de vram como sendo suficientes e quando não fossem mais suficientes a 3080 já estaria defasada tecnologicamente.:bem::fire:
 
Última edição:

Far Cry 6 explicitly tells you in the menu that you’ll need at least 11GB of video memory to run the HD texture pack. Sadly, it’s a curiously restrictive requirement that raises eyebrows, as it means the Nvidia RTX 3060 meets the right specification just fine with its chonky 12GB of VRAM, but the meatier RTX 3060 Ti falls short with just 8GB. Even Nvidia’s flagship RTX 3080 is a gigabyte out of reach and sometimes fails to load textures properly.

Nvidia
images

Teve ainda uma galera que na época defendeu os 10Gb de vram como sendo suficientes e quando não fossem mais suficientes a 3080 já estaria defasada tecnologicamente.:bem::fire:
Far cry6 apenas um ano depois, vc queria que o jogo usasse tecnologia antiga?
Pelo cronograma, as super era para esta chegando esse ano.
 
Far cry6 apenas um ano depois, vc queria que o jogo usasse tecnologia antiga?
Pelo cronograma, as super era para esta chegando esse ano.
De maneira nenhuma. O que eu queria é que a 3080, uma placa high end de 2020, não tivesse menos Vram que uma 1080 Ti de 2017 ou até mesmo uma 3060... :alan:
 
Última edição:
De maneira nenhuma. O que eu queria é que a 3080, uma placa high end de 2020, não tivesse menos Vram que uma 1080 Ti de 2017 ou até mesmo uma 3060...:alan:
Agora compara o desempenho de uma 3080 com uma 1080ti ou 3060 com mais vram
 
Agora compara o desempenho de uma 3080 com uma 1080ti ou 3060 com mais vram
Cara a minha critica é unica e exclusivamente sobre a quantidade de Vram que sempre foi incompatível com uma placa High End atual e muita gente defendeu (e continua defendendo)... E está ai a prova que muitos falaram e muitos outros recusaram de acreditar, a 3080 um ano depois já está com problemas de rodar pack HD de texturas oficial...

Obsolescência programada seria o termo adequado?
 
Cara a minha critica é unica e exclusivamente sobre a quantidade de Vram que sempre foi incompatível com uma placa High End atual e muita gente defendeu (e continua defendendo)... E está ai a prova que muitos falaram e muitos outros recusaram de acreditar, a 3080 um ano depois já está com problemas de rodar pack HD de texturas oficial...

Obsolescência programada seria o termo adequado?
Não acho que foi obsolescência programada (pois temos 3060 com 12GB), foi erro mesmo.
Esse foi o principal motivo que troquei a 3080 pela 3080 TI, ter um pouco mais de folga de VRAM, embora ainda acho que o ideal seriam os 16GB.
Mas há de se questionar também o jogo, comer tanta VRAM, limitando uma série de placas, principalmente a 3080 (que possui uma fatia grande do mercado de high ends).
Deve sair alguma otimização.
 
Não acho que foi obsolescência programada (pois temos 3060 com 12GB), foi erro mesmo.
Esse foi o principal motivo que troquei a 3080 pela 3080 TI, ter um pouco mais de folga de VRAM, embora ainda acho que o ideal seriam os 16GB.
Mas há de se questionar também o jogo, comer tanta VRAM, limitando uma série de placas, principalmente a 3080 (que possui uma fatia grande do mercado de high ends).
Deve sair alguma otimização.


Erro ou proposital? Depende muito da opinião de cada um sobre a Nvidia. Eu acho que a Nvidia tem conhecimento, experiência e ganância suficientes pra não cometer um erro tão grosseiro quanto este.

Então fica a duvida, ou a Nvidia é incompetente e erra suas estimativas apenas 1 ano depois do lançamento ou ela é gananciosa e já deixou tudo preparado pra quem tinha uma 2080 TI se sentir pressionados a comprar uma 3090 pelo MSRP de 1500 doláres (criando inclusive uma nova categoria de produto pra isso) ou pular essa geraçao completamente.

Estou no mesmo barco inclusive, acabei de pegar um notebook com uma 3070 e seus 8Gb de Vram. Infelizmente uma 1050 TI pra resoluções QHD/4k nunca atendeu e não aguento mais esperar, se não eu aguardaria a próxima geração de notebooks também.
 
Última edição:
apagado
 
Galera possuo uma 3060 ti e está batendo uns 84°C, alguém sabe como posso fazer para amenizar isso ? Mexendo nas % das fans ajuda ?
+1 no undervolt, e com certeza aumentar % dos fans é extremamente importante, se estiverem em baixa rotação
Aqui um exemplo na 3060ti de como pode afetar temps, consumo e performance, eu pessoalmente sou fã de tentar undervolt, subir um pouquinho clocks e ficar numa boa curva de eficiência, nesse caso sendo entre 0.9 e 0.975v

JOaQa3k.png
 

Far Cry 6 explicitly tells you in the menu that you’ll need at least 11GB of video memory to run the HD texture pack. Sadly, it’s a curiously restrictive requirement that raises eyebrows, as it means the Nvidia RTX 3060 meets the right specification just fine with its chonky 12GB of VRAM, but the meatier RTX 3060 Ti falls short with just 8GB. Even Nvidia’s flagship RTX 3080 is a gigabyte out of reach and sometimes fails to load textures properly.

Nvidia
images

Teve ainda uma galera que na época defendeu os 10Gb de vram como sendo suficientes e quando não fossem mais suficientes a 3080 já estaria defasada tecnologicamente.:bem::fire:
Esse papo de alocação vs. uso de VRAM é meio polêmico, hein? Diversas fontes dizem que isso não irá afetar a performance, enquanto outras irão dizer o oposto.

https://linustechtips.com/topic/127...usage-real-usage-compared-to-vram-allocation/ (Interessante o post do @igormp)
O ideal seria pegar testes específicos que comparem placas com quantidades diferentes de VRAM e avaliar se realmente existe perda de performance em determinados cenários.
 
Esse papo de alocação vs. uso de VRAM é meio polêmico, hein? Diversas fontes dizem que isso não irá afetar a performance, enquanto outras irão dizer o oposto.

https://linustechtips.com/topic/127...usage-real-usage-compared-to-vram-allocation/ (Interessante o post do @igormp)
O ideal seria pegar testes específicos que comparem placas com quantidades diferentes de VRAM e avaliar se realmente existe perda de performance em determinados cenários.


Acho que vc não leu a reportagem... No caso do Far cry 6 não é debate, já foi comprovado.

We can also confirm that both the RTX2080Ti and the RTX3080 display low-resolution textures on some surfaces with the HD Texture Pack at 4K/Ultra/Ray Tracing. Below you can find a comparison between the HD Texture Pack (left) and the vanilla textures (right). As you can see, there are numerous low-res textures in the left screenshot. These low-res issues are completely resolved when running the game at 1440p on these two GPUs.


Resposta da própria Ubisoft sobre o tema:

dasdasdasdasdsadsa.jpg
 
Erro ou proposital? Depende muito da opinião de cada um sobre a Nvidia. Eu acho que a Nvidia tem conhecimento, experiência e ganância suficientes pra não cometer um erro tão grosseiro quanto este.

Então fica a duvida, ou a Nvidia é incompetente e erra suas estimativas apenas 1 ano depois do lançamento ou ela é gananciosa e já deixou tudo preparado pra quem tinha uma 2080 TI se sentir pressionados a comprar uma 3090 pelo MSRP de 1500 doláres (criando inclusive uma nova categoria de produto pra isso) ou pular essa geraçao completamente.

Estou no mesmo barco inclusive, acabei de pegar um notebook com uma 3070 e seus 8Gb de Vram. Infelizmente uma 1050 TI pra resoluções QHD/4k nunca atendeu e não aguento mais esperar, se não eu aguardaria a próxima geração de notebooks também.
Cara, tinha AMD com 16GB no mercado, era só termos comprado...
Eu comprei a 3080 imaginando que cedo ou tarde, teria casos que 10GB não seriam suficientes (Nvidia apostou GDDR6X vs GDDR6), mas que seriam aqueles casos que um ajuste aqui ou outro ali (nos games open world), teria contorno. Mas não adianta eu chorar agora, porque eu tive opção de comprar AMD (que era inclusive mais barata).

Ainda acho que a 3080 TI vai sofrer com isso em um momento ou outro, mas não que vá impactar seriamente o gameplay, e no final, ainda acho que a Nvidia entrega mais.
O mais importante são os jogos ter ajustes que permitam diminuir o consumo de VRAM e ai fica a critério do gamer decidir o ponto ideal.
 
Cara, tinha AMD com 16GB no mercado, era só termos comprado...
Eu comprei a 3080 imaginando que cedo ou tarde, teria casos que 10GB não seriam suficientes, mas que seriam aqueles casos que um ajuste aqui ou outro ali (nos games open world), teria contorno. Mas não adianta eu chorar agora, porque eu tive opção de comprar AMD (que era inclusive mais barata).

AMD ainda não chegou no patamar da Nvidia, infelizmente, principalmente se considerar resolução 4k, RTX e DLSS. E no Brasil nem tem notebook com RDNA 2 high end ainda.

Não acho que seja caso de chorar ou não e sim de criticar o que tem que ser criticado e cobrar que seja diferente nas próximas gerações. Se a proxima geração a Nvidia continuar com essa sacanagem eu vou pra AMD sem pensar duas vezes.

No meu caso, sei que a 3070 mobile não tem condições de rodar em 4k 60 FPS ultra e por isso não me importei tanto em ter apenas 8Gb de Vram. Além de que a minha plataforma principal é o desktop e o notebook uso apenas em viagens.
 
Estou no mesmo barco inclusive, acabei de pegar um notebook com uma 3070 e seus 8Gb de Vram. Infelizmente uma 1050 TI pra resoluções QHD/4k nunca atendeu e não aguento mais esperar, se não eu aguardaria a próxima geração de notebooks também.
Cara a 1050ti de laptop é piada ela chora pra rodar no High em FullHD quem diria em QHD e 4K, pra essas resoluções tem que ser no mínimo 3070~3080 com tgp 100w pra cima!
 
Cara a 1050ti de laptop é piada ela chora pra rodar no High em FullHD quem diria em QHD e 4K, pra essas resoluções tem que ser no mínimo 3070~3080 com tgp 100w pra cima!

Sim, por isso que peguei um note com a 3070 mesmo com pouca Vram e os preços atuais... Mercado brasileiro é uma bosta, lá fora tem pelo menos a 3080 mobile com 16Gb. :feelbad:
 
Sim, por isso que peguei um note com a 3070 mesmo com pouca Vram e os preços atuais... Mercado brasileiro é uma bosta, lá fora tem pelo menos a 3080 mobile com 16Gb. :feelbad:
Aqui infelizmente não da pra pegar um laptop com esse calibre porque se for pegar tu vai gastar no mínimo 15k pra cima essa é a realidade :(
 
Cara, tinha AMD com 16GB no mercado, era só termos comprado...
Eu comprei a 3080 imaginando que cedo ou tarde, teria casos que 10GB não seriam suficientes (Nvidia apostou GDDR6X vs GDDR6), mas que seriam aqueles casos que um ajuste aqui ou outro ali (nos games open world), teria contorno. Mas não adianta eu chorar agora, porque eu tive opção de comprar AMD (que era inclusive mais barata).

Ainda acho que a 3080 TI vai sofrer com isso em um momento ou outro, mas não que vá impactar seriamente o gameplay, e no final, ainda acho que a Nvidia entrega mais.
O mais importante são os jogos ter ajustes que permitam diminuir o consumo de VRAM e ai fica a critério do gamer decidir o ponto ideal.
Meu achismo é que a nvidia capa a vram dos produtos dela por questões de segmentação de mercado, pra poderem diferenciar das placas de workstation. 10~12gb de vram é algo que limita MUITO o uso pra aplicações profissionais, e muitas vezes se torna o decisor pra justificar uma quadro, enquanto na AMD isso é meio irrelevante pq o mercado prosumer dela é praticamente inexistente.
E como a AMD não concorre com a nvidia de forma alguma nesse mercado, não faz diferença alguma se colocarem 16 ou 20gb, o cara que trabalha com isso infelizmente vai precisar comprar uma nvidia de todo jeito, mesmo que a equivalente em termos de performance tenha metade da vram.
 
 
Obrigado pela informação! Em sua preferência, qual escolheria entre essas duas placas que mencionei? Ambas estão na mesma faixa de preço então fiquei nessa dúvida.
Qualquer placa "referencia" dessas marcas que citei, são basicamente as mesmas, então irão lhe atender.

Essa Phantom da minha assinatura da Gainward, nada mais é que a modelo GameRock da Palit, porém com outra roupagem do sistema de refrigeração.
 
Erro ou proposital? Depende muito da opinião de cada um sobre a Nvidia. Eu acho que a Nvidia tem conhecimento, experiência e ganância suficientes pra não cometer um erro tão grosseiro quanto este.

Então fica a duvida, ou a Nvidia é incompetente e erra suas estimativas apenas 1 ano depois do lançamento ou ela é gananciosa e já deixou tudo preparado pra quem tinha uma 2080 TI se sentir pressionados a comprar uma 3090 pelo MSRP de 1500 doláres (criando inclusive uma nova categoria de produto pra isso) ou pular essa geraçao completamente.

Estou no mesmo barco inclusive, acabei de pegar um notebook com uma 3070 e seus 8Gb de Vram. Infelizmente uma 1050 TI pra resoluções QHD/4k nunca atendeu e não aguento mais esperar, se não eu aguardaria a próxima geração de notebooks também.
Pessoal sempre esquece que com a demanda atual por gpu e a crise da pandemia , se começar a querer colocar 16 giga de Vram em toda placa de video , vai faltar materia prima pra fazer memoria e tudo vai ficar mais caro do que ja é ou em falta .
 
Pessoal sempre esquece que com a demanda atual por gpu e a crise da pandemia , se começar a querer colocar 16 giga de Vram em toda placa de video , vai faltar materia prima pra fazer memoria e tudo vai ficar mais caro do que ja é ou em falta .

Parece que vender GPUs com menos Vram fez as mesmas terem alta disponibilidade e preços acessíveis, não é mesmo? #SóQueNão

ERTmXMgWoAAq72C.jpg
 
Última edição:
+1 no undervolt, e com certeza aumentar % dos fans é extremamente importante, se estiverem em baixa rotação
Aqui um exemplo na 3060ti de como pode afetar temps, consumo e performance, eu pessoalmente sou fã de tentar undervolt, subir um pouquinho clocks e ficar numa boa curva de eficiência, nesse caso sendo entre 0.9 e 0.975v

JOaQa3k.png
Nossa vou dar uma olhada, obrigado!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo