• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
ASUS ROG STRIX 3080 12GB OC recebida e instalada. :cool:

É pesada !!!

A 3060 parece plumas ao vento de tão leve se comparada...fiquei com nóia do peso, estou usando com o gabinete deitado...:D vou comprar aquele suporte de apoio de acrílico...

Pelos primeiros testes, achei a placa bem silenciosa, rodando Heaven durante uns 20min:

Max GPU Temp 72C​
Max Clock Boost 1980mhz​
Fan Speed 81%​
Voltage 1.0430mv​
GPU power 395W​

Aí fiz um undervolt:

Max GPU Temp 64C​
Max Clock Boost 1980mhz​
Fan Speed 67%​
Voltage 0.875mv​
GPU power 315W​

Acho que dá para descer a voltagem para 0,850mv, mas já estou bem feliz com a compra e com o resultado.
Vou pular a linha 4000. 👍
Oxe, monstro desse não vem um um anti-sag? Até a Ventus 10G tem um kk
 
Oxe, monstro desse não vem um um anti-sag? Até a Ventus 10G tem um kk
Pois é… mandam uma régua de 4cm no lugar, de brinde.

mas até entendo, eles vendem o suporte à parte, capitalismo rules.
 
Colegas, quanto vocês estimam que eu poderia pedir na minha RTX 3090 pra vender "relativamente rápido"?
Obs: tem garantia até janeiro de 2024
Tudo depende do desempenho das 4080 e 4090.
Não adianta colocar uma 3090 por 13 mil e uma 4080 com desempenho da 3090 e custando 10 mil.
Penso assim.
Dei exemplo
 

NVIDIA finalmente lança a GeForce GTX 1630, a sucessora da GT 1030: mais rápida que a GTX 1050 Ti em desempenho.​



MR58Ji3.jpg




A NVIDIA está preparando uma nova placa de vídeo para substituir sua popular GT 1030, a GeForce GTX 1630, que será posicionada no segmento de entrada.

Placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1630 para suceder GT 1030 com desempenho mais rápido que GTX 1050 Ti​

O mercado de entrada tem sido uma mistura sem concorrência real e a ameaça emergente de GPUs integradas se tornando mais rápidas do que nunca . Com isso dito, a AMD tentou reacender o segmento de GPU com suas placas gráficas Radeon RX 6500/6400 da série Navi 24 , mas com um conjunto de recursos amplamente sem brilho, eles foram recebidos com muitas críticas. A NVIDIA também tentou lançar suas próprias soluções de nível básico dentro da família da série GeForce 16, mas elas estão ficando velhas agora. Com base em novos relatórios, parece que a NVIDIA finalmente oferecerá um sucessor para sua placa de vídeo GT 1030, a GeForce GTX 1630.



Ainda não temos as especificações exatas desta placa, mas com base nas informações da Videocardz e no que conseguimos aprender com nossas próprias fontes. a placa será posicionada contra a linha de entrada Navi 24 e oferecerá desempenho próximo ao da GeForce GTX 1650. Isso deve ser um pouco mais rápido que a placa de vídeo AMD Radeon RX 6400. Obviamente, você não terá o mesmo nível de desempenho que o RTX 3050, que começa em US $ 249 (MSRP), mas parece que a NVIDIA pode estar considerando um preço de US $ 150 para a nova variante, considerando que o GTX 1650 já é vendido por US $ 190.


xIca4Dc.jpg




Em termos de especificações, a NVIDIA GeForce GTX 1630 ainda pode balançar a GPU Turing TU117 com 4 GB de memória rodando em uma interface de barramento de 128 bits. Não podemos dizer com certeza se esta placa ainda será equipada com memória GDDR6 ou GDDR5, já que a GTX 1650 SKU mais básica possui memória GDDR5.

A GeForce GTX 1630 também virá com um TDP sub-75W e não contará com ray-tracing dedicado ou suporte DLSS. No entanto, a NVIDIA habilitou o rastreamento de raios para GPUs sem núcleo RT, mas o desempenho não será nem de longe jogável, mesmo na resolução mais baixa possível. Com o preço certo, a GeForce GTX 1630 pode se tornar uma placa de eSports popular para E-cafes nas regiões do sul da Ásia e do Pacífico Asiático. Não há informações sobre a data de lançamento, mas pode ser um lançamento silencioso e podemos acabar vendo alguns modelos na Computex 2022.



Especificações da série NVIDIA GeForce 16​




mm7O48k.png
 

NVIDIA finalmente lança a GeForce GTX 1630, a sucessora da GT 1030: mais rápida que a GTX 1050 Ti em desempenho.​



MR58Ji3.jpg




A NVIDIA está preparando uma nova placa de vídeo para substituir sua popular GT 1030, a GeForce GTX 1630, que será posicionada no segmento de entrada.

Placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1630 para suceder GT 1030 com desempenho mais rápido que GTX 1050 Ti​

O mercado de entrada tem sido uma mistura sem concorrência real e a ameaça emergente de GPUs integradas se tornando mais rápidas do que nunca . Com isso dito, a AMD tentou reacender o segmento de GPU com suas placas gráficas Radeon RX 6500/6400 da série Navi 24 , mas com um conjunto de recursos amplamente sem brilho, eles foram recebidos com muitas críticas. A NVIDIA também tentou lançar suas próprias soluções de nível básico dentro da família da série GeForce 16, mas elas estão ficando velhas agora. Com base em novos relatórios, parece que a NVIDIA finalmente oferecerá um sucessor para sua placa de vídeo GT 1030, a GeForce GTX 1630.



Ainda não temos as especificações exatas desta placa, mas com base nas informações da Videocardz e no que conseguimos aprender com nossas próprias fontes. a placa será posicionada contra a linha de entrada Navi 24 e oferecerá desempenho próximo ao da GeForce GTX 1650. Isso deve ser um pouco mais rápido que a placa de vídeo AMD Radeon RX 6400. Obviamente, você não terá o mesmo nível de desempenho que o RTX 3050, que começa em US $ 249 (MSRP), mas parece que a NVIDIA pode estar considerando um preço de US $ 150 para a nova variante, considerando que o GTX 1650 já é vendido por US $ 190.


xIca4Dc.jpg




Em termos de especificações, a NVIDIA GeForce GTX 1630 ainda pode balançar a GPU Turing TU117 com 4 GB de memória rodando em uma interface de barramento de 128 bits. Não podemos dizer com certeza se esta placa ainda será equipada com memória GDDR6 ou GDDR5, já que a GTX 1650 SKU mais básica possui memória GDDR5.

A GeForce GTX 1630 também virá com um TDP sub-75W e não contará com ray-tracing dedicado ou suporte DLSS. No entanto, a NVIDIA habilitou o rastreamento de raios para GPUs sem núcleo RT, mas o desempenho não será nem de longe jogável, mesmo na resolução mais baixa possível. Com o preço certo, a GeForce GTX 1630 pode se tornar uma placa de eSports popular para E-cafes nas regiões do sul da Ásia e do Pacífico Asiático. Não há informações sobre a data de lançamento, mas pode ser um lançamento silencioso e podemos acabar vendo alguns modelos na Computex 2022.



Especificações da série NVIDIA GeForce 16​




mm7O48k.png
No mínimo, um lançamento bisonho.
 
Alguém tem o vídeo ensinando liberar do LHR ?
Procurei aqui não achei ...
 
Tudo depende do desempenho das 4080 e 4090.
Não adianta colocar uma 3090 por 13 mil e uma 4080 com desempenho da 3090 e custando 10 mil.
Penso assim.
Dei exemplo
Ah sim, por isso mesmo que gostaria de vender logo, antes de sair a nova série!

Se bobear até uns 9K eu mandaria embora a 3090! Hahahah
Será que seria um preço atrativo?
 
Ah sim, por isso mesmo que gostaria de vender logo, antes de sair a nova série!

Se bobear até uns 9K eu mandaria embora a 3090! Hahahah
Precinho será?
Coloca na OLX ou no grupos fechados no facebook que tu vende por esse valor fácil.
 
Ah sim, por isso mesmo que gostaria de vender logo, antes de sair a nova série!

Se bobear até uns 9K eu mandaria embora a 3090! Hahahah
Será que seria um preço atrativo?
9K tá de graça, se já não tivesse um monte aqui pra vender eu levava. :haha:

Mas hoje em dia da pra vender de uns ~12K ainda, se vc já tem dinheiro pra comprar GPU nova não precisa de tanta neurose em vender antes, prefiro vender mais barato que ficar meses sem, a ultima coisa que acredito é em "leaker" principalmente nos números de performance, é sempre 2x 2x 2x e na hora da verdade nem 50% é.

Enquanto a própria nvidia não disser, lança X dia, disponível pra compra Y dia a placa não existe.
 
Última edição:
Bem bisonho mas é pra lucrar mais ainda e vai ter nego que vai comprar, pode apostar!
É o cara que monta Xeon "balato" da China, em vez de pegar a 1050TI, vai ler que é melhor e vai comprar essa aí.
 
9K tá de graça, se já não tivesse um monte aqui pra vender eu levava. :haha:

Mas hoje em dia da pra vender de uns ~12K ainda, se vc já tem dinheiro pra comprar GPU nova não precisa de tanta neurose em vender antes, prefiro vender mais barato que ficar meses sem, a ultima coisa que acredito é em "leaker" principalmente nos números de performance, é sempre 2x 2x 2x e na hora da verdade nem 50% é.

Enquanto a própria nvidia não disser, lança X dia, disponível pra compra Y dia a placa não existe.
Então colega, como sou um entusiasta pobre, pretendo vender o quanto antes para evitar uma maior desvalorização. :rolleyes:
Meu plano é vender a 3090, o PS5 e desembolsar no máximo uns 3K para pegar uma GPU new gen. Aí para não ficar sem jogar nada, venderia o PS5 somente após a aquisição da nova placa (e após GoW Ragnarok, que é o único game que ainda me interessa do console).
O sonho seria conseguir uma 4090 por até 15K. Estourando, uns 16K, mas talvez seja sonhar demais. :bem:

Ps: nunca vendi no ML. É extremamente arriscado vender uma GPU desse valor por lá? Por conta daquela questão dos golpes, receber um "tijolo" de volta, etc... kkkkk
 
Última edição:

NVIDIA GeForce GTX 1630 será lançada em 31 de maio com 512 núcleos CUDA e 4 GB GDDR6.



placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1630 está programada para ser lançada em 31 de maio, de acordo com um relatório recente da VideoCardz. A GTX 1630 é baseada na GTX 1650 com uma GPU Turing TU117-150 de 12 nm com 512 núcleos CUDA e 4 GB de memória GDDR6 em um barramento de memória de 64 bits. Esta é uma redução dos 896 núcleos CUDA e barramento de memória de 128 bits encontrados na GTX 1650, porém há um aumento nas velocidades de clock com clock boost de 1800 MHz em um TDP de 75 W. Esta configuração de memória resulta em um máximo teórico largura de banda de 96 GB/s que é exatamente metade do que está disponível na GDDR6 GTX 1650. A NVIDIA GeForce GTX 1630 pode ser anunciada durante o keynote Computex da NVIDIA na próxima semana.


hXYhPGt.jpg
 
Um dia também serei um "entusiasta pobre" com uma RTX x090 e um PS5 :mr2:
 
Última edição:
Então colega, como sou um entusiasta pobre, pretendo vender o quanto antes para evitar uma maior desvalorização. :rolleyes:
Meu plano é vender a 3090, o PS5 e desembolsar no máximo uns 3K para pegar uma GPU new gen. Aí para não ficar sem jogar nada, venderia o PS5 somente após a aquisição da nova placa (e após GoW Ragnarok, que é o único game que ainda me interessa do console).
O sonho seria conseguir uma 4090 por até 15K. Estourando, uns 16K, mas talvez seja sonhar demais. :bem:

Ps: nunca vendi no ML. É extremamente arriscado vender uma GPU desse valor por lá? Por conta daquela questão dos golpes, receber um "tijolo" de volta, etc... kkkkk
Ultima vez que eu fiz a manobra do "entusiasta pobre" eu vendi um aparelho que custava 1800 reais novo por 1300 na expectativa de comprar o novo que teoricamente ia sair pelos mesmos 1800, resultado o novo veio por 5 mil e eu fiquei sem nada pq n tinha dinheiro pra cobrir esse valor na epoca.

Considerando que o seu monitor da assinatura é um 4K@60Hz, na minha opinião, lembrando só opinião, vc tá se precipitando demais pq sua placa ainda dá conta dessa resolução/refresh tranquilamente.

Afinal a 4090 é uma GPU que supostamente vai custar ~3000 dólares, 16K é o que custa uma 3090 de "meros" 1500 dólares agora, um ano e meio depois do lançamento, dai vc bota na conta que se por sorte ela realmente fosse custar 16K no Brasil vc já teria que não só vender a sua atual + vender o PS5 depois + colocar ainda mais dinheiro em cima só pra cobrir o valor da nova, a chance sempre tende pro pior, vc ficar sem GPU, ter que botar uma bolada de mais de 15K em cima pra cobrir o valor da nova e ainda ficar sem o seu PS5, eu não correria esse risco não.

Dito isso não venderia no ML nem a pau, prefiro vender no OLX ou procurar alguém na "rede" de conhecidos e etc pra vender, ultima vez que vendi no ML o cara queria devolver a placa alegando defeito adivinha pq? Pq o overclock dele ficou instável, deu uma tretinha de +/- 30 dias ainda mas o palhaço teve que aceitar a realidade. :haha:
 
Última edição:
Um dia também serei um "entusiasta pobre" com uma RTX x090 e um PS5 :mr2:
Kkkkkkk, mas é sério, meu carro velho e AP alugado não estão na assinatura! :haha: :limo:

Ultima vez que eu fiz a manobra do "entusiasta pobre" eu vendi um aparelho que custava 1800 reais novo por 1300 na expectativa de comprar o novo que teoricamente ia sair pelos mesmos 1800, resultado o novo veio por 5 mil e eu fiquei sem nada pq n tinha dinheiro pra cobrir esse valor na epoca.

Considerando que o seu monitor da assinatura é um 4K@60Hz, na minha opinião, lembrando só opinião, vc tá se precipitando demais pq sua placa ainda dá conta dessa resolução/refresh tranquilamente.

Afinal a 4090 é uma GPU que supostamente vai custar ~3000 dólares, 16K é o que custa uma 3090 de "meros" 1500 dólares agora, um ano e meio depois do lançamento, dai vc bota na conta que vc se por sorte ela realmente fosse custar 16K no Brasil vc já teria que não só vender a sua atual + vender o PS5 depois + colocar ainda mais dinheiro em cima só pra cobrir o valor da nova, a chance sempre tende pro pior, vc ficar sem GPU, ter que botar uma bolada de mais de 15K em cima pra cobrir o valor da nova e ainda ficar sem o seu PS5, eu não correria esse risco não.

Dito isso não venderia no ML nem a pau, prefiro vender no OLX ou procurar alguém na "rede" de conhecidos e etc pra vender, ultima vez que vendi no ML o cara queria devolver a placa alegando defeito adivinha pq? Pq o overclock dele ficou instável, deu uma tretinha de +/- 30 dias ainda mas o palhaço teve que aceitar a realidade. :haha:

Eita! Realmente, vou ficar longe do ML.
Mas entendo a sugestão. Como você disse, acho que no mínimo eu deveria esperar pelo menos o anúncio oficial, com preços e specs. Caso a nova gen seja promissora, se eu correr vender a 3090 às vezes ainda dá pra pegar um valor razoável nela.

Como você mencionou, a 3090 ainda me atende muito bem, mas sempre há jogos mal otimizados e pesados, e pra manter 4K Alto/Ultra a 60FPS, uma VGA High End mais atual é sempre bem vinda. Fora a questão de ter mais 2/3 anos de garantia e vender a VGA antiga sem uma depreciação tão grande.

E sobre os 16K na 4090, é que segundo os últimos rumores, há possibilidade de girar entre U$1,7 e 1,9K e não naqueles 3K dos primeiros rumores. Aí dá até pra sonhar, talvez em um modelo mais básico em alguma promoção. Mas se vier em U$3K aí sem a mínima chance pra mim.

Enfim, no fim das contas também não deixa de ser consumismo e fogo no rabo...
:sei:
 
Última edição:
Kkkkkkk, mas é sério, meu carro velho e AP alugado não estão na assinatura! :haha: :limo:



Eita! Realmente, vou ficar longe do ML.
Mas entendo a sugestão. Como você disse, acho que no mínimo eu deveria esperar pelo menos o anúncio oficial, com preços e specs. Caso a nova gen seja promissora, se eu correr vender a 3090 às vezes ainda dá pra pegar um valor razoável nela.

Como você mencionou, a 3090 ainda me atende muito bem, mas sempre há jogos mal otimizados e pesados, e pra manter 4K Alto/Ultra a 60FPS, uma VGA High End mais atual é sempre bem vinda. Fora a questão de ter mais 2/3 anos de garantia e vender a VGA antiga sem uma depreciação tão grande.

E sobre os 16K na 4090, é que segundo os últimos rumores, há possibilidade de girar entre U$1,7 e 1,9K e não naqueles 3K dos primeiros rumores. Aí dá até pra sonhar, talvez em um modelo mais básico em alguma promoção. Mas se vier em U$3K aí sem a mínima chance pra mim.

Enfim, no fim das contas também não deixa de ser consumismo e fogo no rabo...
:sei:

Mas aí nem é culpa da placa
Acho desnecessário vender, na moral.
Eu vou esperar essa leva da 4000 e tentar trocar a minha por uma 4070...
 
Se bobear até uns 9K eu mandaria embora a 3090! Hahahah
Será que seria um preço atrativo?
Se tu fala isso há 2 semanas, eu teria coragem de ter sacrificado algo do meu novo setup que montei, pra pegar essa tua ai kkkkk
 

Especificações, desempenho, preço e disponibilidade da placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 4080 – tudo o que sabemos até agora.​



Embora não haja como negar o entusiasmo em torno das placas gráficas da série GeForce RTX 4090 de ponta que oferecem o melhor do melhor desempenho em jogos, as placas gráficas da série RTX 4080 são o nível que a maioria dos jogadores de ponta terá, considerando que não quebrar sua carteira e ainda oferece uma enorme quantidade de desempenho em jogos. É simples, a série RTX 4090 será voltada para usuários que desejam o melhor do melhor sem se preocupar com a quantidade de dinheiro que estão gastando, enquanto a série RTX 4080 é voltada para usuários que desejam o melhor desempenho de jogos pelo melhor preço possível.

A GeForce RTX 3080 anterior foi apresentada para oferecer uma grande melhoria em relação à RTX 2080 e, embora essa afirmação tenha ficado um pouco aquém, parece que a RTX 4080 tem potencial para superar muito além de seu antecessor devido a vários motivos que serão aparentes neste roundup detalhando suas especificações e números de desempenho.


wu7rXUA.jpg




Também devemos esperar coisas semelhantes com a potência de jogos da próxima geração, mas um fator importante a considerar é que as GPUs estão se tornando mais famintas de energia e mais caras. É uma tendência que pode continuar no futuro, à medida que obtemos produtos melhores, mas, em troca, sempre há um custo a pagar para os consumidores finais. Então, começando com o que sabemos até agora, primeiro devemos dar uma olhada nas novas GPUs da classe Ada Lovelace ou AD10* que alimentarão as placas da série GeForce RTX 40 de última geração.

GPU AD103 'Ada Lovelace' da NVIDIA - A potência de última geração​

Começando com a configuração da GPU, as placas gráficas da série NVIDIA GeForce RTX 4080 utilizam o núcleo da GPU AD103. Pense no AD103 como uma versão otimizada do AD102 que fica entre as GPUs AD102 e AD104. Diz-se que a GPU mede cerca de 400 mm2-450 mm2 e utilizará o nó de processo TSMC 4N, que é uma versão otimizada do nó 5nm (N5) da TSMC projetado para a equipe verde.



2IFowlr.png




Espera-se que a GPU NVIDIA Ada Lovelace AD103 tenha até 7 GPC (Gráficos de Processamento de Clusters). Esta é a mesma contagem de GPC que a GPU Ampere GA102 e um GPC adicional sobre a GPU GA103. Cada GPU consistirá em 6 TPCs e 2 SMs, que é a mesma configuração do chip existente. Cada SM (Streaming Multiprocessor) abrigará quatro sub-núcleos que também são os mesmos da GPU GA102. O que mudou é a configuração principal do FP32 e do INT32. Cada subnúcleo incluirá 128 unidades FP32, mas as unidades FP32+INT32 combinadas chegarão a 192. Isso ocorre porque as unidades FP32 não compartilham o mesmo subnúcleo que as unidades IN32. Os 128 núcleos FP32 são separados dos 64 núcleos INT32.

Portanto, no total, cada subnúcleo consistirá em 32 unidades FP32 mais 16 unidades INT32 para um total de 48 unidades. Cada SM terá um total de 128 unidades FP32 mais 64 unidades INT32 para um total de 192 unidades. E como há um total de 84 unidades SM (12 por GPC), estamos analisando 10.752 unidades FP32 e 5.376 unidades INT32 para um total de 18.432 núcleos. Cada SM também incluirá dois cronogramas de wrap (32 threads/CLK) para 64 wraps por SM. Este é um aumento de 50% nos núcleos (FP32+INT32) e um aumento de 33% em Wraps/Threads em relação à GPU GA102.


Diagrama de blocos da GPU de jogos NVIDIA AD103 'Ada Lovelace' 'SM' (Créditos da imagem: Kopite7kimi):


LyaBODD.jpg




Especificações da GPU NVIDIA Ada Lovelace 'AD103' 'Preliminar':​




7QZHc6P.png




Passando para o cache, este é outro segmento em que a NVIDIA deu um grande impulso em relação às GPUs Ampere existentes. As GPUs Ada Lovelace incluirão 192 KB de cache L1 por SM, um aumento de 50% em relação ao Ampere. Isso é um total de 2,5 MB de cache L1 na GPU AD103 superior. O cache L2 será aumentado para 64 MB, conforme mencionado nos vazamentos. Este é um aumento de 10,6x em relação à GPU Ampere GA102 que hospeda apenas 6 MB de cache L2. O cache será compartilhado na GPU.

Por fim, temos os ROPs que também são aumentados para 32 por GPC, um aumento de 2x em relação ao Ampere. Você está olhando para até 224 ROPs no carro-chefe de última geração contra apenas 112 na GPU Ampere mais rápida, a RTX 3090 Ti. Também haverá os mais recentes núcleos Tensor de 4ª geração e RT (Raytracing) de 3ª geração infundidos nas GPUs Ada Lovelace, que ajudarão a aumentar o desempenho de DLSS e Raytracing para o próximo nível. No geral, a GPU Ada Lovelace AD103 oferecerá:

  • Mesma quantidade de GPCs que GA102
  • Mesma quantidade de núcleos que GA102
  • 50% Mais Cache L1 (Versus Ampere)
  • 16x mais cache L2 (versus Ampere)
  • Dobre os ROPs (Versus Ampere)
  • Tensor de 4ª geração e núcleos RT de 3ª geração


Maquete do diagrama de blocos da GPU para jogos NVIDIA AD103 'Ada Lovelace' (Créditos da imagem: SemiAnalysis ):


3BLv5p0.jpg



Observe que as velocidades de clock, que se diz estarem entre a faixa de 2-3 GHz, não são consideradas na equação, portanto, elas também desempenharão um papel importante na melhoria do desempenho por núcleo em relação ao Ampere.



Linha de placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 40 Series (rumores):​




ekwFfZh.png




Especificações das placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 4080​

Como vimos com a GPU GA102, a NVIDIA pode ter várias configurações da GPU AD103 para sua linha da série GeForce RTX 3080. Esperamos realisticamente que haja duas variantes, a RTX 4080 e a RTX 4080 Ti. O primeiro fará parte da programação inicial, enquanto o último seria lançado como uma atualização no meio do ciclo. A GeForce RTX 30 mais básica tinha 23% menos núcleos em comparação com o chip completo, mas desta vez, as placas gráficas '80-class' serão alimentadas por seu próprio chip, em vez de depender da GPU AD102 que os carros-chefe usam . Como tal, podemos esperar de 8704 a 10752 núcleos.

Especificações 'esperadas' da NVIDIA GeForce RTX 4080

A NVIDIA GeForce RTX 4080 será uma configuração reduzida com os mesmos núcleos que a parte GA102 existente, mas sintonizada com frequência muito mais alta ou entre 9000-1000 núcleos que permitem algum espaço para uma variante 'Ti' no futuro com a configuração de gordura total. A GPU virá com 64 MB de cache L2 e até 224 ROPs, o que é simplesmente insano.

As velocidades de clock ainda não estão confirmadas, mas considerando que o processo TSMC 4N está sendo usado, esperamos clocks entre 2,0-3,0 GHz. O aumento de velocidade de clock maior do que o normal vem do fato de que a NVIDIA está dando um salto de dois nós, considerando que as GPUs Ampere com nó de 8 nm da Samsung eram na realidade um nó de processo de 10 nm com algumas otimizações. A NVIDIA está pulando 7nm e indo direto para um nó de 5nm e nem mesmo a variante vanilla, mas uma versão otimizada dela. Com Pascal no nó TSMC de 16nm, a NVIDIA forneceu um grande salto de frequência e podemos esperar um salto semelhante desta vez também.

Quanto às especificações de memória, espera-se que a GeForce RTX 4080 tenha capacidades de 16 GB GDDR6X que podem chegar a velocidades mais rápidas de 21 Gbps em uma interface de barramento de 256 bits. Isso fornecerá até 672 GB/s de largura de banda. Agora, todas essas especificações aprimoradas resultarão em maior consumo de energia também e espera-se que o carro-chefe opere a uma TBP de cerca de 350W . Agora, para 350 W, um único conector Gen 5 de 16 pinos deve ser suficiente para modelos de referência e personalizados.



h1vMWPm.png



G8RrauL.png



SOUlAlZ.png




Também vimos um suposto dissipador de calor NVIDIA GeForce RTX 4090 Ti e cobertura mais fria que sugere o uso de uma placa fria mais robusta que fornece cobertura para a GPU e memória, juntamente com uma estrutura geral maior. O cooler vazado é um design da Founders Edition e, a julgar pelo tamanho, os modelos AIB acabarão sendo muito maiores e podemos até acabar com designs de quatro slots de todos os parceiros. Podemos esperar que o cooler RTX 4080 seja modificado com mudanças semelhantes.

Quanto ao seu conjunto de recursos, as placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 4080 irão agitar todos os conjuntos de recursos modernos de NV, como os mais recentes Tensor Cores de 4ª geração, núcleos RT de 3ª geração, o mais recente NVENC Encoder e NVCDEC Decoder, e suporte para as APIs mais recentes . Eles incluirão todos os recursos RTX modernos, como suporte a DLSS, Reflex, Broadcast, Resizable-BAR, Freestyle, Ansel, Highlights, Shadowplay e G-SYNC.



Especificações preliminares da série NVIDIA GeForce RTX 4080:​



tBGspU3.png




Desempenho das placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 4080​

Quanto ao desempenho das GPUs para jogos, podemos usar apenas números teóricos aqui, já que o lançamento está um pouco distante, mas com base no que sabemos, as placas da série RTX 40 podem ser as primeiras placas de jogos a atingir o limite de potência de computação de 100 TFLOPs .

Só para efeito de comparação:

  • NVIDIA GeForce RTX 4090 Ti: ~103 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 2,8 GHz)
  • NVIDIA GeForce RTX 4090: ~90 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 2,8 GHz)
  • NVIDIA GeForce RTX 4080: ~50 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 2,5 GHz)
  • NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti: 40 TFLOPs (FP32) (clock Boost de 1,86 GHz)
  • NVIDIA GeForce RTX 3090: 36 TFLOPs (FP32) (clock Boost de 1,69 GHz)
  • NVIDIA GeForce RTX 3080: 30 TFLOPs (FP32) (clock Boost de 1,71 GHz)
Com base em uma velocidade de clock teórica de 2,5 GHz, você obtém até 53 TFLOPs de desempenho de computação e os rumores sugerem clocks de aumento ainda maiores. Agora, eles estão definitivamente soando como clocks de pico, semelhantes às frequências de pico da AMD, que são mais altas que o clock médio de 'Game'. Um desempenho de computação de mais de 50 TFLOPs significa mais desempenho em uma GPU de 'classe 80' do que em um carro-chefe 'classe 90', o que será um bom aumento. Mas deve-se ter em mente que o desempenho de computação não indica necessariamente o desempenho geral dos jogos, mas, apesar disso, será uma grande atualização para PCs de jogos e um aumento de 8,5 vezes em relação ao console mais rápido atual, o Xbox Series X.



uatUAqY.png




Este será um aumento de desempenho de computação de 70% para a placa gráfica GeForce RTX 4080 em relação ao seu antecessor e isso sem levar em consideração o desempenho do núcleo RT e Tensor, que devem obter grandes aumentos também em seus respectivos departamentos. Agora, os FLOPs não refletem necessariamente os gráficos ou o desempenho dos jogos, mas fornecem uma métrica que pode ser usada para comparação. Um ganho de 2x em relação ao RTX 3090 e RTX 3090 Ti seria muito perturbador e faz sentido por que a NVIDIA está se esforçando tanto com limites de energia mais altos em suas placas.



ENgFvIN.png



Os jogadores devem esperar que os jogos em 4K sejam suaves como manteiga nessas placas gráficas e com DLSS, podemos até ver 60 FPS jogáveis com resolução de 8K, algo que a NVIDIA vem tentando alcançar com seus BFGPUs da série RTX 3090 há algum tempo.



Placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 4080 Preço e disponibilidade​

A NVIDIA GeForce RTX 3080 foi lançada por US$ 699, mas suas atualizações realmente atrapalharam os preços. O RTX 3080 12 GB foi lançado sem um MSRP, mas a NVIDIA havia planejado internamente um preço de US$ 899 para esta variante, enquanto o RTX 3080 Ti tinha um preço sugerido de US$ 1199. O preço está simplesmente em todo lugar e nós nunca gostaríamos de ver os consumidores pagando nada em torno de US$ 600 ou US$ 700 por uma placa gráfica padrão de 80 classes. O Ti faz sentido, mas mesmo um preço de US $ 1200 nos EUA é absurdo, mas é com o que o mercado se acostumou desde o RTX 2080 Ti. Eu gostaria que pudéssemos voltar aos dias da GTX 1080 Ti por US$ 699, mas não vejo isso acontecendo. Como tal, o RTX 4080 pode nos custar cerca de US $ 650 a US $ 700, enquanto sua variante Ti pode chegar perto da marca de US $ 1.000 a US $ 1.100.

A diferença entre o RTX 4080 Ti e o RTX 4080 também será muito maior desta vez. Parece que a NVIDIA não obteve uma resposta tão positiva da RTX 3080 Ti quanto esperava e, em vez de remover a placa inteiramente de seu segmento de GPU, eles poderiam ter decidido reduzir as especificações da variante não-Ti mais. Como o downgrade de especificações levará a uma diferença maior no desempenho entre o RTX 4080 e o RTX 4080 Ti do que o RTX 3080 e o RTX 3080 Ti, pode valer a pena obter a variante de ponta para um ganho de desempenho de 15-20% em vez de o ganho de um dígito que você está obtendo agora.



278HQZk.jpg



Há rumores de que as placas gráficas da série NVIDIA GeForce RTX 40 serão lançadas em meados de julho e, embora tenhamos visto coberturas mais frias do RTX 4090 Ti vazando anteriormente, a NVIDIA ainda pode lançar a variante não-Ti primeiro com a variante RTX 4090 Ti chegando ao mercado. mercado muito mais tarde. Mas esta não seria a primeira vez que a NVIDIA lança um SKU de ponta durante o início de sua próxima geração. O carro-chefe RTX 2080 Ti foi lançado com o restante da linha, embora sua antecessora, a GTX 1080 Ti, tenha aparecido meses após o lançamento da linha inicial. A RTX 3090 foi lançada com a linha inicial de placas da série RTX 30, mas a 3090 Ti chegou com mais de um ano de atraso. Desta vez, a NVIDIA pode lançar toda a família desde o início e fazer uma atualização no meio do ciclo mais tarde, mas isso ainda está para ser visto.



Preços de segmento/camada de GPU NVIDIA GeForce​



TR4zTWG.png



A partir de agora, os rumores apontam para o lançamento em meados de julho, então temos que esperar mais dois meses para ver o quão bem isso vai!
 
Como sempre, minha compulsão vai falar mais alto, dessa vez acho que irei de 4080 pra substituir a 3070.

Pergunta: a RTX4090 seria uma RTX4080 "x2" com sistema similar ao IF da AMD?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo