[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Nos dias quentes até meu PC que consome uns 400W já fica insuportável.

É bem subjetivo, cada um tem uma tolerância/limite pra se sentir desconfortável.

Tem gente que gosta de calor, tem gente que não...
Alguns jogam mais a noite (mais frio), outros jogam de dia (mais quente)...
Alguns tem quarto pequeno (esquenta mais fácil), outros tem quarto grande/suíte/closet, outros jogam na sala...
Até o tipo de parede/teto/laje influencia na relação temperatura externa x interna do ambiente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sou de ligar muito pra consumo, mas R$300 é oq eu gasto em jogos no ano então pra quem tem as contas apertadas deve fazer muita diferença

Mora em local alto e o quarto é de telha ?

Pergunto pq moro em um local bem alto e meu quarto é de telha e aqui acontece isso, selá fora tá 38° aqui no quarto tá de 40° a 42° no frio é pior ainda

Aqui no meu quarto é engraçado, tem laje, parece que ele demora mais para esquentar ou esfriar.

Meio dia, lá fora o sol fritando, aqui dentro fresco como se fosse 8 da manhã ainda... Mas em contra partida, 8 da noite fresco lá fora e aqui quente como se fosse 3 da tarde.
 
Me tirem uma duvida honesta aqui, mas porque vocês se importam com o consumo de uma placa? É por causa de limitação de PSU por não rodar em PSU de 650W ou algo assim?

Pois em questão de custo de energia a diferença de uma de 350W para 250W é papo de 100-300 reais no ano a mais de luz. Não parece ser tão relevante para ser debatível. A menos que o propósito seja ter uma dezena de placas para outros intuitos.

Ou eu perdi o ponto da discussão?
O que me interessou mais foi diminuir a temperatura da GPU e o barulho das fans, praticamente sem impacto na performance.
 
É bem subjetivo, cada um tem uma tolerância/limite pra se sentir desconfortável.

Tem gente que gosta de calor, tem gente que não...
Alguns jogam mais a noite (mais frio), outros jogam de dia (mais quente)...
Alguns tem quarto pequeno (esquenta mais fácil), outros tem quarto grande/suíte/closet, outros jogam na sala...
Até o tipo de parede/teto/laje influencia na relação temperatura externa x interna do ambiente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Aqui no meu quarto é engraçado, tem laje, parece que ele demora mais para esquentar ou esfriar.

Meio dia, lá fora o sol fritando, aqui dentro fresco como se fosse 8 da manhã ainda... Mas em contra partida, 8 da noite fresco lá fora e aqui quente como se fosse 3 da tarde.


Eu não suporto calor.. Aqui no RJ vcs devem saber como é, no verão qdo faz 40° a sensação termica passa fácil dos 50°. Com o nascimento da minha filha fui "expulso" do andar de baixo rs aqui pra onde meu PC veio não tem ar condicionado, não tinha né, pq nesses últimos dias ai que fez 33° já ficou insuportável ai já estou providenciando um aparelho pq simplesmente no verão não conseguirei jogar sem ar durante a tarde, a noite cai bem as temps, é bem clima de deserto o_O
 
Última edição:
Eu não suporto calor.. Aqui no RJ vcs devem saber como é, no verão qdo faz 40° a sensação termica passa fácil dos 50°. Com o nascimento da minha filha fui "expulso" do andar de baixo rs aqui pra onde meu PC veio não tem ar condicionado, não tinha né, pq nesses últimos dias ai que fez 33° já ficou insuportável ai já estou providenciando um aparelho pq simplesmente no verão não conseguirei jogar sem ar durante a tarde, a noite cai bem as temps, é bem clima de deserto o_O
Quando o dia bate mais que 30º já parece que o PC vira um forno esquentando o quarto inteiro.

Uns dias atrás o Ronaldo fez uns testes mostrando o impacto da temperatura ambiente na temperatura dos componentes do PC. O senso comum nos leva a acreditar que é um calor aditivo mas não é. O aumento da temperatura ambiente tem efeito multiplicativo no aumento do calor dos componentes.

 
Se o seu quarto não tiver ar condicionado, você com certeza vai notar a diferença de 350W para 250W. E não é uma brincadeira, coloca um medidor de temperatura na sua mesa e jogue algumas horas.

Eu particularmente, considero ar condicionado essencial em qualquer ambiente que tiver um PC puxando mais de 600W.

Mas talvez até este ponto seja redundante, um ar condicionado resolve qualquer desconforto e quem compra uma 3090 deve estar nem ai com conta de luz de ar condicionado, R$300 por mês de ar condicionado é troco.
Entendi.

Eu jogo com ar-condicionado nos dias quentes(minha cidade normalmente faz entre 30-40 graus) e minha energia é solar tem um tempo então não tenho preocupação de gasto de energia.

Aliás, para quem gasta mais de 800 reais por mes de energia, fica ai a dica, energia solar é um investimento excelente. Estou instalando energia solar em toda empresa que administro, em 2-3 anos o dinheiro retorna e o negócio dura 20-25 anos.
 
Entendi.

Eu jogo com ar-condicionado nos dias quentes(minha cidade normalmente faz entre 30-40 graus) e minha energia é solar tem um tempo então não tenho preocupação de gasto de energia.

Aliás, para quem gasta mais de 800 reais por mes de energia, fica ai a dica, energia solar é um investimento excelente. Estou instalando energia solar em toda empresa que administro, em 2-3 anos o dinheiro retorna e o negócio dura 20-25 anos.

Aqui em casa a água instalei um sistema com painéis solares que aquece uma caixa d'agua a parte. Essa caixa alimenta as torneiras quentes (Q, chuveiros, etc). Tem 5 banheiros na casa e só 2 chuveiros são elétricos, por padrão a chave de energia em todo aquecedor elétrico e chuveiro da casa fica desligada.

A economia de energia é considerável, o sistema se pagou em 2 anos.
 
Entendi.

Eu jogo com ar-condicionado nos dias quentes(minha cidade normalmente faz entre 30-40 graus) e minha energia é solar tem um tempo então não tenho preocupação de gasto de energia.

Aliás, para quem gasta mais de 800 reais por mes de energia, fica ai a dica, energia solar é um investimento excelente. Estou instalando energia solar em toda empresa que administro, em 2-3 anos o dinheiro retorna e o negócio dura 20-25 anos.
Aqui em casa a água instalei um sistema com painéis solares que aquece uma caixa d'agua a parte. Essa caixa alimenta as torneiras quentes (Q, chuveiros, etc). Tem 5 banheiros na casa e só 2 chuveiros são elétricos, por padrão a chave de energia em todo aquecedor elétrico e chuveiro da casa fica desligada.

A economia de energia é considerável, o sistema se pagou em 2 anos.
Pra quem mora em casa vale muito a pena. Um solar térmico se paga em 1,5-2 anos e um fotovoltaico em 4-5 no máximo. Eu sempre aconselho pra quem está na baixa tensão e não tem gás metano encanado em casa.
O retorno é muito melhor que qualquer investimento de baixo/médio risco no banco.

(fonte: sou projetista deste tipo de sistema)
 
Pra quem mora em casa vale muito a pena. Um solar térmico se paga em 1,5-2 anos e um fotovoltaico em 4-5 no máximo. Eu sempre aconselho pra quem está na baixa tensão e não tem gás metano encanado em casa.
O retorno é muito melhor que qualquer investimento de baixo/médio risco no banco.

(fonte: sou projetista deste tipo de sistema)
Não somente quem tem casa, quem tem pais ou avós que moram em uma casa, dá para fazer um "bem bolado" de montar uma estrutura pra 2-3 casas em apenas uma e colocar todos três imovéis com a conta de luz no nome da mesma pessoa.

Porém depende do tamanho do telhado disponível, rsrs.
 
Não somente quem tem casa, quem tem pais ou avós que moram em uma casa, dá para fazer um "bem bolado" de montar uma estrutura pra 2-3 casas em apenas uma e colocar todos três imovéis com a conta de luz no nome da mesma pessoa.

Porém depende do tamanho do telhado disponível, rsrs.
Exato, desde que o CPF e a distribuidora sejam os mesmos dá pra alimentar até 2-3 residências com um telhado apenas.
 
Me tirem uma duvida honesta aqui, mas porque vocês se importam com o consumo de uma placa? É por causa de limitação de PSU por não rodar em PSU de 650W ou algo assim?

Pois em questão de custo de energia a diferença de uma de 350W para 250W é papo de 100-300 reais no ano a mais de luz. Não parece ser tão relevante para ser debatível. A menos que o propósito seja ter uma dezena de placas para outros intuitos.

Ou eu perdi o ponto da discussão?


O ponto é que vc ganha mais do que perde.....Consegue menos consumo em Watts, sacrificando um margem de desempenho irrisória. Não é como tirar 10% do TDP e ter 10% menos fps/scores, entende?

Se corto 25% de consumo aqui na minha (340W - 25% = 85W), perdendo 5% de média no benchmark do RDR2. Esse é o ponto.

Com isso muda-se drasticamente a relação Consumo X Performance, ou Watts X Frame.

Tem outros fatores, como a GPU contribuir menos para um airflow mais quente dentro do case. Visto que essas placas em suma maioria passam dos 70c
 
O ponto é que vc ganha mais do que perde.....Consegue menos consumo em Watts, sacrificando um margem de desempenho irrisória. Não é como tirar 10% do TDP e ter 10% menos fps/scores, entende?

Se corto 25% de consumo aqui na minha (340W - 25% = 85W), perdendo 5% de média no benchmark do RDR2. Esse é o ponto.

Com isso muda-se drasticamente a relação Consumo X Performance, ou Watts X Frame.

Tem outros fatores, como a GPU contribuir menos para um airflow mais quente dentro do case. Visto que essas placas em suma maioria passam dos 70c

Eu fiquei um pouco decepcionado com as placas hoje estarem usando 70ºC facilmente.

Minha 980 guerreira trabalha em 60~68ºC dependendo da temperatura ambiente. Muito raro ela passar de 70ºC.

O fato das placas de vídeo estarem trabalhando nessa temperaturas influenciou a minha decisão de instalar o radiador da CPU na parte frontal do gabinete (refrigerador / intake), garantindo que o ar que vai circular pelo radiador não seja o ar quente que saiu da GPU.
 
O ponto é que vc ganha mais do que perde.....Consegue menos consumo em Watts, sacrificando um margem de desempenho irrisória. Não é como tirar 10% do TDP e ter 10% menos fps/scores, entende?

Se corto 25% de consumo aqui na minha (340W - 25% = 85W), perdendo 5% de média no benchmark do RDR2. Esse é o ponto.

Com isso muda-se drasticamente a relação Consumo X Performance, ou Watts X Frame.

Tem outros fatores, como a GPU contribuir menos para um airflow mais quente dentro do case. Visto que essas placas em suma maioria passam dos 70c
Acho que mais que a economia na conta de luz (que sinceramente é irrisória a menos que uma pessoa jogue 8-10h por dia com um PC da NASA) o interessante é o conforto.
Todo o calor gerado pela potência dissipada vai sair. Com meu Ryzen 3900x de 105W e a 2080 de 215W durante a jogatina o ar quente era bem perceptível, imagina com uma chapa da George Foreman de 320-350W.

Ah, e com o mesmo sistema, quanto mais frios os componentes, mais quente fica o ambiente. Porque o ar quente está saindo mais.
 
Ah, e com o mesmo sistema, quanto mais frios os componentes, mais quente fica o ambiente. Porque o ar quente está saindo mais.

Verdade, o calor gerado não desaparece ele apenas é transportado pra fora do chip.

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" - Lavoisier 1777
 
Chegou minha TV e só queria uma 3080 pra por 4k 120hz no HDMI 2.1, não aguento mais essa 1080Ti :dad:
 
Chegou minha TV e só queria uma 3080 pra por 4k 120hz no HDMI 2.1, não aguento mais essa 1080Ti :dad:

Ah..vc comprou a CX 55"? Estava doido para pegar uma de 65" CX LG OLED, mas vi reviews que
deve ter muito cuidado com burn in. Tenho uma plasma e a minha não tem burn in, mas já teve retenções
que foram difíceis de tirar.
 
Acho que mais que a economia na conta de luz (que sinceramente é irrisória a menos que uma pessoa jogue 8-10h por dia com um PC da NASA) o interessante é o conforto.
Todo o calor gerado pela potência dissipada vai sair. Com meu Ryzen 3900x de 105W e a 2080 de 215W durante a jogatina o ar quente era bem perceptível, imagina com uma chapa da George Foreman de 320-350W.

Ah, e com o mesmo sistema, quanto mais frios os componentes, mais quente fica o ambiente. Porque o ar quente está saindo mais.
Mas quanto mais frios eles ficam, mais estáveis e menos tensão eles precisam. É meio que um ciclo vicioso, por exemplo, quanto mais quente fica um processador, mais tensão ele precisa pra estabilizar um certo clock e isso leva ele a gerar mais calor ainda.
 
Boa noite pessoal, sigo o fórum a algum tempo como Guest e dessa vez criei uma conta hahahaha

Consegui comprar uma EVGA RTX 3080 FTW3 ULTRA ontem e assim que chegar estarei postando as fotos aqui pro pessoal. Abaixo imagens delas na caixa ainda.
WbTKxg4.png

YUDERi3.png

75sUW1U.png


Espero que o pessoal consiga logo a sua <3

Amigo, eu também comprei com esse vendedor lá no ML, mas to achando que é golpe. Só um palpite. Literalmente pagamos pra ver né.
 
Eu fiquei um pouco decepcionado com as placas hoje estarem usando 70ºC facilmente.

Minha 980 guerreira trabalha em 60~68ºC dependendo da temperatura ambiente. Muito raro ela passar de 70ºC.

O fato das placas de vídeo estarem trabalhando nessa temperaturas influenciou a minha decisão de instalar o radiador da CPU na parte frontal do gabinete (refrigerador / intake), garantindo que o ar que vai circular pelo radiador não seja o ar quente que saiu da GPU.

Pois é, acredito que seja pela quantidade de 28 bilhões de transistores dentro de um die com 628 mm².

Acho que mais que a economia na conta de luz (que sinceramente é irrisória a menos que uma pessoa jogue 8-10h por dia com um PC da NASA) o interessante é o conforto.
Todo o calor gerado pela potência dissipada vai sair. Com meu Ryzen 3900x de 105W e a 2080 de 215W durante a jogatina o ar quente era bem perceptível, imagina com uma chapa da George Foreman de 320-350W.

Ah, e com o mesmo sistema, quanto mais frios os componentes, mais quente fica o ambiente. Porque o ar quente está saindo mais.

Exatamente, imagine a situação: 25c Ambiente... vc fazendo uma corrida de 45 ou 60 mins no iRacing, num quarto relativamente pequeno, com 3m x 3m², com 3 monitores de 27" ligados + base do volante(280W), mais o case convertendo cerca de 420W em forma de ar quente e soprando pra todo lado... Esse sou eu, saio lavado literalmente....kkkk

A economia na conta de luz, nem dá pra considerar. Mas por todo um ecossistema menos quente.
 
Pois é galera. Eu moro em prédio, então não tenho chuveiros elétricos, são a gás, isso já volta uma boa economia, porém não jogo NEM perto de 8 horas por dia, final de semana que jogo mais chega a umas 4 horas no máximo sem a patroa querer minha cabeça kkkkkk então o ar condicionado é crucial e o gasto extra muito pequeno comparado a ter uma "sauna eletrônica". Agora o amigo aí acima disse sobre ter uma casa de parentes com painel solar. Isso é interessante, já não é a primeira pessoa que vejo falando isso, meu sogro mora em casa, começo a ver isso com outros olhos.
 
Chegou minha TV e só queria uma 3080 pra por 4k 120hz no HDMI 2.1, não aguento mais essa 1080Ti :dad:
Só aguardar como pessoal do fórum falou, a rtx 3080 vai cair para menos de 5 após amd lançar as vgas dela. Quem comprou na pré-venda se ferrou
 
Só aguardar como pessoal do fórum falou, a rtx 3080 vai cair para menos de 5 após amd lançar as vgas dela. Quem comprou na pré-venda se ferrou

Duvido amigo que isso no Brasil vai acontecer
 
Pessoal, há previsão de sair a 3060, 3070 esse ano e ter no Brasil?

Ah...tive um sonho hoje: estava numa loja bonita careira, tipo essas de shopping e uma
MSi 3070 estava custando R$ 4.500 . O preço estava bom? Pergunto pois estou por fora de preços.
 
Pessoal, há previsão de sair a 3060, 3070 esse ano e ter no Brasil?

Ah...tive um sonho hoje: estava numa loja bonita careira, tipo essas de shopping e uma
MSi 3070 estava custando R$ 4.500 . O preço estava bom? Pergunto pois estou por fora de preços.
Shopping em Cidade do Leste? :hmm: :coolface:
 
Pessoal, há previsão de sair a 3060, 3070 esse ano e ter no Brasil?

Ah...tive um sonho hoje: estava numa loja bonita careira, tipo essas de shopping e uma
MSi 3070 estava custando R$ 4.500 . O preço estava bom? Pergunto pois estou por fora de preços.
Caro, previsão é de 499 doletas, nada justifica 4500 a não ser o hype de lançamento.
Valor "normal" seria o valor das 2070 Super há 3 meses.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo