[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
MP3 dos jogos:bem:
 
E acho mais correto comparar a imagem oras, qual sentido de ganhar performance se a imagem piora? Dá na mesma você simplesmente ajudar a escala de resolução do jogo.
A imagem é melhor, comparada com escala de resolução crua, o próprio vídeo da DF mostra isso.

Gosto do Adrenaline mas nem dá para comparar, a análise é bem mais superficial comparado ao da Digital Foundry.
Assiste a do Hardware Unboxed ou a do Gamer Nexus então ué.

Não é questão de tentar "desmentir" a DF, elas não fizeram nenhuma afirmação falsa. Mas o fato de que existe uma técnica de upscaling melhor que só funciona em uma engine não é argumento pra falar que FSR não tem propósito. Se fosse assim, o mesmo argumento podia ser usado contra o próprio DLSS.
 
Apareceu 3060 TI por 9500,00, está mais cara que 3070 de 7800,00, na mesma loja.

Não entendo.
:facepalm:
Lojistas, tinham estoque mas, como eu sempre desconfiei, seguravam para dar a sensação que estava em falta e poder subir os preços. Agora com estoque novo, querem desovar o antigo.
 
E acho mais correto comparar a imagem oras, qual sentido de ganhar performance se a imagem piora? Dá na mesma você simplesmente ajudar a escala de resolução do jogo.
Tem sentido no fato que muitas vezes você pode piorar 5% a qualidade de imagem apenas mas ganhar 60% em performance, ou então perder 15% de qualidade e ganhar 230% de performance (por exemplo, chutado aqui).

Então, é sempre interessante saber quanto você perde de uma lado e quanto ganha no outro para que cada um possa decidir o que compensa mais, ao invés de olhar cada coisa separada. E essa relação de qualidade-performance vai ser bem diferente de você apenas baixar a escala/resolução do jogo.
 
Tem sentido no fato que muitas vezes você pode piorar 5% a qualidade de imagem apenas mas ganhar 60% em performance, ou então perder 15% de qualidade e ganhar 230% de performance (por exemplo, chutado aqui).

Então, é sempre interessante saber quanto você perde de uma lado e quanto ganha no outro para que cada um possa decidir o que compensa mais, ao invés de olhar cada coisa separada. E essa relação de qualidade-performance vai ser bem diferente de você apenas baixar a escala/resolução do jogo.
Exato, vou tentar desenhar pra quem ainda não entendeu (ou é tão puxa saco de marca que não quer entender):
uma placa roda:
25 FPS high; ou
45 FPS médio
Basicamente, é melhor eu ativar o FSR e sacrificar um pouco a qualidade no HIGH, mas jogar a 60fps, do que jogar no médio com 45fps sem FSR... relação desempenho x qualidade
 
Alguém deveria denunciar para o CADE ou ministério público isso daí. Não é possível que as 3 lojas do nada receberam um monte de placa de vídeo. Então ficou claro que estavam controlando a oferta, e eu defendi eles achando que realmente estava vindo pingado as placas por causa da questão da pandemia e etc. Deixavam faltar de propósito para vender inflacionado.
 
Só esperando a 3080ti chegar nos 8.5k e vender a 3070 por 5-6k que paguei, pra finalizar o setup que tinha planejado desde o inicio, apesar de ta bem satisfeito com a 3070, ainda quero o upgrade e provavelmente pulo a serie x40
 
Bom, comprei uma 1660Ti ano passado por 1,5k, o dólar estava na faixa de 4,50 e o MSRP da placa era 279 dólares. Sendo assim, dá mais ou menos um aumento de 5,5x. A placa não estava em promoção, tinha apenas 1 ano de lançamento e eu mesmo perdi uma RTX 2060 por 1,6k.

Nesse ponto, daria para ter um patamar de preços que consideraria normais, no valor atual do dólar.

Fazendo uma tabelinha qualquer, jogando 6x o valor original, seria algo como:

GeForce RTX 3090$1,500R$ 9000
GeForce RTX 3080 Ti$1,200R$ 7200
GeForce RTX 3080$700R$ 4200
GeForce RTX 3070 Ti$600R$ 3600
GeForce RTX 3070$500R$ 3000
GeForce RTX 3060 Ti$400R$ 2400
GeForce RTX 3060$330R$ 1980
Radeon 6900 XT$1,000R$ 6000
Radeon 6800 XT$650R$ 3900
Radeon 6800$580R$ 3480
Radeon 6700 XT$480R$ 2880
3080 por 4200 seria um sonho de consumo viu ajisjsajaokkop mas ficou muito bom mano, parabéns e obrigado pela noção
 
3080 por 4200 seria um sonho de consumo viu ajisjsajaokkop mas ficou muito bom mano, parabéns e obrigado pela noção
Bem sonho mesmo. Nem no lançamento sem boom de mineração e etc a 3080 estava nesse preço. O normal dela seria na casa dos 5~6k.
 
Bem sonho mesmo. Nem no lançamento sem boom de mineração e etc a 3080 estava nesse preço. O normal dela seria na casa dos 5~6k.
Até 5k eu tenho coragem em uma 3080, vou segurar até o fim do ano para ver o que vai rolar
 


Tá começando a baixar, alguns ainda tem cupom
 
A imagem é melhor, comparada com escala de resolução crua, o próprio vídeo da DF mostra isso.


Assiste a do Hardware Unboxed ou a do Gamer Nexus então ué.

Não é questão de tentar "desmentir" a DF, elas não fizeram nenhuma afirmação falsa. Mas o fato de que existe uma técnica de upscaling melhor que só funciona em uma engine não é argumento pra falar que FSR não tem propósito. Se fosse assim, o mesmo argumento podia ser usado contra o próprio DLSS.

Ambos só olharam para a performance, não avaliaram o impacto da imagem. E o HU anda muito enviesado com AMD ultimamente.

Mas a comparação com o DLSS não tem cabimento, porque não é a mesma coisa. O FSR é só um filtro, o DLSS é uma reconstrução temporal com IA, é algo bem mais elaborado.

O que o FSR faz, as empresas de jogos já vinham empregando em suas engines, por isso que ele perde um pouco de efeito no uso. Só vai valer para desenvolvedoras com engines sem suporte a algo do tipo.

Tem sentido no fato que muitas vezes você pode piorar 5% a qualidade de imagem apenas mas ganhar 60% em performance, ou então perder 15% de qualidade e ganhar 230% de performance (por exemplo, chutado aqui).

Então, é sempre interessante saber quanto você perde de uma lado e quanto ganha no outro para que cada um possa decidir o que compensa mais, ao invés de olhar cada coisa separada. E essa relação de qualidade-performance vai ser bem diferente de você apenas baixar a escala/resolução do jogo.

O que mostra é redução de 30% de resolução e 30% de ganho de performance. :chan:

Bem sonho mesmo. Nem no lançamento sem boom de mineração e etc a 3080 estava nesse preço. O normal dela seria na casa dos 5~6k.

Bom, o dólar estava bem mais alto, beirando os 6 reais.
 
Dolar finalmente caiu pra baixo dos 5.00

Tá atualmente em 4.96. Preços devem voltar pros pre-pandemia se Deus quiser e se um certo alguém não falar mal da china.

Sobre o FX:



fsr-performance-summary.png


Os maiores ganhos são com as placas mais antigas.
 
O que mostra é redução de 30% de resolução e 30% de ganho de performance. :chan:
Mas é exatamente essa a ideia do algoritmo, filho. Pegar essa redução de resolução de 30%, transformá-la em performance, e aplicar o filtro para deixar uma percepção visual mais próxima da resolução nativa.

Ou seja, ficar com 30% de ganho de desempenho, e diminuir esses 30% de diferença visual através dos filtros. Redução de 30% da resolução de renderização não é 30% de redução da qualidade de imagem com o FSR/DLSS aplicados (ainda que sejam métodos diferentes). Você não vai ver nenhum gráfico por aí de % de qualidade visual porque é um aspecto subjetivo, não é algo quantitativo e nem a mesma coisa do que pixels renderizados.

Pelo menos você concorda que a performance tem que entrar na conta.
 
Sei lá, nesse tipo de análise acho que vale mais o que cada um vê no seu próprio PC.
 
Última edição:
Lojas desovando estoques, faz tempo que não via uma 3070 chegar aos 8 mil dinheiros, vi 3060 baixando um pouquinho tbm.

tão deixando a gente sonhar :fire:
 
Sera que consigo uma 3090 abaixo dos 5k kkk
 
Eurogamer n curtiu n

AMD FidelityFX Super Resolution testada: grandes ganhos em fps - mas a qualidade de imagem sofre​



Eles tem tbm o Digital Foundry por tras um dos maiores canais especializados

Nesse artigo do Eurogamer é só a análise do mesmo autor do vídeo do DF. Tipo quando o TechSpot posta algo que na verdade é o que tá no vídeo do Hardware Unboxed. Pra mim a coisa é bem simples: o DLSS é superior, desde sua concepção técnica até sua utilização na prática, quem tem placa com suporte obviamente que o utilize, mas quem não tem...penso que ganhou uma opção de boost de fps com pouca perda de qualidade caso utilize a opção ultra. Consigo ver a diferença do nativo vs fsr ultra, mas acho muito pequena, mesmo observando as imagens sem movimento, portanto na prática (jogatina...tela em movimento...e não um fotógrafo observando uma imagem estática) acho uma solução bastante viável. Espero que com o tempo consigam aprimorar. Só um exemplo, lembro que bastante gente tinha 1080 TI + 4K, vários migraram pra RTX, mas quem continuou, vai conseguir dar um fôlego interessante. Como disseram, acho que no final das contas cada um decide o que é melhor pra si e se vale a pena usar ou não.

Sera que consigo uma 3090 abaixo dos 5k kkk

Aí só com o peba na feira do rolo
 
Última edição:


fsr-performance-summary.png


summary.png


summary-gains.png
 
Acho mais provável uma 3080 abaixo dos 5k, 3090 acho meio impossível kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tá querendo quanto na 3070?
Depois dessa subida do Bitcoin de ontem capaz das lojas subirem os preços, pois parece que é assim que elas colocam os preços da placas conforme o valor das criptomoedas. :mao:
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo