• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Nessa altura do campeonato é melhor esperar pela nova, a palha assada dessa geração nem vale a pena gastar neurônios pra cogitar.
Tem as placas da Intel no começo de 2022, mas acho que não vão valer a pena mesmo se tiverem um preço bom, visto que por ser a primeira geração da Intel deve rolar dezenas de glitchs e bugs, isso sem mencionar a falta de recursos.
 
Última edição:
Ainda mais considerando que a Intel também é a empresa que está com a produção mais tranquila de chips, sem falta de estoque ou concorrência nas fábricas feito as outras empresas.

Intel confirma escassez de substrato ABF chegando ao terceiro trimestre de 2021 para chips de consumo, espera que os preços da CPU subam



Como informamos com exclusividade quase um quarto atrás , a Intel está em uma situação de oferta que excede a demanda, onde estão ficando sem matéria-prima para produzir seus chips.

Isso já foi confirmado pela empresa. Conforme relatamos, apenas os chips de consumidor serão afetados devido à escassez de ABF, já que a empresa está priorizando as remessas de servidores (Ice Lake especificamente) para proteger sua participação no mercado de x86.

A indústria de semicondutores está ficando sem substrato ABF e a Intel está racionando CPUs de consumo​

Em termos de prioridade, somos informados que a Intel está dedicando a maior parte dos recursos aos servidores, depois à mobilidade e, finalmente, às peças de consumo do desktop. É também por isso que Tiger Lake teve fornecimento intermitente e aumentos de preços e é algo que deve piorar com Alder Lake. O que estamos vendo com os preços da GPU (premium) vai lentamente ser o caso com CPUs também, considerando que o aperto global do chip não deve terminar até 2023.

Fabricantes de wafer de 300 mm upstream, como Shin-Etsu e Global Wafers, já estão operando a 100% da capacidade e há um suprimento finito de substrato escorrendo para fundições downstream como Intel. Com a empresa confirmando a escassez para seus parceiros, parece que os jogadores estão em um ano muito difícil à frente, com criptomoedas e escassez de substrato que impulsionaram os preços. Como a escassez vem do upstream, há muito poucas fundições como a Intel e / ou a TSMC podem fazer para mitigar essa situação.

Isso é o que a Intel tinha a dizer quando postamos nosso exclusivo:

Claro, a perda de um homem é o ganho de outro. Embora os aumentos de preços devido à demanda excedendo a oferta sejam ruins para os jogadores, eles serão uma bênção para fundições e casas de design como a Intel em termos de receita e podem na verdade ajudá-los a mitigar parte dessa perda de margem. Em uma tentativa de mitigar os problemas do substrato ABF, a Intel investiu em vários fabricantes de ABF e, na verdade, instalou alguns equipamentos internamente para terminar a produção de substratos ABF em sua própria instalação de embalagem - um dos muitos prós de ter sua própria fabricação interna.

CEO da Intel diz que escassez de chips pode continuar por "mais uns dois anos"

Apesar da fala, Pat Gelsinger prevê que este semestre já haverá melhoras no setor


No mesmo dia em que a Intel divulgou seus resultados do segundo trimestre, o CEO Pat Gelsinger aproveitou para falar sobre a escassez global de semicondutores. Para Gelsinger, a escassez ainda impactará por mais um ou dois anos o setor de tecnologia e outras indústrias.

O CEO da Intel declarou que espera que a escassez estabilize neste segundo semestre, mas Gelsinger diz "demorará ainda mais um ou dois anos até a indústria ser capaz de atender completamente a demanda". A Intel, diz o chefe, está se preparando para o momento em que a demanda normalizará, com as construções de fábricas no Oregon, Arizona, Irlanda e Israel. Esses investimentos da empresa são uma ótima decisão para atender o mercado no futuro, mas há um risco da Intel levar um tiro no pé com o aumento da sua produção para entregar toda a demanda nas condições normais.
 
"feito as outras empresas". A produção e estoque da intel tá bem melhor ante Nvidia (samsung) e AMD (tsmc).

(por algum motivo não consigo quotar)
 
Pessoal, peguei uma Gainward ghost 3060 12GB, tem com mudar a cor do escrito lateral? Todo meu setup é azul, fica só o GeForce RTX branco.
 

Nova geração de GPUs da NVIDIA, GeForce RTX 40xx, está pronta [RUMOR]​

As novas placas de vídeo devem ser fabricadas em 5nm da TSMC e não serão mudadas até o lançamento


Projeto da série NVIDIA GeForce RTX 40 “Ada Lovelace” supostamente finalizado, usando TSMC 5nm

NVIDIA Ada Lovelace será lançada no próximo ano usando TSMC 5nm?​

Nos últimos dias, os vazadores compartilharam informações sobre a arquitetura AMD RDNA3 e NVIDIA Hopper / Lovelace. Detalhes importantes foram revelados por Greymon55 hoje.

Greymon: O projeto da Lovelace está finalizado, ele está usando um nó TSMC de 5 nm​



De acordo com o vazador, Ada Lovelace é definitivamente a próxima série de jogos da NVIDIA. Na verdade, todo o projeto foi finalizado e não deve mudar, afirma o vazador. Isso significa que as especificações que estavam flutuando na web nos últimos meses podem muito bem ser as finais, no entanto, ainda não há detalhes sobre a fita de arquitetura.


Fonte: Twitter , Twitter

Além disso, o vazador está confiante de que a arquitetura será construída usando a tecnologia de processo TSMC 5nm, mas ele não tem certeza se é N5 ou N5P. Rumores anteriores apontavam apenas para 5nm, mas não tinha certeza se a NVIDIA usará Samsung ou TSMC para seu produto de 5nm.

Kopite7kimi: Hopper GH202 para o resgate se AD102 não for rápido o suficiente

O vazador mais proeminente da NVIDIA “kopite7kimi”, que previu corretamente as especificações de toda a linha de arquitetura Ampere com meses de antecedência, não tem mais certeza de que a NVIDIA realmente usará Ada Lovelace para a série GeForce RTX 40, conforme indicado pelos tweets que ele fez em Poderia. A estratégia da NVIDIA pode depender do desempenho dos chips concorrentes, principalmente AMD RDNA3, que serão os primeiros designs de jogos MCM.

Kopite diz que existe a possibilidade de que a NVIDIA lance um GPU Hooper para jogos, como o GH202, em vez do AD102.



Fonte: Twitter , Twitter

MLID: Lovelace também pode ser usado em SoCs NVIDIA

A Lei de Moore está morta sugeriu que Lovelace pode não se referir apenas às GPUs de desktop, mas também ao System on the Chips da NVIDIA. Diz-se que Lovelace pode realmente fazer parte dos sistemas da NVIDIA para carros autônomos, possivelmente sob a série Orin. O YouTuber afirma que a NVIDIA realmente disse que o Orin é baseado no Ampere, mas o fabricante também disse que o Orin é uma família de produtos, portanto, também poderia incluir o Lovelace.

Ele especula que a estratégia da NVIDIA no caso da arquitetura AMD RDNA3 é na verdade muito mais simples do que Kopite sugeriu com GH202. O fabricante estaria tentando superar a AMD tornando suas GPUs o mais baratas de produzir.

MLID-Lovelace.jpg

Fonte: Lei de Moore está morta


NVIDIA Ada Lovelace até o final de 2022​

O que a maioria dos vazadores parecem concordar é a data de lançamento da série GeForce RTX 40. Não se deve esperar uma atualização da NVIDIA até o final de 2022, o que não deveria ser tão surpreendente. A NVIDIA tem sido bastante conservadora com sua cadência de 2 anos para cada arquitetura de jogo.

Em termos de especificações, só ouvimos sobre a possível estrutura de GPU interna do Kopite já em dezembro. Foi revelado que a GPU de jogos carro-chefe (AD102) deve apresentar até 144 Multiprocessadores Streaming, o que sugere uma especificação máxima de 18.432 núcleos CUDA. Obviamente, para manter os bons rendimentos e o fornecimento sustentado, a NVIDIA estaria oferecendo um chip reduzido, como fazem com o Ampere GA102 para a maior parte de sua pilha.

Linha RTX 40xx pode esperar que vai precisar de fonte 1000W+.
 
"feito as outras empresas". A produção e estoque da intel tá bem melhor ante Nvidia (samsung) e AMD (tsmc).

(por algum motivo não consigo quotar)

Não dá pra quotar o quote

kkkkkk
 
Pessoal, peguei uma Gainward ghost 3060 12GB, tem com mudar a cor do escrito lateral? Todo meu setup é azul, fica só o GeForce RTX branco.
marca texto azul nele!!!!
 
Minha Asus rtx 3080ti tuf chegou, super fria, só a temp da ram que fica 80°C mesmo a gpu em 65°C fan auto em 70%, quando coloco em 100% POUCO BARULHO, cai uns 6°C. Queria saber quem tem a ftw3 como tá as temp das memórias? Pensei que a tuf por ter sistema separado de arrefecimento da GPU fosse ser mais fria a memória.
 
650w Gold rog strix segura uma tuf 3070ti + 5600x? Vlw

Edit: vale a pena cancelar a solicitação de rembolso e manter a compra da 3070ti tuf por 6.5k? Queria por 6k mas n sei se eh correto deixar essa oportunidade passar e ficar mais 5 meses esperando baixar 500 reais. Vlw
 
Minha Asus rtx 3080ti tuf chegou, super fria, só a temp da ram que fica 80°C mesmo a gpu em 65°C fan auto em 70%, quando coloco em 100% POUCO BARULHO, cai uns 6°C. Queria saber quem tem a ftw3 como tá as temp das memórias? Pensei que a tuf por ter sistema separado de arrefecimento da GPU fosse ser mais fria a memória.
N tem nd de errado 80c para memorias GDDR6X. Essa é a temp padrao delas, até 95c está completamente normal. Elas podem trabalhar até 105c com segurança, logo 80c está ótimo. As FTW3 e a minha Strix tbm ficam por volta disso, com fans em 55-60%. A temp das GDDR6X sempre será a temp mais quente dos sensores, mesmo a temp Tcase supera a do nucleo e do hotspot.
 
Essa tabela é boa pra ter uma referência, mas por exemplo, tenho uma 3060 e ela não passa de 150w de consumo em full loaded, uso uma fonte de 500w da corsair e leva de boas.
Eu uso a CX450 com o R5 5600X e a 3060 e segura numa boa. Vi um teste da Nvidia que recomendava 550W, porém usaram um i9 9900K que chegava a consumir 205W, meu R5 5600X nunca passa de 75W.
 

Parece haver uma falha mesmo no projeto de refrigeração e monitoramento térmico das 3090 FTW3 ? Caso contrário a mesma n assumiria esse compromisso de troca de placas ?

De acordo com o site Igor's Lab o sistema de sensores e monitoramento patenteado da EVGA, já conhecido e utilizado em suas placas há várias gerações parecem ser antiquados e ineficientes para os chips de memória GDDR6X, comparados aos sensores térmicos de monitoramento de ultima geração já implementados pela NVidia e Micron nos chips GDDR6X e o sistema da EVGA parece atrapalhar esses por serem bem inferior.

Mas sempre vi as 3090 FTW3 por aqui no forum sempre com boas temp. nas memórias. N entendi...
 
Última edição:

Parece haver uma falha mesmo no projeto de refrigeração e monitoramento térmico das 3090 FTW3 ? Caso contrário a mesma n assumiria esse compromisso de troca de placas ?

De acordo com o site Igor's Lab o sistema de sensores e monitoramento patenteado da EVGA, já conhecido e utilizado em suas placas há várias gerações parecem ser antiquados e ineficientes para os chips de memória GDDR6X, comparados aos sensores térmicos de monitoramento de ultima geração já implementados pela NVidia e Micron nos chips GDDR6X e o sistema da EVGA parece atrapalhar esses por serem bem inferior.

Mas sempre vi as 3090 FTW3 por aqui no forum sempre com boas temp. nas memórias. N entendi...
Pelo site do Igor's lab, a bronca maior é na controladora da fan, e o problema parece ser no chip gráfico mesmo, e não nas memórias.
O problema também afeta as 3080.

Outra coisa também é que esses modelos estavam ignorando completamente as curvas de fan customizadas que os usuários estavam fazendo, independentemente da BIOS usada.
 
Li em algum lugar que provavelmente o problema é no menu do jogo, onde os fps disparam.
Nesse caso quem usa gsync tá safe, acho eu.

Edit: obviamente a culpa é do monitoramento da placa, só estou falando do gatilho.
 

Parece haver uma falha mesmo no projeto de refrigeração e monitoramento térmico das 3090 FTW3 ? Caso contrário a mesma n assumiria esse compromisso de troca de placas ?

De acordo com o site Igor's Lab o sistema de sensores e monitoramento patenteado da EVGA, já conhecido e utilizado em suas placas há várias gerações parecem ser antiquados e ineficientes para os chips de memória GDDR6X, comparados aos sensores térmicos de monitoramento de ultima geração já implementados pela NVidia e Micron nos chips GDDR6X e o sistema da EVGA parece atrapalhar esses por serem bem inferior.

Mas sempre vi as 3090 FTW3 por aqui no forum sempre com boas temp. nas memórias. N entendi...
Parece que o problema é no controlador da força das versões rev 0.1 das RTX 3080 e 3090, que foi trocado na versão rev 1.0 dessas placas.
 
reatei a compra da terabyte, 3070ti tuf por 6.5k. queria que baixasse mais 500 mas o mercado tá mto dinâmico, n quis arriscar mais. :)
 
E o ponto que eu levantei é que vai continuar havendo a demanda para produtos desse tipo e nessa faixa de preço no mundo inteiro, principalmente em mercados emergentes com milhões de consumidores. Por isso eu duvido que eles realmente irão deixar de produzir pra esse segmento, a menos que os custos de produção inviabilizem.
Acho que tudo depende da capacidade de produção X demanda. Enquanto continuar o desequilíbro atual, vão priorizar produção de produtos high-end pois a margem é maior.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

"feito as outras empresas". A produção e estoque da intel tá bem melhor ante Nvidia (samsung) e AMD (tsmc).

(por algum motivo não consigo quotar)
Acho que o estoque é maior porque não vendem mesmo kkkkkkkkk
Falo isso sem fonte nenhuma, só um chute mesmo
 
BTC subiu o preço disparou 4k a mais em uma tacada só, depois alguns ainda continuam dizendo que a mineração não é o principal fator dos preços altos.
Provavelmente esse aumento é só o 1° de muitos. :scare::therip:

 
Acho que o estoque é maior porque não vendem mesmo kkkkkkkkk
Falo isso sem fonte nenhuma, só um chute mesmo
Achei uns gráficos da mindfactory, pode ser isso mesmo:
 
BTC subiu o preço disparou 4k a mais em uma tacada só, depois alguns ainda continuam dizendo que a mineração não é o principal fator dos preços altos.
Provavelmente esse aumento é só o 1° de muitos. :scare::therip:


O menor preço da Asus 3060TI que vi foi de R$ 6400,00 nesse final de semana, mas já tiraram do estoque...

Tomara que as non-LHR subam bastante e fiquem para os mineradores, enquanto que as LHR ou V2 fiquem caindo de preço pára os gamers.

Tenho visto as Asus 3070TI por 6500,00 (TUF) e 6800,00 (STRIX), se chegarem a 6mil ficará ótimo.
Só as Asus 3080TI que não abaixam dos 11mil...eita Asus Brasil chata para caraleo, eles ficam forçando mercado nacional a não acompanhar as quedas das outras marcas.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo