[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Parece que quem conseguiu comprar 3060TI abaixo dos 4800,00 da semana passada se deu bem...os preços voltaram para a casa dos 6400,00.
 
Parece que quem conseguiu comprar 3060TI abaixo dos 4800,00 da semana passada se deu bem...os preços voltaram para a casa dos 6400,00.
Paguei 4230 na minha da zotac, me dei bem então ksksk.
 
Tamanho da memória não faz tanta diferença assim, a velocidade delas é muito mais importante. Porque uma GPU vai ficar alocando tanta memória assim?

Me parece mais problema de vazamento de memória do jogo do que problema com as placas. Ubisoft jogando o corpo fora.

Mas existe um lado mais óbvio aí. O patrocínio do jogo é da AMD. Depois de anos com jogos da Ubisoft sendo patrocinados pela Nvidia e rodando melhor nelas por conta do Gameworks, chegou a vez da vingança da AMD. :limo:

 
Tamanho da memória não faz tanta diferença assim, a velocidade delas é muito mais importante. Porque uma GPU vai ficar alocando tanta memória assim?
Isso é verdade até o conteúdo que vc precisa ser maior que a memória disponível, aí não há velocidade que salve.
Me parece mais problema de vazamento de memória do jogo do que problema com as placas. Ubisoft jogando o corpo fora.
É um texture pack HD, opcional. Fizeram com resoluções bem maiores e pesadas, quem quiser usa.
 
Nesse ponto importa o barramento , não adianta colocar 12 giga num barramento de 192 ou 256 bits , 16 giga de Vram ou mais então so faz sentindo em barramentos de 320 da rtx3080 ou 384 bits da rtx3080TI e da rtx3090 .
 
Última edição:
Isso é verdade até o conteúdo que vc precisa ser maior que a memória disponível, aí não há velocidade que salve.

É um texture pack HD, opcional. Fizeram com resoluções bem maiores e pesadas, quem quiser usa.

Se uma memória é bastante rápida, os dados entram e saem da memória da GPU rapidamente, a GPU não precisa fazer um "estoque".

Dados não são tão grandes assim, mas podem ir se acumulando se uma GPU não dá conta de processar a tempo o que vem da RAM ou se a memória é lenta e não consegue dar vazão o suficiente.

Eu creio muito mais que a Ubisoft, pra variar, simplesmente cagou no código, o que é bem possível, visto que desenvolvimento de jogos envolve manipular manualmente a memória. Aliás, pode ser que dado o fato do código agora ser unificado entre Xbox e PC, talvez o jogo esteja rodando simplesmente igual ao Series X, que possuí 13 GB livres para jogos.
 
Se uma memória é bastante rápida, os dados entram e saem da memória da GPU rapidamente, a GPU não precisa fazer um "estoque".
Mas aí vc esquece de onde que esses dados estão vindo e saindo. O próprio barramento PCIe e disco onde os dados inicialmente estão são mais do que uma ordem de magnitude lentas em comparação às memórias.

Eu creio muito mais que a Ubisoft, pra variar, simplesmente cagou no código, o que é bem possível, visto que desenvolvimento de jogos envolve manipular manualmente a memória.
Novamente, é um pacote de texturas opcionais que não tem nada a ver com código. Se não usar ele, não tem problemas.
 
Tamanho da memória não faz tanta diferença assim, a velocidade delas é muito mais importante. Porque uma GPU vai ficar alocando tanta memória assim?

Me parece mais problema de vazamento de memória do jogo do que problema com as placas. Ubisoft jogando o corpo fora.

Mas existe um lado mais óbvio aí. O patrocínio do jogo é da AMD. Depois de anos com jogos da Ubisoft sendo patrocinados pela Nvidia e rodando melhor nelas por conta do Gameworks, chegou a vez da vingança da AMD. :limo:


Hybrid Raytracing Reflections, o calcanhar de aquiles da AMD...rss
 



O melhor é a legenda :haha:

fiquei muito feliz com a informação de que "Mit den Lüftern sieht die Karte besser aus als die meisten anderen Karten"
agora falando sério, eu tinha criticado eles apenas terem colocado uma fan normal de 12cm, mas como é fácil de trocar acaba que se queimar é facil de trocar e eu achei que com as ML ficou do caralho
 
Última edição:
fiquei muito feliz com a informação de que "Mit den Lüftern sieht die Karte besser aus als die meisten anderen Karten"
Maneiro mesmo, então quer dizer que يمكنك تغيير المروحة لآخر
 
aqui maximo que bati na minha 3060ti foi 76C no Control (ultra +RT maximo em 1080p), tambem usando 5600x.

Aqui não passou de 68C em dias mais quentes 62C em dias mais frios.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera meu monitor tem freesync mas infelizmente nao tem entrada displayport, ou seja, não consigo utilizar em placa nvidia e to tendo que ligar o vsync nos jogos pra nao ter tearing.

Existe alguma forma parecida com o freesync através do driver da nvidia? que seja mais eficiente que o vsync do próprio jogo
 

Far Cry 6 explicitly tells you in the menu that you’ll need at least 11GB of video memory to run the HD texture pack. Sadly, it’s a curiously restrictive requirement that raises eyebrows, as it means the Nvidia RTX 3060 meets the right specification just fine with its chonky 12GB of VRAM, but the meatier RTX 3060 Ti falls short with just 8GB. Even Nvidia’s flagship RTX 3080 is a gigabyte out of reach and sometimes fails to load textures properly.

Nvidia
images

Teve ainda uma galera que na época defendeu os 10Gb de vram como sendo suficientes e quando não fossem mais suficientes a 3080 já estaria defasada tecnologicamente.:bem::fire:
Mesma coisa do Watch Dogs.
No final das contas não vai precisar de tudo isso, e vai estar mal otimizado pra nvidia.
 
Pessoal, a Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti Eeagle presta? ou melhor gastar mais e pegar a asus strix rog?
 
Pessoal, a Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti Eeagle presta? ou melhor gastar mais e pegar a asus strix rog?
Presta, mas é feia.
SE a diferença de preço não for grande, vai na Strix, se for fica na Giga.
 
Presta, mas é feia.
SE a diferença de preço não for grande, vai na Strix, se for fica na Giga.
Na loja tenho 3 opções.
A Strix ROG, com boost de ate 1845 por 14,4 pauladas a vista.
A EVGA GeForce RTX 3080 Ti FTW3 ULTRA GAMING LHR por 12,5 pauladas a vista com boost de ate 1800
e essa Gigabyte de ate 1710 de clock por 11k a vista.

Em todos os casos vou comprar a vista. Posso pagar 14,4? até posso mas não queria comprar só por "beleza".

Pela relação clock vs preço, a EVGA parece ser a melhor escolha.. um pouco mais caro q a giga, 2k a menos que a asus com um boost parecido.. só não entendi pq ela precisa de 3 conectores de energia quando as demais só usam 2. Ela gasta mais energia?
A asus em compensação tá dando 3 anos de garantia, o que considerando o custo dessas placas, se torna um atrativo. Mas vale a diferença?

E por ultimo a gigabyte, com o menor clock mas bem mais barata que as demais. Esses clocks a menos faz diferença (vou jogar em monitor/tv 4k@120hz@hdr).???

Estou montando (as peças chegam esse mes dos EUA) o ryzen 5900x, com placamae strix rog gaming-e, ssd nvme gen 4. Minha fonte atual é uma corsair HX1000 e meu gabinete o Cosmos 2.
 
A asus em compensação tá dando 3 anos de garantia, o que considerando o custo dessas placas, se torna um atrativo. Mas vale a diferença?
EVGA também dá 3 anos... mas o 2º e 3º ano vc precisa enviar a placa para a california (gastei BRL 220 em 2019 para mandar). Pelo menos o frete de volta e o desembaraço aduaneiro é feito por eles
 

Os preços das placas gráficas continuam aumentando na Alemanha e na Áustria, a Radeon RX 6000 está agora com 183% MSRP​

AMD Radeon RX 6000 agora é 83% mais caro do que MSRP, NVIDIA 'apenas' 72%​

O pessoal do 3DCenter preparou um novo relatório de preços apresentando os principais varejistas da Áustria e da Alemanha.


Um sonho de normalidade no preço da GPU está desaparecendo. O último relatório sobre preços de GPU em dois países europeus, meticulosamente preparado pelo 3DCenter, pinta um panorama sombrio para esta temporada de férias. Após uma queda acentuada nos preços em julho, as placas gráficas continuam a ser cada vez mais caras, apesar de todos os esforços da AMD e NVIDIA para fornecer novos estoques.

Os cartões AMD Radeon RX 6000 registram um aumento constante no preço desde o início de julho, quando o cartão atingiu um preço MSRP de 153%, o menor desde fevereiro. Infelizmente, essa foi a última queda e agora eles estão no objetivo de atingir o preço de março com 88% acima do preço recomendado, possivelmente por volta do mês que vem. O preço atual, que é uma média de vários modelos RDNA2 de vários varejistas populares na Áustria e na Alemanha, tem um preço médio de 83% sobre o MSRP.

A NVIDIA não está muito melhor, embora no mês passado tenha havido um aumento relativamente pequeno de 70% para 72% em relação ao MSRP, ainda está muito além do que um jogador teria pago no final de 2020.

O preço continua a aumentar, apesar da melhor disponibilidade (marcada no gráfico como um traço tracejado). Nem os varejistas, nem os fabricantes de GPU encontraram uma solução para este problema de 1 ano de existência de preços exagerados de GPU. Estamos quase na metade desta geração e não há muita esperança de que veremos preços mais baixos este ano.

October-2021-GPU-Pricing.png

Preço da placa gráfica na Áustria / Alemanha em outubro de 2021, Fonte: 3DCenter.org

SwHnCmj.png



92SEbdR.png



zC4tu2a.png


Há rumores de que a NVIDIA lançará RTX 3090 TI, RTX 3070 Ti 16GB e RTX 2060 12GB em janeiro​

NVIDIA preparando novas placas gráficas para o lançamento em janeiro​

De acordo com um tweet de hongxing2020, a NVIDIA realmente lançará o RTX 3090 SUPER no início do próximo ano.


A NVIDIA, portanto, atualizará três SKUs que representam cada camada de sua linha. Não está claro o que acontecerá com SKUs existentes, ou por que o RTX 3070 Ti de repente teria mais memória do que o RTX 3080, mas então, já existe o RTX 3060 com 12 GB de memória, então nada parece mais surpreendente.

O relatório não contém informações sobre outros SUPER SKUs, o que pode sugerir que a NVIDIA está planejando outros SKUs para uma data posterior ou não os está planejando depois de introduzir as variantes 3080 Ti e 3070 Ti apenas alguns meses atrás.

A chegada da série SUPER com modelos vanilla / Ti atualizados sugere que a NVIDIA está se despedindo das variantes de memória sub-8GB de uma vez por todas. Esta é uma resposta ao lançamento da AMD Radeon RX 6600 XT e em breve RX 6600 com 8 GB de memória. Até agora, as duas empresas evitaram o lançamento de placas de vídeo com capacidade de memória inferior.

d33khBb.png


NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti rumores: 450 W TDP, 21 Gbps de memória… e novo conector de alimentação?​

NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti, o carro-chefe reinventado​

Algumas novidades sobre a próxima placa de vídeo líder da NVIDIA.


Recebemos algumas especificações iniciais da próxima SKU GeForce RTX 3090 Ti que foram compartilhadas com os parceiros da placa recentemente. Segundo as informações, o cartão não se chama RTX 3090 SUPER, e sim RTX 3090 Ti . Ele não apenas apresenta mais núcleos, mas também muitas mudanças no subsistema de memória, configurações de energia e muito mais.

RTX 3090 Ti 450W TDP e novo conector de alimentação PCIe Gen5?

Começando com configurações de energia. O RTX 3090 Ti supostamente terá um TDP de até 450W, isto é 100W a mais que o 3090 'original'. Não sabemos se este é um TDP final ou se se aplica a uma placa personalizada, apenas que tal TDP está listado. Esta afirmação não é totalmente nova, ela já foi divulgada por Kopite7kimi há algum tempo, no entanto, só agora pudemos confirmar que tais especificações estão listadas no roteiro.

O que os rumores iniciais não diziam é que a placa pode apresentar um novo conector de alimentação , e isso não significa conector Molex Microfit de 12 pinos, mas supostamente um novo padrão para PCIe Gen5. Ouvimos apenas sobre o conector de 16 pinos (que também aparece no formato MicroFit), mas essa informação ainda está por trás das especificações elétricas embargadas da nova interface. Esperançosamente, o embargo ao Gen5 terminará assim que as placas-mãe compatíveis forem lançadas no próximo mês.

Obviamente, o fato de a placa supostamente apresentar um novo conector de alimentação nos deixou curiosos se esta placa está usando uma interface PCIe Gen5. I
nfelizmente, isso ainda não foi confirmado, mas não vemos sentido em um novo conector de alimentação a menos que toda a placa seja compatível com Gen5.

Atualização de memória RTX 3090 Ti: módulos de 21 Gbps / 2 GB

Temos mais confirmação sobre a memória de 21 Gbps para RTX 3090 Ti. A memória por si só pode ser a razão por trás do alto TDP. O que não foi dito antes, no entanto, é que esses são módulos de 2 GB , não de 1 GB como nos modelos atuais. Isso significa que o cartão de referência terá um novo design de placa, pelo que nos foi dito. Curiosamente, o suposto RTX 3070 Ti 16GB também teria módulos de 2GB, mas essa placa não exigirá um novo PCB.

RTX 3090 Ti em janeiro de 2022

O cartão agora deve ser lançado em janeiro junto com o RTX 3070 Ti 16GB e o RTX 2060 12GB. O roteiro mais atual que vimos não lista nenhuma variante SUPER, que pode ser planejada para mais tarde ou não planejada de todo.

As especificações da GPU GeForce RTX 3090 Ti são mais ou menos conhecidas neste momento. É uma GPU GA102 completa com 10752 núcleos CUDA (84 SMs) e 24 GB de memória GDDR6X. Memória mais rápida resultará em mais de 1 TB / s de largura de banda máxima teórica.

KcX1NhM.png


Conector de alimentação PCIe Gen5 de alta potência para GPUs de próxima geração representadas, até 600W​

Conector PCI Express Gen5 de alta potência até 600W​

Um boato sobre um novo conector de alimentação para GPUs de próxima geração encontra sua confirmação.


No início desta semana , compartilhamos um artigo publicado sobre a próxima placa de vídeo carro-chefe GeForce RTX 3090 Ti, que agora está programado para ser lançado em janeiro. A placa de vídeo é supostamente a primeira placa a apresentar um conector de alimentação PCIe Gen5, um novo padrão que resolverá uma das maiores desvantagens do atual conector de alimentação de 8 pinos, uma alimentação insuficiente que ele pode fornecer (até 150W).

PCIeGen5-Power-Connector.jpg
12VHPWR-Power-Connector.jpg

Conector de alimentação PCI-SIG 12VHPWR H +, Fonte: Igor'sLAB

Igor Wallossek do Igor'sLAB conseguiu obter os esquemas e as informações sobre o novo conector, confirmando que há de fato um novo padrão chegando, possivelmente para todas as novas placas gráficas em 2022.

Como dissemos, o conector de força tem 16 pistas no total (12 pistas de força e 4 pistas de sinal), mas não é um padrão MicroFit Molex, mas algo totalmente novo. O padrão definido como tem espaçamento menor do que os conectores existentes, uma mudança de 4,2 mm para 3,0 mm. O conector tem uma largura de 18,85 mm, portanto não é exatamente pequeno, mas muito menor do que a configuração de conector duplo ou triplo de 8 pinos. Isso simplificará muito o processo de design do circuito e da placa de circuito impresso, sem mencionar todo o espaço que será economizado.

As especificações PCI-SIG definem que cada pino pode sustentar até 9,2 A, o que significa um total de 55,2 A a 12 V. Isso dá uma potência máxima de 662W, mas as especificações vão oficialmente para 600W, observa Igor. Junto com doze pinos de alimentação, existem 4 pistas de sinal adicionais logo abaixo do conector. Neste momento, não está claro qual é o seu propósito ou se são obrigatórios ou opcionais.

12VHPWR-Power-Connector-2.jpg

Amphenol ICC Minitek PWR CEM-5 PCIe

Alguns fabricantes, como a Amphenol , já começaram a listar as especificações do conector 12VHPWR:

A Amphenol ICC apresenta o sistema de conectores Gen 5, Minitek® Pwr PCIe®. Esta nova introdução CEM 5.0 PCI Express® 12VHPWR conector híbrido auxiliar e montagem de cabo suporta as placas GPU de 600W. O conector 12VHPWR não foi projetado para ser compatível com os conectores de alimentação auxiliar de 12V PCI Express® legacy 2 × 3 e 2 × 4. Os pinos de alimentação do conector 12VHPWR têm um passo de 3,00 mm, enquanto os contatos em um conector legado 2 × 3 e 2 × 4 ficam em um passo maior de 4,20 mm. O novo sistema de conector PCIe® (CEM5) é projetado para aplicações de energia com classificação de corrente de até 9,5 A / pino (12 pinos energizados) e os 4 pinos de sinal que suportam a transmissão de sinal.
  • Corrente nominal de até 9,5A por contato com todos os 12 contatos de energia e 4 contatos de sinal
  • Terminais totalmente isolados
  • Travamento positivo na carcaça com operação de trava de polegar baixa
  • Resistência de contato de baixo nível: 6mΩ máx.

O que isso também significa é que o conector de alimentação de 12 pinos da NVIDIA acabará como o Virtual Link, ninguém o usará mais e, eventualmente, será desativado. A primeira placa com este conector é provavelmente a GeForce RTX 3090 Ti. Até agora, nenhum outro cartão foi criado para oferecer este padrão.

PCIeGen5-Power-Connector-4.jpg

PCIeGen5-Power-Connector-3.jpg

Conector de alimentação PCI-SIG 12VHPWR, Fonte: Igor'sLAB
 
Na loja tenho 3 opções.
A Strix ROG, com boost de ate 1845 por 14,4 pauladas a vista.
A EVGA GeForce RTX 3080 Ti FTW3 ULTRA GAMING LHR por 12,5 pauladas a vista com boost de ate 1800
e essa Gigabyte de ate 1710 de clock por 11k a vista.

Em todos os casos vou comprar a vista. Posso pagar 14,4? até posso mas não queria comprar só por "beleza".

Pela relação clock vs preço, a EVGA parece ser a melhor escolha.. um pouco mais caro q a giga, 2k a menos que a asus com um boost parecido.. só não entendi pq ela precisa de 3 conectores de energia quando as demais só usam 2. Ela gasta mais energia?
A asus em compensação tá dando 3 anos de garantia, o que considerando o custo dessas placas, se torna um atrativo. Mas vale a diferença?

E por ultimo a gigabyte, com o menor clock mas bem mais barata que as demais. Esses clocks a menos faz diferença (vou jogar em monitor/tv 4k@120hz@hdr).???

Estou montando (as peças chegam esse mes dos EUA) o ryzen 5900x, com placamae strix rog gaming-e, ssd nvme gen 4. Minha fonte atual é uma corsair HX1000 e meu gabinete o Cosmos 2.
Essas 3 placas aceitam cupom de 10% do prime (PRIMENINJA).
De Hoje até o dia 17/10. Mas só pode usar 1 vez, comprou e não pagou, não consegue usar novamente.
Assina o PRIME por 240 e tem desconto de 1099,99 na Eagle, 1259,99 na EVGA e 1439,99 na Strix.
 
Essas 3 placas aceitam cupom de 10% do prime (PRIMENINJA).
De Hoje até o dia 17/10. Mas só pode usar 1 vez, comprou e não pagou, não consegue usar novamente.
Assina o PRIME por 240 e tem desconto de 1099,99 na Eagle, 1259,99 na EVGA e 1439,99 na Strix.
testei aqui e da cupom expirado ou invalido.. preciso primeiro assinar o prime?
 
Galera, sei que não é ideal ficar falando sobre isso aqui, mas só uma dúvida mesmo que acredito que vocês poderiam me ajudar.

Tenho um RTX Aorus 3070 Master, e vendo os anúncios e preços etc.. como ela não é LHR e paguei 5k nela na kabum, acredito que daria até pra vender por mais caro do que paguei.. tá praticamente zero ainda pois desde que comprei, nem consegui usar.

O meu medo de anunciar num ML da vida é esse lance de golpe... essa política de devolução deles deixa muito fácil de alguém comprar o negócio eu enviar e o cara devolver depois outra coisa.. ou uma com defeito.. imagino que várias outros truques dá pra se usar .. e pra uma coisa tão cara assim, dá medo de arriscar.. retirar pessoalmente também é um risco enorme.. como é um item pequeno dá pra pensar em muita coisa dando errado.. não é que nem anunciar uma motocicleta por exemplo que tem chassis e tudo mais.. não acho que o número de série me garante alguma coisa nesses casos.

Novamente, sei que não o tópico não é ficar falando de compra e venda.. mas só pra me dar um norte aqui, porque dependendo do risco eu deixo pra lá.

Abraços!!
 
testei aqui e da cupom expirado ou invalido.. preciso primeiro assinar o prime?
Sim, tem que assinar, se não usar os benefícios em 7 dias, pode cancelar e ser reembolsado.

kVTlXB9.png
 


de7gkC7.png
 
Última edição:
Galera, sei que não é ideal ficar falando sobre isso aqui, mas só uma dúvida mesmo que acredito que vocês poderiam me ajudar.

Tenho um RTX Aorus 3070 Master, e vendo os anúncios e preços etc.. como ela não é LHR e paguei 5k nela na kabum, acredito que daria até pra vender por mais caro do que paguei.. tá praticamente zero ainda pois desde que comprei, nem consegui usar.

O meu medo de anunciar num ML da vida é esse lance de golpe... essa política de devolução deles deixa muito fácil de alguém comprar o negócio eu enviar e o cara devolver depois outra coisa.. ou uma com defeito.. imagino que várias outros truques dá pra se usar .. e pra uma coisa tão cara assim, dá medo de arriscar.. retirar pessoalmente também é um risco enorme.. como é um item pequeno dá pra pensar em muita coisa dando errado.. não é que nem anunciar uma motocicleta por exemplo que tem chassis e tudo mais.. não acho que o número de série me garante alguma coisa nesses casos.

Novamente, sei que não o tópico não é ficar falando de compra e venda.. mas só pra me dar um norte aqui, porque dependendo do risco eu deixo pra lá.

Abraços!!
Estou evitando o ML de qualquer forma, já que eles praticamente mataram o sistema de reputação para quem vende algo de vez em quando.
Tenho conta a uns 15 anos ou mais, e se consultar meu perfil, é igual o de alguém que se cadastrar hoje, ou seja, não dá para saber quem é confiável ou não, já que não mantém mais o histórico de vendas antigas e avaliações.

Então anúncio em outra plataforma (OLX) e depois de negociar, marco em local público (shopping preferencialmente), ou no hall do prédio onde moro, pois o cara não está dentro da minha casa e nem tem como pegar e sair correndo, pois passou pela clausura da entrada do prédio.
Só entrega depois que o PIX cair na conta, nem dinheiro aceito, apenas PIX.

Mas, sempre haverá um certo risco.
 
Estou evitando o ML de qualquer forma, já que eles praticamente mataram o sistema de reputação para quem vende algo de vez em quando.
Tenho conta a uns 15 anos ou mais, e se consultar meu perfil, é igual o de alguém que se cadastrar hoje, ou seja, não dá para saber quem é confiável ou não, já que não mantém mais o histórico de vendas antigas e avaliações.

Então anúncio em outra plataforma (OLX) e depois de negociar, marco em local público (shopping preferencialmente), ou no hall do prédio onde moro, pois o cara não está dentro da minha casa e nem tem como pegar e sair correndo, pois passou pela clausura da entrada do prédio.
Só entrega depois que o PIX cair na conta, nem dinheiro aceito, apenas PIX.

Mas, sempre haverá um certo risco.

É, você tem razão.. bom, vou deixar o "zoião" de lado.. Eu paguei o que paguei na placa porque é o valor que ela deveria custar (e ainda acho caro) .. o fato dela estar "valendo" mais que o dobro não é o normal... É tentador, pois com esse valor, só por causa de LHR que pra mim não serve pra nada.. eu poderia pegar uma 3080ti ...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo