[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Essa coisa de Gamer é igual outros esportes , quando jovem eu conseguia jogar por horas , mas depois dos 40 realmente acaba o tempo e a disposição :que:
To com 22 sem tempo e disposição, quem dira com 40
 
Pô galera, aqui não é blog pessoal pra fica discutido a vida de cada um. Vamos voltar ao proposito do tópico? Está me incomodando essa poluição. Cadê os moderadores dessa bagaça?

Aproveitando, Alguém sabe me dizer se uma rtx 3060ti pode dar gargalo com um ryzen 3600?
 
Pô galera, aqui não é blog pessoal pra fica discutido a vida de cada um. Vamos voltar ao proposito do tópico? Está me incomodando essa poluição. Cadê os moderadores dessa bagaça?

Aproveitando, Alguém sabe me dizer se uma rtx 3060ti pode dar gargalo com um ryzen 3600?
Sim, pode e muito, mas depende muito a resolução e tipo de jogo que vai jogar
 
Qual a fonte dessa informação? Poderia compartilhar?
Não tenho fonte apenas é oq sei mas acho que tu deve achar bem fácil esse tipo de informações no google. Mas isso é um fato conforme for subindo a resolução mais peso cai sobre a Gpu e menos sobre o processador. Jogos mundo aberto, competitivos que demandam bastante Cpu vai pesar mais no 3600 ainda mais se for 1080p
 
Qual a fonte dessa informação? Poderia compartilhar?
É meio que uma informação meio que óbvia. De qualquer maneira, existem inúmeros videos no Youtube comparando com processadores mais fortes mostrando que a a quantidade de fps gerada é muito maior no segundo, em games leves e resoluções mais básicas, o que implica em gargalo de GPU. Além desses comparativos, há outras páginas com informações mais diretas tipo essas que mostram o gargalo:

 
Não tenho fonte apenas é oq sei mas acho que tu deve achar bem fácil esse tipo de informações no google. Mas isso é um fato conforme for subindo a resolução mais peso cai sobre a Gpu e menos sobre o processador. Jogos mundo aberto, competitivos que demandam bastante Cpu vai pesar mais no 3600 ainda mais se for 1080p

É meio que uma informação meio que óbvia. De qualquer maneira, existem inúmeros videos no Youtube comparando com processadores mais fortes mostrando que a a quantidade de fps gerada é muito maior no segundo, em games leves e resoluções mais básicas, o que implica em gargalo de GPU. Além desses comparativos, há outras páginas com informações mais diretas tipo essas que mostram o gargalo:


Obrigado pelas respostas!
 
Pô galera, aqui não é blog pessoal pra fica discutido a vida de cada um. Vamos voltar ao proposito do tópico? Está me incomodando essa poluição. Cadê os moderadores dessa bagaça?

Aproveitando, Alguém sabe me dizer se uma rtx 3060ti pode dar gargalo com um ryzen 3600?

Meu processador é bem similar, jogo em 1080p e digo que gargala sim em alguns jogos que puxam muito do cpu
 
Meu processador é bem similar, jogo em 1080p e digo que gargala sim em alguns jogos que puxam muito do cpu
ate o 5600x as vezes acho que ta chegando no limite ja com a 3060ti, o que me surpreendeu.
 
No meu caso, então, que vou jogar em 1440p e, nos jogos que a placa aguentar, em 4k, não vou ter tanto gargalo?
 
Eu acho que esse conceito de Gargalo nos ultimos 2-3 anos meio bizarro e errado.

Até 2017, nós tínhamos Intel com seus processadores caros, quentes e com 5% de aumento de performance e fazia sentido falar de gargalo, até porque os processadores estavam estagnados.
Ai sairam os Ryzen, a Intel tomou vergonha e lançou o maravilhoso 8700k a AMD melhorou nos 2xxx e entrou na briga de fato com os 3000.
Intel lança os 10xxx e 11xxx, AMD os 5000 e o bicho pega.


Ai vamos olhar números:
5800x é 36% mais forte que o 2700x e deve ser quase 45% mais forte que o 1700x no Single e 34% no Multi, isso em 3 anos só.

O 10900k é 22% mais forte que o 4790k e quase 200% mais forte no Multi.

Agora vamos comparar o 8700k contra o mesmo 4790k, que são separados pelos mesmos 3 anos da gen 5000 pra 1000 dos AMD.

Aumento no Single? 0,6% e 50% no Multi (tem 50% a mais de Cores)

PS: Esses testes todos foram olhando o CPU-Z no Guru3d, eu sei que tem que considerar mais Benchs e etc, mas é só pra termos uma base.

Vamos olhar o que ta pra vir.

A geração 12 da Intel, nos vazamentos ta prometendo 35-50% sobre os Ryzen 5000 e Intel 11.

Isso é MUITO de uma geração pra outro. Vocês podem falar "Ah, mas é DDR5" mas da DDR3 pra 4 não tivemos um salto dessa envergadura.

O que eu quero dizer com isso?

Felizmente nos últimos anos temos uma concorrência excelente pro mercado de processadores.
Antes por estar estagnado olhávamos um jogo somente através da Placa de Vídeo, hoje com esse avanço, directStorage ai, Memórias tunando MUITO, não faz sentido achar que processador gargala uma placa de vídeo, ainda mais os que temos.
Temos que olhar o processador como parte do Hardware que gera FPS, não somente algo que suporta a GPU, nos jogos de hoje, mapas abertos, movimentações, diversos cálculos pra fazer que não são executados em GPU.

Gerar gargalo em GPU, pode ser diversas coisas, como arquitetura do Game/GPU (as 3080+ em 1080 que o digam), memória, Temps, SSD com problema em carregar algo, CPU antigo.

Então não faz sentido achar que um 5600x ou+ e 10700k+ vão dar gargalo em algo.

O processo de gerar Frame hj não é exclusivo da GPU.

Então parem de pensar em gargalo com esses processadores TOPs atuais, pensem em montar sistemas equilibrados, uma boa memória, um SSDzinho pra ajudar no que ta por vir, e por ai.
E principalmente, dentro do que você quer, 1440p/144hz? 4k/60fps? 1080p/60fps? Etc...
O conceito de Gargalo hoje é antigo e limitado nos dias de hoje.

Pra fechar um exemplo:
Pegue uma gtx 970, na epoca com um 4790k, ela era uma monstrinha e ninguém pensava em gargalo, hoje coloca essa mesma placa com um 10900k e veja a diferença.
Estabilidade, 1%, mais FPS.
Isso eu falo pois um amigo fez exatamente essa troca.
 
Pra quem tem 3060ti, qual configuracao estao rodando rdr2? aqui esta crashando direto
 
Pra quem tem 3060ti, qual configuracao estao rodando rdr2? aqui esta crashando direto
O último driver da Nvidia trouxe um "probleminha" para o RDR2. Se estiver usando Vulkan, mude pra DX12.

GeForce 496.49 WHQL​


Windows 10/11 Issues

  • [Red Dead Redemption 2][Vulkan]: The game may randomly crash during gameplay. [3405911]
  • [WRC 8 FIA World Rally Championship/WRC 9 FIA World Rally Championship]: The games crash on launch. [3409320/3409312]
  • [Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint]: Textures in the game may flicker. [3410593]
  • [Supreme Command:Forged Alliance/Supreme Commander 2]: Performance drop when there is mouse movement. [3405920]
  • [Deathloop][HDR]: TDR/corruption occurs in the game with Windows HDR enabled. If this issue occurs, toggle the Windows HDR setting.
  • YouTube: Video playback stutters while scrolling down the YouTube page. [3129705]
  • Sonic & All-Stars Racing Transformed may crash on courses where players drive through water. [3338967]
  • [HDR][G-Sync]: Mouse pointer gets stuck after turning on HDR from the Windows Control Panel or after toggling G-Sync from the NVIDIA control panel. [200762998] To work around, click the mouse (right or left button). The mouse cursor will be sluggish for a few seconds before returning to normal operation.
  • [NVIDIA Control Panel]: After setting the display multiplexer type to “dGPU”, the setting is not preserved across a reboot or resume from S4. [200779758]
 
O último driver da Nvidia trouxe um "probleminha" para o RDR2. Se estiver usando Vulkan, mude pra DX12.

GeForce 496.49 WHQL​


Windows 10/11 Issues

  • [Red Dead Redemption 2][Vulkan]: The game may randomly crash during gameplay. [3405911]
  • [WRC 8 FIA World Rally Championship/WRC 9 FIA World Rally Championship]: The games crash on launch. [3409320/3409312]
  • [Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint]: Textures in the game may flicker. [3410593]
  • [Supreme Command:Forged Alliance/Supreme Commander 2]: Performance drop when there is mouse movement. [3405920]
  • [Deathloop][HDR]: TDR/corruption occurs in the game with Windows HDR enabled. If this issue occurs, toggle the Windows HDR setting.
  • YouTube: Video playback stutters while scrolling down the YouTube page. [3129705]
  • Sonic & All-Stars Racing Transformed may crash on courses where players drive through water. [3338967]
  • [HDR][G-Sync]: Mouse pointer gets stuck after turning on HDR from the Windows Control Panel or after toggling G-Sync from the NVIDIA control panel. [200762998] To work around, click the mouse (right or left button). The mouse cursor will be sluggish for a few seconds before returning to normal operation.
  • [NVIDIA Control Panel]: After setting the display multiplexer type to “dGPU”, the setting is not preserved across a reboot or resume from S4. [200779758
Tô usando o anterior a esse na vdd e já em dx12,o crash fica respectivo a falta de memória
 
Pra quem tem 3060ti, qual configuracao estao rodando rdr2? aqui esta crashando direto

Mas será que não é a versão do driver que vc está usando?
Tente a v. 471.96, que no Read Dead II rodo bem aqui. Qual versão de driver vc usa?
 
Mas será que não é a versão do driver que vc está usando?
Tente a v. 471.96, que no Read Dead II rodo bem aqui. Qual versão de driver vc usa?
to na 472.12

Ele fica acusando err_gfx_state e cai do jogo em momentos aleatorios, ja mudei configuracao e nada
 
Última edição:
(criei um tópico específico para isso, mas vou publicar aqui também pois talvez alguém saiba algo)

Em alguns jogos pesados, em configuração máxima, e em altas resoluções (2160p ou 1440p) as fans da minha RTX3080 disparam mesmo com a temperatura da GPU não estando alta, isso na configuração de firmware. Fui analisar e descobri que, embora a tempratura da GPU, e mesmo das VRAM, esteja relativamente baixa, o Hot Spot Temperature foi lá em cima, passando dos 100 graus, e isso acaba por ativar as fans na configuração padrão. Não estou tendo perda nenhuma de desempenho e nem de clock da GPU. Nesses mesmos jogos que disparam a temperatura do hot spot (esse evento não acontece em todos jogos, apenas alguns títulos específicos), se eu colocar a resolução em 1080p, não há esse aumento de temperatura tão alto.

A pergunta é: essas temperaturas, que me parecem altíssimas, são normais e seguras?
Pesquisei bastante na internet e definitivamente não encontrei nada conclusivo, sempre são especulações e nada de um valor de temperatura específico como seguro ou não.
Vi gente falando que se as VRAM não baterem os tais 106 graus não tem problema. Por outro lado eu vi publicações dizendo que o Hot Spot Temp não pode se distanciar mais do que uns 20 graus da temperatura da GPU e, caso isso esteja acontecendo, indica que a dissipação de calor não tá uniforme e que as thermal pads devem ser trocadas. Vi publicação dizendo que, se não há perda de desempenho, e as demais temperaturas estão boas, não há com o que se preocupar.

Alguém aí sabe algo concreto ou tem alguma fonte que pareça confiável sobre o assunto para me passar?

Na captura de tela abaixo o computador de encontra em uso leve (navegador, etc) antes e depois da área demarcada, que é quando executei o jogo:

vuzLQRe.jpg
 
(criei um tópico específico para isso, mas vou publicar aqui também pois talvez alguém saiba algo)

Em alguns jogos pesados, em configuração máxima, e em altas resoluções (2160p ou 1440p) as fans da minha RTX3080 disparam mesmo com a temperatura da GPU não estando alta, isso na configuração de firmware. Fui analisar e descobri que, embora a tempratura da GPU, e mesmo das VRAM, esteja relativamente baixa, o Hot Spot Temperature foi lá em cima, passando dos 100 graus, e isso acaba por ativar as fans na configuração padrão. Não estou tendo perda nenhuma de desempenho e nem de clock da GPU. Nesses mesmos jogos que disparam a temperatura do hot spot (esse evento não acontece em todos jogos, apenas alguns títulos específicos), se eu colocar a resolução em 1080p, não há esse aumento de temperatura tão alto.

A pergunta é: essas temperaturas, que me parecem altíssimas, são normais e seguras?
Pesquisei bastante na internet e definitivamente não encontrei nada conclusivo, sempre são especulações e nada de um valor de temperatura específico como seguro ou não.
Vi gente falando que se as VRAM não baterem os tais 106 graus não tem problema. Por outro lado eu vi publicações dizendo que o Hot Spot Temp não pode se distanciar mais do que uns 20 graus da temperatura da GPU e, caso isso esteja acontecendo, indica que a dissipação de calor não tá uniforme e que as thermal pads devem ser trocadas. Vi publicação dizendo que, se não há perda de desempenho, e as demais temperaturas estão boas, não há com o que se preocupar.

Alguém aí sabe algo concreto ou tem alguma fonte que pareça confiável sobre o assunto para me passar?

Na captura de tela abaixo o computador de encontra em uso leve (navegador, etc) antes e depois da área demarcada, que é quando executei o jogo:

vuzLQRe.jpg
Eu vejo isso como um problema, se o Hot Spot chega a 105 e a GPU não passa de 65, é um delta de 40 graus.
Abre um chamado no fabricante.
 
Eu vejo isso como um problema, se o Hot Spot chega a 105 e a GPU não passa de 65, é um delta de 40 graus.
Abre um chamado no fabricante.
Realmente parece um problema , mas não é evidente a ponto de trocarem a placa , vão dizer que la não observaram nada de errado . Isso depende muito do fabricante e da boa vontade da politica de RMA deles em apenas aceitar a troca sem maiores "burocracias" .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo