[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Qual é o consumo médio de um pc ao todo com uma rtx 3080 ?
 
Qual é o consumo médio de um pc ao todo com uma rtx 3080 ?
Com over ela gasta 420w, com underclock gasta 280-300w, ai poe processador de 100w, memória, HD, ssd, coolers, leds, mobo, deve dar uns 500-600w com ela em undervolt.

Com ela em over passa dos 700 a depender do processador
 
Com over ela gasta 420w, com underclock gasta 280-300w, ai poe processador de 100w, memória, HD, ssd, coolers, leds, mobo, deve dar uns 500-600w com ela em undervolt.

Com ela em over passa dos 700 a depender do processador

Sério? Então vou comprar outra fonte
 
Sério? Então vou comprar outra fonte

Eu não acho que vc precisa trocar de fonte.....sua EVGA G2 750W já dá conta tranquilamente.

O pessoal calcula todo esse consumo, porém no dia a dia são pouquíssimos os cenários onde você irá ter tanto CPU quanto VGA em 100% full load e com pico de consumo simultaneamente.

Fiz um teste aqui, com uma RTX 3080 overclockada e um R9 5900X com todos os cores travados em 4.8ghz e 1.35V, todos os fans no máximo e com leds ligados, a fonte não puxou mais do que 680W da tomada (pico) rodando os 3DMark da vida. Eu uso nessa config uma Corsair RM750x, que tem aproximadamente 87% de eficiência em full load em 110V, ou seja, o consumo do PC de fato deveria estar em torno de 590~600W (pico).

Enfim, acho desnecessário você trocar a sua fonte (se for realmente essa da assinatura), mesmo ela tendo 5 anos de uso, ainda segura bem qualquer config atual.
 
Eu não acho que vc precisa trocar de fonte.....sua EVGA G2 750W já dá conta tranquilamente.

O pessoal calcula todo esse consumo, porém no dia a dia são pouquíssimos os cenários onde você irá ter tanto CPU quanto VGA em 100% full load e com pico de consumo simultaneamente.

Fiz um teste aqui, com uma RTX 3080 overclockada e um R9 5900X com todos os cores travados em 4.8ghz e 1.35V, todos os fans no máximo e com leds ligados, a fonte não puxou mais do que 680W da tomada (pico) rodando os 3DMark da vida. Eu uso nessa config uma Corsair RM750x, que tem aproximadamente 87% de eficiência em full load em 110V, ou seja, o consumo do PC de fato deveria estar em torno de 590~600W (pico).

Enfim, acho desnecessário você trocar a sua fonte (se for realmente essa da assinatura), mesmo ela tendo 5 anos de uso, ainda segura bem qualquer config atual.

Que bom saber, fui ver a minha nos testes, ela tem 90.40 de eficiência
 
2700x + 3080, tem momento que cai pra 50% de uso da placa no COD Cold War.
Meu Ryzenzinho está pedindo arrego
 
Que bom saber, fui ver a minha nos testes, ela tem 90.40 de eficiência

Só citei a eficiência pra poder calcular a relação entre o meu teste do que a fonte estava puxando da parede (medido pelo wattimetro) e o que de fato o PC estava requisitando da fonte.

Porque independente da eficiência, as boas fontes tem que ser capazes de entregar ao PC aquilo que elas rotulam de potência. Ou seja, uma fonte rotulada em 750W precisa entregar isso pros componentes internos, independente do quanto ela precise puxar da tomada. Por exemplo, numa fonte com 90% de eficiência, se o PC exigir 750W para alimentar os componentes, a fonte vai estar puxando da tomada em torno de 833W. Já com outra fonte com 85% de eficiência, ela puxaria da tomada 882W pra fornecer os mesmos 750W ao PC.
 
Testei algumas configurações de undervolt na 3070 e duas me agradaram: 918mV 1965 core 7800 mem; ou 925mV 1980 core 7800mem. A placa fica abaixo 80º em ambas configurações.

Ainda não sei se são estáveis 100% porque não fiz stress test e nem joguei bastante pra ver.
 
Só citei a eficiência pra poder calcular a relação entre o meu teste do que a fonte estava puxando da parede (medido pelo wattimetro) e o que de fato o PC estava requisitando da fonte.

Porque independente da eficiência, as boas fontes tem que ser capazes de entregar ao PC aquilo que elas rotulam de potência. Ou seja, uma fonte rotulada em 750W precisa entregar isso pros componentes internos, independente do quanto ela precise puxar da tomada. Por exemplo, numa fonte com 90% de eficiência, se o PC exigir 750W para alimentar os componentes, a fonte vai estar puxando da tomada em torno de 833W. Já com outra fonte com 85% de eficiência, ela puxaria da tomada 882W pra fornecer os mesmos 750W ao PC.
Mas vale lembrar que as Ampere (em especial 3080 e 3090) as vezes tem picos de consumo que acabam ativando os circuitos de proteção contra curtos das fontes, aconteceu inclusive com algumas EVGAs de 750 e 850W gold.
 
Mas vale lembrar que as Ampere (em especial 3080 e 3090) as vezes tem picos de consumo que acabam ativando os circuitos de proteção contra curtos das fontes, aconteceu inclusive com algumas EVGAs de 750 e 850W gold.

Eu cheguei a ver alguns relatos. E não foi só com as Amperes, ocorreu com as Turings também (especialmente com a 2080 Ti). Teve relatos inclusive com fontes de 850W com selo Titanium e até mesmo de 1000W. Como você bem disse, não estava relacionado à falta de potência, mas provavelmente um mecanismo de proteção contra alta corrente sendo ativado. Então pode acontecer com fontes super dimensionadas na potência também. Muita gente resolveu esses casos fazendo RMA da placa de vídeo, sem trocar a fonte. Outros, trocaram a fonte (alguns até trocaram várias vezes sem sucesso).

Até hoje não cheguei a ver um veredicto sobre esses casos, mas tudo indica ser uma "issue" em como algumas placas demandam a energia para a fonte e estas acabam acionando algum dispositivo de proteção e se desarmam.
 
Galera, montei um PC com a 3060TI, com foco em Competitivo (Warzone e CS majoritariamente). Tô sem monitor ainda.

Já tenho uma LG CX pro PS5, na qual eu posso ligar o PC de vez em quando pra jogar não competitivo em 4K 60fps. Porém, eu sei que hoje a 3060TI não é a ideal pra 4K e tende a ser menos ainda pros próximos lançamentos.

Como eu fiz bastante investimento em 2020 (PS5, PC, TV e agora Monitor), a ideia é ficar um bom tempo sem mexer no setup. Então, visando o longo prazo, pra essa 3060TI, vocês acham mais sensato eu pegar um 1440p de 144Hz (que vai me dar qualidade visual média comparada a um 4k e qualidade competitiva média comparada a um 240Hz), ou pegar um 1080p de 240Hz (que vai me dar qualidade visual baixa comparada a um 4k mas vai me dar qualidade competitiva top)?

O meu ponto de dúvida é: E se eu invisto num 1440p, abro mão dos 240 Hz, e daqui uns 2 ou 3 anos a 3060TI já não estiver aguentando entregar 60fps em 1440p e eu tiver que jogar em 1080p com Upscale? E se eu invisto num 1440p e a 3060TI faz o inverso, consegue entregar ali entre 50 e 60fps em 4K mesmo daqui uns 2 ou 3 anos? Como eu já tenho a LG CX, nos dois contextos o 1440p seria um mau investimento. O único contexto em que um 1440p seria o ideal é se a 3060 não aguentar 4k mas aguentar 1440p por longos anos, aí eu paro de usar o PC na TV e fico só com o monitor. Pq se for pra jogar em 1080p, eu pego um 1080p de 240Hz!
 
Talvez algum ser iluminado possa me ajudar

Tinha um setup 7700k + 3080 antes de entrar nesse da assinatura.
Com o PC antigo cheguei a jogar 5 horas segudias de cyberpunk, cod MW e CW sem problemas e sem nenhum crash.

Acontece que desde que coloquei mobo+cpu, direto estou tendo crashes em todos os jogos. Tem vezes que nem consigo jogar mais de 15 minutos.

Importante dizer que o crash é apenas um freeze do jogo e volto para o Windows depois de encerrar o processo do game.

Tentei de tudo e fucei muito já a respeito disso.

Eis que cheguei em uma solução postada nos foruns da nvidia de abaixar o power limit de 100% -> 90%
Consegui jogar por bastante tempo sem nenhum crash ou problema. Os clocks ainda estão chegando ao máximo e não percebo muita perda de desempenho, mas queria arrumar isso... Já gastei muito no pc pra ficar com algo meia boca.

Engraçado que rodando 3d mark, prime95, furmark por 10 minutos e power limit 100% não houve crash.

Minha fonte já tem uns 8-9 anos e suspeito que talvez ela seja o problema. Cooler Master 1200w Silent Pro, existe um mundo que ela possa estar cagando meu setup?
Entendo que com o meu 7700k antigo a GPU não dava 100% e agora com o 5800x está batendo sempre (puxando mais energia), afinal não tem gargalo.

TL;DR -> Abaixei o power limiit para 90% e agora não tenho mais problemas, a fonte de 8-9 anos pode ser o problema? A GPU pode estar com problema?
 
Última edição:
Galera, montei um PC com a 3060TI, com foco em Competitivo (Warzone e CS majoritariamente). Tô sem monitor ainda.

Já tenho uma LG CX pro PS5, na qual eu posso ligar o PC de vez em quando pra jogar não competitivo em 4K 60fps. Porém, eu sei que hoje a 3060TI não é a ideal pra 4K e tende a ser menos ainda pros próximos lançamentos.

Como eu fiz bastante investimento em 2020 (PS5, PC, TV e agora Monitor), a ideia é ficar um bom tempo sem mexer no setup. Então, visando o longo prazo, pra essa 3060TI, vocês acham mais sensato eu pegar um 1440p de 144Hz (que vai me dar qualidade visual média comparada a um 4k e qualidade competitiva média comparada a um 240Hz), ou pegar um 1080p de 240Hz (que vai me dar qualidade visual baixa comparada a um 4k mas vai me dar qualidade competitiva top)?

O meu ponto de dúvida é: E se eu invisto num 1440p, abro mão dos 240 Hz, e daqui uns 2 ou 3 anos a 3060TI já não estiver aguentando entregar 60fps em 1440p e eu tiver que jogar em 1080p com Upscale? E se eu invisto num 1440p e a 3060TI faz o inverso, consegue entregar ali entre 50 e 60fps em 4K mesmo daqui uns 2 ou 3 anos? Como eu já tenho a LG CX, nos dois contextos o 1440p seria um mau investimento. O único contexto em que um 1440p seria o ideal é se a 3060 não aguentar 4k mas aguentar 1440p por longos anos, aí eu paro de usar o PC na TV e fico só com o monitor. Pq se for pra jogar em 1080p, eu pego um 1080p de 240Hz!

Não vejo sentido em 240hz... praticamente imperceptível a gameplay em relação à 144hz.

Pros jogos atuais que vc citou a 3060ti segura de boa em 2k

Eu iria de 2k 144hz ... e no futuro se precisar vc troca por uma placa mais forte e mantém o monitor.... sweet spot atual eh 2k...
 
Não vejo sentido em 240hz... praticamente imperceptível a gameplay em relação à 144hz.

a 3060TI é a placa definitiva pra fullHD 144hz.. vai dura mto. Obvio que ela segura a maioria dos jogos atuais em 2k.....mas pra 2k eu teria ido de 3070

de qualquer forma, em relação a sua pergunta, com certeza eu ficaria com 2k 144hz, sem pensar duas vezes
Cara, e o G-Sync, faz muita diferença?

Não manjo muito dessa questão de Freesync, Adaptive Sync, G-Sync. Nos últimos anos meus equipamentos eram PS4 numa TV 4k Convencional e Notebook com tela 60Hz. Agora que eu resolvi investir e migrei pro PS5 com a LG CX e montei esse Desktop mas tô meio perdido com os Monitores.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo