[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Peguei uma 3060ti na Kabum.
Bem que podiam enviar segunda já.
 
Sim, estão ta transportadora desde quarta

Show, vou aguardar aparecer evga novamente e boletar. Maio pego a 3080
Muito obrigado irmão.
 
Última edição:
Fico pensando em como o consumismo exacerbado afeta as nossas cabeças e nosso modo de agir. Eu recentemente montei um PC com uma RTX 3070 e um 5600x, saindo de um i7 6700 e uma GTX 970. Como de praxe, comecei a pesquisar sobre muitas coisas relacionadas ao setup que montei e antes mesmo de chegar, já veio a insegurança pela cabeça dos outros.

"8GB de VRAM é muito pouco!" "Esse modelo da GALAX não presta!" "Memórias tem que ser no mínimo 3600mhz!".

Cara, eu montei o pc pra trabalho, meu foco é 1440p (que eu ainda vou comprar, no momento meu monitor é um FULL HD) e a Galax tem 3 anos de garantia do Brasil. Ainda assim, fico ansioso achando que fiz besteira por pegar uma 3070 porquê ela tem 8gb de VRAM (sendo que eu nem vou jogar em 4k). De fato, uma placa menos potente me serviria igualmente, mas aí fica aquilo na cabeça, maldito capitalismo que me diz: "você tá saindo de uma série xx70, você não pode andar pra trás!", apesar da minha placa atual ser uma fucking 970 kkkkkkkkk.

Pra ser sincero, montar um pc gamer era meu sonho desde criança, e em 2016 quando eu consegui montar meu o meu primeiro, achei que iria jogar várias coisas e pirar no setup. O que aconteceu de fato foi que em 4 anos, se eu zerei 3 jogos foi muito.

Acho que precisamos começar a conciliar melhor aquilo que de fato é necessário pra gente, eu sou publicitário e sei como a mídia pode bagunçar a nossa mente. Fazer a gente se sentir inseguro e ansioso criando necessidades que não existem. Você NÃO precisa do último modelo, você NÃO precisa jogar a 240hz no ultra pra ser feliz. Você definitivamente NÃO precisa pagar 8 mil reais em uma GPU.

Sim, eu entendo que esse mercado entusiasta é um grande hobbie de crianças grandes e se você tem condições pra isso, ótimo. Mas se você tem outras prioridades, se você não tem uma reserva pra emergências, pense 2x antes de investir em algo que provavelmente não vai te trazer retorno. Eu sei que você pode usar o PC pra trabalho também, assim como eu (sou designer), mas eu certamente não precisava de uma 3070 pra trabalhar e ainda assim aqui estamos nós kkkkk.

Enfim, eu não sou ninguém pra falar pros outros como gastar o seu próprio dinheiro, só queria propor uma reflexão sobre o consumismo instaurado em nós que moramos em um país de terceiro mundo.

Abraços!
é foda, a mídia afeta DEMAIS a nossa mente mesmo se deixarmos levar. O lançamento é sempre o melhor e o que nós temos não presta. Isso é mentira, é uma besteira ridícula criada para vender.

A "dica" que dou é monta teu setup, videogame, o que quer que seja e ESQUECE sobre os itens novos , se não esse pensamento de "preciso mudar , não é suficiente, vou gastar X pra ganhar Y% de desempenho (que na maioria das vezes vai ser minusculo) . Isso toma conta da nossa cabeça se não tomar cuidado , é foda.
 
To pegando 3060 ti tbm pra puxar um 1440p, mais pra frente eu vendo e pego alguma coisa melhor a preço decente. Essa 3080 sub 6k é uma loteria, eu to ficando maluco de tentar boletar isso aí, decidi desencanar e curtir a 3060 ti

2
 
Vc citou potencial de overclock, aqui uso a memória com +950. Com isso sobe 10% o rendimento de ETH.
É uma pena a falta de estoque de ambas as marcas. São produtos bem parecidos em desempenho com detalhes importantes a se considerar e escolher o que melhor te atende. O preço que ainda está bem acima!
OC em memória não é um problema nem para as RTXs e nem para as RXs. Essas memórias geralmente sobem bastante ainda e é meio que um padrão da indústria, aliás; nesse aspecto, acho que faltou uma memória GDDR6X para as RDN2 (Ia ser um monstro), mas talvez a escolha por uma memória mais barata manteve o custo e produção mais viável para a AMD; sem dizer que ao mesmo tempo a placa ainda é muito boa.

Esse potencial de OC que falo é mais no Chip. As Ampares claramente já vieram no limite; tanto que sobem pouco e aumentam bastante o consumo para isso. (UV acaba sendo mais interessante nessa situação; regulariza o consumo e mantém o desempenho; o ideal pelo que observamos).

No caso das RDNA2; o limite é um tanto desconhecido... A placa vem em 2Ghz/2.2Ghz em stock... mas a maioria delas ainda chegam em 2.6Ghz/2.7Ghz no Ar; sendo limitada pela voltagem e temperatura de 1.150mv do driver. No WC; todos os Reviews que vi, ela chegou nos 2.8Ghz estável e ficou nisso porque fica limitada ao driver. (Acredito que a AMD fez isso pra não banalizar a RX 6900XT). E o interessante é que diferente do RDNA1 em que a escala era baixa e o ganho de desempenho baixo, aqui a escala é alta e o ganho de desempenho proporcional. (Uma clara evolução).

Em jogos, tem um YT com vários vídeos dela em OC (2.5/2.6Ghz e 17000Mhz na Memória) frente a uma RTX 3090 em stock.

.

A Placa fica em média uns 10fps da RTX 3090 em 4K (Nas outras resoluções praticamente empata). Tenho quase certeza que em 2.9Ghz/3Ghz ela empata ou fica na margem de erro. E no vídeo dele, ele não usa um processador com IPC top e nem o SAM ativado. (Talvez a margem ainda diminuísse nessas condições). É realmente impressionante essa arquitetura. (Consumo abaixo de 300W sempre mesmo nessa situação). Vamos ver o que um mod desbloqueando esses limites do driver nos revela.

Agora o preço é uma pena mesmo, e no caso de disponibilidade; ainda é pior na AMD. :/
 
Última edição:
um mod desbloqueando esses limites do driver nos revela
O limite não é na bios ao invés do driver?

(curiosidade, mas acho que já é bem off topic discutir isso aqui).
 
O limite não é na bios ao invés do driver?

(curiosidade, mas acho que já é bem off topic discutir isso aqui).
Essa é uma ótima pergunta; fiz uma leitura em algum lugar e vi falando que era no Driver mesmo, mas não consigo confirmar.
A RX 6900XT, por exemplo, não sei como está a situação nesse aspecto.

O Estoque dessas placas é pouco, e nem todos exploram essas partes mais entusiasta. :/
 
Essa é uma ótima pergunta; fiz uma leitura em algum lugar e vi falando que era no Driver mesmo, mas não consigo confirmar.
A RX 6900XT, por exemplo, não sei como está a situação nesse aspecto.

O Estoque dessas placas é pouco, e nem todos exploram essas partes mais entusiasta. :/
É bios, amd limitou pra impedir que ela passasse a 6900xt
 
Woow chegou a fazer algum undervolt?

Nunca tentei em nenhuma GPU

Pela imagem, não parece que ele fez undervolt, fora que gpu bateu 94°...

Esses 94 graus bateu quando eu esbarrei sem querer no MSI Afterburner, desliguei os coolers e fui jogar Cod Warzone kkkk.

As temps ficam entre 70 e 76 graus em full load, agora coloquei um fan jogando ar pra gpu e não passa de 64 graus.

Geralmente eu troco a pasta térmica das minhas gpus porque as de fábricas são uma grande porcaria e geralmente estão em em excesso. Mas encomendei um water block pra ela no aliexpress, até fevereiro ela ta na água e com metal líquido :lindo:
 
Geralmente eu troco a pasta térmica das minhas gpus porque as de fábricas são uma grande porcaria e geralmente estão em em excesso.

Bom, sobre o excesso de pasta é uma lenda urbana que há muito tempo ronda os fóruns sem embasamento empírico, o gamers nexus já testou e mostrou que não existe diferença desde que tenha pasta o suficiente para o contato completo, a pressão vai espalhar ela pra fora se tiver muita:

ldQEHbU.png



vídeo:
 
Nunca tentei em nenhuma GPU



Esses 94 graus bateu quando eu esbarrei sem querer no MSI Afterburner, desliguei os coolers e fui jogar Cod Warzone kkkk.

As temps ficam entre 70 e 76 graus em full load, agora coloquei um fan jogando ar pra gpu e não passa de 64 graus.

Geralmente eu troco a pasta térmica das minhas gpus porque as de fábricas são uma grande porcaria e geralmente estão em em excesso. Mas encomendei um water block pra ela no aliexpress, até fevereiro ela ta na água e com metal líquido :lindo:
Tem bloco para as 6800xt também?
 
pessoal, uma ajuda aqui. Compensa esperar as 3060 de 6 e/ou 12gb 192bits ou melhor a 3060 ti de 8gb 256bits? toh com boleto da 3060 ti gygabyte 3 fans vencendo segunda

edit - acabei de ver as comparacoes - melhor a 3060 ti mesmo!! performa cerca de 14% a mais - teoricamente


 
Última edição:
pessoal, uma ajuda aqui. Compensa esperar as 3060 de 6 e/ou 12gb 192bits ou melhor a 3060 ti de 8gb 256bits? toh com boleto da 3060 ti gygabyte 3 fans vencendo segunda

Prezo pela performance, iria de 3060ti, claro que não sei qual será a performance da 3060 normal né kkkkk
 
Prezo pela performance, iria de 3060ti, claro que não sei qual será a performance da 3060 normal né kkkkk
valeu por responder. acabei de ver. teoricmante a 3060 ti tem 14% a mais de performance
 
pessoal, uma ajuda aqui. Compensa esperar as 3060 de 6 e/ou 12gb 192bits ou melhor a 3060 ti de 8gb 256bits? toh com boleto da 3060 ti gygabyte 3 fans vencendo segunda

edit - acabei de ver as comparacoes - melhor a 3060 ti mesmo!! performa cerca de 14% a mais - teoricamente



15% pior que a 3060 ti pra ter 4gb a mais de vram.
Iria de 3060 de 12 gb só se fosse pra jogar resident evil 2 remake em resolução 8k.
 
pessoal, uma ajuda aqui. Compensa esperar as 3060 de 6 e/ou 12gb 192bits ou melhor a 3060 ti de 8gb 256bits? toh com boleto da 3060 ti gygabyte 3 fans vencendo segunda

edit - acabei de ver as comparacoes - melhor a 3060 ti mesmo!! performa cerca de 14% a mais - teoricamente


Depende, você quer uma placa com performance de 2070S ou 2080S? Se for essa última então vá de 3060Ti.
 
Atualmente, quais preços estão valendo a pena para 3060 ti e/ou 3070?
 
O limite não é na bios ao invés do driver?
Essa é uma ótima pergunta; fiz uma leitura em algum lugar e vi falando que era no Driver mesmo, mas não consigo confirmar.
A RX 6900XT, por exemplo, não sei como está a situação nesse aspecto.
Como o @PedroMS respondeu, é a vBIOS, a 6700XT é limitada em 2.7GHz, a 6800XT em 2.8GHz e a 6900XT em 3.0GHz, logo será necessário um BIOSmod para passar desses limites.


Atualmente, quais preços estão valendo a pena para 3060 ti e/ou 3070?
Também gostaria de saber, tem um colega meu interessado e o preço varia muito entre loja e modelos :)
 
Atualmente, quais preços estão valendo a pena para 3060 ti e/ou 3070?

Diria pra vc que nenhum mas isso não responderia sua pergunta. Acho que uma 3060ti por uns 3500 ou uma 3070 por uns 4200 mas por enquanto nenhuma chegou nesse valor...
 
Atualmente, quais preços estão valendo a pena para 3060 ti e/ou 3070?
Também gostaria de saber, tem um colega meu interessado e o preço varia muito entre loja e modelos :)
Preço "ok" que eu diria na situação ideal é uns 3500 na 3060ti e uns 4500~4700 na 3070 (se atente pra ser modelo bom, apareceu uma gigabyte vision por esse preço esses dias).

O preço realmente justo acho que seriam uns 3200 na 3060ti e 4200 na 3070, que são próximos dos preços de lançamento de ambas antes de serem bastante inflacionados pela demanda.
 
Preço "ok" que eu diria na situação ideal é uns 3500 na 3060ti e uns 4500~4700 na 3070 (se atente pra ser modelo bom, apareceu uma gigabyte vision por esse preço esses dias).

O preço realmente justo acho que seriam uns 3200 na 3060ti e 4200 na 3070, que são próximos dos preços de lançamento de ambas antes de serem bastante inflacionados pela demanda.

Quais modelos estão compensando destas placas?

Vi que a 3060 ti chegou a R$ 3000,00 no lançamento, mas creio que seja um valor impossível daqui pra frente.

Sei que EVGA é um bom modelo (vide a minha 1070), porém, tenho muita dor de cabeça com o software deles para controle de fan (precision x1), costumava utilizar o MSI afterburner mas ela não visualiza os dois coolers do ICX.
 
Quais modelos estão compensando destas placas?
Teve uma tabela rolando dos melhores modelos, dá pra ver no final desse vídeo:


Qualquer EVGA vai ser boa, evitar modelos de entrada das outras marcas encontradas aqui (que geralmente são vendidos por preços muito próximos dos modelos melhores).
 
Quais modelos estão compensando destas placas?

Vi que a 3060 ti chegou a R$ 3000,00 no lançamento, mas creio que seja um valor impossível daqui pra frente.

Sei que EVGA é um bom modelo (vide a minha 1070), porém, tenho muita dor de cabeça com o software deles para controle de fan (precision x1), costumava utilizar o MSI afterburner mas ela não visualiza os dois coolers do ICX.

Rapaz, vou de evga na 3060ti(tinha comprado e depois cancelei) mas não é silenciosa e temperatura chega a 70 graus pelo que vi. É a triple fan mais barata. Das 3060ti as melhores são msi, gigabyte e asus. Das 3070 mais barata, é a zotac mas é a piorzinha se precisar de rma.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo