Resolvi entrar um pouco no assunto do gargalo, porque assim; tem alguns comentários meio fora de lógica, então me sinto no dever de propagar informação correta.
Estou com uma RX 6800XT que é praticamente equivalente a RTX 3080 de forma geral. (O que vou falar serve para quem mira comprar as verdinhas ou mesmo as vermelhas).
Estou usando no momento junto a um R5 3600 que possui um IPC razoável.
Faço overclock praticamente ao extremo nesse processador considerando que vai ficar no Ar: 4.2Ghz Fixo + Memória Samsung B-Die em 3733Mhz.
Abaixo de 4K é gargalo sem dó nem piedade; e em 1440p fica super evidente.... isso no meu processador que tá "binado"; se vocês pegarem um processador em stock ou overclock básico é mais forte ainda. Um Ryzen 3700X ou semelhante terá gargalo do mesmo jeito.
Agora pra entendermos isso, vou repetir o que comentei no tópico de CPUs esses dias, existem dois tipos de gargalos:
* Gargalo por uso total de processamento. (Processador bateu 100% e não consegue extrair mais da VGA; isso é mais comum em processadores antigos que já estão sufocados).
* Gargalo por IPC baixo. (Esse é o mais complicado de entender, pessoal olha muito a primeira situação apenas, mas basicamente o processador não consegue extrair o máximo da VGA ou aplicativos porque seu ciclo de instruções por núcleo é insuficiente em algum grau para aqueles operações).
Gente, RTX 3080 e RX 6800XT (Até VGAs inferiores a estas) é no mínimo Ryzen 3000 ou equivalente da Intel. Eu diria que nem é o ideal, tem que ser um Ryzen 5000 ou equivalente da Intel (No momento não tem) se o individuo quiser o máximo da sua VGA. Isso porque é um processador com um IPC decente..
Ryzen 1000 e 2000? Perigoso a própria VGA pedir devolução de tanto desgosto. Pessoal, esses processadores não vão bater 100% de uso porque processadores de 6/12 e 8/16 thread tem poder computacional suficiente para qualquer situação de jogo hoje, mas isso não significa que não há gargalo. (IPC deles é baixíssimo para essas VGAs; existe diferença até em VGAs menos poderosas que estas...)
Vou pegar duas situações reais comigo para vocês entenderem:
AC Odyssey que é um jogos mais exigente em CPU(Principalmente IPC), faz 90% de uso da minha VGA em média se eu jogar com tudo no máximo. (60 - 75 fps) e se coloco nuvens volumétricas no médio, o gargalo intensifica... Isso em 4K.
Cyberpunk 2077 escolhi jogar em 1800p com a config da DF já que me garante 60fps ou mais sempre. O jogo as vezes cai para 85% de uso da VGA por causa das regiões mais densas com NPC. Isso em 1800p, em 4K as quedas ainda existem para regiões densas e apresenta uso de 90% nessas situações (Uma queda de uso considerável se levarmos em consideração que nessa resolução a VGA fica muito bem dimensionada).
Se eu coloco um Ryzen 5600X/5800X; minha VGA só não passará a ficar 100% como muito provavelmente teria mínimas e médias mais estáveis por causa do seu IPC "super poderoso" que é tão importante quanto o números de frames por segundo que o processador gera.
Jogos são operações com afinidade predominantemente Single Thread.
Tudo isso em 4K, se a gente descer a resolução um pouquinho; o gargalo já bate na "cara com força".
Aos que pensam que não gargala; não subestimem essas VGAs... elas praticamente colocam em "cheque" todos esses processadores atuais.
Aqui, assim que os preços melhorarem, migrarei para o 5600X para extrair o melhor cenário em 4K. (Claro que o Up não é urgente nessa situação, mas em 1440p é muito relevante).