Eu já experimentei as duas situações: 1440p + 144hz e 4K + 60hz e também prefiro o último, mas essa escolha depende muito do perfil do jogador.
As duas situações tem prós e contras.
144fps é algo meio inviável de se manter (é mais fácil em jogos competitivos porque tendem a ser mais leves), mas para uso geral acaba sendo inviável visto que muitos jogos AAA custam se manter nos 60fps em alta qualidade, imagina 144fps (Do qual é necessário cravar pra ter o potencial máximo da tela).
Nesse ponto, jogador de 144hz não pode gostar de qualidade gráfica... senão já terá insatisfação também.
Se você tem um perfil misto como o meu: Competitivo e Jogos Normais, mas aprecia boa qualidade gráfica; 144hz acaba ficando mais sub-utilizado.
No fim, 4K tem um ganho de qualidade enorme em relação a 1440p e os 60fps a partir dessa geração tende a ficar cada vez mais viável.
A fluidez do jogo não depende do monitor, depende da quantidade de FPS que você gera naquele jogo (De acordo a engine) e isso é algo que muita gente faz confusão. Muitas pessoas acham que a fluidez está ligada ao Hz, quando na verdade apenas a imagem que está...
Então alguém que joga a 60hz pode ter a mesma fluidez de alguém que joga a 144hz a depender do FPS em jogo... a real diferença está no Tearing que não existe em quem crava os 144hz e a imagem te dá uma sensação de "extremamente precisa" se eu fosse tentar explicar como é. Sim, uma experiência incrível, mas muito custosa, e obrigatória... vai depender muito do perfil do jogador.
Nesse sentido, acho o Freesync/Gsync com um bom range mais interessante até do que os 144hz.
E no caso das telas de 60hz, você pode usar o VRR/G-Sync/Freesync e ainda utilizar um Enhanced Sync + Anti Lag na AMD ou Low Latency + Adaptive Sync na Nvidia com 100fps ou + para esse cenário competitivo que irá suprir até bem.
De verdade? Obviamente a latência é um pouquinho maior e a sincronização não mantém o mesmo nível de 144hz, mas entrega uma boa experiência, e sinceramente? Sempre joguei bem e "surro" jogadores "competitivos" tranquilo. No final, o que realmente conta é a habilidade independente dos componentes que você tem; e o jogador estando satisfeito com a sua gameplay está excelente.
Eu mesmo, adoro usufruir de uma boa qualidade gráfica... se eu tivesse que jogar tudo low só para ter 144fps também, não ficaria satisfeito mesmo tendo essa qualidade dos 144hz.
No fim, acabo tendo um perfil mais misto, onde jogo em alta qualidade gráfica nos jogos AAA, e ao mesmo tempo tenho um pouco da qualidade do cenário competitivo para essas situações.
Pra mim, só vale um investimento total no cenário competitivo se a pessoa só joga jogos competitivos; o que não é meu caso.
Como disse antes, vai de perfil.
4K também é uma resolução ainda inviável, então por hora acho os 1440p + 144hz o CxB mais interessante porque a maioria desses monitores também conseguem atender outros perfis de qualidade muito bem também, mas isso pode e provavelmente irá mudar daqui a poucos anos.
A RX 6800XT/RTX3080, por exemplo, já consegue entregar 144fps em 4K tranquilo em jogos competitivos e oferece uma densidade de pixel incrível que não existe em 1440p. (Só falta realmente os 144hz que não demora muito vai chegar nessa resolução).