[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Pessoal, tenho uma RTX 3080 TUF e estou com uma dúvida sobre overclock, em especial nas memórias

Pelo que pesquisei o OC de memória na linha 3xxx é diferente, pois a placa não mostra mais artefatos, o que ocorre é que o desempenho reduz, haja vista que com a inserção do CRC nas memórias elas realizam uma "nova busca" na informação quando verificam algum erro, ou seja, ao invés de surgir um artefato na tela memória solicita novamente aquela informação até que ela seja recebida "perfeitamente" , de forma que se o OC estiver instável o desempenho cai justamente porque a memória está tendo que buscar informações mais de uma vez.

Por conta disso o que sugerem no OC de memória é que ela vá sendo aumentada de +100 em +100, por exemplo, e sempre rodado um benchmark para verificar se a pontuação aumentou ou reduziu. A mesma coisa pode ser feita utilizando o Heaven, coloca-se em uma imagem e vai aumentando o clock, ao mesmo tempo em que se verifica se o FPS reduziu. No teste do Jayz2cents fica muito claro, depois que ele passa de uma certa frequência na memória os FPS caem em mais de 30.

Aqui eu fiz exatamente isso, só que meu desempenho não reduz em momento NENHUM, à medida que vou aumentando a frequência das memórias o desempenho também vai aumentando. Fiz o teste no 3DMark (Firestrike e Port Royal) e no Heaven. Ainda falta fazer os testes ingame, pois não tive tempo.

Alguns resultados no FireStrike:

- Stock: 17260 Pontos
+160 core: 18178 Pontos
+160 core/+300 Memória: 18 323 Pontos
+160 core/+700 Memória: 18 357 Pontos
+160 core/+900 Memória: 18 386 Pontos
+160 core/+1100 Memória: 18 524 Pontos
+160 core/+1300 Memória: 18 586 Pontos
+160 core/+1500 Memória: 18 584 Pontos

Como podem ver, à medida que vou aumentando a frequência nas memórias meu desempenho também aumenta, mesmo chegando no limite dos +1500mhz, ao contrário dos testes de muitas pessoas, nos quais a performance cai depois de uma determinada frequência.

Estou fazendo algo errado? Há algum risco de deixar a memória em +1500Mhz? Fico com medo das memórias estarem esquentando muito (apesar da GPU ficar em 65ºC), pois não consegui verificar a temperatura das memórias em nenhum programa (msi afterburner, asus gpu tweak II nem HWInfo) e sei que as GDDR6X são bem esquentadinhas.

Obrigado!

Cara, como andam as temperaturas da VGA, independente do OC nas memórias?
kabum mandou email falando q nao tem estoque da TUF que eu pedi...e agora em que bosta.

Foda que TODAS estao esgotadas....

vamo ve oq eles me oferecem

Kramba, esse era meu medo quando comprei a minha 3080 TUF TB. Chega deu um alívio quando a NF foi gerada, mais ainda quando foi entregue, pq se tivesse extravio sabia que não haveria outra pra repor.

Eu no seu lugar exigiria outra 3080, nem que tenha que esperar, ou uma placa superior. Não pegaria o dinheiro, pq não vai dar pra comprar outra depois por esse mesmo valor. Se eles te empurrarem o reembolso, mesmo sem você solicitar, mete na justiça.
 
Essa geração do RGB esqueceu o que é funcionalidade. Teoricamente até a caixa da placa mãe serve. Não to falando que gabinente não precisa ter ventilação ou suporte decente pro hardware, mas literalmente a galera viaja nesses aspectos. é igual pagar mais caro em memória só por que tem RGB.

Eu sei que muitos gostam, mas boa parte da galera esconde o gabinete, desliga os leds tudo, e apreciam a funcionalidade, não o visual.
Concordo :vish:

NPMiL5c.png

(até final desse mês o setup se muda pra um lugar decente)
 
Pessoal, tenho uma RTX 3080 TUF e estou com uma dúvida sobre overclock, em especial nas memórias

Pelo que pesquisei o OC de memória na linha 3xxx é diferente, pois a placa não mostra mais artefatos, o que ocorre é que o desempenho reduz, haja vista que com a inserção do CRC nas memórias elas realizam uma "nova busca" na informação quando verificam algum erro, ou seja, ao invés de surgir um artefato na tela memória solicita novamente aquela informação até que ela seja recebida "perfeitamente" , de forma que se o OC estiver instável o desempenho cai justamente porque a memória está tendo que buscar informações mais de uma vez.

Por conta disso o que sugerem no OC de memória é que ela vá sendo aumentada de +100 em +100, por exemplo, e sempre rodado um benchmark para verificar se a pontuação aumentou ou reduziu. A mesma coisa pode ser feita utilizando o Heaven, coloca-se em uma imagem e vai aumentando o clock, ao mesmo tempo em que se verifica se o FPS reduziu. No teste do Jayz2cents fica muito claro, depois que ele passa de uma certa frequência na memória os FPS caem em mais de 30.

Aqui eu fiz exatamente isso, só que meu desempenho não reduz em momento NENHUM, à medida que vou aumentando a frequência das memórias o desempenho também vai aumentando. Fiz o teste no 3DMark (Firestrike e Port Royal) e no Heaven. Ainda falta fazer os testes ingame, pois não tive tempo.

Alguns resultados no FireStrike:

- Stock: 17260 Pontos
+160 core: 18178 Pontos
+160 core/+300 Memória: 18 323 Pontos
+160 core/+700 Memória: 18 357 Pontos
+160 core/+900 Memória: 18 386 Pontos
+160 core/+1100 Memória: 18 524 Pontos
+160 core/+1300 Memória: 18 586 Pontos
+160 core/+1500 Memória: 18 584 Pontos

Como podem ver, à medida que vou aumentando a frequência nas memórias meu desempenho também aumenta, mesmo chegando no limite dos +1500mhz, ao contrário dos testes de muitas pessoas, nos quais a performance cai depois de uma determinada frequência.

Estou fazendo algo errado? Há algum risco de deixar a memória em +1500Mhz? Fico com medo das memórias estarem esquentando muito (apesar da GPU ficar em 65ºC), pois não consegui verificar a temperatura das memórias em nenhum programa (msi afterburner, asus gpu tweak II nem HWInfo) e sei que as GDDR6X são bem esquentadinhas.

Obrigado!
Teste também em games com ray tracing
,tipo metro exodus. Se não perder performance, então voce deu sorte nas memórias.
baixe o hwinfo64 e monitore o memory junction. Se estiver menos de 100 graus, tá ótimo.
 
RTX 3060 em 25 de Fevereiro


Disponibilidade da série 30XX pra piorar esse semestre

 
RTX 3060 em 25 de Fevereiro


Disponibilidade da série 30XX pra piorar esse semestre

Vai doer o coração ver a 3060 12GB custando 4000.....
 
caroi.... pessoal quer comparar gabinete de 300 reais dizendo que faz a mesma coisa que um de 1600
Irmão, só de tocar um gabinete de 1600 você já percebe a diferença de material. Já começa por aí.


E outra,
Pessoal ficou mordido porque eu falei que AQUELE GABINIETE EM ESPECÍFICO não era recomendável. Pessoal deve ter leitura seletiva e leu:

"bla bla bla Cooler Master bla bla não recomendo"

só pode ser isso.
Eu ainda especifiquei os motivos. Daí teve gente postando foto de OUTRO gabinete da Cooler Master dizendo que é bom. Outro dizendo que não gasta mais de 300 em gabinete...

Caracoles...
vocês tem probleminha?


Eu não falei para o cara comprar um gabinete de 3000 reais
Eu não falei que a Cooler Master é ruim
Eu não falei para ele comprar gabinete de 199,90

Eu falei que aquele gabinete era ruim.
Só isso.

#pas.
 
caroi.... pessoal quer comparar gabinete de 300 reais dizendo que faz a mesma coisa que um de 1600
Irmão, só de tocar um gabinete de 1600 você já percebe a diferença de material. Já começa por aí.


E outra,
Pessoal ficou mordido porque eu falei que AQUELE GABINIETE EM ESPECÍFICO não era recomendável. Pessoal deve ter leitura seletiva e leu:

"bla bla bla Cooler Master bla bla não recomendo"

só pode ser isso.
Eu ainda especifiquei os motivos. Daí teve gente postando foto de OUTRO gabinete da Cooler Master dizendo que é bom. Outro dizendo que não gasta mais de 300 em gabinete...

Caracoles...
vocês tem probleminha?


Eu não falei para o cara comprar um gabinete de 3000 reais
Eu não falei que a Cooler Master é ruim
Eu não falei para ele comprar gabinete de 199,90

Eu falei que aquele gabinete era ruim.
Só isso.

#pas.

Os mais caros costumam ser de malha, aço e de vidro temperado que é bem mais resistente.
 
RTX 3060 em 25 de Fevereiro


Disponibilidade da série 30XX pra piorar esse semestre

Quero o Driver com ReBAR pra Nvidia.
 
as 3070 tudo acima de 5 mil fucking reais, tamo na merda mesmo

sinto muito mas esse valor não pago, de boa floda-se esse mercado nacional e economia como um todo

até pq os jogos que quero jogar no futuro tem nem data de lançamento ainda, se não abaixar que se lasque...
 
as 3070 tudo acima de 5 mil fucking reais, tamo na merda mesmo

sinto muito mas esse valor não pago, de boa floda-se esse mercado nacional e economia como um todo

até pq os jogos que quero jogar no futuro tem nem data de lançamento ainda, se não abaixar que se lasque...
Tá certo. Eu teria feito o mesmo mas minha placa anterior era uma fodendo 750 Ti, ai quando vi a 3080 por 5400 não resisti. Se fosse 200 reais a mais eu deixava pra lá.
 
Quero o Driver com ReBAR pra Nvidia.

Também quero ver, até agora só em laptops, e no teste que vi, não deu nenhum ganho mesmo no último Assassins Creed que tem um boost de mais de 10% com ReBar na 6800XT.

Espero que no desktop se saia melhor que isso.
 
Também quero ver, até agora só em laptops, e no teste que vi, não deu nenhum ganho mesmo no último Assassins Creed que tem um boost de mais de 10% com ReBar na 6800XT.

Espero que no desktop se saia melhor que isso.
Tá ligado só funciona com Intel e Ryzen Zen 3 né?
 
RTX 3080 Trinity e Trinity OC voltaram pro estoque da loja que explode de 5600 e 6050 por 7000 e 7500 respectivamente, modelo OC mais "barato" do que o normal ainda k, ainda bem que eu aproveitei quando veio por 5320.
 
Entrou a 3070 FTW3 por 4999 na loja que explode e enquanto eu escrevo este aviso ela esgotou.

Chegou 3080 Rog Strix tbm por 9k e nego boletou.

Por fim 5700 xt por 4,2k que não durou muito tempo igualmente.

Os mineradores estão de plantão.
 
Última edição:
RTX 3060 em 25 de Fevereiro


Disponibilidade da série 30XX pra piorar esse semestre


  • RTX 3090: Muito poucas entregas, mas apenas alguns pedidos em aberto
  • RTX 3080: Muito poucos cartões chegando com muitos pedidos em aberto
  • RTX 3070: Poucos cartões recebidos, mas poucos pedidos em aberto
  • RTX 3060 Ti: muito poucos cartões chegando e uma quantidade moderadamente alta de pedidos em aberto

g19AGnL.png
 
Tá rolando algum cupom ainda na loja q explode?
 
Sobre a discussão dos case eu acho bom a galera começar a se importar um pouco mais com assunto, pois as VGA estão cada dia maiores e isso é um problema, vendi a RX6800 e fui entregar para o novo dono e ele estava com uma RTX3070 MSI Trio e PQP q placa gigantesca, até então tinha sido a maior VGA q eu já tinha visto e oq me surpreendeu era esse exagero de tamanho para uma xx70, ai ontem chegou a minha 6800XT Sapphire Nitro+ q é ainda maior q ela kkkk, na boa não vai ser qualquer case q vai suportar tds as VGA daqui pra frente, ainda mais esses cases com baia de HD no msm local e os q tem poucos slots como os cases ITX e mATX, pois parece q virou padrão as VGAs ocuparem pelo menos 2 slots e meio


Por fim 5700 xt por 4,2k que não durou muito tempo igualmente.
Na boa me diga q isso é brincadeira kkkkkk, paguei 4,6k na RX6800 e 5,7k na 6800xt Nitro+ e já achei um absurdo tá gastando mais de 4k em VGA e nego tá oagando isso em 5700xt :chan:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Concordo :vish:

NPMiL5c.png

(até final desse mês o setup se muda pra um lugar decente)
Não faz isso com a placa não :chan: pior q eu vou ter q montar minha peçs q nem vc fez mas no meu caso eu fiz a base pra fixar a placa mãe e a placa de video, gastei dois dias pra fazer mas ficou legal
 
Última edição:
Sobre a discussão dos case eu acho bom a galera começar a se importar um pouco mais com assunto, pois as VGA estão cada dia maiores e isso é um problema, vendi a RX6800 e fui entregar para o novo dono e ele estava com uma RTX3070 MSI Trio e PQP q placa gigantesca, até então tinha sido a maior VGA q eu já tinha visto e oq me surpreendeu era esse exagero de tamanho para uma xx70, ai ontem chegou a minha 6800XT Sapphire Nitro+ q é ainda maior q ela kkkk, na boa não vai ser qualquer case q vai suportar tds as VGA daqui pra frente, ainda mais esses cases com baia de HD no msm local e os q tem poucos slots como os cases ITX e mATX, pois parece q virou padrão as VGAs ocuparem pelo menos 2 slots e meio



Na boa me diga q isso é brincadeira kkkkkk, paguei 4,6k na RX6800 e 5,7k na 6800xt Nitro+ e já achei um absurdo tá gastando mais de 4k em VGA e nego tá oagando isso em 5700xt :chan:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não faz isso com a placa não :chan: pior q eu vou ter q montar minha peçs q nem vc fez mas no meu caso eu fiz a base pra fixar a placa mãe e a placa de video, gastei dois dias pra fazer mas ficou legal
Comprei a dremel pro projeto do sun ultra ontem, então ela não vai passar muito tempo assim mais não kkkk
 
Santo dia aquele que eu clamei por uma 3060 Ti, no preço de lançamento (!), e os Deuses do Consumismo me presentearam com ela do jeito que pedi.

:vish:
 
volto algum estoque de 3080 hj alg viu?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo