• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O encanto das antigas videolocadoras de jogos e filmes

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990.
Colaborador
Nos anos 80 e 90, muito de nós que gostamos de videogames frequentávamos videolocadoras. Naquele tempo não era muito comum o hábito comprar jogos, pois não eram baratos — mesmo os paralelos, além da árdua tarefa de convencer seus pais a gastar dinheiro com eles (pelo menos no meu caso era impossível). Até a primeira metade dos anos 80, tínhamos apenas a Atari com representação nacional, através da Polyvox (Gradiente) e empresas que fabricavam clones do Atari 2600, como a CCE, Dynacom e outras. A Tec-Toy só veio representar a Sega no final dos anos 80, investiu pesado em marketing e foi muito bem sucedida na empreitada... mas isso é assunto para outra matéria.

atari-2600s-3.jpg


Essa foi uma época conturbada economicamente, com a inflação a níveis altíssimos e com variações diárias. Como disse no início do texto, não era nada fácil convencer seus pais a gastaram dinheiro com jogos eletrônicos. Para uma ideia de comparação (são apenas estimativas), um Atari 2600 em 1983 custava 119 mil cruzeiros, o que daria aproximadamente R$2.700,00 nos dias de hoje; já o Master System em 1989 custava 3.500 cruzados novos, o que daria uma média de R$2.300,00 nos dias de hoje. Um jogo de Mega Drive, em seu ano de lançamento, era vendido por Cr$12.000,00 em média (em torno de R$315,00). Com a inflação variante, o valor poderia aumentar, ou até dobrar, de um dia para o outro.

An%C3%BAncio.png


Assim, a única alternativa para quem já possuía um console eram as videolocadoras. Daí você me pergunta: Mas se era tão caro assim, como haviam locadoras? Bem, eram pouquíssimas as locadoras que possuíam apenas jogos originais, além do fato de que muitas delas alugavam além de jogos, filmes. Existiam sim locadoras especializadas em jogos, como a ProGames, com jogos originais e grande variedade, mas locadoras como ela cobravam seu preço por isso.

E como a maioria de nós dependia delas (tanto para jogos e filmes), o serviço de locação era muito utilizado, o que na teoria, garantiria o retorno do investimento.

0905614081.jpg


Depois dessa "breve" explicação, vamos ao assunto que interessa: as videolocadoras em si. Bem, eu tenho ótimas lembranças, não só delas, mas da época em si. Existiam as que tinham toda aquela ambientação de estabelecimento comercial mesmo (geralmente as que locavam filmes e jogos), com carteirinhas de sócio, atendentes, telefone para contato, horário de funcionamento e um bom ponto comercial. E havia aquelas que não passavam de garagens adaptadas como locadoras (geralmente só de jogos), onde o dono marcava seu cadastro num caderno, funcionava em dias e horários que ele definia e não tinha nada da relação cliente x empresa. Você fazia seu cadastro, informando dados dos pais (como RG, CPF e endereço) para um completo estranho e nem se preocupava com isso. Difícil imaginar esse comportamento nos dias de hoje, não é?

Muitas vezes você alugava jogos sem ter nenhuma informação sobre ele. Era comum as caixinhas dos jogos nos expositores terem apenas a parte frontal da embalagem original, ou às vezes apenas o nome do jogo impresso num pedaço de papel. Mesmo para quem comprava as revistas da época, muita coisa passava batido; muitas conseguiam apenas uma foto (muitas vezes borradas) ou uma pequena nota sobre um jogo que seria lançado.

locadora-de-jogos-anos-90.jpg


Lembro de ter descoberto vários jogos bons assim, o que era uma surpresa bem agradável. Claro, houve vezes em que o jogo era horrível, mas tinha a velha tática de dizer que o jogo não funcionou no seu console e você trocava por outro (quem já não fez isso?). Hoje você mantém contato até com o desenvolvedor do jogo, tem previews quase 1 ano antes do lançamento, notícias... Acabou um pouco com aquela surpresa ou empolgação em ter um jogo novo, pois você já sabe quase tudo dele.

Inevitavelmente você acabava fazendo amizades, principalmente nas locadoras de bairro. Você conhecia a garotada da sua região, trocava jogos... havia essa questão, digamos, social. Recebia dicas e sugestões de jogos de pessoas que você nunca viu, que conhecia ali na hora, mas só de frequentar o mesmo lugar que você já era suficiente para fazer amizade.

OIP.UM2yf46ppDzKMtB76xa7uQHaHQ


Era comum, pelo menos para mim, ir até a locadora com um amigo numa sexta-feira depois da escola e alugar 3 ou 4 jogos para entregá-los só na segunda. Trocávamos os jogos no sábado ou domingo e aproveitávamos todos. Se você queria jogo bom, tinha que ir na locadora até sexta, e não muito tarde, do contrário a molecada já teria alugado tudo.

A partir de 1994, o uso da mídia em CD nos consoles seguintes virou algo comum (3DO, PS1, Saturn), e a pirataria tornou-se mais eficiente e menos dispendiosa. Alugar jogos a R$4,00 ou R$5,00 já não era vantajoso para quem tinha o console desbloqueado, situação mais que comum aqui no Brasil. As pequenas locadoras de games começaram a sumir, restando apenas as que além de jogos, alugavam filmes. Porém, com a popularização do DVD anos depois, o final acabou sendo o mesmo: muitas delas acabaram vendendo seus catálogos, fazendo a alegria de muito colecionador por aí. Serviços como Netflix puseram fim em definitivo na esperança de quem um dia esperava pela volta das locadoras.

OIP.7J9zYLP8_WeVb7D7eWUGWQAAAA


Quando o jogo era bom você tentava aproveitá-lo ao máximo, se possível até terminá-lo. Tinha aquela questão de não gastar dinheiro alugando o mesmo jogo outra vez, a não ser aqueles que você realmente gostava muito. Lembro que eu alugava alguns jogos frequentemente, como Dream Master, Super Mario Bros. 2, Batman e Ninja Gaiden no NES. Fora isso, você sempre ia até a locadora esperando encontrar algo novo, como conversões de arcades famosos (SNK e Capcom), ou aquele lançamento que você viu numa revista.

Existiam também as discussões de qual versão era melhor (no caso de SNES e MD), mas sem toda essa frescura de hoje, onde as pessoas até ofendem uma a outra em razão de um videogame — que na verdade não passa de um brinquedo. Um absurdo! Normalmente você só teria um console da geração vigente e naturalmente tentaria argumentar que o seu era melhor. Mas no final das contas, todo mundo acabava jogando o que tinha, emprestavam os consoles de vez em quando e nos divertíamos da mesma forma.

A notícia de uma nova locadora já era o suficiente para te fazer andar quilômetros, se necessário, só na expectativa desta ser maior e melhor que as demais. Nelas também era possível ver e até jogar aquele console que você não tinha ou que era um sonho distante, como o Mega-CD e Neo-Geo no meu caso. Foi numa locadora, por exemplo, que vi um 3DO rodando Need for Speed pela primeira vez. Algo irreal para a época. Você poderia jogar algumas horas com um amigo, ou até com um desconhecido que estivesse ali no momento. Parecido com hoje e os modos online, porém de uma forma mais "amigável".

campeonato+de+Playstation.JPG


A partir de 1994, o uso da mídia em CD nos consoles seguintes virou algo comum (3DO, PS1, Saturn), e a pirataria tornou-se mais eficiente e menos dispendiosa. Alugar jogos a R$4,00 ou R$5,00 já não era vantajoso para quem tinha o console desbloqueado, situação mais que comum aqui no Brasil. As pequenas locadoras de games começaram a sumir, restando apenas as que além de jogos, alugavam filmes. Porém, com a popularização do DVD anos depois, o final acabou sendo o mesmo: muitas delas acabaram vendendo seus catálogos, fazendo a alegria de muito colecionador por aí. Serviços como Netflix puseram fim em definitivo na esperança de quem um dia esperava pela volta das locadoras.

Fonte: Memoria Bit
 
Ótimo tópico. Super nostálgico ir com a família escolher o filme do final de semana.
 
tinha 2 locadoras de filme pertinho de casa.... era uma delícia ir lá com meu pai na sexta-feira à noite e alugar pra devolver somente na segunda-feira..... :much:
q delícia de nostalgia
 
Bons tempos da Progames!
 
tinha 2 locadoras de filme pertinho de casa.... era uma delícia ir lá com meu pai na sexta-feira à noite e alugar pra devolver somente na segunda-feira..... :much:
q delícia de nostalgia

E quando tinha um feriado na quinta ou sexta-feira então....

Na "World Games" perto de minha casa, quando tinha um feriado na quinta-feira, eu ia na quarta-feira a noite escolher 5 jogos por R$ 5,00 e só entregava na segunda-feira.

Naquela época parece que até os dias duravam mais, hoje vc acorda cedo, quando vai ver já é meio dia.
 
Verdade pessoal, uma bela nostalgia relembrar esses momentos que só a gente teve e hoje em dia por incrível que pareça meus sobrinhos nem acreditam que a gente alugava jogos físicos ou filmes em enormes fitas VHS. Em uma era totalmente digital sem contato com outras pessoas para conversar e debater pessoalmente escolhendo a capa de um fita ou um jogo que a pessoa acabou de entregar é algo bem legal para se ter apenas em lembranças.

Gostava muito quando chegava na locadora e pegava o lançamento da semana e isso era magico demais hahhahahaha, lembro que tinha filme lançamento que era tão bom que não podia entregar na segunda, tinha que entregar no sábado ou se a locadora fosse 24h tinha que entregar no Domingo.

Como era o caso de Street Fighter o filme ou Jurassic Park, gostava da capa do Jurassic Park em VHS algo bem diferente.


OIP.6iaF0Q2KpEvKXLpwjiwXOwHaJ4
 
Em uma era totalmente digital sem contato com outras pessoas para conversar e debater pessoalmente escolhendo a capa de um fita ou um jogo que a pessoa acabou de entregar é algo bem legal para se ter apenas em lembranças.

Nessa parte eu tenho que discordar!
Nos anos 90 as pessoas eram mais humildes, eu acho, nas locadoras de games se faziam as melhores amizades, algumas existem até hoje.
Hoje quem gosta de Playstation odeia quem gosta de Xbox e vice versa.
Na época do Super Nes x Mega Drive acho que isso nem existia. Eu pelo menos tinha Super Nes e gostava do Mega Drive.
Obs. Eu tinha esse estojo do Jurassic Park.
 
Última edição:
Verdade pessoal, uma bela nostalgia relembrar esses momentos que só a gente teve e hoje em dia por incrível que pareça meus sobrinhos nem acreditam que a gente alugava jogos físicos ou filmes em enormes fitas VHS. Em uma era totalmente digital sem contato com outras pessoas para conversar e debater pessoalmente escolhendo a capa de um fita ou um jogo que a pessoa acabou de entregar é algo bem legal para se ter apenas em lembranças.

Gostava muito quando chegava na locadora e pegava o lançamento da semana e isso era magico demais hahhahahaha, lembro que tinha filme lançamento que era tão bom que não podia entregar na segunda, tinha que entregar no sábado ou se a locadora fosse 24h tinha que entregar no Domingo.

Como era o caso de Street Fighter o filme ou Jurassic Park, gostava da capa do Jurassic Park em VHS algo bem diferente.


OIP.6iaF0Q2KpEvKXLpwjiwXOwHaJ4
eu lembro dessa capa!!! :much:


Na época do Super Nes x Mega Drive acho que isso nem existia. Eu pelo menos tinha Super Nes e gostava do Mega Drive.
verdade!
não existia essa rivalidade "ain o meu é melhor q o seu"
era: hoje a gente joga snes, amanhã a gente joga mega drive (cada vez ia na casa de um amigo)
 
Que saudade!
Vivi muito bem a fase das locadoras (VHS) e lan house (PC).
Eu sempre ia escondido para a seção adulta :bwahaha:

Normalmente nos churras com os amigos, relembramos as épocas de lan house em 2006 - 2009... Realmente, só quem viveu sabe.
Abrir a porta, vir aquele cheiro de chulé, misturado com cheetos... Parece que sinto isso até hoje :haha:
A galera fazia qualquer loucura pra ganhar 1h ou 2h de jogo... Já vi até pirralho pagar 1h de jogo só pra outro guri bater numa pessoa :bwahaha:
Inclusive presenciei a troca de um char do Priston tale (nostalgia hein?) numa BIZ.

Pulei 1 década pra frente do tópico, mas a lan house não deixa de ser uma "locadora". Sensacional.
Tempos de fervo de diablo II, CS, Day of Defeat, NFS Underground, GTA Vice city e afins.
 
Que saudade!
Vivi muito bem a fase das locadoras (VHS) e lan house (PC).
Eu sempre ia escondido para a seção adulta :bwahaha:

Normalmente nos churras com os amigos, relembramos as épocas de lan house em 2006 - 2009... Realmente, só quem viveu sabe.
Abrir a porta, vir aquele cheiro de chulé, misturado com cheetos... Parece que sinto isso até hoje :haha:
A galera fazia qualquer loucura pra ganhar 1h ou 2h de jogo... Já vi até pirralho pagar 1h de jogo só pra outro guri bater numa pessoa :bwahaha:
Inclusive presenciei a troca de um char do Priston tale (nostalgia hein?) numa BIZ.

Pulei 1 década pra frente do tópico, mas a lan house não deixa de ser uma "locadora". Sensacional.
Tempos de fervo de diablo II, CS, Day of Defeat, NFS Underground, GTA Vice city e afins.

Época boa também!
 
Nessa parte eu tenho que discordar!
Nos anos 90 as pessoas eram mais humildes, eu acho, nas locadoras de games se faziam as melhores amizades, algumas existem até hoje.
Hoje quem gosta de Playstation odeia quem gosta de Xbox e vice versa.
Na época do Super Nes x Mega Drive acho que isso nem existia. Eu pelo menos tinha Super Nes e gostava do Mega Drive.
Obs. Eu tinha esse estojo do Jurassic Park.

Mas eu não falei em debater em relação a rivalidades, e sim debater sobres jogos, assuntos relacionados a qualquer sistema, hahahahahahahah não seu como interpretou, mas acho que foi errado.

Eu falei exatamente sobre a humidade e simplicidade dos anos 80 e 90 das amizades da locadoras e isso era legal.
 
Mas eu não falei em debater em relação a rivalidades, e sim debater sobres jogos, assuntos relacionados a qualquer sistema, hahahahahahahah não seu como interpretou, mas acho que foi errado.

Eu falei exatamente sobre a humidade e simplicidade dos anos 80 e 90 das amizades da locadoras e isso era legal.

Não foi isso que eu entendi não, esse assunto de rivalidade veio em outros posts depois.
Eu tinha dito que não concordava com essa parte: Em uma era totalmente digital sem contato com outras pessoas para conversar e debater pessoalmente escolhendo a capa de um fita ou um jogo
Mas eu devo ter interpretado errado, foi mals.
Abs!
 
Obrigado por me fazer sentir um velho! A experiência era fato agradável. O fim de semana era certa a jogatina com o jogo alugado.

Retirei a frase anterior... na verdade foi um início os jogos de CD, e não era tão popular assim.
 
Obrigado por me fazer sentir um velho! A experiência era fato agradável. O fim de semana era certa a jogatina com o jogo alugado.

Retirei a frase anterior... na verdade foi um início os jogos de CD, e não era tão popular assim.

Estamos ficando velhos e isso é legal por ter pego logo esse inicio de geração de videogame que só a gente das antigas viveu essa época de alugar fitas tanto de jogo quanto de vídeo para entregar depois. Coisa que hoje em dia não tem mais.
 
Estamos ficando velhos e isso é legal por ter pego logo esse inicio de geração de videogame que só a gente das antigas viveu essa época de alugar fitas tanto de jogo quanto de vídeo para entregar depois. Coisa que hoje em dia não tem mais.

Nunca me esqueço das primeiras jogatinas no Atari, aos quais foram ótimas. A dificuldade de alugar/comprar uma fita para o Top game e Megadrive. Seguir a evolução dos consoles e jogos em sua popularização é algo incrível.

Estou atualmente com 36 e me vejo jogando com 60, 80 e 100 quem sabe?! Passado, presente e futuro nos mostrando que jogar é bom, divertido e sadio.
 
Nunca me esqueço das primeiras jogatinas no Atari, aos quais foram ótimas. A dificuldade de alugar/comprar uma fita para o Top game e Megadrive. Seguir a evolução dos consoles e jogos em sua popularização é algo incrível.

Estou atualmente com 36 e me vejo jogando com 60, 80 e 100 quem sabe?! Passado, presente e futuro nos mostrando que jogar é bom, divertido e sadio.

Estou perto dos 41 e ainda jogo os antigos, na verdade o que mais me interessa são os antigos, o fato de ter tudo o que a gente não conseguiu jogar ou o que jogava não poderia ter para si porque era caro um jogo ou não tinha grana para aluguel e hoje em dia você pode emular esses jogos em um celular ou em sistemas super baratos em qualquer dispositivo que suporte, isso para mim é a melhor parte da tecnologia.

Sobre os jogos novos eu realmente não tenho muito interesse, acho que a geração para mim já passou e o que curto em fazer aqui nessa sessão é relembrar sempre esse tempo maravilhoso para ler os comentários como o seu aqui no fórum onde adoro compartilhar.

Se puder pode ver as outras paginas dessa sessão onde postei muita coisa sobre os jogos retros, se interesse e comentar fique a vontade.
 
Que tópico, senhores, que tópico. Cultura de locadora era bom demais. Acho que vou abrir uma :bwahaha:
Não pelo serviço em si, mas pelo ambiente. Sei lá, uma lanchonete retrô, com uns consoles, arcades, filmes.
 
Que tópico, senhores, que tópico. Cultura de locadora era bom demais. Acho que vou abrir uma :bwahaha:
Não pelo serviço em si, mas pelo ambiente. Sei lá, uma lanchonete retrô, com uns consoles, arcades, filmes.

Ótima ideia, se eu fosse aposentado com muita grana eu faria algo do tal em um shopping ou condomínio fechado sei lá, apenas para ser um ponto de encontro para conversar e bater saudades, com pôsteres antigos, videogames antigos, caixinhas amostra e tudo mais.
 
Eu era tão pobre que pagava para jogar SNES, 1 hora, 1 real. Em casa tinha um nintendino.
Ia a molecadinha em peso e TODO mundo jogando International SuperStar Soccer e suas variantes.
Era coisa de uns 10 consoles, todos sempre cheios.
Quando chegaram os 3DOs e os PSXs, eu não conseguia nem jogar direito, nunca tinha visto nada em 3D.

Finalmente tive dinheiro para escolher entre SNES ou Mega, e ate hoje me arrependo de ter escolhido o Mega.
Tinha um puta peso na consciência de ter feito meu pai pagar por algo, que no fundo eu não gostava tanto quanto o SNES.
Serio, me da uma bad ficar pensando nisso kkkkkkkk
 
Eu era tão pobre que pagava para jogar SNES, 1 hora, 1 real. Em casa tinha um nintendino.
Ia a molecadinha em peso e TODO mundo jogando International SuperStar Soccer e suas variantes.
Era coisa de uns 10 consoles, todos sempre cheios.
Quando chegaram os 3DOs e os PSXs, eu não conseguia nem jogar direito, nunca tinha visto nada em 3D.

Finalmente tive dinheiro para escolher entre SNES ou Mega, e ate hoje me arrependo de ter escolhido o Mega.
Tinha um puta peso na consciência de ter feito meu pai pagar por algo, que no fundo eu não gostava tanto quanto o SNES.
Serio, me da uma bad ficar pensando nisso kkkkkkkk

Engraçado mesmo pensar nisso, mas vou te falar que o Mega Drive me fez jogar bastante nessa época, acho que em 9 ate 93 por ai, depois que peguei o Snes realmente foi uma coisa de louco, mas troquei ele rapidamente por um 3DO FZ-10 na época, engraçado que as vezes me arrependo de ter trocado porque o Snes ainda tinha como alugar e muita gente tinha jogos no colégio, mas o 3DO não, era um saco hahahahahaha

Teve uma vez também que troquei um Mega Drive II que eu tinha e só tinha um jogo o Sonic, mas nem tinha como alugar fitas ou no colégio o pessoal só tinha Master e Nintendinho, um cara da locadora queria tanto o Mega que me ofereceu um Master System 3 na caixa novinho com dois controles e todos os jogos da locadora, acho que uns 40 e poucos jogos, e isso naquela época era foda, como bom jogador nem pensei duas vezes, joguei tanto nessa época que nunca me arrependi dessa troca.
 
Verdade pessoal, uma bela nostalgia relembrar esses momentos que só a gente teve e hoje em dia por incrível que pareça meus sobrinhos nem acreditam que a gente alugava jogos físicos ou filmes em enormes fitas VHS. Em uma era totalmente digital sem contato com outras pessoas para conversar e debater pessoalmente escolhendo a capa de um fita ou um jogo que a pessoa acabou de entregar é algo bem legal para se ter apenas em lembranças.

Gostava muito quando chegava na locadora e pegava o lançamento da semana e isso era magico demais hahhahahaha, lembro que tinha filme lançamento que era tão bom que não podia entregar na segunda, tinha que entregar no sábado ou se a locadora fosse 24h tinha que entregar no Domingo.

Como era o caso de Street Fighter o filme ou Jurassic Park, gostava da capa do Jurassic Park em VHS algo bem diferente.


OIP.6iaF0Q2KpEvKXLpwjiwXOwHaJ4
Tenho uma caixa dessa até hoje.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo