### O Futuro da Informática (Ou seria Fim da Informática?)

• Iniciador de Tópicos SteaLth
  • Data de Início
S

SteaLth

Guest
Retirei isso do site: http://www.baboo.com.br/artigos/palladium.htm

Microsoft Palladium

Conheça o Palladium: um sistema baseado em hardware e software que aumentará a segurança do seu computador impossibilitando o funcionamento de vírus, worms e trojans - além de impedir a cópia ilegal de músicas e filmes e criar arquivos seguros ...

O Microsoft Palladium é a versão da Microsoft das regras e implementações do TCPA (Trusted Computing Platform Alliance) para o desenvolvimento de um sistema operacional seguro. O TCPA é uma organização fundada em 1999 pela Compaq, HP, IBM, Intel, AMD e Microsoft e que atualmente tem mais de 170 empresas parceiras - incluindo 3COM, Adobe, Dell, Gateway, Hitachi, Iomega, Motorola, NEC, Novell, nVidia, Phillips, Samsung, Siemens, Symantec, Toshiba e muitas outras. O principal objetivo da TCPA é o desenvolvimento de produtos e serviços que permitirão maior segurança no uso do computador - e para isso foram definidas especificações para que as empresas parceiras possam desenvolver produtos que serão homologados pela entidade.

Você não entendeu nada ?!? OK, então imagine um sistema operacional que:
- impossibilite por completo o funcionamento de vírus, trojans e worms
- só permita a execução de programas certificados, impossibilitando o funcionamento de programas desconhecidos ou versões piratas
- crie arquivos que poderão ser lidos apenas uma vez e depois se auto-destruirão
- crie arquivos que só poderão ser lidos por uma determinada pessoa (se esse arquivo for enviado por engano para alguém ele não poderá ser aberto e poderá inclusive se auto-destruir)
- proíba a criação ilegal de arquivos de áudio (MP3) e vídeo (DivX)

É isso que um sistema operacional com padrão TCPA fará ...

Neste artigo nós utilizaremos a abreviação SO-TCPA para indicar um sistema operacional com padrão TCPA (como por exemplo o sucessor do Windows XP, que será lançado em 2004)

Porquê ele foi criado ?!? Pois a segurança dos computadores atuais (software + hardware) é reconhecidamente falha. Utilizando complexos sistemas de criptografia e proteção via hardware e software, um sistema operacional (independentemente do fabricante) baseado no TCPA permitirá uma segurança muito maior, além de permitir ao usuário controlar o acesso e o fluxo de informações que entra e sai do seu computador de maneira muito mais sofisticada do que é feito atualmente.

Como ele funcionará ?!? Inicialmente as placas-mãe dos computadores virão com um chip ("Fritz Chip") que permitirá o funcionamento do SO-TCPA. Além disso a BIOS e os periféricos dos computadores deverão seguir as especificações do TCPA para que o computador possa funcionar com um SO-TCPA. Outros periféricos (como notebooks e handhelds) também terão uma versão do chip. É importante notar que o usuário poderá desativar o SO-TCPA sempre que necessário - embora desta maneira algumas funções do sistema operacional estarão desabilitadas.

Qual a diferença entre um SO-TCPA e um sistema operacional atual (como o WinXP) ?!? Veja alguns exemplos:

Tarefa Sistema Operacional TCPA Sistema Operacional não-TCPA
Funcionamento dos programas Programas sem certificação poderão ter funções desabilitadas Qualquer programa pode ser instalado e utilizado
Acesso aos arquivos criados Apenas usuários pré-definidos poderão ler o conteúdo dos arquivos criados Qualquer um lê o arquivo
Digitalização de áudio / vídeo Permitido apenas através de aplicativos certificados O usuário escolhe o programa que ele quer usar para isso
Recebimento de e-mail com vírus O vírus não poderá infectar o computador O vírus poderá infectar o computador

Eu não posso instalar o programa que eu quiser em um SO-TCPA ?!? Nem todos os programas poderão ser instalados: programas que realizam tarefas simples (e não-danosas ao sistema operacional) poderão funcionar no SO-TCPA, mas softwares mais complexos só funcionarão no SO-TCPA se forem certificados para isso - e a certificação será obtida via Internet de uma maneira similar à ativação via web do WinXP. Isso fará com que apenas aplicativos certificados possam ser executados no sistema operacional de maneira a terem acesso a todas as funções: uma vez que vírus, trojans e worms não serão aplicações certificadas, eles jamais funcionarão no SO-TCPA. Aplicações que não tiverem certificação poderão funcionar em um SO-TCPA embora em alguns casos elas funcionarão de maneira reduzida (nem todas as suas funcionalidade estarão habilitadas) ...

Uma vantagem do SO-TCPA é a de permitir aos desenvolvedores de software criarem novas versões apenas para SO-TCPA, reduzindo a pirataria e podendo criar serviços de atualização automática destes via internet. Se o usuário tentar instalar uma versão antiga (ou pirata) do software, ele não conseguirá obter a certificação - e o programa não poderá ser executado.

Qualquer sistema operacional que siga as especificações do TCPA e seja certificado pela entidade rodará normalmente: a HP, por exemplo, está desenvolvendo uma versão de Linux compatível com o TCPA.

E se eu não quiser usar um SO-TCPA ?!? Obviamente você poderá instalar qualquer sistema operacional no seu computador - mas você não poderá instalar softwares que foram desenvolvidos apenas para SO-TCPA. Exemplo: se a Adobe lançar o Photoshop 10 e este programa funcionar apenas em SO-TCPA (em que ele só poderá funcionar após ser certificado via internet), ele jamais funcionará em um sistema operacional que não siga as especificações do TCPA. Isso obrigará o usuário que não usa um SO-TCPA a utilizar versões antigas desse software ...

O mesmo se aplica à digitalização de áudio e vídeo: o usuário jamais poderá usar os programas atuais que criam arquivos MP3 ou DivX pois estes programas não seguem as regras de copyright de áudio e vídeo (hoje em dia qualquer pessoa pode digitalizar um CD de áudio ou vídeo sem se preocupar com direitos autorais) - e por isso eles não serão certificados pelo TCPA. Apenas aplicações que permitam o controle de acesso aos arquivos de áudio e vídeo serão certificadas.

Quer dizer que eu não vou poder ouvir as minhas músicas MP3 ou assistir meus vídeos em um SO-TCPA ?!? Você só poderá fazer isso se as músicas e vídeos tiverem sido obtidos de maneira legal. O SO-TCPA permitirá o controle de direito de uso (DRM - Digital Rights Management) de arquivos multimídia, proibindo a reprodução/gravação de arquivos não-autorizados (como os obtidos via Kazaa, por exemplo) ...

Se eu duplicar um HD com um SO-TCPA eu poderei usá-lo em outro computador ?!? Não, pois o SO-TCPA utilizará diversas técnicas para verificar a autenticidade do seu uso no computador. Ao ser instalado, o SO-TCPA cria um código único (baseado no hardware do computador) que identifica a máquina que está sendo utilizada: se ela for modificada o SO-TCPA detectará isso e não funcionará.

O WinXP utiliza um sistema semelhante para evitar que uma cópia funcione em dois computadores ...

Tentativas de instalação de cracks, mudança de data/hora e outras tentativas de burlar o SO-TCPA serão ineficazes devido às várias camadas de proteção do SO-TCPA (utilizando SHA-1, HMAC, RNG, criptografia RSA de 2048 bits, 3DES e AES). O SO-TCPA deve estar conectado à Internet para que funcione com a sua capacidade total: além da data do computador estar constantemente atualizada (o SO-TCPA fará isso automaticamente), novas atualizações e certificações serão obtidas automaticamente via internet sem que o usuário se preocupe com isso.

Alguns aplicativos do SO-TCPA exigirão que o computador se conecte à web durante certos períodos para que eles continuem funcionando. Por exemplo: o aplicativo que permite que você assista um filme DVD deixará de funcionar se nos últimos 7 dias você não acessou a Internet nenhuma vez (e com isso a certificação dele expirou). Assim que você se conectar à web, a certificação desse aplicativo será revogada - e ele voltará a funcionar pelos próximos 7 dias ...

E qual a diferença nos arquivos gerados pelos programas no SO-TCPA ?!? Você terá muito mais controle sobre os arquivos gerados. Exemplos: você pode criar uma planilha no Excel que só poderá ser vista por uma determinada pessoa entre os dias 10 e 15 ou então criar um arquivo que só pode ser lido uma vez e depois disso ele se auto-destrói (apaga-se automaticamente e não será possível recuperá-lo). Os arquivos gerados por um SO-TCPA terão funções extras para que possam ser gerenciados pelo próprio SO-TCPA e um GUID que permitirá o seu monitoramento.

O SO-TCPA permitirá também que você envie um e-mail para alguém com informações que não podem ser enviadas para outras pessoas (a pessoa que receber esse e-mail não conseguirá retransmiti-lo para mais ninguém) ...

Quais as implicações legais nisso tudo ?!? Muitas ! Com o TCPA em funcionamento, qualquer tentativa de burlar esse sistema será analisada como uma violação do DMCA (Digital Millennium Copyright Act - uma lei já aprovada que prevê multa de US$ 500.000 e 5 anos de prisão (e o dobro disso na reincidência) para quem tentar burlar qualquer sistema de proteção) e/ou da recém-aprovada lei Fritz Hollings Bill S. 2048, que torna ilegal a venda de computadores (ou placas-mãe) que não tenham o "Fritz Chip".

Com essas leis, um cracker que criar um programa para burlar o TCPA, um vendedor de computador que não tenha o "Fritz Chip" e um desenvolvedor de um aplicativo que não segue as especificações do TCPA mas que leia, modifique ou salve arquivos em um formato compatível com o SO-TCPA estarão sujeitos às mesmas penas ...

Quem garante que a Microsoft não estará espionando o meu micro através do Palladium ?!? Pela lei Fritz Hollings Bill S. 2048, o código utilizado pelo sistema de proteção do sistema operacional (qualquer um deles) deverá ser open-source, permitindo a sua leitura por qualquer um ...

Quando o Palladium será lançado ?!? Em 2003 começarão os testes para a sua primeira fase de implantação, mas levará anos até que o mercado adote-o ...

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PALLADIUM / TCPA:

Para informações mais técnicas sobre o funcionamento do Palladium, clique nos três últimos links na lista de links abaixo

A arquitetura do aplicativo compatível com TCPA será diferente da arquitetura utilizada nos softwares atualmente

Você poderá instalar qualquer sistema operacional que desejar em um computador com o "Fritz Chip" (embora sistemas operacionais que não sigam as especificações do TCPA não aproveitarão as vantagens de segurança oferecidas)

Haverão três níveis de acesso ao TCPA: Acesso Privilegiado (apenas aplicativos desenvolvidos pelos membros do TCPA terão acesso), Acesso Normal (o usuário do computador terá acesso) e Acesso Mínimo (para aplicações que não seguem o padrão TCPA)

Desenvolvedores de software terão de obter certificações para os seus produtos para que eles funcionem corretamente no SO-TCPA (embora só precisarão certificar os seus aplicativos se estes utilizarem determinadas funções do sistema operacional). Applets e drivers não precisarão ser certificados pela TCPA pois não terão permissão para realizar funções que possam danificar a estabilidade ou funcionamento do sistema operacional.

Processadores terão extensões (como o 3DNow! da AMD) e novas instruções para que o SO-TCPA funcione corretamente

Em um SO-TCPA, as informações que trafegam do teclado para o computador e da placa de vídeo para o monitor poderão ser criptografadas para aumentar a segurança

O SO-TCPA permitirá que um documento criado em um determinado computador não possa ser aberto em outra máquina ou em outro sistema operacional

SO-TCPA permitirá que se crie uma nova modalidade de comércio via web: o aluguel de software. O usuário pagaria um valor para utilizar o software por um determinado período e após o vencimento deste, ele automaticamente se desinstalaria do computador ...

A Microsoft patenteou a idéia de um sistema operacional que controle o copyright de conteúdo (áudio e vídeo)

OldMan

Congelado
Issso é balela da Microsoft.. é legalização do monopólio deles sobre nossas vidas.. o OpenBSD é muito mais seguro sem restringir nada a nos usuários.

Rubra

OwtDemun
dúvido muito que, as pessoas aceitem a imposição deles!
e deixar tudo o que tem hoje por causa desse novo so?
dificil

OldMan

Congelado
Nem é um SO... é um sistema de controle que viria embutido em processadores e outros hardware.

Barni

Barni's Beer
simples... vão perder mercado... se isso acontece eu realemte não usso mais nada da MS, até meu mouse jogo no lixo.

£

-=|£µ¡z|=-

Guest
essa info ta errada... o palladium é um SO, e ta com esse nome por enquanto pra "tapear" o nome original...
eu ja puiz umas 10 news sobre isso, e faiz tempo ;)

Demetrius

New Member
c isso acontecer, eu nunca mais uso nada microsoft, soh usarei linux, mas c acontecer isso quem se fode eh essas porras, pq o pessoal vai todo pra linux, e as empresas q utilizam os baseados no kernel linux, q vai sair ganhando, pois o mercado vai aumentar mto, ai a microsoft, vai desenvolver chips q impossibilitem a utilizacao de linux, eh foda, o espionamento online ta chegando.
me admira eu empresas com nome a velar, se sujeitarem a isso, revoltante, taco meu sidewinder e meu mouse no lixo, c isso for oficial.

OldMan

Congelado
E oficial.. alguns estados americando jausam leis basedas nisso. O foda vai ser se a Intel e a AMD implementarem isso.

Barni

Barni's Beer
E oficial.. alguns estados americando jausam leis basedas nisso. O foda vai ser se a Intel e a AMD implementarem isso.

dai sim nos estamos todos FUDID**

Rubra

OwtDemun
eu me candidato a homem bomba para explodir a sede da microsoft.!

Comdek

New Member
:D :D :D

Demetrius

New Member
sendo q o cracker, c for descoberto vai pra cadeia, e pagara multa, e sao mtas camadas de protecao.
kraio isso eh puta sacanagem, unica coisa boa eh a protecao contra virus, agora o resto eh um lixo.
eh simples eh soh todos nos negarmos a c sujeitar a isso, a microsoft nao vai vender, sem vender nao arrecada, sem arrecadar as acoes cai, com acoes la embaixo, a microsoft quebra, e linux reinara para sempre.
kraio to bolado.

Ferro

Banido
Banido
MERDA:mad: :mad: :mad:

PsychoBoy

New Member
sendo q o cracker, c for descoberto vai pra cadeia, e pagara multa, e sao mtas camadas de protecao.
kraio isso eh puta sacanagem, unica coisa boa eh a protecao contra virus, agora o resto eh um lixo.
eh simples eh soh todos nos negarmos a c sujeitar a isso, a microsoft nao vai vender, sem vender nao arrecada, sem arrecadar as acoes cai, com acoes la embaixo, a microsoft quebra, e linux reinara para sempre.
kraio to bolado.
se for acontecer isso... vai demorar pakas! ;)
mas tomara q aconteça!! :p

ultra7-ecq

Arqs & Urbs
E como ficaria o software de livre distribuição???
O linux por exemplo, teria que usar uma arquitetura paralela??
uma pra linux, uma pra window$, outra pra mac, etc, etc.... ????

acho um pouco estranho isso, mas nao duvido que aconteça, mas o open source está aí pra bater de frente....

Nao sou contra pagar por software, mas desde que seja compatível com o poder de compra de cada país. Uma licença do windows nos EUA custa U$200 +- ... mas uma faxineira qualquer tira isso em 3 dias de trabalho, enquanto aqui no brasil por exemplo, pra tirar U$200 (+-600 reais) tem que ser um cara com nível médio, e trabalhar num emprego razoável pra tirar isso em UM MÊS !!!!!

Não tem condições.
Se for uma empresa, até pode tirar, agora o pobre coitado que mora em casa alugada na periferia compra o computador do milhão por 1700 reais em 48 vezes, aí quer instalar o corel draw e o word pra fazer uns trabalhos pra escola e tem que desembolsar outros mil reais.... absurdo.
O cara vai lá no camelô e compra cd de 10 reais sem dó nem piedade.

Barni

Barni's Beer
eu me candidato a homem bomba para explodir a sede da microsoft.!

heIHeOIHeuioHeoiuHeiuoHeheioHeiuheiouHeiouhoieuhIOuehIOUEHIuhheoIUHEiouheoiHeiouHeoiuHeoiuEHoiuHEoiehoiuehIEhio

eh mais facil faze uma vaquinha e contrata uns pilotos libaneses, ele ja tem raiva de americano mesmo... que sabe até fazem até de graça.....

heOIehOIehOEhOIehoIheoIUEHOIUEhoiUEhIOUEhOIEhOIEHoiEh

Pamonha

traficante da rocinha

Demetrius

New Member
90% dos meus jogos sao originais, piratas soh os q nao vendem no pais
mas em relacao a programas 100% sao piratas, ate meu win :p , porra c eles botassem um win xp pro a 100 reais home e 200 pro, porra eu ate poderia comprar 1, mas nao vo desembolas 800 reais num pro, igual photoshop, uso pakaraio, mas nao posso ir na loja e desembolsar 1000 contos num corel, ou 800 no photoshop, por isso axo, c os softs originais fossem um pouco mais caros q os games, com certeza ia ser bem melhor pras empresas, agora c um win desse chegar no brasil, iremos adotar todos o linux, pq ng pode gastar 800 no os, 900 num programa de edicao, 1500 num office completo, e por ai vai, porra nao eh pq eu ganho bem, q vo sair jogando dinheiro fora, isso eh lamentavel, salario minimo a 200 real, e um sistema q vale 4x mais eh foda v isso, por isso q digo programas alternativos comanda.
pra mim os kras q fazem alternativos, tinham ate q ter uma licenca, sei la pagava 300 reais anualmente pra produtora, mas vendia o programa q vale 1000 na loja, por 30, soh q nao vinha manual, e essas frescuras, mas vinha a licenca, q nem o oficial, viva a legalizacao da alternatividade, e viva a livre opcao de escolha.

OldMan

Congelado
Vcs naum entenderam algo muito mais serio. A protecao eh em hardware. Ficaria proibido vc gravar um filme que passou na TV, proibido pegar o CD que vc comprou e colocar em MP3 pra vc ouvir no PC fica ate proibido vc distribuir algo que vc fez no PC de graca (um filme, animacao em flash etc)... Iso eh sim um complo contra o software livre.. a ideia e fazer o Linux ser algo ilegal.

E tem um extra que naum esta escrito ai. Vc nunca mais vai comprar um programa..vc LICENCIA o mesmo.. ou seja a quelauer hora a empresa pode impedir que vc use o programa... ou pode cobrar uma taxa mensal para usa-lo etc...

skywalker

New Member

palladium

AHAHAHAHHAHAHAHH!

Lembram da TV COLOSSO?!?

JACA PALLADIUM... é tudo mentirada!

ehaaeaehhaehaehaehaeaehe!

Viva a PIRATARIA E OS PROGRAMAS ALTERNATIVOS!!:D :p

skywalker

New Member
kraio to bolado. [/B]

Ó o sonho do outro...

AHAHAHAHAHAHAHAH!

Acho que em menos de 10 anos a MICROSOFT já vai ter comprado um país pequeno ou um ESTADO AMERICANO.

Já pensaram..!?!

Vou passar as férias em MICROSOFT... pegar umas ondas... jogar um golf.... só coisa de Magnata!

aehehehaaehaehaheaeh! Turismo Virtual.

A MS é a única empresa no mundo que eu garanto que não quebra... o resto é resto....

Afinal, além do cara ser um GÊNIO, ele tem suporte $$$$$$ pra bancar qualquer crise.

[]'s:rolleyes:

skywalker

New Member
Vcs naum entenderam algo muito mais serio. A protecao eh em hardware. Ficaria proibido vc gravar um filme que passou na TV, proibido pegar o CD que vc comprou e colocar em MP3 pra vc ouvir no PC fica ate proibido vc distribuir algo que vc fez no PC de graca (um filme, animacao em flash etc)... Iso eh sim um complo contra o software livre.. a ideia e fazer o Linux ser algo ilegal.

E tem um extra que naum esta escrito ai. Vc nunca mais vai comprar um programa..vc LICENCIA o mesmo.. ou seja a quelauer hora a empresa pode impedir que vc use o programa... ou pode cobrar uma taxa mensal para usa-lo etc...
Ó ó ó!

Mais um que vem com a teoria do CAOS.... existe um pequeno detalhe que ninguém ainda notou!!

Se eu não quiser... não instalo! Só isso!

Uso meu micrinho... e meu SO atual e DEU PRA BOLA!

QUem vai me obrigar?? Ninguém, já tenho meu Windows 98 Licenseado, tenho um XP Piratex e na pior das Hipóteses tenho meu CONECTIVA 5 ORIGINAL. Preciso de +???

Não, só de $$$$ pro caso de não ter jeito mesmo... aí compro um MAC

[]'s

OldMan

Congelado
Vc naum entendeu... essa porra por enquanto vai vir no windows.. depois vai vir DENTRO DA CPU!!! ISSO É LEI APROVADA lá nos EUA.

Vc não vai poder decidir se vai ou não instalar...

Usuários que está vendo este tópico