World of Warcraft, sem dúvidas, é um dos maiores RPGs do mundo! Por se tratar de um jogo de múltiplos jogadores (MMORPG), sua fama ultrapassou barreiras regionais e o título se tornou um dos mais jogados do mundo. A Blizzard, evitando a mesmice do jogo, vez que outra lançava uma novidade no mundo de Azeroth. E hoje falaremos da mais polêmica: O Incidente do Sangue Corrompido.
Não se engane com as cores alegre e vibrantes. Hakkar é mau!
Zul’Gurub – local onde iniciou-se a pandemia
Nos jogadores, no entanto, o Sangue Corrompido resultava em danos altos e progressivos. Uma infecção dela em um personagem iniciante era a morte certa. Somente os personagens de nível alto mantinham-se vivos após a contaminação.
Existiam controvérsias, porém, sobre as imagens, já que os corpos não ficam muito tempo nos locais de morte, neste jogo. Entretanto, talvez o numero de mortes fosse tão alto que o processamento dos corpos tendesse a atrasos (em virtude ao processamento ou intencionalmente).
Conforme as más notícias se espalhavam, os jogadores migraram seus personagens para o campo, na esperança de que o exílio voluntário evitasse a contaminação.
Por essa razão, muitos jogadores resolveram se afastar por um tempo do jogo, esperando providencias da Blizzard. Nesse tempo, a empresa recebeu numerosos e-mails de indignação, boicote e até de desistência do jogo.
As cidades e vilas voltam à paz
Não havendo mais recursos para que a balança se voltasse para o bem, coube à Blizzard a decisão mais radical. Foi feita uma redefinição definitiva, ou seja, o jogo foi reprogramado “desde a raiz”, erradicando a doença do Sangue Corrompido.
Em 8 de outubro de 2005 foi o último dia da praga, livrando todos os jogadores instantaneamente infectados e ao mesmo tempo.
Um exemplar qualquer da revista Epidemiology
Também foi sugerido que os jogos de interpretação de papéis (RPGs) poderiam servir como uma plataforma avançada para modelar a disseminação de doenças infecciosas.
Já na Universidade da Pensilvânia , publicou-se um artigo que comentou que muito poucos modelos matemáticos de transmissão de doenças levam em consideração o comportamento do hospedeiro. Ele afirmou que, embora as características da doença possam ser definidas de antemão, o estudo é tão observacional quanto o realizado em um surto de doença na vida real.
E até hoje, entre os estudiosos, levanta-se a tese de que O Incidente do Sangue Corrompido foi a primeira doença virtual passada de um jogador ao outro, com resultados imprevisíveis.
Atualmente, a doença não passa pelos portões da cidade de Zul’Gurub. A doença não afeta mais aos animais, e seu alcance é limitado. Ainda é um episódio muito divertido de World of Warcraft, agora limitado, evitando transtornos e distúrbios tão descontroláveis quanto o famoso Incidente.
Obviamente, World of Warcraft ainda ofereceria muito mais ao mundo, inclusive outros incidentes. Nenhum foi tão famoso quando o Incidente do Sangue Corrompido.
Publicado em Dezembro de 2019, antes da atual pandemia.
Link original: https://reflexaonerd.com.br/2019/12/sangue-corrompido/
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O que foi O Incidente do Sangue Corrompido?
Foi uma pandemia virtual. Iniciado em 13 de setembro de 2005, no covil de Hakkar, o Esfolador de Almas. Hakkar parecia “só mais um chefe”, apesar da aparência, ele não chegava a dar medo. No entanto, entre suas habilidades estava uma poderosa magia, que além de um dano significativo, também resultava na contaminação de debuff entre personagens. Claro, esse era o Sangue Corrompido.Não se engane com as cores alegre e vibrantes. Hakkar é mau!
A doença do Sangue Corrompido
Além de transmitir-se a doença do Sangue Corrompido entre os jogadores, ela também poderia se hospedar em um mascote ou montaria, mas só contaminava prejudicialmente os jogadores. Ou seja, em animais, a doença do Sangue Corrompido era relativamente inofensiva e assintomática (sem sintomas), de maneira que não se sabia se eles eram ou não portadores.Zul’Gurub – local onde iniciou-se a pandemia
Nos jogadores, no entanto, o Sangue Corrompido resultava em danos altos e progressivos. Uma infecção dela em um personagem iniciante era a morte certa. Somente os personagens de nível alto mantinham-se vivos após a contaminação.
O incidente virou um acidente!
Em princípio, a programação da Blizzard era que a doença não saísse de Zul’Gurub, ou que, pelo menos, seu alcance fosse limitado, já que já havia cura através de:- Curandeiros;
- Um período de tempo;
- A morte e ressurreição do personagem.
“Extra! Doença do Sangue Corrompido chega à cidade!”
A situação ficou feia com a infecção alcançando cidades e vilas. Consequentemente, os fóruns referentes a WOW tinham manchetes sensacionalistas e diversas imagens de cidades cobertas de cadáveres.Existiam controvérsias, porém, sobre as imagens, já que os corpos não ficam muito tempo nos locais de morte, neste jogo. Entretanto, talvez o numero de mortes fosse tão alto que o processamento dos corpos tendesse a atrasos (em virtude ao processamento ou intencionalmente).
Conforme as más notícias se espalhavam, os jogadores migraram seus personagens para o campo, na esperança de que o exílio voluntário evitasse a contaminação.
Sangue Corrompido X Comunidade
O impacto do Sangue Corrompido na comunidade de WoW tornou-se, em pouco tempo, verossímil. O comportamento dos jogadores diante de uma doença desconhecida, mas perigosa, tomou características muito semelhantes às do mundo real.- Curandeiros de nível graduado distribuíram cura gratuitamente;
- Jogadores de níveis mais baixos, quando encontravam outros não-corrompidos, aconselhavam a evitar as cidades em quarentena;
- Jogadores faziam a guarda das cidades não infectadas;
- A própria Blizzard declarou áreas de quarentena.
Sangue Corrompido + Terroristas
Por outro lado, também registrou-se comportamento malicioso entre os corrompidos:- Espalhavam a doença intencionalmente;
- Espalhavam boatos sobre cidades livres do Sangue Corrompido;
- Acusavam outros jogadores de estarem infectando áreas livres da doença;
- Invocavam mascotes em áreas que estavam livres da doença, na esperança de infectar a população.
O fim da crise do Sangue Corrompido
Conforme os casos aumentavam drasticamente o número, a balança entre a doença do Sangue Corrompido e os sobreviventes (do bem) pendia favorável à morte.Por essa razão, muitos jogadores resolveram se afastar por um tempo do jogo, esperando providencias da Blizzard. Nesse tempo, a empresa recebeu numerosos e-mails de indignação, boicote e até de desistência do jogo.
As cidades e vilas voltam à paz
Não havendo mais recursos para que a balança se voltasse para o bem, coube à Blizzard a decisão mais radical. Foi feita uma redefinição definitiva, ou seja, o jogo foi reprogramado “desde a raiz”, erradicando a doença do Sangue Corrompido.
Em 8 de outubro de 2005 foi o último dia da praga, livrando todos os jogadores instantaneamente infectados e ao mesmo tempo.
O incidente a ser estudado
Por fim, o mundo real conseguiu medir as consequências de uma contaminação fictícia, mas muito aproveitável em seu campo de estudo do comportamento humano. A revista Epidemiology citou o incidente do Sangue Corrompido e apontou semelhanças entre esse surto e os recentes surtos de SARS e influenza aviária.Um exemplar qualquer da revista Epidemiology
Também foi sugerido que os jogos de interpretação de papéis (RPGs) poderiam servir como uma plataforma avançada para modelar a disseminação de doenças infecciosas.
Já na Universidade da Pensilvânia , publicou-se um artigo que comentou que muito poucos modelos matemáticos de transmissão de doenças levam em consideração o comportamento do hospedeiro. Ele afirmou que, embora as características da doença possam ser definidas de antemão, o estudo é tão observacional quanto o realizado em um surto de doença na vida real.
E até hoje, entre os estudiosos, levanta-se a tese de que O Incidente do Sangue Corrompido foi a primeira doença virtual passada de um jogador ao outro, com resultados imprevisíveis.
O Sangue Corrompido, hoje
Atualmente, a doença não passa pelos portões da cidade de Zul’Gurub. A doença não afeta mais aos animais, e seu alcance é limitado. Ainda é um episódio muito divertido de World of Warcraft, agora limitado, evitando transtornos e distúrbios tão descontroláveis quanto o famoso Incidente.
Obviamente, World of Warcraft ainda ofereceria muito mais ao mundo, inclusive outros incidentes. Nenhum foi tão famoso quando o Incidente do Sangue Corrompido.
Publicado em Dezembro de 2019, antes da atual pandemia.
Link original: https://reflexaonerd.com.br/2019/12/sangue-corrompido/
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Toda a divulgação é uma inspiração para o site Reflexão Nerd!