O Maior Hélice e Motor Diesel de Navio do Mundo

San Andreas

Member
Registrado
A hélice será usada nos novos mega-navios de contêineres do grupo dinamarquês Maersk, a maior companhia de transporte marítimo do mundo



Quem passa fica espantado com a hélice de 131 toneladas e 9.6 metros de diâmetro que espera o seu transporte noturno em Rostock-Warnemuende, na Alemanha.

A hélice, de seis pás, foi construída na Mecklenburger Metallguss GmbH, em Waren, na Alemanha.




Um hélice de seis pás pesando 131 toneladas segue em direção ao estaleiro dinamarquês de Lindø, Odense Steel Shipyard, pertencente ao grupo A.P. Møller Mærsk. Foi concebido para propulsionar o primeiro navio com capacidade para cerca de 12.000 TEU (12 mil contêineres), em construção na doca L-203, e é esperada a sua entrega ainda durante este ano.

Será equipado com um motor 14RT-flex96 Sulzer de 14 cilindros, cuja potência rondará os 120.000 BHP [88.235 kW], o que o permitirá sulcar as águas a 26 nós. Estes novos mega-navios vêm provar que o Grupo Maersk pretende continuar na vanguarda do containershipping, já que durante os últimos 20 anos têm construídos os maiores porta- contêineres antes de qualquer outro armador.


373842.gif


6pas1uf1.jpg


6pas2fd9.jpg



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Hélices de 5 pás da Mecklenburger Metallguss GmbH

5pas1fy0.jpg


5pas2vf6.jpg



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Hélice de 6 pás de 85 toneladas

85tonne_propeller.jpg



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Hélice de Ferry

Ferry-rudder-and-propeller.jpg
 
O porta-aviões USS George Bush possui quatro hélices de 7 metros de diâmetro e 30 toneladas. Cada uma das quatro hélices desenvolve 65 mil HP de potência.


ng_SS-49-10-06-06-FIN.jpg


ng_SS-67-1-10-06-06-FIN.jpg


ng_SS-5REV-10-06-06-FIN.jpg



Um dos quatro eixos que acionam as quatro hélices do porta-aviões USS George Bush.

ng_SS-21REV-10-06-06-FIN.jpg



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Hélice do cruzador USS Ticonderoga CG 47


screws%20top.jpg


Rudders%20(2).jpg


Screws.jpg



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


The anchor of the USS Enterprise CVN-65

12_uss_enterprise_cvn_65_anchor.jpg




August 12, 2003 The port rudder of the USS Abraham Lincoln CVN-72 at Puget Sound Naval Yard

13_puget_sound.jpg
 
O Wartsila-Sulzer RTA96-C é o maior motor Diesel de navio do mundo. É fabricado pela companhia Wartsila-Sulzer, sediada em Helsinque, na Finlândia. Esses motores são usados nos maiores navios de transporte de contêineres do mundo, como o Emma Maersk.


Versão de 14 Cilindros

Cilindrada: 25480 litros
Nº de Válvulas: 2 por Cilindro
Curso do Cilindro: 2489.2 mm
Diâmetro do Cilindro: 960 mm
Peso: 2300 toneladas (O Virabrequim pesa 300 toneladas)
Comprimento: 27 metros
Altura: 13 metros
Rotação: 92-102 RPM
Potência Máxima: 108920 HP a 102 RPM
Torque Máximo: 775377 kgf*m a 102 RPM
Consumo na Potencia Máxima: 13.7 toneladas de Diesel por hora


Versão de 12 Cilindros

Potência Máxima: 93360 HP a 102 RPM


Versão de 10 Cilindros

Potência Máxima: 77800 HP a 102 RPM



rta96cqv6.jpg




Versão de 10 Cilindros

x0pvlt.jpg


k4tcgy.jpg



Versão de 12 Cilindros

somn4k.jpg
 
Última edição:
102RPM? O.o
Qual a rotação na lenta?
auhuashuhasuhsauhas
1RPM asuhashuhuashuashuashuashusahusa
 
:eek: Caramba, absurdo isso ai, soh o tamanho do motor ja eh um predio.
 
rapa uma helice desse tamanho a 102RPM é coisa pra caramba!

Sao quase 2 voltas por segundos!

San Andreas, gostaria de lhe fazer uma pergunta (hehe): vc é um bot?
 
primeiramente gostei d+ das infos como sempre

esse negocio a 102 rpm deve gerar um turbilhão que suga muito mas muito peixinho inocente viu..


San Andreas, gostaria de lhe fazer uma pergunta (hehe): vc é um bot?

Talvez se a gente fizer assim dá oh:

/answer vc é um bot?
!answer vc é um bot?
!bot vc é um bot?

se vc digitar

/whois sanandreas

a resposta será

I don't know

:fun:
 
O problema é: aonde vai entrar esse navio...

No porto de porto alegre/rio grande já não da certo XD
 
Ótimo tópico.
5 estrelas
 
....
San Andreas, gostaria de lhe fazer uma pergunta (hehe): vc é um bot?

UHAuahauhaua...Rolei.... :lol:


Mas e aí San Andreas...Você é ou não é um Bot? (E não vale responder "Ser ou não ser, eis a questão!" :P )


P.S: Cabuloso esse motor.... :eek:
 
Meu maior pavor no mar é cair do navio e ser sugado pela hélice!
na quela fase de Crysis onde o navio afunda eu tenho medo de entra na agua depois que o navio afunda pra ver a hélice:fun:


sobre o motor o mais engraçado são os 102RPM da pra ouvir o som dos pistões subindo e descendo dentro das camaras. o motor é puro torque.
 
Por isso q países miniatura tipo a dinamarca são desenvolvidos....
imagina a engenharia pra construir um trambolho desses.......
 
carai, quase 100.000 cavalitos, põe num carro isso dae =O

a maioria dos carros não aquentam motor de 1.000 hp, simplesmente desmonta..hehe
 
baaaah q loucura o tamanho do bagulhoo
mtooo legal :D

mas pq tah aki e nao no geral???
 
Como sempre San Andreas detonando nos posts!
Muito interessante mesmo!
 
deu pra notar que o sanandreas crte navios!
muito dahora esses navios cargueiros
eu nem fazia idéia do peso da hélices O_O
hahahaha
da pra carega na minha combinha
heuehuehue
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo