O mundo gamer e o fascínio que nos causa.

Quando joga, você sente as emocões como se estivesse lá dentro do game? Sim ou não?


  • Total de votos
    140
  • Enquete Fechada .

AlvaroDickinson

know-it-all Member
Registrado
Lendo foruns e avaliando o comportamento meu e de muitos aqui, fiquei a pensar em como descrever o fáscinío que os games nos trazem e o porquê disto. Creio que de alguma jeito buscamos formas alternativas de sair da realidade que nos cerca e dar sentido a vida, nos afinando principalmente a algo que nos traga fortes emoções. Prova disto são as crenças e mitos. Quase todas as pessoas (quase todos mesmo) estão de alguma forma ligados a mitos e crenças, sendo ativadas do berço ou não. Algumas delas beirando o ridículo dentro de um mundo já bem desdobrado como o nosso. Mas lá estão elas. Algumas até milenares. E o game talvez seja uma das manisfestações deste atrelamento a algo. Quando eu jogo, mágoas, rancores, algumas provas :lol: , pressões e qualquer mal-estar some. Me desligo do mundo e me recupero. Me sinto melhor, mais capaz, mais perspicaz, perfeccionista. Alguns talvez até sintam-se super-poderosos. Não é o que os jogadores de morphs vivem a contar e buscar ao fim as contas?
As experiencias acima só não valeram em uma fase em que encarei a depressão, salvo isto, desde meu Atari 2600 lá estão elas. Para depressão, só sua própria abstração já que ela altera os mesmos hormônais e seus níveis descarregados na veia.

Uma outra forma de entender este sentimento, seria comparando ao da mulher pelos homens maus. Embora digam que não, mulheres levam fama de gostar dos sacanas por que eles despertam fortes emoções nelas e não a lenga-lenga. Buscam e se prendem a este desafio de forma inconciente.
E games, será que as emoções também são fortes?
Alguém aí já pulou da cadeira e gritou jogando Doom 3 com um 5.1 real, sozinho e no escuro? Fez alguém pular só do grito? Ficou travado para dar três passos e abrir uma porta? Chorou com Shemmue ou Final Fantasy? Ou até algum que foge ao comum? Vibrou controlando um force feedback em TDU, GTR2 & Cia ou suou para vencer um campeonato? E a raiva, duvidam que alguém ai ja arremessou o monitor? :slap:

E o poder, ambição e idéia de que é melhor que os outros através dos games, será que rola? Mundo afora quase todos tentam de alguma forma sutil ou não estar ou mostrar-se acima dos outros. É a natureza fétida e destrutiva que temos. Mas também que provoca a evolução. No mundo gamer, por exemplo, tem gente com paranóia de hardware. A prova é que muitos tem em suas casas algum que rode tudo ultra high, mas tá lá querendo a top top, parecendo até que vai fazer uma viagem ao futuro (Michael J. Foxes). Tem gente que diz que não tem hardware aceitável para certos jogos, por que não colocam 8xaa e 16an com ultra resoluções a 60fps e mesmo assim, tem rebanho para seguí-los. Se auto-afirmam gamers verdadeiros, mas algumas destas ovelhas nem mesmo sabem o que seus hards fazem. Os outros fora desta condição são considerados por eles como falsos ou inferiores....:rolleyes:. Seria aí análogo a aqueles que julgam os outros com complexo de serem o Deus?
O mesmo tipo de coisa ocorre na política, no mundo dos autos, no metal, na música inter-estilos, nas crenças e dezenas de outras hipóteses. O que será que acontece quando se dar poder a quem não sabe o que fazer com ele? Os games teriam a capacidade de prever profissionais inaquedados?

Diante disto tudo, me pergunto se caso eu não tivesse o mundo dos games ao meu alcance e conhecimento, posso dizer que não me envolveria em alguma outra forma de escape, fascínio pelo sobrenatural, ficcitício, que não os games? Ou até dependências químicas?
Me pergunto se meu vício, escape, diversor ou qualquer outra coisa é mesmo mais saudável que outros aí fora. Me pergunto se somos melhores que aquele maluco que gasta o preço de um carro em um carro, para mostrar aos outros e viver o efeito placebo que é muito almejado, por causa de atribuições grupais (ou seriam tribais? :shoot2: ). Me pergunto se isto ocorre porque gostamos ou porque no fundo, buscamos encarecidamente formas de sermos estimados ou enquadrados e aceitos. Me pergunto, até que ponto os games poderiam ser gradualmente apresentados e substituidos contra vícios crueis.

E aí? Alguém aí tem outras formas de explicar e associar os sentimentos que este mundo gamer nos provoca? Sentem ou vêem o que vejo? Como é que vocês descrevem este mundo em suas cabeças? :fun:

Abraço a todos.
 
Depende do jogo. É muito difícil 'entrar' neles. O ultimo que eu realmente 'entrei', desde FF8(esse marcou), foi o STALKER. No pc acho mais difícil 'entrar' que nos consoles. Como disse antes, depende do jogo. Jogos de corrida em geral por exemplo, ao fazer -aquela- curva eu sempre me inclino na cadeira :p É bom sim 'entrar' pois dá mais diversão.
Uma coisa que tenho notado é a falta que isso anda fazendo. Antigamente os jogos tinham mais 'mundo', objetivos, histórias. Não tínhamos gráficos, mas tínhamos jogos. Atualmente as pessoas usam jogos pra testar suas máquinas, e eles são feitos pra isso, não para serem jogados. Me pergunto quando teremos o um próximo Final Fantasy verdadeiro ou um MGS(não joguei o 4 ainda) digno dos anteriores. Acho que uma das maiores contribuições(top3) para o mundo gamer foram os emuladores dos consoles antigos.
 
ums do que eu entrei foi crysis, principalmente na hora que a gente joga com o tanque, sai dele e sai no meio da guerra, essa parte foi muito real!
 
Rainbow six vegas 2 sim..
CSS também.

Trackmania também aesuihasiuesahe :D
 
"Não, jogo e gosto, mas não confundo as coisas"

Isso ai... não fico paranóico... mas se bem que tem o WOW, que as vezes eu me estresso no pvp... hahaahha
 
Sim, esqueço tudo e sinto como se estivesse lá.

Simmmmmmmm ( se for de carro então, aff, se for TDU então aff²²²² ), as vezes estou tão "in-game":wacko::cool: que solto uns grunidos auehuahe, e chuto as coisas tb, não mais de uma vez biquei o estabilizador em baixo da mesa e desliguei tudo!!:lol::lol::lol:
 
faz tempo q nao jogo um jogo q eu va durmi pensando como vai ser a proxima fase =\
esses sim eu entrava dentro :)
 
Assassins Creed ... o jogo me fascina e sei la, as vezes me imagino na pele do Altair ... mto massa *-*
 
dificil, o unico game q realmete me deixou bem "ligado" a tal forma, foi HL2, HL2 EP2 e BF2 algumas vezes
 
Um jogo bem feito é natural o jogador "encarnar" o personagem, não digo sair fantasiado dele por ai com uns b@b@c@s chamados Cosplayers fazem, mas ao jogarem fazerem com que seus atos e ações no jogo ganhem influencia do personagem e hambiente.
E é isso que falta em muitos jogos hoje em dia, atmosfera envolvente em conjunto com a história.
 
Há muito que os jogos não me causam fascínio e imersão. Desde o Mega Drive, mais precisamente.
 
Eu geralmente consigo me concentrar somente no jogo, em alguns casos fico triste com o acontecimento e tal, mas não tenho problema nenhum em separar as coisas, é como ver um filme emocionante, é só na hora.

Como não tinha uma opção meio termo entre a primeira e a segunda, votei na primeira:)
 
"Não, jogo e gosto, mas não confundo as coisas"

Isso ai... não fico paranóico... mas se bem que tem o WOW, que as vezes eu me estresso no pvp... hahaahha [2]

Nos últimos jogos, o WoW é o que mais me desligou, não completamente, deixar de fazer as minhas coisas, mais quando eu sento na frente do PC, eu esqueco do resto, mais não tenho problema em voltar para a realidade :)

Myth7e falou tudo, antigamente jogavamos por diversão, hoje tá mais para testar as máquinas e vender cada vez mais :huh: :huh:
 
"Sim, esqueço tudo e sinto como se estivesse lá."

Eu não jogo pra simplesmente gastar meu precioso tempo, eu jogo porque gosto e pronto.
Altas emoções nas séries Prince of Persia, Fallout, Doom, Diablo entre outras, e outros jogos como Fable... :)

Eu jogo MUITAS horas seguidas quando possível, enquanto eu tiver tempo livre eu não canso, e apesar de "mergulhar" dentro dos jogos, eu não esqueço da vida nem confundo ela com o mundo virtual :)
 
"Não, jogo e gosto, mas não confundo as coisas"
Eu jogo mas sei diferenciar, só as vezes que tem um roubozinho ou um cheater que dá uma raiva, mas é bem raro asuhhuashuashuasuhashu
 
grim fandango, nossa esse sim foi um jogao,kotor(virei umas 4x, sempre começava querendo ser dumal mas acabava o jogo sempre bonzinho uashuash), fable, diablo 2, esses jogos eu "entrei" pra dentro mesmo

agora o resto, tem mt jogo q eh legal no começo mas acabo virando por obrigacao, lost planet, cod 4, crysis, lost planet ficar mirando na bunda de akryd o jogo todo afffff
ah, portal tbm eh um bom jogo, envolve mtttttt mais do q aqueles com "grafico" fodao e jogabilidade tipica, mas cansa um poco hehe
e max payne, pqp q historia, esse dava prazer em mata os *** e se sentir na pele do max hehe
 
Eu geralmente consigo me concentrar somente no jogo, em alguns casos fico triste com o acontecimento e tal, mas não tenho problema nenhum em separar as coisas, é como ver um filme emocionante, é só na hora.

Como não tinha uma opção meio termo entre a primeira e a segunda, votei na primeira:)

Agora me recordo que já me senti assim nos Final Fantasy. Especialmente o XII, quando me envolvi com a história. Achei-a excepcional e tal. E a menina era cativante, hehehe.
 
Algumas raras vezes já vivenciei uma imersão total em um game . No geral é "Não, jogo e gosto, mas não confundo as coisas"
Uma vez quando aconteceu isso foi jogando Race07 (tava apreendendo a jogar com volante :p) e a cada volta ia diminuindo a distancia, tirando milésimos de segundo do adversário, até ultrapassar.
 
Doom³ sem duvidas foi o jogo que me deixou muito "louco"
Faz algum tempo que joguei, e sempre relembro de cenas e momentos vividos no jogo, os sustos, coração acelerado e os sons envolventes dele me deixaram muitas lembranças.
Shenmue é outro que marcou bastante minha jornada, até hoje digo "see you later" e "i see" para um colega que me acompanhava nas horas de jogatina.

Cod4 tambem é muito bom nesse quesito. Acredito que a competição existe em tudo e está em todos, afinal quem nunca ficou besta de felicidade ao conseguir uma vitoria contra aquele amigo que vinha lhe provocando à alguns dias....

Acredito que pra quem gosta mesmo não existe isso de "confundir as coisas" se o jogo é bom o gamer fica imerso nele, e sente as emoções como se estivesse vivendo tudo aquilo, ao menos isso acontece comigo. Pra min esses joguinhos (como muitos tratam e se referem) fazem parte da minha vida e me ajudam a esquecer problemas, animar um pouco o fim de semana e as vezes até funcionam como forma de aprendizado.
Tenho certeza de que independentemente do rumo que os games tomarem, eu sempre serei um grande admirador, e apreciador desta verdadeira arte!
 
Jogando TF2 de spy e dar de cara com um crit de soldier me dá uma raiva infernal, dá vontade de quebrar o teclado no monitor.
 
os jogos que mais me viciaram, e me deram uma sensação mto boa por estar jogando foi a série medal of honor, desde o primeiro que joguei para ps1, ateh o ultimo...
entre respirar, e jogar medal of honor, nao havia mais tanta diferença...
sendo que eu viajava mais, nos mapas de sniper do allied assault.
 
nao consigo entrar pq o monitor é pequeno

+ qnd eu tiver um 22 por ae eu tento dar um pulo dentro dele
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo