O nome "USP" no currículo vale se mudar sozinho para São paulo?

Devo ir para São Paulo?


  • Total de votos
    22

Guilherme de Brito Santos

Well-Known Member
Registrado
Boa noite/tarde/dia dependendo de quando você ver. Então, vou tentar ser bem direto para não ocupar muito seu tempo.

Estou terminando o 3° Ano e fiz o Enem esse ano. Aparentemente com a minha quantidade de acertos poderia com uma folga entrar no curso de Direito na USP de São Paulo, algo que seria um sonho pra mim (sempre sonhei com estudar lá) e para minha família que acredito que ficaria feliz com a entrada. A questão é, vale a pena me mudar do interior do estado do Mato Grosso para a grande São paulo e morar sozinho longe de toda a minha família e pessoas que conheço somente pelo nome "usp" no meu currículo? Por que, aqui perto de onde eu moro, na capital Cuiabá, têm uma faculdade federal a "ufmt", que é até bem reconhecida aqui, e, estudando nela seria melhor pra visitar minha família... Agora me encontro nesse dilema infinito... O que é mais importante? Devo pensar a longo ou curto prazo? O que vocês acham? O que fariam?

Desde já agradeço pela ajuda. Abraço! Se possível deem sua opinião na VOTAÇÃO acima.
 
Última edição:
Bom, não sei nada de direito nem o quanto o nome USP pesa na área, mas...

Foda-se a família. Pense no seu futuro, não em ficar longe de mamãe ou como mamãe vai se sentir com você longe. Você precisa pensar na tua carreira.

Se USP fosse bem melhor pro currículo que a federal aí da tua terra, eu iria sem pensar duas vezes.
 
Sendo bem sincero Direito é um curso que se vc for advogar o currículo não vai fazer tanta diferença.
Agora se quiser uma vida acadêmica, ser um mestre, escritor e afins com toda certeza que a USP vai ser um grande diferencial.
Qual seria seu objetivo?
 
cara, não vai fazer diferença no currículo informar se vc se formou pela USP ou UFMT.... analisa qual delas é melhor e vai...
 
Não faz diferença, direito pode formar até na uniesquina.. passando na OAB é o que vale.
 
Eu iria...
 
Tem que ver se o curso que escolheu da pra seguir carreira como funcionário de empresa, pois será o único lugar que podem se importar com nome de Universidade. Tanto pra concurso público quanto montar seu escritório isso será irrelevante.

Mas mesmo assim eu iria, pois é uma boa experiência morar longe e estudar em um lugar diferente, com pessoas diferentes. Isso sim fará diferença na sua vida, irá ampliar sua zona de conforto.

Tem que acabar com esse mito de que currículo ou nome de universidade importam, o que importa mesmo é o que você aprender, souber fazer e os contatos que conhecerá neste curso. E morar longe é um grande aprendizado.
 
Se for só pra OAB > UFTM
Se for pra carreira acadêmica/intercâmbio pra Coimbra e os carai > USP San Fran

Dica de quem fez USP ;)
 
Então, eu penso em seguir vida acadêmica e no futuro talvez ministrar aulas. Ai nesse caso, seria melhor a usp então né?

Obrigado a todos pelos comentários.
 
Fiz exatamente o caminho inverso que vc.

Sai do interior de SP pra fazer Agronomia na UFMT em Cuiabá e foi a melhor decisao que tomei. Cresci muito morando longe de casa e consegui voltar pra São Paulo e arrumar emprego 4 meses depois de formado.

Se fosse vc iria pra USP. Tenho um vizinho que fez Direito no Largo de São Francisco e está trabalhando em Londres (meu sonho).
 
Eu iria, só pelo fato de sair da zona de conforto, e ficar independente eu diria, na USP você pode vim a conhecer gente que vai ser "poderosa" ou que conhece gente "poderosa", seu networking lá pode ser forte e útil, e sim USP no currículo pesa bastante, ainda mais pra iniciar carreira fazendo estágio, e fora que acredito que na USP tenha muito mais oportunidade de extensão e cursos do que na UFMT.

Outra coisa, a galera tá falando que USP é pra vida acadêmica e UFMT se quiser trabalhar de advogado ou sei lá, só que não se esqueça, que não tem como saber o futuro, na USP pelo menos você pode seguir advocacia ou vida acadêmica.
 
Eu iria, só pelo fato de sair da zona de conforto, e ficar independente eu diria, na USP você pode vim a conhecer gente que vai ser "poderosa" ou que conhece gente "poderosa", seu networking lá pode ser forte e útil, e sim USP no currículo pesa bastante, ainda mais pra iniciar carreira fazendo estágio, e fora que acredito que na USP tenha muito mais oportunidade de extensão e cursos do que na UFMT.

Outra coisa, a galera tá falando que USP é pra vida acadêmica e UFMT se quiser trabalhar de advogado ou sei lá, só que não se esqueça, que não tem como saber o futuro, na USP pelo menos você pode seguir advocacia ou vida acadêmica.
Obrigado pelo comentário. Eu realmente gosto da possibilidade de estudar na USP o complicado é a localização e a questão do excesso de pessoas nos meios de transporte em horários de pique, mas acredito que vale a pena.
 
Se você irá ter que arcar com moradia,alimentação,transporte em ambas ,optaria pela USP .Único ponto negativo é a violência,falta de segurança e custo de vida elevado de SP.Como você mandou bem no ENEM ,pesquisaria outras capitais com cursos do mesmo nível. Opções interessantes são a UFPR(Moro saiu de lá),UFSC e UFRGS.E vale sim ir atrás das melhores escolas,o Exame da OAB cobra o mínimo de conhecimento jurídico,tendo as faculdades públicas os maiores percentuais de aprovados via de regra.Esse detalhe já demostra que o ensino é mais forte,fora o network e oportunidades acadêmicas(mestrado,doutorado).Boa sorte na escolha .
 
violência,falta de segurança
A violência/falta de segurança da Região de Cuiabá-MT é beeem pior que em São Paulo/Grande São-Paulo.

Imagino que o autor do tópico more em Várzea Grande - MT, caso eu esteja certo a mudança pra São Paulo é uma boa ideia.

Conheço muito bem Várzea Grande/Cuiabá, nasci em VG e morei lá por 10 anos, e recomendo sair o quanto antes.
 
A violência/falta de segurança da Região de Cuiabá-MT é beeem pior que em São Paulo/Grande São-Paulo.

Imagino que o autor do tópico more em Várzea Grande - MT, caso eu esteja certo a mudança pra São Paulo é uma boa ideia.

Conheço muito bem Várzea Grande/Cuiabá, nasci em VG e morei lá por 10 anos, e recomendo sair o quanto antes.

Realmente essa regiao nao é pra principiantes.

A sensaçao de segurança em SP vai ser maior do que no MT.
 
A elite intelectual do Brasil está na USP, ela foi criada e desenhada para esse fim.

Ali você entrará em contato com o mais alto nível de pensamento científico do país, e um dos maiores da América Latina.

Portanto vai muito, muito além de nome no curriculo.
 
Boa noite/tarde/dia dependendo de quando você ver. Então, vou tentar ser bem direto para não ocupar muito seu tempo.

Estou terminando o 3° Ano e fiz o Enem esse ano. Aparentemente com a minha quantidade de acertos poderia com uma folga entrar no curso de Direito na USP de São Paulo, algo que seria um sonho pra mim (sempre sonhei com estudar lá) e para minha família que acredito que ficaria feliz com a entrada. A questão é, vale a pena me mudar do interior do estado do Mato Grosso para a grande São paulo e morar sozinho longe de toda a minha família e pessoas que conheço somente pelo nome "usp" no meu currículo? Por que, aqui perto de onde eu moro, na capital Cuiabá, têm uma faculdade federal a "ufmt", que é até bem reconhecida aqui, e, estudando nela seria melhor pra visitar minha família... Agora me encontro nesse dilema infinito... O que é mais importante? Devo pensar a longo ou curto prazo? O que vocês acham? O que fariam?

Desde já agradeço pela ajuda. Abraço!

1- Grana é curta ou sua família é abastada e pagaria de boa? Pergunto porque o custo de vida em São Paulo é muito mais caro do que Mato Grosso

2- Tem uma federal ae perto onde você mora então dê preferência pra ela, vai te poupar grana, tempo e não vai fazer diferença no Currículo se você passar na OAB de primeira, é isso que importa.

3- Qual área do Direito você quer?

4- Quais são seus planos a médio e longo prazo? Quer prestar concurso e viver no Brasil ou quer ir morar/trabalhar em outro país? Se quiser morar/trabalhar fora direito Internacional abriria suas portas

5- seja lá o que você decidir, foque nos estudos e fique longe de boteco/balada.
 
Sabe para o quê vale? Você vai sair na frente do cara que vai sair lá de Minas Gerais ou Rio Grande do Sul e dar a cara a tapa tentando fazer a vida em SP, mas só isso, se for incompetente não vai sair do lugar.
 
1- Grana é curta ou sua família é abastada e pagaria de boa? Pergunto porque o custo de vida em São Paulo é muito mais caro do que Mato Grosso

2- Tem uma federal ae perto onde você mora então dê preferência pra ela, vai te poupar grana, tempo e não vai fazer diferença no Currículo se você passar na OAB de primeira, é isso que importa.

3- Qual área do Direito você quer?

4- Quais são seus planos a médio e longo prazo? Quer prestar concurso e viver no Brasil ou quer ir morar/trabalhar em outro país? Se quiser morar/trabalhar fora direito Internacional abriria suas portas

5- seja lá o que você decidir, foque nos estudos e fique longe de boteco/balada.
1- Minha família tem condições para me manter.
3- Não sei ainda, acho que durante o curso que você descobre isso né? (pelo menos é o que o pessoal fala), mas acredito, que talvez ministraria aulas, gosto da ideia de ser professor.
4- Viver no Brasil, talvez prestar para ser professor como disse.
5- kkkkk bl
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sabe para o quê vale? Você vai sair na frente do cara que vai sair lá de Minas Gerais ou Rio Grande do Sul e dar a cara a tapa tentando fazer a vida em SP, mas só isso, se for incompetente não vai sair do lugar.
Entendo. Claro, sempre vai da dedicação do cara.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim. Estou no último ano de direito e sem dúvidas o nome da USP pesa DEMAIS no currículo! Eu iria.
Obrigado pelo seu comentário, agregou muito, ainda mais pela propriedade sendo você da área.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah brother,eu colocaria na lista a UNB ,pois Brasília tem muitos escritórios grandes de advocacia ,idem muitas vagas pra concurso público .
Então amigo, entendo, a unb é o centro desse âmbito né. A questão é que os pesos da UNB são meio doentes e minha nota desce lá, então tive que tirar da cogitação.
 
Minha impressão é quanto mais o tempo passa, mais o nome da faculdade perde força.

IMHO: Normalmente é mais atrativo uma pessoa que se formou numa faculdade mediana e depois fez pós e um mestrado, do que alguém que só tem graduação na melhor faculdade do país.

Tenho participado de alguns eventos, que reúne profissionais de diversas empresas, e tem-se a impressão de que os pedigrees de currículo importam cada vez menos, e a forma de pensar e de resolver problemas das profissionais importam cada vez mais. Nisso me refiro a áreas mais de tecnologia, gestão e financeiras.

O direito talvez por ser uma área mais "quadrada" ao meu ver, pode ser diferente e o nome da instituição importe mais. Só alguém que trabalhe na área pra dizer com mais propriedade.

Mas enfim, sobre a cidade em si. Eu não moraria numa cidade como São Paulo ou Rio por opção, principalmente por dificuldades de transporte e de segurança. Leve também essas questões em consideração, analise onde você vai morar, quanto vai gastar e tudo mais.

O mais importante que você deve saber é que ninguém pode tomar essa decisão por você. Nem os colegas do fórum, nem sua família, faça o que fizer por escolha sua, faça o possível pra não se deixar levar pelos outros, ou vai se arrepender no futuro. Só você sabe da sua situação de vida e do que você realmente quer para futuro. Não escolha a USP apenas porque talvez fique bonito no currículo, se é o seu sonho, deve ter outras razões, escolha por benefícios que virão com certeza e não talvez.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo