O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

Bom, sou mais um que vai entrar no processo de retirada de cidadania. Estou organizando toda a documentação para tirar a alemã. Estou terminando meu doutorado aqui no Brasil, se nada der certo (um biólogo doutor só vive bem mesmo sendo professor de faculdade por aqui), vou me aventurar na Europa, sei que contratam bastante quem trabalha com gestão de dados, principalmente a Alemanha que, de forma geral, tem trabalhado bem na questão ambiental. Enquanto vou terminando essa pós vou mexendo nesses docs. Qualquer coisa venho aqui no tópico em busca de sabedoria :D
Perguntinha chata, porem essencial:
Voce SABE se o seu caso para recuperacao de cidadania alema passa pelos criterios alemaes?

Digo isso pq por muito tempo eu acreditei que eu poderia tirar cidadania alema: meus quatro avos sabiam falar alemao, todos com sobrenome alemao e eu sabia que os antepassados deles haviam vindo da "Alemanha".
Qndo fui realmente mexer nos documentos e montar arvore genealogica, constatei o triste fato que na verdade nenhum deles veio da Alemanha, mas sim dos principados/monarquias que existiram ANTES da Alemanha como estado unificado.
E a Alemanha atual soh concede cidadania aos descendentes de alemaes do estado unificado.
E mesmo estes tinham/tem muitas regras para manterem a sua cidadania ativa e valida. Exemplo: um alemao que passe 10 anos morando fora da Alemanha e nao retorne a Alemanha ou ao menos nao va ao consulado alemao "reciclar" a sua cidadania, automaticamente perde a cidadania. Essa ultima regra elimina 90% dos descendentes de alemaes no Sul do Brasil que chegaram ao pais no seculo XIX: a embaixada mais proxima era em Sao Paulo, e um colono alemao nao iria gastar seu suado dinheiro indo pra Sao Paulo para "reciclar" cidadania.

Minha sorte eh ter uma ta-ta-taravo que veio de Luxemburgo e esse mesmo pais ter criado uma lei para "re-nacionalizar" antigos colonos. Tirei meu passaporte vermelho por causa dela :wub:
 
Os avós da minha mãe vieram do Império Austro-húngaro entre 1905-1910 e etnicamente se identificavam como poloneses. O país original não existe mais e o estado sucessor só reconhece cidadania para nascidos após sua constituição oficial, em 1922.

Aqui infelizmente descobri que estou nessa situação também. Império Austro-húngaro e um território que mais tarde viria a ser a Rússia. Engraçado que depois, o meu triavô foi até condecorado pela Polônia pelos serviços prestados à comunidade polonesa aqui no Brasil.
 
É legal saber que a galera tem umas nacionalidades diferentes das "padrões", eu por exemplo sempre achei que meu vô era italiano e só agora pouco que eu fui descobrir que ele nasceu na Iugoslávia (hoje é Croácia), fugiu para um abrigo de judeus na Itália e depois veio para o Brasil!
E o lado bom é q descobri q tenho direito a cidadania croata, que leva bem menos tempo que a italiana, me falaram que em até 3 meses sai, mas agora como não tenho interesse em ir morar fora e nem grana, vou aguardar.
 
Isso que fode a questão de cidadania Europeia. Essa merda de Iugoslavia e Império Austro-Hungaro.

Por parte da minha avó é o mesmo caso. Eu tenho todos os documentos dela, inclusive o passaporte. Passaporte esse que é austríaco, inclusive.

Mas aí fui pesquisar mais a fundo e descobri que a cidade onde ela nasceu, Grobišče, hoje é Eslovênia. Aí caga tudo.

Graças a Deus deu pra tirar por parte do italiano.

Merda de Europa com esse monte de guerra e fronteira que mudava toda semana.
 
Perguntinha chata, porem essencial:
Voce SABE se o seu caso para recuperacao de cidadania alema passa pelos criterios alemaes?

Digo isso pq por muito tempo eu acreditei que eu poderia tirar cidadania alema: meus quatro avos sabiam falar alemao, todos com sobrenome alemao e eu sabia que os antepassados deles haviam vindo da "Alemanha".
Qndo fui realmente mexer nos documentos e montar arvore genealogica, constatei o triste fato que na verdade nenhum deles veio da Alemanha, mas sim dos principados/monarquias que existiram ANTES da Alemanha como estado unificado.
E a Alemanha atual soh concede cidadania aos descendentes de alemaes do estado unificado.
E mesmo estes tinham/tem muitas regras para manterem a sua cidadania ativa e valida. Exemplo: um alemao que passe 10 anos morando fora da Alemanha e nao retorne a Alemanha ou ao menos nao va ao consulado alemao "reciclar" a sua cidadania, automaticamente perde a cidadania. Essa ultima regra elimina 90% dos descendentes de alemaes no Sul do Brasil que chegaram ao pais no seculo XIX: a embaixada mais proxima era em Sao Paulo, e um colono alemao nao iria gastar seu suado dinheiro indo pra Sao Paulo para "reciclar" cidadania.

Minha sorte eh ter uma ta-ta-taravo que veio de Luxemburgo e esse mesmo pais ter criado uma lei para "re-nacionalizar" antigos colonos. Tirei meu passaporte vermelho por causa dela :wub:
Pois é, sei que muitos países "dificultam" a retirada da cidadania, principalmente a alemã, envolvida em tantas guerras e questões políticas. Eu estou levantando todos os documentos até agora, ainda não tenho certeza se poderei ou não. Quando tiver uma noticia atualizo aqui.
 
Uma professora da minha primeira graduação também perdeu a cidadania por essa situação. A cidade da família dela era na Itália e passou para a França depois da 2a Guerra.
 
Completando 2 meses em Barcelona e não poderia estar mais satisfeito.

Como havia dito, meu plano inicial seria voltar para Londres, porém a oportunidade apareceu aqui e resolvi encarar.

O nível de profissionalismo da empresa tem sido uma surpresa positiva, visão clara do futuro e uma equipa bem empenhada em construí-lo.

Para mim também tem sido fascinante, trabalho com um stack que gosto muito, mas não domino.. estou tendo oportunidade de aprender formas diferentes de trabalhar e gostando muito.

Agora a melhor parte: o custo de vida daqui é muito barato comparado à Londres e o que sobra no fim do mês, pelo menos para mim, tem sido MUITO melhor que em Londres. Sem contar a cidade que é muito bonita, pequena(dá pra fazer tudo a pé ou de bike) e o clima não tão frio(para mim continua sendo frio, mas são raros os dias que faz menos que 10 graus).

Enfim, tenho gostado bastante!
 
Completando 2 meses em Barcelona e não poderia estar mais satisfeito.

Como havia dito, meu plano inicial seria voltar para Londres, porém a oportunidade apareceu aqui e resolvi encarar.

O nível de profissionalismo da empresa tem sido uma surpresa positiva, visão clara do futuro e uma equipa bem empenhada em construí-lo.

Para mim também tem sido fascinante, trabalho com um stack que gosto muito, mas não domino.. estou tendo oportunidade de aprender formas diferentes de trabalhar e gostando muito.

Agora a melhor parte: o custo de vida daqui é muito barato comparado à Londres e o que sobra no fim do mês, pelo menos para mim, tem sido MUITO melhor que em Londres. Sem contar a cidade que é muito bonita, pequena(dá pra fazer tudo a pé ou de bike) e o clima não tão frio(para mim continua sendo frio, mas são raros os dias que faz menos que 10 graus).

Enfim, tenho gostado bastante!
Que bom que está curtindo! Adorei Barcelona e queria voltar um dia, deixei de fazer algumas coisas quando fui visitar (e estava frio tipo agora, haha).
 
Alguém já pensou em fazer medicina na Argentina?

Sabe como é ? Parece ser mais em conta.
 
Alguém já pensou em fazer medicina na Argentina?

Sabe como é ? Parece ser mais em conta.

Posso responder apenas baseado no que ouvi de amigos (terceiros).

Bom, medicina na Argentina é mais barato que no Brasil sim. Porém não é tão fácil de entrar e, pior ainda, de terminar o curso.
ME DISSERAM, que ainda há preconceito com estudantes internacionais e mesmo professores tentam fazer você reprovar.

Tenho um colega que começou na Argentina e "transferiu" para o Paraguai. No fim das contas - ele disse - iria "suar" bem menos para forma, pagar bem menos (custa algo em torno de R$2.000,00 contando moradia) e teria o mesmo "diploma" internacional e teria que sofrer no revalida.

Enfim, dê um olhada de fazer no PY.
 
Completando 2 meses em Barcelona e não poderia estar mais satisfeito.

Como havia dito, meu plano inicial seria voltar para Londres, porém a oportunidade apareceu aqui e resolvi encarar.

O nível de profissionalismo da empresa tem sido uma surpresa positiva, visão clara do futuro e uma equipa bem empenhada em construí-lo.

Para mim também tem sido fascinante, trabalho com um stack que gosto muito, mas não domino.. estou tendo oportunidade de aprender formas diferentes de trabalhar e gostando muito.

Agora a melhor parte: o custo de vida daqui é muito barato comparado à Londres e o que sobra no fim do mês, pelo menos para mim, tem sido MUITO melhor que em Londres. Sem contar a cidade que é muito bonita, pequena(dá pra fazer tudo a pé ou de bike) e o clima não tão frio(para mim continua sendo frio, mas são raros os dias que faz menos que 10 graus).

Enfim, tenho gostado bastante!
Barcelona eh simplesmente sensacional, cidade linda e apaixonante, morei por 2 anos ai para concluir minha cidadania espanhola, vale muito a pena.
 
Alguém já pensou em fazer medicina na Argentina?

Sabe como é ? Parece ser mais em conta.

Nunca ouvi falar. Eu já conheci quem fez no Paraguai, dizem que é mais barato.
 
vocês que moram na Europa, como os nativos tratam vocês? tem um certo preconceito? já passaram por alguma situação de xenofobia?

estava dando uma pesquisada e vi alguns movimentos contra pessoas do oriente médio e africanos, esses ae acho que são os que mais se fodem.
 
vocês que moram na Europa, como os nativos tratam vocês? tem um certo preconceito? já passaram por alguma situação de xenofobia?

estava dando uma pesquisada e vi alguns movimentos contra pessoas do oriente médio e africanos, esses ae acho que são os que mais se fodem.
Na minha experiência, brasileiro é muito bem visto e bem recebido. Galera acha muito legal quando falo que sou BR. Poderia ser porque tenho cara de alemão, como já me falaram mais de uma vez, mas minha esposa, apesar de não ser negra, é mais escura e tem o mesmo tratamento.

Com árabe o buraco é muito mais embaixo porque envolve a questão de refugiados e religião.
 
vocês que moram na Europa, como os nativos tratam vocês? tem um certo preconceito? já passaram por alguma situação de xenofobia?

estava dando uma pesquisada e vi alguns movimentos contra pessoas do oriente médio e africanos, esses ae acho que são os que mais se fodem.

Não tem comparação por diversos fatores. Já viu algum brasileiro fazendo atentado terrorista lá ou tentar impor alguma coisa sobre a cultura local?

Nem falo da questão geopolítica. Os casos que acontecem, na maioria das vezes, são de próprios brasileiros que residem no mesmo local contra outros.. já ouvi falar de algo assim em Portugal e na Irlanda. A verdade é que cada país também tem sua particularidade, a Europa é muito diversa.
 
vocês que moram na Europa, como os nativos tratam vocês? tem um certo preconceito? já passaram por alguma situação de xenofobia?

estava dando uma pesquisada e vi alguns movimentos contra pessoas do oriente médio e africanos, esses ae acho que são os que mais se fodem.

Não moro na Europa, mas em Portugal e aqui brasileiro sofre muita xenofobia, no geral de pessoas mais velhas, mas é algo daqui mesmo. Em outros países você falar que é brasileiro você é bem visto como um povo alegre, do futebol e das mulheres gostosas na praia hehe
 
vocês que moram na Europa, como os nativos tratam vocês? tem um certo preconceito? já passaram por alguma situação de xenofobia?

estava dando uma pesquisada e vi alguns movimentos contra pessoas do oriente médio e africanos, esses ae acho que são os que mais se fodem.
Basicamente o que o @Zxf95 falou. Nunca sofri nenhum tipo de preconceito ou xenofobia. E o pessoal acha legal que eu sou BR, eu levo docinhos e outras coisas BRs pro pessoal do trabalho comer. Tratamento igual vindo tanto dos alemães quanto dos britânicos.
Esses dias levei nossos vizinhos pra comer coxinha, eles adoraram e preparei uma feijoada e eles trouxeram uma sobremesa inglesa. Eles amaram e feijoada pediram até pra levar um pouco pra casa.
 
Em outros países você falar que é brasileiro você é bem visto como um povo alegre, do futebol e das mulheres gostosas na praia hehe

O que em partes acaba sendo ruim esse esteriótipo de "alegre" no sentido de gostar muito de festa e carnaval, principalmente pra quem não é assim, mas não dá pra culpá-los, é a visão que exportamos.
 
Barcelona eh simplesmente sensacional, cidade linda e apaixonante, morei por 2 anos ai para concluir minha cidadania espanhola, vale muito a pena.

Cara, estou de olho pra ver se consigo fazer a minha. Aguardando a alteração na lei de cidadania para netos/bisnetos de espanhóis, que até uns anos atrás permitia que netos conseguissem de maneira mais fácil.
Minha família inteira, ninguém fez a cidadania, que raiva... meu bisavô era espanhol. Só temos todos os docs pq um primo da minha mãe foi o único que fez a cidadania há uns 20 anos atrás e meteu o pé, mora em Londres desde aquela época.
Estou pensando em contratar uma consultoria para ver meu caso, não sei se minha vó teria direito de pedir a cidadania dela, pra minha mãe poder pedir e em sequência, eu. Foda que deve sair uma nota esse trampo.
 
Contar um pouco da minha história de emigração aqui.
Fui expatriado no EUA por 2 anos, contrato acabou, empresa não quis renovar, sem dinheiro e sem vontade de fazer uma dívida monstruosa para estudar lá (pelas minhas contas pelo menos 150kUSD) e ainda correr o risco de emigração e de toda a loucura que está atualmente, decidi olhar para a Europa. Passei em um programa de MBA na Itália, consigo pagar do bolso sem nem ter que fazer dívidas e tenho a oportunidade de trabalhar por +5 anos após formano na Itália (salários +/- ~55kEUR) ou ir para outro país Europeu com salários mais altos (70-75kEUR+).
Sinceramente, depois de toda a minha pesquisa esse foi o melhor caminho que encontrei. MBA realmente é mais caro, porém um mestrado na faculdade que estou indo (lembrando, curso em inglês) sai por volta de 3-5kEUR por ano e tem a mesma oportunidade de trabalhar pós estudos.
Se conhecesse todo esse processo desde o início talvez teria focado em fazer um mestrado logo após minha graduação aqui no Brasil.
 
Última edição:
Alguém aqui emigrou após os 35 anos com filhos e tals?
 
meu caso. depois da ducha fria desencanei, Europa é um barril de pólvora, países como França (já falam em guerra civil) Alemanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Dinamarca, estão atolados de muçulmanos. Portugal se salva pela barreira da língua e por não ter colonizado países (que eram ou viraram) muçulmanos. Minha esposa pode virar médica odontológica em 6 meses em Portugal, mas o euro tá muuuuito caro

Nos EUA o visto EB5 que estava menos de 2 milhões de reais agora está 1 milhão de dólares. Estou procurando informações sobre o International Entrepreneur Parole Program e tb sobre a carreira de fonoaudiologia, que dizem que junto com TI, enfermagem e fisioterapia, já sai empregado
 
meu caso. depois da ducha fria desencanei, Europa é um barril de pólvora, países como França (já falam em guerra civil) Alemanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Dinamarca, estão atolados de muçulmanos. Portugal se salva pela barreira da língua e por não ter colonizado países (que eram ou viraram) muçulmanos. Minha esposa pode virar médica odontológica em 6 meses em Portugal, mas o euro tá muuuuito caro

Nos EUA o visto EB5 que estava menos de 2 milhões de reais agora está 1 milhão de dólares. Estou procurando informações sobre o International Entrepreneur Parole Program e tb sobre a carreira de fonoaudiologia, que dizem que junto com TI, enfermagem e fisioterapia, já sai empregado

Xenofobia e preconceito religioso e muito, mas muito feio.

Sei que o que eu vou escrever aqui nao vai alterar em nada tua opiniao, nem e minha intencao, mas sim quero ajudar os incautos que vao ler essa asneira que voce escreveu.

Sim,a quantidade de muculmanos e arabes na Europa aumentou, por razoes obvias. Eles sao esse demonio que voce e muitos outros pintam? Nao.

Dependendo do veiculo de midia que voce acessa, vao falar que todo muculmano vive num gueto cercado apenas pelos seus semelhantes e que nao quer nem aprender a lingua do pais pra onde se mudou.

Enquanto, na realidade, a galera ta trabalhando, estudando, aprendendo a lingua. Minha esposa ta ha meses fazendo aula de alemao e te digo que tirando um europeu ou outro, 90% das turmas que ela participou sao de arabes. Arabes que estao aprendendo alemao pra se estabelecer no pais.

Pre-pandemia, vivia indo em encontros de imigrantes. A maioria leste europeu, arabes, indianos. Todos sabiam se portar muito bem. Nenhum parecia um alienigena. Nenhum fazia comentario imbecil sobre mulheres ou coisas do tipo.

Fui pro Marrocos e andei a pe pela cidade inteira. Minha esposa estava junto. Tirando um assovio ou outro, zero assedio sexual. Minha esposa disse, inclusive, que no Brasil era bem pior.

Passei uma semana em Copenhague, que segundo voce ta atolada de muculmano, e nao vi esse atolamento nao. Muito pelo contrario, vi um pais onde ta todo mundo vivendo em paz com uma otima qualidade de vida.

Entao, cara, por favor. Antes de comentar esse tipo de besteira, visite os paises que estaoi sendo "invadidos" pelos muculmanos. Visite os paises do muculmanos. Converse com eles. Te garanto que a esmagadora maioria nao vai explodir.
 
O usuário que não merece ser mencionado fez basicamente um discurso de ódio.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo