O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

Interessante, porque eu tinha visto em algum lugar que tinha 80k de brasileiros na Alemanha
 
Esses números certamente são muito aquém da realidade. Eu mesmo vim pra Alemanha, mas não fiz saída definitiva, já que ainda tenho renda, movimentação financeira e pago tributos no BR.
bom, eles não detalham se é só quem concluiu "saída definitiva" ou não. E tem que lembrar que tem muita gente ilegal também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Interessante, porque eu tinha visto em algum lugar que tinha 80k de brasileiros na Alemanha
lembra onde?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda sobre o número de imigrantes Brasileiros na Europa:


Imigrantes brasileiros na Europa: quantos são?​

Descobrir quantos são os brasileiros que vivem em outro país não é tarefa fácil. A primeira razão é que todos os números serão sempre estimativas e não dados concretos.

Isto porque há dados oficiais sobre aqueles brasileiros que deixaram o país de maneira legal. Mas há também os brasileiros que se aventuraram errônea e ilegalmente, convencidos por um sonho de “facilidade” que, muitas vezes, se revela um pesadelo, como falaremos mais adiante. Estes, ninguém sabe ao certo quantos são.

Mais de 3,5 milhões pelo mundo​

Para descobrir o dado mais confiável do total de brasileiros no exterior, recorremos ao Itamaraty. De acordo com resposta obtida via e-mail do Departamento de Comunicação, são 3.580.250 brasileiros vivendo em outros países.

Destes, 987.788 vivem no continente europeu. De acordo com os dados fornecidos pelo Itamaraty, alguns países se destacam pela presença de brasileiros:

  • Reino Unido: 140 mil imigrantes brasileiros;
  • Espanha: 137,041 mil imigrantes brasileiros;
  • Portugal: 111,060 imigrantes brasileiros;
  • França: 110 mil imigrantes brasileiros;
  • Suíça: 102 mil imigrantes brasileiros;
  • Alemanha: 102 mil imigrantes brasileiros;
  • Itália: 85,786 mil imigrantes brasileiros;
  • Países Baixos: 75 mil imigrantes brasileiros.

“As estimativas do número de brasileiros no exterior feitas pelo Itamaraty buscam levar em conta vários fatores, como: dados oficiais fornecidos por autoridades migratórias locais; censos oficiais; número de eleitores registrados na jurisdição; número de matriculados nos consulados; sondagens junto à comunidade; solicitações de passaportes e outros documentos por brasileiros; movimento geral da repartição e de consulados itinerantes; dados disponíveis sobre saída do país e retorno de brasileiros; percentuais de redução de remessas; publicações da Organização Internacional para as Migrações (OIM); estudos da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE); trabalhos acadêmicos e artigos na imprensa”.
 
Última edição:
Lembrando que isso aí é um estatística e não um número absoluto e definitivo. Sempre vai existir uma margem de erro.
Eu, por exemplo, devo estar contado como morando no Brasil ainda: vim para a Alemanha como turista, por aqui fiz meu passaporte de Luxemburgo e me registrei em Berlin enqto tal. Nunca fui na embaixada brasileira, meu contrato de trabalho é como Luxemburguês.
Devo até estar inflando as estatísticas de desemprego no Brasil, já que pedi as contas e nunca mais pisei em empresa brasileira nenhuma hehehe
 
Última edição:
Lembrando que isso aí é um estatística e não um número absoluto e definitivo. Sempre vai existir uma margem de erro.
Eu, por exemplo, devo estar contado como morando no Brasil ainda: vim para a Alemanha como turista, por aqui fiz meu passaporte de Luxemburgo e me registrei em Berlin enqto tal. Nunca fui na embaixada brasileira, meu contrato de trabalho é como Luxemburguês.
Devo até estar inflando as estatísticas de desemprego no Brasil, já que pedi as contas e nunca mais pisei em empresa brasileira nenhuma hehehe
Sim, a própria embaixada diz que os números não são precisos, tem muitas variáveis.
 
Pra descontrair:

d2j1dtcjueq71.png
 
Seguinte, o papo é paraguay, o que tem de bom lá ? 240k é muita gente.
Sim, fiquei surpresa também, infelizmente não conheço ninguém por lá pra mandar muamba :okay:, quanto mais alguém que more e faça a vida lá pra comentar.:haha: Seria bacana saber mais dos atrativos do lugar
 
Sim, fiquei surpresa também, infelizmente não conheço ninguém por lá pra mandar muamba :okay:, quanto mais alguém que more e faça a vida lá pra comentar.:haha: Seria bacana saber mais dos atrativos do lugar

Muitos lugares pagam os funcionários em dolar :haha:
 
moeda do py e o guarani.. mas la o dolar (US) e muito usado.. por isso muitos lugares pagam os funcionários com $
ah tá, não sabia disso.
 
Deve ter muita gente que ta nessa conta do paraguai simplesmente por ter terra la... Mas mora mesmo no Brasil.
 
Pessoal, comecei a ventilar a ideia de sair do Brasil, até uns dois meses atrás quem me perguntava eu dizia que nem passava pela minha cabeça. Mas ultimamente é só decepção por aqui, não vou adentrar nisso, mas gostaria de algum norte pra procurar. Como comecei a pensar agora é um projeto pra daqui dois anos (mas se aparecer uma proposta mês que vem, arrisca eu ir :haha: )

Minha situação de educação e profissional são as seguintes.
- Sou formado em Engenharia Mecatrônica por uma universidade bastante conceituada aqui, já fiz um intercâmbio na Espanha, morei em Madri por alguns meses. Após isso trabalhei com manutenção industrial em uma fábrica por um ano e meio, sai de lá e estou trabalhando em um negócio próprio com outros sócios. Estou disposto a abrir mão da sociedade aqui, ou até mesmo levar um braço da empresa pra fora, caso seja possível.
- Idiomas, numa escala de 1 a 10, eu falo, além do PT-BR, inglês colocaria um 7,5 e espanhol uns 6,5. Eu estou disposto a estudar qualquer desses dois idiomas pra pegar algum certificado, caso seja necessário, nesse tempo de 2 anos dá pra desenrolar bem.
- Países que olhei, pela facilidade e clima, Portugal e Espanha, na Espanha eu fiquei apaixonada por Valência quando passei um tempo lá. Portugal não tenho ideia, conheço Porto apenas.
- Atualmente tenho conseguido uma boa renda com investimentos no Brasil, então conseguiria manter essa renda extra por lá, eu tenho um bom dinheiro guardado já.
- Estou disposto a trabalha e estudar, a estudar, ou mesmo, só trabalhar. Até um mestrado eu toparia.

Os pontos são:
- A formação e experiência profissional (apesar de não ser uma área, talvez, com tanta demanda), podem facilitar eu conseguir um visto?
- Tô bastante perdido por onde começar a olhar empregos e até mesmo possibilidade de abrir um negócio nesses países, se tiverem indicações...

Enfim, comecei a ver isso ontem, e pela facilidade, que me pareceu ser, de documentação desses dois países, estou olhando pra eles: Espanha e Portugal.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: l_x
Pessoal, comecei a ventilar a ideia de sair do Brasil, até uns dois meses atrás quem me perguntava eu dizia que nem passava pela minha cabeça. Mas ultimamente é só decepção por aqui, não vou adentrar nisso, mas gostaria de algum norte pra procurar. Como comecei a pensar agora é um projeto pra daqui dois anos (mas se aparecer uma proposta mês que vem, arrisca eu ir :haha: )

Minha situação de educação e profissional são as seguintes.
- Sou formado em Engenharia Mecatrônica por uma universidade bastante conceituada aqui, já fiz um intercâmbio na Espanha, morei em Madri por alguns meses. Após isso trabalhei com manutenção industrial em uma fábrica por um ano e meio, sai de lá e estou trabalhando em um negócio próprio com outros sócios. Estou disposto a abrir mão da sociedade aqui, ou até mesmo levar um braço da empresa pra fora, caso seja possível.
- Idiomas, numa escala de 1 a 10, eu falo, além do PT-BR, inglês colocaria um 7,5 e espanhol uns 6,5. Eu estou disposto a estudar qualquer desses dois idiomas pra pegar algum certificado, caso seja necessário, nesse tempo de 2 anos dá pra desenrolar bem.
- Países que olhei, pela facilidade e clima, Portugal e Espanha, na Espanha eu fiquei apaixonada por Valência quando passei um tempo lá. Portugal não tenho ideia, conheço Porto apenas.
- Atualmente tenho conseguido uma boa renda com investimentos no Brasil, então conseguiria manter essa renda extra por lá, eu tenho um bom dinheiro guardado já.
- Estou disposto a trabalha e estudar, a estudar, ou mesmo, só trabalhar. Até um mestrado eu toparia.

Os pontos são:
- A formação e experiência profissional (apesar de não ser uma área, talvez, com tanta demanda), podem facilitar eu conseguir um visto?
- Tô bastante perdido por onde começar a olhar empregos e até mesmo possibilidade de abrir um negócio nesses países, se tiverem indicações...

Enfim, comecei a ver isso ontem, e pela facilidade, que me pareceu ser, de documentação desses dois países, estou olhando pra eles: Espanha e Portugal.
Você como engenheiro entraria na categoria de profissionais em alta demanda aqui na Alemanha. Aí já é um pouco mais fácil de conseguir o visto porque o mínimo de salário exigido diminui.

E tem bastante procura por engenheiro, até onde sei.
 
  • Curtir
Reações: l_x
Você como engenheiro entraria na categoria de profissionais em alta demanda aqui na Alemanha. Aí já é um pouco mais fácil de conseguir o visto porque o mínimo de salário exigido diminui.

E tem bastante procura por engenheiro, até onde sei.
O problema de Alemanha eh que:
- Países que olhei, pela facilidade e clima ...
Mas concordo que com o curriculo do amigo acima, trabalhar para empresas na Alemanha deveria estar no radar.
Faça a pesquisa de empresas alemas procurando por remote work. Jah pensou trabalhar como engenheiro para uma empresa alema mas morando em Portugal? Ou mesmo Valencia, que vc gostou bastante?
Fica ai a dica.
 
Você como engenheiro entraria na categoria de profissionais em alta demanda aqui na Alemanha. Aí já é um pouco mais fácil de conseguir o visto porque o mínimo de salário exigido diminui.

E tem bastante procura por engenheiro, até onde sei.

O problema de Alemanha eh que:

Mas concordo que com o curriculo do amigo acima, trabalhar para empresas na Alemanha deveria estar no radar.
Faça a pesquisa de empresas alemas procurando por remote work. Jah pensou trabalhar como engenheiro para uma empresa alema mas morando em Portugal? Ou mesmo Valencia, que vc gostou bastante?
Fica ai a dica.
Sim, eu não tinha colocado como prioritário justamente por esse ponto do clima, eu consegui conhecer lá, o país e as pessoas são maravilhosas. Gostei bastante de Munich.

Eu vou dar uma procurada em linkedin da vida, dei uma procurada pelo youtube pra ver se tinha algum relato ou vlog decente, a maioria que encontrei se encaixava num perfil: tava fodido no Brasil, em empregos mal remunerados, e foi pra Portugal trabalhar com os empregos correlatos lá, como entregador de aplicativo (estafeta), por exemplo. E me pareceu que a maioria vende uma realidade que não existe, como fazer 1.300 Euros em meses bons e 1.000 Euros em meses ruins como entregador de aplicativo.

Mas sair do Brasil, na situação que estou, pra ir pra um emprego desses seria loucura. Mesmo com o objetivo de ir procurando algo melhor.

Acho que o esquema mesmo seria usar o bom e velho QI, vou dar uma caçada se tem algum amigo nesses países. Na Alemanha tenho alguns, até por conta do meu curso, é bastante comum as pessoas querer ir pra lá.

Edit 1: Uma coisa que lembrei agora é que o sistema de graduação deles é diferente do nosso, pela carga horária, talvez eu conseguisse até entrar num doutorado direto. Seria outra possibilidade, fazer o doutorado e tentar trabalhar em algo.

Além disso, pelo que vi, a validação da aptidão junto ao CREA deles é possível fazer daqui do Brasil mesmo, acho que eles têm parceria com o CREA aqui, o mais difícil com certeza seria lidar com essa máfia aqui no Brasil (falando de Portugal).

Edit 2: Eu tenho ascendência polonesa, vou verificar o que tenho de documentos da vinda deles para o Brasil, descobrir datas e procurar em sites com banco de dados, se for após 1920 eu consigo dar entrada na cidadania polonesa, embora seja demorado, casaria com o tempo do projeto, acredito que tendo a cidadania de um pais da UE deva ajudar bastante.
 
Última edição:
Oi pessoal,

Faz um bom tempo que nao posto aqui, so venho dizer que depois de muito planejamento e correr atras, deu tudo certo, eu e minha esposa estamos ja a 5 meses na Alemanha em Düsseldorf :isquero:, estou trabalhando na minha area que eh logistica. Como esses ultimos meses foram de muita correria nao consegui postar, teve o COVID que impactou tudo tambem.

Se alguem quiser saber sobre o processo, como foi chegar aqui, so dizer que tento fazer um resumo condensando os pontos chave dos 3 ultimos anos (tudo comecou em 2019), ou se tiver uma pergunta especifica tb so falar.

Um agradecimento especial pra galera que frequenta sempre aqui @Zxf95 , @Luxw e outros.
 
Oi pessoal,

Faz um bom tempo que nao posto aqui, so venho dizer que depois de muito planejamento e correr atras, deu tudo certo, eu e minha esposa estamos ja a 5 meses na Alemanha em Düsseldorf :isquero:, estou trabalhando na minha area que eh logistica. Como esses ultimos meses foram de muita correria nao consegui postar, teve o COVID que impactou tudo tambem.

Se alguem quiser saber sobre o processo, como foi chegar aqui, so dizer que tento fazer um resumo condensando os pontos chave dos 3 ultimos anos (tudo comecou em 2019), ou se tiver uma pergunta especifica tb so falar.

Um agradecimento especial pra galera que frequenta sempre aqui @Zxf95 , @Luxw e outros.
Parabéns! Espero que você goste e tenha uma vida melhor!
 
Oi pessoal,

Faz um bom tempo que nao posto aqui, so venho dizer que depois de muito planejamento e correr atras, deu tudo certo, eu e minha esposa estamos ja a 5 meses na Alemanha em Düsseldorf :isquero:, estou trabalhando na minha area que eh logistica. Como esses ultimos meses foram de muita correria nao consegui postar, teve o COVID que impactou tudo tambem.

Se alguem quiser saber sobre o processo, como foi chegar aqui, so dizer que tento fazer um resumo condensando os pontos chave dos 3 ultimos anos (tudo comecou em 2019), ou se tiver uma pergunta especifica tb so falar.

Um agradecimento especial pra galera que frequenta sempre aqui @Zxf95 , @Luxw e outros.

Faz um resumão aí pra gente, se não for pedir muito.

No mais, parabéns e sucesso na nova jornada!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo