O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

Não tem comparação, acredito que você nunca tenha feito um intercâmbio para saber como é a experiência de fato. A teoria nunca vai superar a prática e fazendo um intercâmbio você está praticando 100% do tempo enquanto estudando você aplica a teoria por algumas horas.

O inglês não é muito parecido com o português, mas nós temos uma familiaridade muito grande com a língua já que somos impactados por ela desde que começamos a ler (inglês está em todos os lugares), o romeno para você ter uma ideia é mais parecido com o português do que o inglês.

Se vamos falar de valores de investimento, aí pode mudar a questão, mas um intercâmbio sempre será uma experiência melhor do que estudar no Brasil.
Realmente eu não tenho experiência com intercâmbio por que eu fui pro Canadá já fluente no inglês. Eu sei que a teoria não se compara, mas se a pessoa é aplicada o suficiente, da pra treinar TUDO estando no Brasil, com a internet.

E o inglês é estruturalmente muito parecido com o português, as línguas são da mesma família, só perde pras outras românicas como Frânces e Italiano, mas é super tranquilo a gente aprender.

E eu to falando de investimento mesmo, aprender uma língua é difícil e gastar pra viajar e estudar só uma língua é na minha visão queimar dinheiro.
 
Última edição:
Realmente eu não tenho experiência com intercâmbio por que eu fui pro Canadá já fluente no inglês. Eu sei que a teoria não se compara, mas se a pessoa é aplicada o suficiente, da pra treinar TUDO estando no Brasil, com a internet.

E o inglês é estruturalmente muito parecido com o português, as línguas são da mesma família, só perde pras outras românticas como Frânces e Italiano, mas é super tranquilo a gente aprender.

E eu to falando de investimento mesmo, aprender uma língua é difícil e gastar pra viajar e estudar só uma língua é na minha visão queimar dinheiro.
Tive um colega de faculdade que tirou 120 no TOEFL (nota máxima) só jogando WoW com a guild dele... nunca tinha ido pro exterior e nunca fez aula de inglês.
 
Nunca recomendei ninguém estudar inglês no Canadá. Eu penso assim, se a pessoa realmente quer aprender inglês, dá pra fazer facilmente no Brasil. Temos ótimas escolas com ótimos materiais, fácil acesso à internet pra ouvir vídeo e treinar, existem aplicativos pra conversação ou da pra conversar pessoalmente com grupos de estudo.

Gastar 6 meses de dinheiro estudando inglês no Canadá é jogar dinheiro fora, na minha visão.

Em Vancouver o que eu mais via era brasileiro em escola de inglês que só dava rolê com a galera que mal manja inglês, ou seja, aprendiam nada.

Discordo de você, antes de mudar para a America eu passei uma temporada no Canada que me valeu muito a pena. O macete e não andar com Brasileiro, meus amigos eram os asiaticos e alguns Russos.
 
Tive um colega de faculdade que tirou 120 no TOEFL (nota máxima) só jogando WoW com a guild dele... nunca tinha ido pro exterior e nunca fez aula de inglês.
acontece, tem gente que tem mais facilidade pra aprender, e tem vontade também né....é sempre relativo, cada caso é um caso, eu nunca fiz aula de inglês e aprendi lendo revista em quadrinho, comprando livro em inglês de sebo e com os Jacks (séries e filmes) da vida, não tinha grana pra aprender com jogo pois nem computador eu tinha....
 
acontece, tem gente que tem mais facilidade pra aprender, e tem vontade também né....é sempre relativo, cada caso é um caso, eu nunca fiz aula de inglês e aprendi lendo revista em quadrinho, comprando livro em inglês de sebo e com os Jacks (séries e filmes) da vida, não tinha grana pra aprender com jogo pois nem computador eu tinha....
Aprendi muito parecido tambem, claro tive aquelas aulas de ingles de escola que serve so pra encher grade curricular, mas de resto fui jogando Final Fantasy e Zelda Ocarina of time...nao entendia NADA, ai peguei um caderno e fui traduzindo palavra por palavra e arrumando o sentido das palavras, demorou muito mas ajudou bastante no meu ingles de hoje em dia.
 
galera, como está a situação da alemanha?

boa oferta de trabalhos em geral? economia aquecida?

Sei que tá bem complicado por causa do covid, mas mesmo assim pergunto.

Acho que vou para daqui a 1 ano pra lá, não suporto mais o Brasil, infelizmente.
 
galera, como está a situação da alemanha?

boa oferta de trabalhos em geral? economia aquecida?

Sei que tá bem complicado por causa do covid, mas mesmo assim pergunto.

Acho que vou para daqui a 1 ano pra lá, não suporto mais o Brasil, infelizmente.
Qual tua área? Pra TI tá tão bem quanto sempre, talvez melhor.
 
Qual tua área? Pra TI tá tão bem quanto sempre, talvez melhor.

Eu sou estudante de programação, no momento não tenho competência pra um emprego na área.

Mesmo que seja daqui a 1 ano, não vou ter tamanha experiência pra ser um programador na europa zona do euro.

Seriam empregos normais mesmo, motorista, ajudante de depósito, etc etc

Eu queria voltar pra inglaterra, mas pelo visto não vou conseguir.

Tenho cidadania.
 
Parece uma oportunidade interessante, conhecido meu que mora em Dublin postou no linkedin:
ESoYBkb.png
 
Parece uma oportunidade interessante, conhecido meu que mora em Dublin postou no linkedin:
ESoYBkb.png
Eu fiz exatamente esse processo seletivo em 2018. Fui até a última etapa mas não passei, mas um conhecido meu foi contratado e tá lá até hoje.

Processo seletivo foi bem interessante.
 
Ao meu ver eu não sairia do Brasil por vontade própria, sou um branco a favor do multiculturalismo total, nativos e imigrantes vivendo lado a lado e compartilhando suas experiências.
Não é isso que eu vejo, o que eu vejo são imigrantes sendo jogados para os cantos como se fossem inferiores.
A integração dos povos não existe na prática pois os nativos sempre se acham melhores.
 
Ao meu ver eu não sairia do Brasil por vontade própria, sou um branco a favor do multiculturalismo total, nativos e imigrantes vivendo lado a lado e compartilhando suas experiências.
Não é isso que eu vejo, o que eu vejo são imigrantes sendo jogados para os cantos como se fossem inferiores.
A integração dos povos não existe na prática pois os nativos sempre se acham melhores.
Mas isso acontece com os Brasileiros no Brasil.

Toda cidade grande passa por isso, o pessoal que vem de fora tem que viver na periferia ou em favelas.
 
Mas isso acontece com os Brasileiros no Brasil.

Toda cidade grande passa por isso, o pessoal que vem de fora tem que viver na periferia ou em favelas.
Só se a pessoa não tiver condições financeiras, já no exterior você é excluído Só por ser estrangeiro, independente do dinheiro, isso se chama segregação e o hemisfério norte é famoso por isso.
Bairro de BR, bairro de latino, bairro de negro, bairro de asiático e etc.
Acho isso uma aberração.
 
Só se a pessoa não tiver condições financeiras, já no exterior você é excluído Só por ser estrangeiro, independente do dinheiro, isso se chama segregação e o hemisfério norte é famoso por isso.
Bairro de BR, bairro de latino, bairro de negro, bairro de asiático e etc.
Acho isso uma aberração.

Isso nos EUA, não? Na Europa, por mais que existam guetos em alguns países e em algumas cidades, ste problema não me parece ser tão evidente.
 
Isso nos EUA, não? Na Europa, por mais que existam guetos em alguns países e em algumas cidades, ste problema não me parece ser tão evidente.
Lá não é tanto, mais também tem, isso se chama xenofobia, os nativos não querem os ''alienígenas'' estrangeiros em seus círculos sociais, basta ver que nesses lugares os imigrantes fala o próprio idioma ao invés de serem introduzidos na cultura local.1
 
Só se a pessoa não tiver condições financeiras, já no exterior você é excluído Só por ser estrangeiro, independente do dinheiro, isso se chama segregação e o hemisfério norte é famoso por isso.
Bairro de BR, bairro de latino, bairro de negro, bairro de asiático e etc.
Acho isso uma aberração.

Vai em SP que lá tem tudo isso que tu falou, só que lá é bairro asiatico, nordestino, italiano e por ai vai.

Moro em floripa, aquí é uma cidade pequena, mas tem bairro de gaucho, bairro de rico, bairro de Nordestino, bairro de paulista e bairro de pobre.

Aqui em floripa tem gente que veio de outras cidades e moram aqui a muito tempo, e hoje em dia eles reclamam do pessoal que vem morar aqui.

Ou seja, o pessoal tem medo de ver seu pequeno paraiso sendo invadido e dominado por pessoas de fora, não importa se é no Brasil ou na Inglaterra, o regionalismo é algo que existe no mundo todo.
 
Só se a pessoa não tiver condições financeiras, já no exterior você é excluído Só por ser estrangeiro, independente do dinheiro, isso se chama segregação e o hemisfério norte é famoso por isso.
Bairro de BR, bairro de latino, bairro de negro, bairro de asiático e etc.
Acho isso uma aberração.
Duas observações,

primeiro, se aglutinar em guetos onde existe uma unidade cultural é inerente do ser humano, então isso não é uma aberração e sim um movimento natural.

E não nego que exista segregação relacionada a poder aquisitivo, etnia ou religião, mas essas são muito mais complexas e existem em qualquer lugar. Inclusive o Brasil.
 
Duas observações,

primeiro, se aglutinar em guetos onde existe uma unidade cultural é inerente do ser humano, então isso não é uma aberração e sim um movimento natural.

E não nego que exista segregação relacionada a poder aquisitivo, etnia ou religião, mas essas são muito mais complexas e existem em qualquer lugar. Inclusive o Brasil.
Se bem que tem países/cidades com muito mais imigrantes do que nativos,nos quais é bem mais fácil se integrar e se sentir cidadão. Dois exemplos bons são Toronto e Londres. É tanto imigrante que nós seríamos só mais um.
 
Eu sou estudante de programação, no momento não tenho competência pra um emprego na área.

Mesmo que seja daqui a 1 ano, não vou ter tamanha experiência pra ser um programador na europa zona do euro.

Seriam empregos normais mesmo, motorista, ajudante de depósito, etc etc

Eu queria voltar pra inglaterra, mas pelo visto não vou conseguir.

Tenho cidadania.
Mas se você tem cidadania, pq não consegue voltar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nunca recomendei ninguém estudar inglês no Canadá. Eu penso assim, se a pessoa realmente quer aprender inglês, dá pra fazer facilmente no Brasil. Temos ótimas escolas com ótimos materiais, fácil acesso à internet pra ouvir vídeo e treinar, existem aplicativos pra conversação ou da pra conversar pessoalmente com grupos de estudo.

Gastar 6 meses de dinheiro estudando inglês no Canadá é jogar dinheiro fora, na minha visão.

Em Vancouver o que eu mais via era brasileiro em escola de inglês que só dava rolê com a galera que mal manja inglês, ou seja, aprendiam nada.
Mas ai é cada um né meu amigo.
Eu estou indo com foco totalmente na emigração...

E outra coisa, pra deixar mais claro ainda
Para ir para a Australia estudar, vc tem que ir com seu curso 100% pago, para receber a COE.
Então obviamente é muito mais barato ir com 6 meses de ingles pago do que com um mestrado ou graduação de 3 anos totalmente pago...

Basicamente, é a porta de entrada para alguém como eu e a minha noiva (que somos de classe média bem baixa) conseguirmos imigrar.
 
Última edição:
Ao meu ver eu não sairia do Brasil por vontade própria, sou um branco a favor do multiculturalismo total, nativos e imigrantes vivendo lado a lado e compartilhando suas experiências.
Não é isso que eu vejo, o que eu vejo são imigrantes sendo jogados para os cantos como se fossem inferiores.
A integração dos povos não existe na prática pois os nativos sempre se acham melhores.
Engraçado que isso não é a minha experiência e nem a experiência da galera com quem eu converso. Nunca, em lugar nenhum, me senti tratado diferente. E o que eu vejo aqui é todo mundo convivendo numa boa, mesmo os refugiados.

Falando especificamente da Alemanha, o problema de se relacionar com alemães não é porque você é estrangeiro ou não. Mas sim porque:

1. Eles tem naturalmente poucos amigos. E os que eles tem, geralmente é a galera do tempo da escola

2. Eles não tem esse costume brasileiro de transformar em amigo pessoal quem é colega de trabalho

Com isso, já diminui muito a chance de ter um amigo alemão.

Por outro lado, existem iniciativas do próprio governo e outras organizações onde, por exemplo, você, imigrante, se cadastra e "ganha" um amigo alemão pra mostrar a cidade, te ajudar com a língua, com a burocracia ou só tomar um café de vez em quando.

Além disso, não só aqui na Alemanha como na Europa em geral, devido ao multiculturalismo do continente, existe um interesse grande por uma boa parte das pessoas em aprender línguas. Então procurar um tandem partner vai te ajudar muito a socializar.
Lá não é tanto, mais também tem, isso se chama xenofobia, os nativos não querem os ''alienígenas'' estrangeiros em seus círculos sociais, basta ver que nesses lugares os imigrantes fala o próprio idioma ao invés de serem introduzidos na cultura local.1
Mas aí é outro equívoco seu.

Já vi mesmo mulheres de véu, claramente imigrantes ou refugiadas, conversando entre si, na fila do mercado, em alemão.

Mas, de qualquer modo, esse teu ponto não faz o menor sentido. Ou você acha que, na rua, eu deveria falar alemão com a minha esposa, mesmo ela também sendo brasileira?

Se mudar pra outro país não significa ter que abandonar seus costumes e sua língua em busca da "integração perfeita". Mas sim se integrar a cultura daquele país de forma a evitar atritos, assim como integrar aos seus costumes os costumes que te interessarem.

De qualquer modo, o governo oferece, em muitos casos gratuitamente cursos de alemão para imigrantes (refugiados ou não) e até mesmo o Integrationskurs, que é o curso, literalmente, de integração, onde você aprende sobre a cultura, burocracia e costumes alemães. Inclusive, em alguns casos, você não pode nem ficar aqui a longo prazo sem fazer esses cursos e tirar notas boas.

Além disso, se você for na agência do trabalhador você recebe acompanhamento pra achar um trabalho e eles pagam até mesmo cursos profissionalizantes.

-------

Enfim, esse teu post está cheio de equívocos e preconceitos típicos de quem nunca saiu do Brasil e se baseia apenas no que ouviu por aí.
 
Engraçado que isso não é a minha experiência e nem a experiência da galera com quem eu converso. Nunca, em lugar nenhum, me senti tratado diferente. E o que eu vejo aqui é todo mundo convivendo numa boa, mesmo os refugiados.

Só uma pergunta básica: qual é a sua aparência?
 
Só uma pergunta básica: qual é a sua aparência?
Feio.

Sou branco, cara de europeu. Minha esposa é índia de Rondônia e nunca sofreu qualquer tipo de destrato.

Ela, inclusive, tem muito mais contato com alemães do que eu.

Qual é o seu ponto?
 
Feio.

Sou branco, cara de europeu. Minha esposa é índia de Rondônia e nunca sofreu qualquer tipo de destrato.

Qual é o seu ponto?

Era isso mesmo, porque as vezes pode ser uma percepção por conta de uma aparência mais européia. Sua esposa anda só com vc ou anda aí sozinha?

Eu falo isso porque minha esposa tem uma tia que mora aí e ela é negra e sofre uns pequenos preconceitos no dia a dia. Uma outra dia dela foi visitar essa tia que mora na Alemanha e também se sentiu meio discriminada. Nada assim muito grave, mas é daqueles do tipo de seguir em loja, não ser bem atendido e de alguns malucos falando pra ela voltar pra terra dela.

Não sei muitos detalhes, mas sempre que falo pra minha esposa sobre ter a Alemanha como possibilidade futura, ela sempre fica receosa por conta da experiência das duas tias.
 
Era isso mesmo, porque as vezes pode ser uma percepção por conta de uma aparência mais européia. Sua esposa anda só com vc ou anda aí sozinha?
Sim, vez ou outra tiro ela da coleira e deixo ela sair correr sozinha.

Eu falo isso porque minha esposa tem uma tia que mora aí e ela é negra e sofre uns pequenos preconceitos no dia a dia. Uma outra dia dela foi visitar essa tia que mora na Alemanha e também se sentiu meio discriminada
Cara, pequenos preconceitos sempre vai ter. Seja na Alemanha, Brasil, Canadá ou sei lá onde.

Agora o que eu ouvi falar, por parte de conhecidos e também gente na internet, é que a questão do preconceito aqui é bem menor do que no Brasil. Seja racial ou por ser gay ou algo que o valha.

Acho, inclusive, que é mais fácil você sofrer preconceito se tiver cara de árabe do que se for negro.

não ser bem atendido
Aí só lamento, porque dificilmente você vai ser atendido nível reizinho igual no Brasil. Isso aí é uma reclamação recorrente na comunidade brasileira.

Muita gente confunde o jeito alemão, meio direto ao ponto, com grosseria. Sendo que o alemão só não é cheio de rodeios pra falar o que quer, nem fica te lambendo só porque é cliente.

alguns malucos falando pra ela voltar pra terra dela
Maluco é maluco, e tem em tudo quanto é lugar. Minha esposa já ouviu isso de brasileiro quando morou comigo em Curitiba.

Não sei muitos detalhes, mas sempre que falo pra minha esposa sobre ter a Alemanha como possibilidade futura, ela sempre fica receosa por conta da experiência das duas tias.
Então tem que pesquisar e ouvir mais opiniões antes de basear exclusivamente na opinião de duas tias.

Se você realmente tem interesse em vir pra cá, talvez valha a pena dar uma fuçada em grupos de brasileiros na Alemanha que você encontra um monte no Facebook.

Também tem o canal do Ivan, que é negro e mora na Alemanha há anos. Se não me engano tem uns vídeos que ela fala dessa questão.


------------

De qualquer modo, o que vai mudar completamente a percepção que um alemão tem de você é você não ser folgado e saber falar a língua.

Se for falar com alguém, não chegue "todo brasileiro" e nem inicie a conversa já falando inglês. Tenha respeito pela cultura e pela língua alheia.
 
Nunca sofremos preconceito na Europa, tanto na Alemanha (onde morei por 2 anos), tanto na Itália (onde visitei diversas vezes) como no Reino Unido (onde moro atualmente) e nem nos EUA (onde morei por 1 ano). Apesar de ser branco europeu (descendência italiana) eu pego mais cor que o europeu médio, as vezes eu acho que tenho cara de turco ou árabe. Mesmo assim, nunca sofri absolutamente nada em lugar nenhum que eu fui.
Nos EUA eu tive amigos de várias nacionalidades e alguns americanos, na Alemanha um dos nossos colegas de trabalho, alemão, pegou uma certa proximidade nossa e ia na nossa casa jogar videogame. No UK nossos vizinhos britânicos são nossos amigos.

Óbviamente a expriência de um não é a experiência de todos, mas você não vai conseguir julgar os países usando apenas evidências anedóticas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo